12/01/2011
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
• Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não discriminação.
• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.
• Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
• Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
• Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
• Identificar a mensagem de um provérbio.
• Compreender a função de um provérbio.
- Dominar o processo da leitura.
- Conhecimentos básicos da escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalhos em grupos;
- seleção e leitura de provérbios;
- debate.
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:O mundo dos provérbios
1) O professor inicia a aula citando um provérbio e propondo que expliquem o que ele quer dizer.
OBS: O professor poderá fazer um cartaz ou anotar no quadro para apresentar à turma o provérbio abaixo ou outro que ele desejar.
"APRENDER SEM PENSAR É INÚTIL; PENSAR SEM APRENDER, PERIGOSO." |
www.frasesfeitas.com.br/?frases-feitas/por/Confúcio
1) Após ouvir a opinião dos alunos, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que são provérbios?
b) Como são os textos de um provérbio?
c) Onde geralmente encontramos os provérbios?
d) Para que servem os provérbios?
2) Em seguida, o professor apresenta o texto abaixo propondo a leitura do mesmo.
COLETÂNEA DE PROVÉRBIOS E OUTRAS EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS DE PROVÉRBIO
Ana Maria de Moraes Sarmento Vellasco
Os provérbios são elementos notáveis em todas as línguas, tanto no que tange às idéias que veiculam, como na originalidade da construção sintática e na articulação entre a forma e o conteúdo.
O provérbio é a designação genérica dos ditos cristalizados que exprimem, em geral metaforicamente, uma verdade ou resumem uma experiência. É uma sentença independente e de sentido completo, que direta ou indiretamente expressa um pensamento, uma experiência, uma regra, uma norma, uma advertência, um conselho. São características dos provérbios, quanto ao conteúdo, a sua formulação abstrata, isto é, não referida a nenhum caso particular, e a sua validade é universal, sem distinção de lugar e tempo.
Quanto à forma, distinguem-se pela elaboração trabalhada, artificiosa, que utiliza os mais variados recursos de construção, como a metrificação (em grande número redondilhas), a rima, a aliteração, a similicadância, a repetição, o paralelismo, o dialogismo e outros sem excluir mesmo a deformação intencional de palavras e a violentação da sintaxe.
Os provérbios ocorrem em grandes textos como as conversações do dia-a-dia, editoriais de jornais, sermões, em grupos de slogans, em inscrições em edificações e em antologias, junto a outros dizeres.
Os provérbios são populares, nascidos no seio do povo, de forma e sabor característico, e refletem, em seu conjunto, os usos e costumes, a índole e a psicologia de uma nação, e incorporam-se no folclore nacional, como Quem não gosta de samba, é ruim da cabeça ou doente do pé.
Texto adaptado: COLETÂNEA DE PROVÉRBIOS E OUTRAS EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS DE PROVÉRBIO Ana Maria de Moraes Sarmento Vellasco http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html
4) Após a leitura, o professor propõe que, com base nas informações trazidas pelo texto, respondam coletivamente e por escrito as questões discutidas anteriormente:
a) O que são provérbios?
b) Como são os textos de um provérbio?
c) Onde geralmente encontramos os provérbios?
d) Para que servem os provérbios?
2ª Atividade: Lendo, dramatizando e ilustrando provérbios
1) O professor organiza a turma em duplas e entrega a cada uma delas as orientações abaixo:
A dupla deverá:
a) Ler o provérbio.
b) Apresentá-lo em forma de mímica para que a turma tente identificá-lo.
1º grupo: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
2º grupo: Barriga vazia não tem ouvidos.
3º grupo: Cão que ladra, não morde.
4º grupo: Em cavalo dado não se olham os dentes.
5º grupo: Gato escaldado tem medo de água fria.
6º grupo: Comer e coçar está no começar.
2) O professor socializa as produções das duplas e propõe que a turma discuta o significado do provérbio apresentado e faz os comentários necessários.
OBS: Para a próxima etapa da aula, o professor deverá colocar em uma sacola várias tiras papel e em cada uma escrever um provérbio.
3) Ainda com a turma em duplas, o professor sorteia, da sacola dos provérbios, um para que a equipe:
a) Leia o provérbio.
b) Discuta o seu significado.
c) Escreva-o em uma cartolina.
d) Faça uma ilustração do provérbio.
OBS: Sugestões de provérbios para a montagem da sacola.
http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html
4) O professor propõe a apresentação dos cartazes com as ilustrações, discute com a turma se elas retratam realmente a mensagem do provérbio, faz os comentários necessários e organiza a exposição dos mesmos no espaço da sala.
5) O professor propõe que discussão a partir das questões:
a) Que provérbios são conhecidos na comunidade onde vivem?
b) Costumam utilizá-los no dia-a-dia? Quando? Com quem?
c) Conhecem alguém que costuma usar muitos provérbios?
3ª Atividade: Criando uma história em quadrinhos utilizando provérbios
1) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe as orientações abaixo:
O grupo deverá:
a) Escolher um provérbio dentre os trazidos pelo professor e que ainda não foram sorteados.
b) Ler e discutir o significado do mesmo.
c) Criar uma situação em Histórias em Quadrinhos em que o sentido do provérbio seja apresentado.
d) Transcrever o texto produzido para um cartaz.
e) Apresentar a produção do grupo para a turma.
2) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos cartazes no espaço da sala.
4ª Atividade: Nosso mundo de provérbios
1) O professor apresenta os cartazes abaixo solicitando a leitura dos mesmos.
http://www.coisasdavida.com.br/produtos/imagens/48/(48)ima_proverbio__thumb.jpg
2) Após a leitura, o professor propõe que a turma discuta o significado de cada um deles.
3) Em seguida, o professor propõe que os alunos, durante uma semana, coletem e anotem provérbios que foram lidos ou ouvidos por eles.
4) No dia combinado para que os alunos tragam os provérbios solicitados na atividade anterior, o professor propõe que os mesmos sejam copiados e ilustrados em folhas brancas.
5) O professor propõe a realização da HORA DE LEITURA DE PROVÉRBIOS, visando a fluência na leitura e a aprendizagem de novos provérbios.
6) Em seguida, o professor faz os comentários a respeito da leitura, propõe a correção textual e a exposição dos cartazes em sala de aula.
OBS: Sugestão de outros provérbios que poderão fazer parte da aula neste momento:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_prov%C3%A9rbios
1) “O desenho é uma forma de comunicação que fica no meio do caminho entre o brincar e o pensar. Daquele traz o aspecto lúdico e prazeroso e do último carrega a possibilidade de estruturar idéias, pensamentos e de construir um mundo real e imaginário”. http://www.psiquiatriainfantil.com.br/biblioteca_de_pais_ver.asp?codigo=41
2) “É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos”. http://www.profala.com/arteducesp62.htm
3) Provérbios existem em quase todas as línguas naturais. Pode-se defini-los como "expressões constituídas pela união de várias palavras, formando unidade sintática e lexicológica". Estão à margem do uso normal da língua por suas características de forma e som, pelo afastamento das normas lexicais e gramaticais e por seus valores metafóricos particulares. http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2%286%2938-42.html
4) Livros:
MAGALHÃES Jr., Raimundo. Dicionário brasileiro de provérbios, locuções e ditos curiosos. Rio de Janeiro: Documentário, 1977.
RENAI, Paulo. Dicionário Universal de Citações. 1985. São Paulo, Círculo do Livro.
TAGNIN, Stella Ortweiller. 1989. Expressões idiomáticas convencionais. São Paulo: Ática, Série Princípios.
STEINBERG, Martha. 1001 provérbios em contraste. S. Paulo: Ática, 1985.
5) Links: http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm
6) Maiores informações sobre fluência na leitura: www.scielo.br/pdf/rsbf/v14n4/a21v14n4.pdf
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão sobre os provérbios, a leitura, ilustração e criação das histórias em quadrinhos deles, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 3 classificações
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23/03/2013
Cinco estrelasGostei muito
24/07/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula, vamos utiliza-la na nossa escola aqui em Framingham onde muitos brasileirinhos aprendem sobre a sua propria lingua e cultura!!!!
12/07/2012
Cinco estrelasParabéns as professoras Míriam Chaves Carneiro e Sulamita Nagem Dias Lima. Aula interativa gera alunos participativos, críticos e construtores do próprio conhecimento. É um tema que seguramente é do interesse de todos. Obrigada. Abraços.