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O PATRIMÔNIO CULTURAL DOS PROVÉRBIOS

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, geração, raça e credo, fomentando atitudes de não discriminação.

• Reconhecer e valorizar os conhecimentos científicos e históricos, assim como a produção literária e artística como patrimônios culturais da humanidade.

• Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.

• Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.

• Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

• Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.

• Identificar a mensagem de um provérbio.

• Compreender a função de um provérbio.

Duração das atividades
- 02 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;

- trabalhos em grupos;

- seleção e leitura de provérbios;

- debate.

DESENVOLVIMENTO

1ª ATIVIDADE:O mundo dos provérbios   

1)      O professor inicia a aula citando um provérbio e propondo que expliquem o que ele quer dizer.    

OBS: O professor poderá fazer um cartaz ou anotar no quadro para apresentar à turma o provérbio abaixo ou outro que ele desejar.

                      "APRENDER SEM PENSAR É INÚTIL; PENSAR SEM APRENDER, PERIGOSO."

www.frasesfeitas.com.br/?frases-feitas/por/Confúcio 

1)      Após ouvir a opinião dos alunos, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      O que são provérbios?

b)      Como são os textos de um provérbio?

c)      Onde geralmente encontramos os provérbios?

d)      Para que servem os provérbios?   

2)      Em seguida, o professor apresenta o texto abaixo propondo a leitura do mesmo.   

COLETÂNEA DE PROVÉRBIOS E OUTRAS EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS DE PROVÉRBIO

Ana Maria de Moraes Sarmento Vellasco   

Os provérbios são elementos notáveis em todas as línguas, tanto no que tange às idéias que veiculam, como na originalidade da construção sintática e na articulação entre a forma e o conteúdo.

O provérbio é a designação genérica dos ditos cristalizados que exprimem, em geral metaforicamente, uma verdade ou resumem uma experiência. É uma sentença independente e de sentido completo, que direta ou indiretamente expressa um pensamento, uma experiência, uma regra, uma norma, uma advertência, um conselho. São características dos provérbios, quanto ao conteúdo, a sua formulação abstrata, isto é, não referida a nenhum caso particular, e a sua validade é universal, sem distinção de lugar e tempo.

Quanto à forma, distinguem-se pela elaboração trabalhada, artificiosa, que utiliza os mais variados recursos de construção, como a metrificação (em grande número redondilhas), a rima, a aliteração, a similicadância, a repetição, o paralelismo, o dialogismo e outros sem excluir mesmo a deformação intencional de palavras e a violentação da sintaxe.

Os provérbios ocorrem em grandes textos como as conversações do dia-a-dia, editoriais de jornais, sermões, em grupos de slogans, em inscrições em edificações e em antologias, junto a outros dizeres.

Os provérbios são populares, nascidos no seio do povo, de forma e sabor característico, e refletem, em seu conjunto, os usos e costumes, a índole e a psicologia de uma nação, e incorporam-se no folclore nacional, como Quem não gosta de samba, é ruim da cabeça ou doente do pé.  

Texto adaptado: COLETÂNEA DE PROVÉRBIOS E OUTRAS EXPRESSÕES POPULARES BRASILEIRAS DE PROVÉRBIO Ana Maria de Moraes Sarmento Vellasco http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html 

4)      Após a leitura, o professor propõe que, com base nas informações trazidas pelo texto, respondam coletivamente e por escrito as questões discutidas anteriormente:

a)      O que são provérbios?

b)      Como são os textos de um provérbio?

c)      Onde geralmente encontramos os provérbios?

d)      Para que servem os provérbios?

2ª Atividade:  Lendo, dramatizando e ilustrando provérbios   

1)      O professor organiza a turma em duplas e entrega a cada uma delas as orientações abaixo:

A dupla deverá:

a)      Ler o provérbio.

b)      Apresentá-lo em forma de mímica para que a turma tente identificá-lo.   

1º grupo: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.   

2º grupo: Barriga vazia não tem ouvidos.   

3º grupo: Cão que ladra, não morde.   

4º grupo: Em cavalo dado não se olham os dentes.   

5º grupo: Gato escaldado tem medo de água fria.              

6º grupo: Comer e coçar está no começar.   

2)       O professor socializa as produções das duplas e  propõe que a turma discuta o  significado do provérbio apresentado e faz os comentários necessários.  

OBS: Para a próxima etapa da aula, o professor deverá colocar em uma sacola várias tiras papel e em cada uma escrever um provérbio.     

3)      Ainda com a turma em duplas, o professor sorteia, da sacola dos provérbios, um para que a equipe:

a)      Leia o provérbio.

b)      Discuta o seu significado.

c)      Escreva-o em uma cartolina.

d)      Faça uma ilustração do provérbio.

  OBS:   Sugestões de provérbios para a montagem da sacola.   

  1. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
  2. A água silenciosa é a mais perigosa.
  3. Barriga vazia não tem ouvidos.
  4. Cão que ladra, não morde.
  5. O melhor tempero é a fome.
  6. Depois da tempestade, vem a bonança.
  7. Em cavalo dado não se olham os dentes.
  8. Gato escaldado tem medo de água fria.
  9. A ocasião faz o ladrão.
  10. A paixão cega a razão.
  11. Alho e pimenta, o fastio ausenta.
  12. Cada qual com seu igual.
  13. Comer e coçar está no começar.
  14. Cria fama e deita-te na cama.
  15. De médico e de louco todos nós temos um pouco.
  16. De raminho em raminho o passarinho faz seu ninho.
  17. Favor recebido, favor esquecido.
  18. Filho extremoso, pai venturoso.
  19. Filhos criados, trabalhos dobrados.  
  20. Na boca do mentiroso, o certo se faz duvidoso.
  21. Pai impertinente, filho desobediente.
  22. Pai rico, filho nobre, neto pobre.
  23. Pecado confessado está meio perdoado.
  24. Quem faz uma vez, faz duas, faz três.
  25. Quem não arrisca, não petisca.
  26. Quem vai ao ar, perde o lugar.
  27. Quem vai ao vento, perde o assento.
  28. Em pé de pobre, todo sapato serve.
  29. Mortalha não tem bolso.
  30. Quem sai aos seus não degenera.
  31. Rapadura é doce mas não é mole não.
  32. Ri melhor quem ri por último.
  33. Saco vazio não fica em pé.
  34. Santo de casa não faz milagre.
  35. Tal pai, tal filho.
  36. Tamanho não é documento.
  37. Tudo que é demais enjoa.
  38. Uma andorinha só não faz verão.
  39. Uma imagem vale por mil palavras.
  40. Um dia é da caça, outro do caçador.  

http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html 

  4)      O professor propõe a apresentação dos cartazes com as ilustrações, discute com a turma se elas retratam realmente a mensagem do provérbio, faz os comentários necessários e organiza  a exposição dos mesmos no espaço da sala.   

5)      O professor propõe que discussão a partir das questões:  

a)       Que provérbios são conhecidos na comunidade onde vivem?

b)      Costumam utilizá-los no dia-a-dia? Quando? Com quem?

c)       Conhecem alguém que costuma usar muitos provérbios?

3ª  Atividade: Criando uma história em quadrinhos utilizando provérbios   

1)      O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe as orientações abaixo:   

O grupo deverá:   

a)      Escolher um provérbio dentre os trazidos pelo professor e que ainda não foram sorteados.

b)      Ler e discutir o significado do mesmo.

c)      Criar uma situação em Histórias em Quadrinhos em que o sentido do provérbio seja apresentado.

d)      Transcrever o texto produzido para um cartaz.

e)      Apresentar a produção do grupo para a turma.   

2)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos cartazes no espaço da sala.         

4ª  Atividade: Nosso mundo de provérbios   

1)      O professor apresenta os cartazes abaixo solicitando a leitura dos mesmos.

http://www.coisasdavida.com.br/produtos/imagens/48/(48)ima_proverbio__thumb.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_3Yoo1YQeB2o/SLGjARI2_fI/AAAAAAAAA-A/Tnu3g1d1UGw/s400/prov%C3%A9rbio+chin%C3%AAs.bmp 

2)      Após a leitura, o professor propõe que a turma discuta o significado de cada um deles.

3)      Em seguida, o professor propõe que os alunos, durante uma semana, coletem e anotem provérbios que foram lidos ou ouvidos por eles.

4)      No dia combinado para que os alunos tragam os provérbios solicitados na atividade anterior, o professor propõe que os mesmos sejam copiados e ilustrados em folhas brancas.

5)      O professor propõe a realização da HORA DE LEITURA DE PROVÉRBIOS, visando a fluência na leitura e a aprendizagem de novos provérbios.

6)      Em seguida, o professor faz os comentários a respeito da leitura, propõe a correção textual e a exposição dos cartazes em sala de aula.  

OBS:  Sugestão de outros provérbios que poderão fazer parte da aula neste momento:

  1. A mente vazia é a oficina do diabo.
  2. A mentira tem pernas curtas.
  3. A minha liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.
  4. Antes calar que mal falar.
  5. Antes casada arrependida que freira aborrecida.
  6. Cachorro velho não aprende truque novo.
  7. Cada cabeça, uma sentença.
  8. Cada um dá o que tem.
  9. Cada um por si, Deus por todos.
  10. Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.
  11. De grão em grão a galinha enche o papo.
  12. Deus escreve certo por linhas tortas.
  13. Deus está em toda a parte, mas o diabo está nos detalhes.
  14. Deus não dá a uma pessoa uma carga maior do que a ele pode carregar.
  15. É difícil agradar gregos e troianos.
  16. É nos tempos maus que se conhecem os bons amigos.
  17. Em Roma, faça como os romanos.
  18. Entre mortos e feridos, alguém há de escapar.
  19. Entre o dizer e o fazer há um longo caminho a percorrer.
  20.  Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
  21. Fazer o bem sem olhar a quem.
  22. Fé em Deus e pé na tábua.
  23. Galinha velha faz bom caldo.
  24. Grande gabador, pequeno fazedor.
  25. Grão a grão, enche a galinha ao papo.
  26. Há sempre um chinelo velho para um pé doente.
  27. Intenção sem ação é ilusão.
  28. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
  29. Macaco velho não mete a mão em cumbuca.
  30. Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.
  31. Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.
  32. Mulher no volante, perigo constante.
  33. Sogra ao lado, perigo dobrado.
  34. Mulher de cabelo na venta nem o diabo aguenta.
  35. Não existe lugar como o lar.
  36. Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam.
  37. Não jogar pérolas aos porcos.
  38. Não ponha o carro à frente dos bois.
  39. O descuidado sempre é necessitado.
  40. O dinheiro abre todas as portas.
  41. O elogio é a remuneração da alma.
  42. O feitiço costuma virar contra o feiticeiro.
  43. O hábito não faz o monge.
  44. O homem propõe e Deus dispõe.
  45.  O hoje é o amanhã do ontem.
  46. Onde se ganha o pão, não se come a carne.
  47. Onde vai a corda, vai a caçamba.
  48. Os cães ladram e a caravana passa.
  49. Paga o justo pelo pecador.
  50. Palavra de rei não volta atrás.
  51. Palavras não enchem barriga.
  52. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
  53. Pior cego é o que não quer ver.
  54. Quando a barriga está cheia, toda goiaba tem bicho.
  55. Quando a esmola é demais, o santo desconfia.
  56. Quem avisa amigo é.
  57. Quem dá aos pobres empresta a Deus.
  58. Quem dá doce ao filho, adoça a boca da mãe.
  59. Quem não chora não mama.
  60. Quem não cola, não sai da escola.
  61. Quem não tem cão, caça com o gato.
  62. Quem não tem competência, não se estabelece.
  63. Quem sai na chuva é para se molhar.
  64. Quem semeia ventos colhe tempestades.
  65. Vão-se os anéis, fiquem os dedos.
  66. Vão-se os gatos, folgam os ratos.
  67. Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_prov%C3%A9rbios 

Recursos Complementares

1)  “O desenho é uma forma  de comunicação que fica no meio do caminho entre o brincar e o pensar. Daquele traz o aspecto lúdico e prazeroso e do último carrega a possibilidade de estruturar idéias, pensamentos e  de construir um mundo real e imaginário”.   http://www.psiquiatriainfantil.com.br/biblioteca_de_pais_ver.asp?codigo=41    

2)  “É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos”.   http://www.profala.com/arteducesp62.htm    

3) Provérbios existem em quase todas as línguas naturais. Pode-se defini-los como "expressões constituídas pela união de várias palavras, formando unidade sintática e lexicológica". Estão à margem do uso normal da língua por suas características de forma e som, pelo afastamento das normas lexicais e gramaticais e por seus valores metafóricos particulares. http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2%286%2938-42.html    

4)      Livros:   

MAGALHÃES Jr., Raimundo. Dicionário brasileiro de provérbios, locuções e ditos curiosos. Rio de Janeiro: Documentário, 1977.   

RENAI, Paulo. Dicionário Universal de Citações. 1985. São Paulo, Círculo do Livro.

TAGNIN, Stella Ortweiller. 1989. Expressões idiomáticas convencionais. São Paulo: Ática, Série Princípios.

STEINBERG, Martha. 1001 provérbios em contraste. S. Paulo: Ática, 1985.

5)      Links: http://www.deproverbio.com/DPbooks/VELLASCO/INTRODUCAO.html 

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/proverbios.htm    

6)      Maiores informações sobre fluência na leitura: www.scielo.br/pdf/rsbf/v14n4/a21v14n4.pdf 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão sobre os provérbios, a leitura, ilustração e criação das histórias em quadrinhos deles,  a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • Isabel Cardiano, Portugal - disse:
    icardeano@hotmail.com

    23/03/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito


  • Luciana Glazier, Estados Unidos - disse:
    luglazier@gmail.com

    24/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, vamos utiliza-la na nossa escola aqui em Framingham onde muitos brasileirinhos aprendem sobre a sua propria lingua e cultura!!!!


  • Klevna maria Nogueira, Colégio Estadual Miguel Nassif Maluf-EFM , Paraná - disse:
    klevna@hotmail.com

    12/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns as professoras Míriam Chaves Carneiro e Sulamita Nagem Dias Lima. Aula interativa gera alunos participativos, críticos e construtores do próprio conhecimento. É um tema que seguramente é do interesse de todos. Obrigada. Abraços.


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