Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHOS ANIMADOS E AS CRIANÇAS: IDENTIFICANDO-SE COM SUPER-HERÓIS?

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Reconhecer a influência dos desenhos animados nas atitudes e brincadeiras das crianças.

2. Compreender que os desenhos animados podem ou não contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.

3. Conhecer os desenhos animados e os super-heróis favoritos da turma, expressando os motivos de suas escolhas.

4. Analisar os desenhos animados preferidos pela turma, diferenciando os que consideram mais educativos dos mais violentos.  

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, os valores éticos e morais, tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita e que saibam fazer uso do dicionário e do computador.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

Desenhos animados: influenciam os comportamentos das crianças?

Para iniciar a aula, proponha à turma o “Jogo de silhuetas”, que consiste em reconhecer as silhuetas dos personagens de desenhos animados.  Os alunos, em duplas, deverão listar os que conseguirem reconhecer na imagem abaixo:

Fonte: http://www.vejaisso.com/2008/04/26/silhuetas-de-desenhos-animados-jogo-de-reconhecer-personagens-de-cartoons/    

A seguir, cada dupla socializa a sua lista e todo o grupo poderá fazer comentários acerca dos personagens e respectivos desenhos identificados e de outros que não constam na imagem.   

Dando continuidade, convide os alunos a assistir ao vídeo “Nem tudo é o que parece”, que faz uma referência breve à influência dos desenhos animados em relação ao desenvolvimento das crianças. Antes de exibi-lo, problematize com questões, tais como: Que relações vocês estabelecem entre este título e desenhos animados? Por que vocês acham que os autores do vídeo escolheram este título? (Professor, este momento possibilita trabalhar com a capacidade das crianças em fazer antecipações e predições a partir do título).   

Após ouvir as hipóteses dos alunos, exiba o vídeo disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=AlkITp3dins   

Em seguida, instigue os alunos a comparar as suas hipóteses com o conteúdo apresentado no vídeo e a fazer comentários a respeito do que viram e ouviram.   

Prosseguindo, apresente aos alunos o vídeo “Influência dos Desenhos Animados (ANIME)”, disponível no link

http://www.youtube.com/watch?v=0taKyNPPzJc&playnext=1&list=PL44A3DF81287E6F27&index=24 (Professor, verifique se os alunos conhecem o significado da palavra “ANIME”. Caso não saibam, explique que esta palavra refere-se aos desenhos animados vindos do Japão. Mais informações sobre “anime” no sítio

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/anime.htm ).    

Ao término da exibição, incentive os alunos a trocar ideias sobre as questões abordadas no vídeo. Além disso, problematize com as seguintes perguntas: Vocês concordam que os desenhos animados influenciam as atitudes, o jeito de ser e de se vestir das pessoas? Influenciam também as atitudes e brincadeiras realizadas pelas crianças na escola e fora dela? Os desenhos animados podem influenciar de forma positiva o comportamento infantil? Como? E como podem prejudicá-lo? Vocês costumam imitar gestos, falas, comportamentos de seus heróis preferidos? Por quê?   

Após a discussão, professor e alunos deverão fazer uma síntese dos aspectos relativos aos desenhos animados que contribuem e dos que prejudicam o desenvolvimento das crianças.   

Professor, para ampliar as discussões e a elaboração da síntese, você poderá complementar com informações, tais como: Os desenhos animados exercem um fascínio sobre as crianças, tendo uma linguagem lúdica e com conteúdos diversos que possibilitam trabalhar fatores que envolvem a vida em sociedade; possibilitam à criança construir e reconstruir conhecimentos e perceber as diferentes realidades que compõem o mundo que a cerca; pode satisfazer suas necessidades de diversão, aventura, imaginação, o fazer de conta, lidar com os conflitos e medos, reelaborar mitos, valores éticos e morais. Por outro lado, há desenhos que cultivam a violência, a agressividade, a inversão de valores, o consumismo, dentre outros aspectos. Assim, os desenhos animados exercem influência no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo que elas interagem com a TV e elaboram suas representações de acordo com seu universo biopsicossocial. Também é importante ressaltar que efeitos positivos e negativos dos desenhos animados serão frutos do modo como estes forem utilizados, uma vez que sua influência não é limitada. Para saber mais sobre este assunto, acesse os seguintes sítios:

http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a3_v2/artigo_8.pdf     Uma reflexão sobre a influência dos desenhos animados e a possibilidade de utilizá-los como recurso pedagógico. 

http://vilamulher.terra.com.br/a-influencia-dos-desenhos-animados-8-1-55-298.html    A influência dos desenhos animados 

http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/bebe_saude/826454.html     Desenhos animados: os bons e os maus. 

http://portal3.com.br/hotsites/pensandorp/wp-content/uploads/2010/A-influencia-dos-desenhos-animados-no-comportamento-infantil-2009-1.pdf    A influência dos desenhos animados no comportamento infantil 

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=528FDS012    Desenhos mais que animados  

Atividade 2:   

Desenhos animados e super-heróis preferidos da turma!   

Inicie a atividade apresentando aos alunos os vídeos abaixo:  

http://www.youtube.com/watch?v=lXgcmyCt-mc&feature=related    Os 10 Melhores Animes de ontem, hoje e sempre!  

http://www.youtube.com/watch?v=jAOvMPZDHOc&feature=related    Top 10 desenhos que marcaram época.   

Após a exibição, pergunte aos alunos se eles concordam ou não com os desenhos escolhidos pelos autores dos vídeos, na ordem sugerida por eles, justificando suas posições.   

Em seguida, apresente também o “Clipe dos super-heróis”, acessando o link

http://www.youtube.com/watch?v=fiJnvK5jRms    

Ao término da apresentação, retome com os alunos a pergunta feita no início do vídeo: Qual super-herói você gostaria de ser?, incentivando-os também a dizer os motivos de suas escolhas (Professor, é interessante observar e refletir sobre características e comportamentos com os quais os alunos se identificam em relação aos super-heróis favoritos).   

Na sequência, peça a cada aluno que faça sua lista “TOP 10”, em relação aos seus desenhos e super-heróis preferidos.   

Com as listas prontas, os alunos deverão se organizar em grupos, compartilhando-as e trocando ideias entre si. A seguir, farão uma lista com os 10 desenhos animados mais escolhidos e os super-heróis favoritos do grupo.   

Cada grupo deverá socializar a lista para toda a turma, observando semlhanças e diferenças em relação às escolhas feitas pelos alunos.   

Por fim, com base nestas listas, professor e alunos deverão elaborar a lista “TOP 10” dos desenhos animados e dos super-heróis preferidos da turma, registrando-a no caderno.   

Prosseguindo, com a colaboração do professor de Matemática, os alunos poderão ainda analisar e divulgar os dados contidos nas listas, por meio de gráficos, porcentagens, tabelas, dentre outros.   

O professor de Língua Portuguesa poderá trabalhar com os alunos diferentes gêneros discursivos relacionados aos desenhos e super-heróis preferidos da turma, tais como: textos narrativos, informativos, de convencimento e outros.   

Os professores de História e Filosofia poderão colaborar com os alunos, no sentido de analisar de forma crítica e questionadora a influência dos desenhos animados, a identificação com os super-heróis e as relações que podem ser estabelecidas entre os desenhos animados de antigamente e os de hoje. Para isto, poderão também exibir aos alunos o vídeo sugerido abaixo:  

http://www.youtube.com/watch?v=FmyjvB1B4jI   Dimensão Sociológica dos Desenhos Animados (Os efeitos dos desenhos animados na vida das pessoas).   

Professores, para saber mais sobre o assunto e enriquecer as discussões, acessem os sítios:

http://www.online.unisanta.br/2007/05-26/midia-4.htm  As influências dos desenhos animados  

http://industrias-culturais.blogspot.com/2005/04/crianas-e-fs-de-desenhos-animados-da.html    Crianças e fãs de desenhos animados – da inocência à violência   

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=13618    Os super-heróis atuais são um mau exemplo para os jovens?  

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=super-herois-influenciam-meninos-negativamente&id=5625    Super-heróis atuais influenciam meninos negativamente  

http://vilamulher.terra.com.br/a-importancia-dos-herois-8-1-55-225.html    A importância dos heróis  

http://sites.google.com/site/desenhosanimadoshuhu/as-diferencas-dos-desenhos-animados-de-antigamente-e-de-hoje    As diferenças dos desenhos animados de antigamente e de hoje     

Atividade 3:        

Desenhos Animados: Educativos e Violentos!   

Para ampliar a discussão sobre o tema, pergunte aos alunos: Vocês concordam que há desenhos animados que são educativos e outros que são considerados violentos? Para vocês o que caracteriza um desenho animado educativo? E um desenho animado violento? Registre na lousa as características de cada um, de acordo com as opiniões dos alunos.   

Professor, para enriquecer o debate sobre as diferenciações feitas entre desenhos animados educativos e violentos, você poderá ler, destacar e discutir com os alunos algumas partes dos textos sugeridos abaixo:   

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=272CID021   “Há uma dimensão educativa nos desenhos animados"  

http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/arquivo_geral/seculo21/pdf/2952.pdf     Desenho animado infantil:  um caminho da educação a distância (Capítulo 3. O desenho animado infantil e suas variantes e Capítulo 5. Desenho animado infantil e o processo educativo).  

http://bebe2000.com.br/bebe-1-a-3/educacao-e-bem-estar/desenhos-animados-violentos/    Desenhos animados violentos desencadeiam agressividade     

Dando continuidade, para possibilitar a discussão e análise crítica pelos alunos acerca de aspectos considerados educativos e menos educativos nos desenhos, o professor poderá utilizar os recursos sugeridos abaixo:   

- Parte do texto “Desenho animado: um brinquedo ou uma arma na formação da criança? de Karen Kohn, referente à análise dos desenhos dos “Simpsons”, seriado produzido por Matt Groening, que  mostra o cotidiano de uma família americana que vive diversas situações da realidade, sendo descrito por Wallace (2004)  como uma crítica e uma sátira à sociedade (Se necessário, os alunos deverão utilizar o dicionário para saber o significado de palavras desconhecidas)   

“Analisando os personagens e as histórias, é possível desmembrar características particulares para cada situação. Começando pelos membros da família, percebe-se que cada um tem uma característica marcante. Homer, o pai da família, é um tanto desprovido de inteligência, gosta de beber e tem atitudes insanas. Marge, a mãe, é uma mulher que cuida da casa e dos filhos, busca certa independência, mas esbarra na desvalorização da mulher pela sociedade. Lisa é a filha mais velha e sofre por ser inteligente e tentar lutar por causas sociais e ambientais. Maggie é a filha mais nova, ainda bebê, que recebe pouca atenção de todos. Bart é praticamente o personagem principal, é o filho do meio e apronta as mais horrendas artimanhas, sem noção de consequências, de perigo ou diferenciação de certo e errado. O desenho trata de forma violenta algumas práticas da sociedade contemporânea, além de fazer apologia às armas, drogas, bebida, sexualidade, diferenças étnicas e religiosas. Apesar disto, “Os Simpsons” é um desenho que critica a sociedade, remetendo a pensar nos valores éticos e morais que foram deixados de lado no atual contexto capitalista e consumista”.   

Fonte: http://www.usp.br/anagrama/Kohn_Desenho.pdf  (Texto na íntegra)    

- Vídeos: Capitão Planeta - Os animais merecem respeito - Partes 1, 2 e 3 disponíveis nos links:

http://www.youtube.com/watch?v=bDF2Qjiu1Kw&feature=player_embedded#    Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=f_yb3iaomwM&feature=related    Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=j72DoIy1xps&feature=related    Parte 3  

Para enriquecer este debate, poderão contar também com a participação dos professores de Língua Portuguesa, História e Filosofia, em relação às análises referentes ao desenho “Os Simpsons” e aos vídeos sugeridos. Os professores poderão ainda perguntar: Vocês acham que os heróis dos desenhos também apresentam atitudes e métodos violentos, agressivos no combate ao crime, na luta contra os vilões?   

Em seguida, com base nas atividades e discussões realizadas, solicite aos alunos que se distribuam em grupos, para analisar os desenhos animados preferidos pela turma, diferenciando e justificando os que consideram mais educativos dos mais violentos, contando com a mediação dos professores. A seguir, deverão socializar as análises feitas para toda a turma. Segue sugestão de roteiro:

Finalizando, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, de Educação Artística e de Informática, os alunos distribuídos em 3 grupos, deverão criar histórias referentes aos três desenhos mais escolhidos pela turma, ilustrando-as. Poderão divulgá-las na escola por meio de murais, jornalzinho, dramatizações e também disponibilizá-las em sítios apropriados para divulgação de histórias/ desenhos animados criados por crianças.    

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:    

http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/ahfer.pdf    As crianças e sua relação com um dos produtos culturais da atualidade – animê - desenho animado japonês 

http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/4479/4201    LAPIC: ESPAÇO LÚDICO DE CONHECIMENTO SOBRE TV/CRIANÇA 

http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno12-02.html    A IDEOLOGIA DOS DESENHOS ANIMADOS 

http://www.youtube.com/watch?v=xhGFrdr6Fw8&NR=1&feature=fvwp   Os 10 melhores desenhos animados da história  

http://www.youtube.com/watch?v=lsGl31aGDS0&feature=related    A Ideologia dos Desenhos Animados (ESPM - Thomaz Monteiro)  

http://www.youtube.com/watch?v=pMwLf8RhZVE    As descobertas de Caillou   

http://letras.terra.com.br/ben-10/1608232/    Música "Ben 10 ABERTURA"     

http://www.vagalume.com.br/desenhos-animados/dragon-ball-z-chala-head-chala-portugues.html    Música - Dragon Ball   

Jogos virtuais de super-heróis, disponíveis nos links:

http://jogos360.uol.com.br/super-herois/4/    

http://www.sitedejogosonline.com/jogos-online-gratis/jogos_de_super_herois.htm     

http://www.princesadosjogos.com/super-herois/ 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.     

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: reconhecer a influência dos desenhos animados nas atitudes e brincadeiras das crianças; elaborar síntese; identificar os desenhos animados e os super-heróis preferidos pela turma; analisar desenhos com conteúdos educativos e desenhos violentos; criar histórias referentes aos desenhos animados preferidos pela turma.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Wellington Severo da Silva, SMED - Foz do Iguaçu , Paraná - disse:
    tomzinhodolinux@gmail.com

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente plano de aula, utilizar da televisão e internet, os desenhos animados algo mais palpável e maleável para os alunos, e trabalhar os valores que vão se perdendo através dos tempos.


  • ERIKA LIMA, Esc. Municipal , Acre - disse:
    erikahadassad@gmail.com

    06/12/2011

    Cinco estrelas

    De fato os desenhos animados causam grandes influências no comportamento da criança! Isso é preocupante aos pais e educadores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.