17/01/2011
Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
1. Reconhecer a influência dos desenhos animados nas atitudes e brincadeiras das crianças.
2. Compreender que os desenhos animados podem ou não contribuir para o desenvolvimento integral das crianças.
3. Conhecer os desenhos animados e os super-heróis favoritos da turma, expressando os motivos de suas escolhas.
4. Analisar os desenhos animados preferidos pela turma, diferenciando os que consideram mais educativos dos mais violentos.
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, os valores éticos e morais, tenham noções básicas de leitura, interpretação e escrita e que saibam fazer uso do dicionário e do computador.
Para iniciar a aula, proponha à turma o “Jogo de silhuetas”, que consiste em reconhecer as silhuetas dos personagens de desenhos animados. Os alunos, em duplas, deverão listar os que conseguirem reconhecer na imagem abaixo:
A seguir, cada dupla socializa a sua lista e todo o grupo poderá fazer comentários acerca dos personagens e respectivos desenhos identificados e de outros que não constam na imagem.
Dando continuidade, convide os alunos a assistir ao vídeo “Nem tudo é o que parece”, que faz uma referência breve à influência dos desenhos animados em relação ao desenvolvimento das crianças. Antes de exibi-lo, problematize com questões, tais como: Que relações vocês estabelecem entre este título e desenhos animados? Por que vocês acham que os autores do vídeo escolheram este título? (Professor, este momento possibilita trabalhar com a capacidade das crianças em fazer antecipações e predições a partir do título).
Após ouvir as hipóteses dos alunos, exiba o vídeo disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=AlkITp3dins
Em seguida, instigue os alunos a comparar as suas hipóteses com o conteúdo apresentado no vídeo e a fazer comentários a respeito do que viram e ouviram.
Prosseguindo, apresente aos alunos o vídeo “Influência dos Desenhos Animados (ANIME)”, disponível no link
http://www.youtube.com/watch?v=0taKyNPPzJc&playnext=1&list=PL44A3DF81287E6F27&index=24 (Professor, verifique se os alunos conhecem o significado da palavra “ANIME”. Caso não saibam, explique que esta palavra refere-se aos desenhos animados vindos do Japão. Mais informações sobre “anime” no sítio
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/anime.htm ).
Ao término da exibição, incentive os alunos a trocar ideias sobre as questões abordadas no vídeo. Além disso, problematize com as seguintes perguntas: Vocês concordam que os desenhos animados influenciam as atitudes, o jeito de ser e de se vestir das pessoas? Influenciam também as atitudes e brincadeiras realizadas pelas crianças na escola e fora dela? Os desenhos animados podem influenciar de forma positiva o comportamento infantil? Como? E como podem prejudicá-lo? Vocês costumam imitar gestos, falas, comportamentos de seus heróis preferidos? Por quê?
Após a discussão, professor e alunos deverão fazer uma síntese dos aspectos relativos aos desenhos animados que contribuem e dos que prejudicam o desenvolvimento das crianças.
Professor, para ampliar as discussões e a elaboração da síntese, você poderá complementar com informações, tais como: Os desenhos animados exercem um fascínio sobre as crianças, tendo uma linguagem lúdica e com conteúdos diversos que possibilitam trabalhar fatores que envolvem a vida em sociedade; possibilitam à criança construir e reconstruir conhecimentos e perceber as diferentes realidades que compõem o mundo que a cerca; pode satisfazer suas necessidades de diversão, aventura, imaginação, o fazer de conta, lidar com os conflitos e medos, reelaborar mitos, valores éticos e morais. Por outro lado, há desenhos que cultivam a violência, a agressividade, a inversão de valores, o consumismo, dentre outros aspectos. Assim, os desenhos animados exercem influência no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo que elas interagem com a TV e elaboram suas representações de acordo com seu universo biopsicossocial. Também é importante ressaltar que efeitos positivos e negativos dos desenhos animados serão frutos do modo como estes forem utilizados, uma vez que sua influência não é limitada. Para saber mais sobre este assunto, acesse os seguintes sítios:
http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a3_v2/artigo_8.pdf Uma reflexão sobre a influência dos desenhos animados e a possibilidade de utilizá-los como recurso pedagógico.
http://vilamulher.terra.com.br/a-influencia-dos-desenhos-animados-8-1-55-298.html A influência dos desenhos animados
http://familia.sapo.pt/crianca/educacao/bebe_saude/826454.html Desenhos animados: os bons e os maus.
http://portal3.com.br/hotsites/pensandorp/wp-content/uploads/2010/A-influencia-dos-desenhos-animados-no-comportamento-infantil-2009-1.pdf A influência dos desenhos animados no comportamento infantil
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=528FDS012 Desenhos mais que animados
Inicie a atividade apresentando aos alunos os vídeos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=lXgcmyCt-mc&feature=related Os 10 Melhores Animes de ontem, hoje e sempre!
http://www.youtube.com/watch?v=jAOvMPZDHOc&feature=related Top 10 desenhos que marcaram época.
Após a exibição, pergunte aos alunos se eles concordam ou não com os desenhos escolhidos pelos autores dos vídeos, na ordem sugerida por eles, justificando suas posições.
Em seguida, apresente também o “Clipe dos super-heróis”, acessando o link
http://www.youtube.com/watch?v=fiJnvK5jRms
Ao término da apresentação, retome com os alunos a pergunta feita no início do vídeo: Qual super-herói você gostaria de ser?, incentivando-os também a dizer os motivos de suas escolhas (Professor, é interessante observar e refletir sobre características e comportamentos com os quais os alunos se identificam em relação aos super-heróis favoritos).
Na sequência, peça a cada aluno que faça sua lista “TOP 10”, em relação aos seus desenhos e super-heróis preferidos.
Com as listas prontas, os alunos deverão se organizar em grupos, compartilhando-as e trocando ideias entre si. A seguir, farão uma lista com os 10 desenhos animados mais escolhidos e os super-heróis favoritos do grupo.
Cada grupo deverá socializar a lista para toda a turma, observando semlhanças e diferenças em relação às escolhas feitas pelos alunos.
Por fim, com base nestas listas, professor e alunos deverão elaborar a lista “TOP 10” dos desenhos animados e dos super-heróis preferidos da turma, registrando-a no caderno.
Prosseguindo, com a colaboração do professor de Matemática, os alunos poderão ainda analisar e divulgar os dados contidos nas listas, por meio de gráficos, porcentagens, tabelas, dentre outros.
O professor de Língua Portuguesa poderá trabalhar com os alunos diferentes gêneros discursivos relacionados aos desenhos e super-heróis preferidos da turma, tais como: textos narrativos, informativos, de convencimento e outros.
Os professores de História e Filosofia poderão colaborar com os alunos, no sentido de analisar de forma crítica e questionadora a influência dos desenhos animados, a identificação com os super-heróis e as relações que podem ser estabelecidas entre os desenhos animados de antigamente e os de hoje. Para isto, poderão também exibir aos alunos o vídeo sugerido abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=FmyjvB1B4jI Dimensão Sociológica dos Desenhos Animados (Os efeitos dos desenhos animados na vida das pessoas).
Professores, para saber mais sobre o assunto e enriquecer as discussões, acessem os sítios:
http://www.online.unisanta.br/2007/05-26/midia-4.htm As influências dos desenhos animados
http://industrias-culturais.blogspot.com/2005/04/crianas-e-fs-de-desenhos-animados-da.html Crianças e fãs de desenhos animados – da inocência à violência
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=13618 Os super-heróis atuais são um mau exemplo para os jovens?
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=super-herois-influenciam-meninos-negativamente&id=5625 Super-heróis atuais influenciam meninos negativamente
http://vilamulher.terra.com.br/a-importancia-dos-herois-8-1-55-225.html A importância dos heróis
http://sites.google.com/site/desenhosanimadoshuhu/as-diferencas-dos-desenhos-animados-de-antigamente-e-de-hoje As diferenças dos desenhos animados de antigamente e de hoje
Para ampliar a discussão sobre o tema, pergunte aos alunos: Vocês concordam que há desenhos animados que são educativos e outros que são considerados violentos? Para vocês o que caracteriza um desenho animado educativo? E um desenho animado violento? Registre na lousa as características de cada um, de acordo com as opiniões dos alunos.
Professor, para enriquecer o debate sobre as diferenciações feitas entre desenhos animados educativos e violentos, você poderá ler, destacar e discutir com os alunos algumas partes dos textos sugeridos abaixo:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=272CID021 “Há uma dimensão educativa nos desenhos animados"
http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/arquivo_geral/seculo21/pdf/2952.pdf Desenho animado infantil: um caminho da educação a distância (Capítulo 3. O desenho animado infantil e suas variantes e Capítulo 5. Desenho animado infantil e o processo educativo).
http://bebe2000.com.br/bebe-1-a-3/educacao-e-bem-estar/desenhos-animados-violentos/ Desenhos animados violentos desencadeiam agressividade
Dando continuidade, para possibilitar a discussão e análise crítica pelos alunos acerca de aspectos considerados educativos e menos educativos nos desenhos, o professor poderá utilizar os recursos sugeridos abaixo:
- Parte do texto “Desenho animado: um brinquedo ou uma arma na formação da criança? de Karen Kohn, referente à análise dos desenhos dos “Simpsons”, seriado produzido por Matt Groening, que mostra o cotidiano de uma família americana que vive diversas situações da realidade, sendo descrito por Wallace (2004) como uma crítica e uma sátira à sociedade (Se necessário, os alunos deverão utilizar o dicionário para saber o significado de palavras desconhecidas)
“Analisando os personagens e as histórias, é possível desmembrar características particulares para cada situação. Começando pelos membros da família, percebe-se que cada um tem uma característica marcante. Homer, o pai da família, é um tanto desprovido de inteligência, gosta de beber e tem atitudes insanas. Marge, a mãe, é uma mulher que cuida da casa e dos filhos, busca certa independência, mas esbarra na desvalorização da mulher pela sociedade. Lisa é a filha mais velha e sofre por ser inteligente e tentar lutar por causas sociais e ambientais. Maggie é a filha mais nova, ainda bebê, que recebe pouca atenção de todos. Bart é praticamente o personagem principal, é o filho do meio e apronta as mais horrendas artimanhas, sem noção de consequências, de perigo ou diferenciação de certo e errado. O desenho trata de forma violenta algumas práticas da sociedade contemporânea, além de fazer apologia às armas, drogas, bebida, sexualidade, diferenças étnicas e religiosas. Apesar disto, “Os Simpsons” é um desenho que critica a sociedade, remetendo a pensar nos valores éticos e morais que foram deixados de lado no atual contexto capitalista e consumista”.
Fonte: http://www.usp.br/anagrama/Kohn_Desenho.pdf (Texto na íntegra)
- Vídeos: Capitão Planeta - Os animais merecem respeito - Partes 1, 2 e 3 disponíveis nos links:
http://www.youtube.com/watch?v=bDF2Qjiu1Kw&feature=player_embedded# Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=f_yb3iaomwM&feature=related Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=j72DoIy1xps&feature=related Parte 3
Para enriquecer este debate, poderão contar também com a participação dos professores de Língua Portuguesa, História e Filosofia, em relação às análises referentes ao desenho “Os Simpsons” e aos vídeos sugeridos. Os professores poderão ainda perguntar: Vocês acham que os heróis dos desenhos também apresentam atitudes e métodos violentos, agressivos no combate ao crime, na luta contra os vilões?
Em seguida, com base nas atividades e discussões realizadas, solicite aos alunos que se distribuam em grupos, para analisar os desenhos animados preferidos pela turma, diferenciando e justificando os que consideram mais educativos dos mais violentos, contando com a mediação dos professores. A seguir, deverão socializar as análises feitas para toda a turma. Segue sugestão de roteiro:
Finalizando, com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, de Educação Artística e de Informática, os alunos distribuídos em 3 grupos, deverão criar histórias referentes aos três desenhos mais escolhidos pela turma, ilustrando-as. Poderão divulgá-las na escola por meio de murais, jornalzinho, dramatizações e também disponibilizá-las em sítios apropriados para divulgação de histórias/ desenhos animados criados por crianças.
Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para acrescentar à aula:
http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/ahfer.pdf As crianças e sua relação com um dos produtos culturais da atualidade – animê - desenho animado japonês
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/4479/4201 LAPIC: ESPAÇO LÚDICO DE CONHECIMENTO SOBRE TV/CRIANÇA
http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno12-02.html A IDEOLOGIA DOS DESENHOS ANIMADOS
http://www.youtube.com/watch?v=xhGFrdr6Fw8&NR=1&feature=fvwp Os 10 melhores desenhos animados da história
http://www.youtube.com/watch?v=lsGl31aGDS0&feature=related A Ideologia dos Desenhos Animados (ESPM - Thomaz Monteiro)
http://www.youtube.com/watch?v=pMwLf8RhZVE As descobertas de Caillou
http://letras.terra.com.br/ben-10/1608232/ Música "Ben 10 ABERTURA"
http://www.vagalume.com.br/desenhos-animados/dragon-ball-z-chala-head-chala-portugues.html Música - Dragon Ball
Jogos virtuais de super-heróis, disponíveis nos links:
http://jogos360.uol.com.br/super-herois/4/
http://www.sitedejogosonline.com/jogos-online-gratis/jogos_de_super_herois.htm
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: reconhecer a influência dos desenhos animados nas atitudes e brincadeiras das crianças; elaborar síntese; identificar os desenhos animados e os super-heróis preferidos pela turma; analisar desenhos com conteúdos educativos e desenhos violentos; criar histórias referentes aos desenhos animados preferidos pela turma.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2012
Cinco estrelasExcelente plano de aula, utilizar da televisão e internet, os desenhos animados algo mais palpável e maleável para os alunos, e trabalhar os valores que vão se perdendo através dos tempos.
06/12/2011
Cinco estrelasDe fato os desenhos animados causam grandes influências no comportamento da criança! Isso é preocupante aos pais e educadores.