Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo a História do Basquetebol

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo histórico da criação do basquetebol e a evolução das regras até os dias atuais.
  • Conhecer as principais regras do jogo.
  • Relacionar a criação do basquetebol com aspectos políticos e sociais.
Duração das atividades
4 aulas (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo a história do basquetebol:

O professor irá reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e lançará algumas perguntas aos alunos, exibindo, primeiramente, algumas perguntas iniciais:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/imagens/basquete-9.jpg 

http://1.bp.blogspot.com/_-5Lxz2M0lSQ/TMWtqcWIqWI/AAAAAAAAApQ/V5JyEh_AvNM/s320/act_darren_collison.jpg  

 

http://1.bp.blogspot.com/_bxwCdmQ68QY/SedxL0hoskI/AAAAAAAAAJQ/xpO9tB_zr8g/s320/pan-basquete-quadra.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_IEt4B2OiufA/SMlfMIRi6JI/AAAAAAAAAI0/3cFuGenWdYs/s320/20080520205643_basquete001.JPG  

http://www.estrelasdepinhel.com/images/g/basket03.jpg  

Acessos dia 5 de dezembro de 2010.

  • Qual o nome deste esporte?
  • Quais são suas regras principais?
  • Quem o inventou?
  • Quais foram os motivos para sua invenção?

Estas perguntas terão como objetivo uma introdução ao tema, bem como verificar o nível de conhecimento dos alunos. Desta forma, o professor deverá somente arguir os alunos e registrar as respostas, que serão necessárias na avaliação.

Atividade 2: conhecendo a história do basquetebol:

Ao término da discussão inicial, os alunos deverão assistir a alguns vídeos sobre a história do basquetebol, inseridas no blog http://historiabasquete8ano.blogspot.com/, acesso dia 5 de dezembro de 2010. 

Ao término da exibição dos filmes, os alunos deverão pesquisar um pouco mais sobre a história do basquetebol, os motivos de sua criação e a evolução das regras até os tempos atuais. Para tal, sugerimos os sites abaixo:

http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/regras_hist_new.asp 

http://www.scribd.com/doc/17244598/Basquete-etapa-2009  

http://educadorfisico.wordpress.com/category/basquete/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete-2.php

http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-basquete.htm  

http://vamos_fazer_educacao_fisica.blogs.sapo.pt/9446.html 

http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/regras-do-basquete.php 

Acessos dia 5 de dezembro de 2010.

O resultado destas pesquisas deverão ser impressos ou copiados em uma folha de papel pelos alunos, pois servirão na próxima atividade.

Atividade 3: vivenciando o basquete através dos tempos:

Nesta atividade, os alunos irão vivenciar as principais modificações nas regras do basquetebol desde sua origem até os dias atuais. Para tal, o professor deverá organizar os alunos em três grupos: enquanto dois grupos estarão envolvidos na atividade, o terceiro se encarregará de montar um painel comparativo com as principais modificações das regras atuais e as regras de origem. Assim, a partir do jogo com as 13 primeiras regras, será feito um comparativo com os tempos atuais, tal como podemos observar em http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html (acesso dia 5 de dezembro de 2010), cujo texto pode servir como base para esta construção e vivência. Após 15 minutos de vivência, os grupos trocarão de função.

O professor poderá utilizar um cesto grande de lixo ou um saco grande dentro do aro da cesta para representar a primeira forma de jogar o basquetebol, bem como utilizar uma bola de futebol de campo. Após algum tempo, retirar esta proteção e seguir a evolução das regras.

Atividade 4: Discutindo a criação do basquetebol:

O professor deverá iniciar um novo debate com os alunos, desta vez sobre os motivos da criação do basquetebol:

  • Quais foram os objetivos da criação do basquetebol? Ele atende aos mesmos objetivos na sociedade atual?

A discussão girará em torno dos objetivos pelos quais o basquetebol foi criado nos Estados Unidos, como uma forma de exercício físico para a manutenção da saúde através de atividades físicas e que, nos dias atuais, este esporte tornou-se muito mais que isso, sendo fonte de riqueza, lazer, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão elaborar um texto com um resumo das discussões e das pesquisas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.