15/12/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conceito de esporte.
Atividade 1: Conhecendo a história do basquetebol:
O professor irá reunir os alunos em uma sala com recursos multimídia e lançará algumas perguntas aos alunos, exibindo, primeiramente, algumas perguntas iniciais:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/imagens/basquete-9.jpg
http://www.estrelasdepinhel.com/images/g/basket03.jpg
Acessos dia 5 de dezembro de 2010.
Estas perguntas terão como objetivo uma introdução ao tema, bem como verificar o nível de conhecimento dos alunos. Desta forma, o professor deverá somente arguir os alunos e registrar as respostas, que serão necessárias na avaliação.
Atividade 2: conhecendo a história do basquetebol:
Ao término da discussão inicial, os alunos deverão assistir a alguns vídeos sobre a história do basquetebol, inseridas no blog http://historiabasquete8ano.blogspot.com/, acesso dia 5 de dezembro de 2010.
Ao término da exibição dos filmes, os alunos deverão pesquisar um pouco mais sobre a história do basquetebol, os motivos de sua criação e a evolução das regras até os tempos atuais. Para tal, sugerimos os sites abaixo:
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/regras_hist_new.asp
http://www.scribd.com/doc/17244598/Basquete-etapa-2009
http://educadorfisico.wordpress.com/category/basquete/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_do_basquete.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete-2.php
http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-basquete.htm
http://vamos_fazer_educacao_fisica.blogs.sapo.pt/9446.html
http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/regras-do-basquete.php
Acessos dia 5 de dezembro de 2010.
O resultado destas pesquisas deverão ser impressos ou copiados em uma folha de papel pelos alunos, pois servirão na próxima atividade.
Atividade 3: vivenciando o basquete através dos tempos:
Nesta atividade, os alunos irão vivenciar as principais modificações nas regras do basquetebol desde sua origem até os dias atuais. Para tal, o professor deverá organizar os alunos em três grupos: enquanto dois grupos estarão envolvidos na atividade, o terceiro se encarregará de montar um painel comparativo com as principais modificações das regras atuais e as regras de origem. Assim, a partir do jogo com as 13 primeiras regras, será feito um comparativo com os tempos atuais, tal como podemos observar em http://www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html (acesso dia 5 de dezembro de 2010), cujo texto pode servir como base para esta construção e vivência. Após 15 minutos de vivência, os grupos trocarão de função.
O professor poderá utilizar um cesto grande de lixo ou um saco grande dentro do aro da cesta para representar a primeira forma de jogar o basquetebol, bem como utilizar uma bola de futebol de campo. Após algum tempo, retirar esta proteção e seguir a evolução das regras.
Atividade 4: Discutindo a criação do basquetebol:
O professor deverá iniciar um novo debate com os alunos, desta vez sobre os motivos da criação do basquetebol:
A discussão girará em torno dos objetivos pelos quais o basquetebol foi criado nos Estados Unidos, como uma forma de exercício físico para a manutenção da saúde através de atividades físicas e que, nos dias atuais, este esporte tornou-se muito mais que isso, sendo fonte de riqueza, lazer, etc.
http://listas.cev.org.br/cevbasq/2002-08/msg00017.html
http://vamos_fazer_educacao_fisica.blogs.sapo.pt/9446.html
(Acessos em 5 de dezembro de 2010).
Os alunos deverão elaborar um texto com um resumo das discussões e das pesquisas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/10/2011
Cinco estrelasParabens prof. pela aula.