Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Charge e suas características

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Frederico Marcelo Crochet
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar o uso da Charge ao longo da história.

Conhecer o trabalho de chargistas famosos nacionais e internacionais.

Produzir Charges individuais sobre temas variados.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema levantando as origens e características da Charge como um dos elementos da Ilustração. Tais informações podem ser encontradas no site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge

Acesso em (21/09/2010)

Para que o tema seja melhor compreendido pelos alunos, é importante que se aponte a diferença entre caricatura, charge e cartoon. O que se encontra de maneira simplificada no site:

http://fabricarica.2it.com.br/?sec_cod=5&news_cod=1

Acesso em (21/09/2010)

É importante que se citem exemplos de cada uma dessas linguagens, através de imagens impressas ou projetadas.

 

Caricaturas:

http://1.bp.blogspot.com/_fm1j4tZjtYo/SgymhrN80vI/AAAAAAAAFXo/HbG4aB5HXvA/s400/StalloneCaricatura.jpg

Acesso em (22/09/2010)

http://midia.iplay.com.br/Imagens/Fotos/001448.jpg

Acesso em (22/09/2010)

http://farm3.static.flickr.com/2711/4215060015_703edfd5c3.jpg

Acesso em (22/09/2010)

 

Cartoons:

http://www.cartoonstock.com/newscartoons/cartoonists/jko/lowres/jkon260l.jpg

Acesso em (22/09/2010)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:bp_VFXvi4-kigM:http://img11.imageshack.us/img11/3434/umsapatoporfavorpost.jpg&t=1

Acesso em (22/09/2010)

http://4.bp.blogspot.com/_ZngE4pShE-k/SCtKhnqUGmI/AAAAAAAABO0/YOHrKjriizE/s400/n%C3%A1ufrago.jpg

Acesso em (22/09/2010)

 

Charges:

http://mondopalmeiras.net/blog/wp-content/uploads/2007/08/marangoni_08.jpg

Acesso em (22/09/2010)

http://karlacunha.com.br/wp-content/uploads/2009/10/charge_aquecimento_global.gif

Acesso em (22/09/2010)

http://3.bp.blogspot.com/_X7qH5ikUe-M/SvD-MFbIYDI/AAAAAAAABG8/ecQw8_znHoU/s400/opit-20102009_charge.jpg

Acesso em (22/09/2010)

 

Em seguida, o professor poderá demonstrar exemplos de chargistas famosos no Brasil e no mundo.

Ziraldo (Brasil)

http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/img/image/Ziraldo/2009/agosto/zoom/AChargeNoTempo17_08_09.jpg

Acesso em (22/09/2010)

 

Quino (Argentina)

 http://3.bp.blogspot.com/_Ntv_hjKVsK0/ScwVv9g54xI/AAAAAAAAAGw/76h4ZMTVQLo/s400/mafalda01.gif

Acesso em (22/09/2010)

 

Henfil (Brasil)

http://www.novoze.blogger.com.br/henfil_02.jpg

Acesso em (22/09/2010)

 

Jean (Brasil)

http://3.bp.blogspot.com/_2E0fahFr8aA/SK9WB5feJVI/AAAAAAAAA0k/P3dkXS2YGXc/s400/charge+jean.jpg

Acesso em (22/09/2010)

 

William B. Watterson II (Estados Unidos)

http://chadecerebro.files.wordpress.com/2009/08/calvin_hobbes.jpg?w=440&h=320

Acesso em (22/09/2010)

 

Plantu (França)

http://achabrasilia.com/wp-content/uploads/2010/09/plantu.jpg

Acesso em (22/09/2010)

Ao final da 1ª aula, o professor pedirá que os alunos se dividam em grupos de no máximo 4 alunos e pedirá que eles pesquisem (em revistas, jornais ou internet) exemplos diferenciados de charges, cartoons e caricaturas para apresentação à turma na aula seguinte.

Aula 2:

O professor organizará a turma para as apresentações dos grupos. Cada grupo mostrará suas imagens aos demais colegas explicando as características que diferem uma charge de uma caricatura ou de um cartoon.

Nesta atividade o professor pode incentivar o debate em busca de uma conceituação para cada uma das manifestações ilustrativas apresentadas.

Aula 3:

Retomando as aulas anteriores o professor pedirá para que os alunos produzam, individualmente, suas próprias charges. É importante lembrá-los que suas produções devem conter um teor crítico, dentro de um determinado contexto cultural.

Os alunos poderão discutir entre eles e com o professor suas idéias, mas cada um deve realizar seu próprio trabalho.

É preciso que se disponibilize pelo menos duas aulas para essa produção, disponibilizando os materiais escolhidos pelos alunos para o acabamento das charges.

Aula 4:

Com os trabalhos prontos, o professor deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos. Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre os temas escolhidos e a melhor disposição para sua apresentação.

Recursos Complementares

Relação dos principais chargistas e cartunistas brasileiros:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080714081907AAp8Pn4

Acesso em (04/10/2010)

Biografia de Henfil, importante chargista brasileiro:

http://www.dimitriweb.hpg.ig.com.br/henfil.htm

Acesso em (04/10/2010)

Vídeo de reportagem sobre charges no Salão Internacional do Humor:

http://www.youtube.com/watch?v=4AnQL2nsM2M

Acesso em (04/10/2010)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos e discutidos. Será levado em consideração participação e empenho na realização das atividades, o entendimento do tema, bem como a colaboração individual durante a montagem da exposição.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sueli, mais encino , São Paulo - disse:
    s.uelisouza10@hotmail.com

    06/08/2013

    Cinco estrelas

    muito boa a aula


  • Lúcia Silva, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    luciahelenabsilva@hotmail.com

    18/09/2011

    Cinco estrelas

    Este site é muito interessante e de grande contribuição para professores e outros profissionais, que usam a linguagem, qualquer que seja ...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.