21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Investigar o uso da Charge ao longo da história.
Conhecer o trabalho de chargistas famosos nacionais e internacionais.
Produzir Charges individuais sobre temas variados.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema levantando as origens e características da Charge como um dos elementos da Ilustração. Tais informações podem ser encontradas no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge
Acesso em (21/09/2010)
Para que o tema seja melhor compreendido pelos alunos, é importante que se aponte a diferença entre caricatura, charge e cartoon. O que se encontra de maneira simplificada no site:
http://fabricarica.2it.com.br/?sec_cod=5&news_cod=1
Acesso em (21/09/2010)
É importante que se citem exemplos de cada uma dessas linguagens, através de imagens impressas ou projetadas.
Caricaturas:
Acesso em (22/09/2010)
http://midia.iplay.com.br/Imagens/Fotos/001448.jpg
Acesso em (22/09/2010)
http://farm3.static.flickr.com/2711/4215060015_703edfd5c3.jpg
Acesso em (22/09/2010)
Cartoons:
http://www.cartoonstock.com/newscartoons/cartoonists/jko/lowres/jkon260l.jpg
Acesso em (22/09/2010)
Acesso em (22/09/2010)
http://4.bp.blogspot.com/_ZngE4pShE-k/SCtKhnqUGmI/AAAAAAAABO0/YOHrKjriizE/s400/n%C3%A1ufrago.jpg
Acesso em (22/09/2010)
Charges:
http://mondopalmeiras.net/blog/wp-content/uploads/2007/08/marangoni_08.jpg
Acesso em (22/09/2010)
http://karlacunha.com.br/wp-content/uploads/2009/10/charge_aquecimento_global.gif
Acesso em (22/09/2010)
Acesso em (22/09/2010)
Em seguida, o professor poderá demonstrar exemplos de chargistas famosos no Brasil e no mundo.
Ziraldo (Brasil)
http://ziraldo.blogtv.uol.com.br/img/image/Ziraldo/2009/agosto/zoom/AChargeNoTempo17_08_09.jpg
Acesso em (22/09/2010)
Quino (Argentina)
http://3.bp.blogspot.com/_Ntv_hjKVsK0/ScwVv9g54xI/AAAAAAAAAGw/76h4ZMTVQLo/s400/mafalda01.gif
Acesso em (22/09/2010)
Henfil (Brasil)
http://www.novoze.blogger.com.br/henfil_02.jpg
Acesso em (22/09/2010)
Jean (Brasil)
http://3.bp.blogspot.com/_2E0fahFr8aA/SK9WB5feJVI/AAAAAAAAA0k/P3dkXS2YGXc/s400/charge+jean.jpg
Acesso em (22/09/2010)
William B. Watterson II (Estados Unidos)
http://chadecerebro.files.wordpress.com/2009/08/calvin_hobbes.jpg?w=440&h=320
Acesso em (22/09/2010)
Plantu (França)
http://achabrasilia.com/wp-content/uploads/2010/09/plantu.jpg
Acesso em (22/09/2010)
Ao final da 1ª aula, o professor pedirá que os alunos se dividam em grupos de no máximo 4 alunos e pedirá que eles pesquisem (em revistas, jornais ou internet) exemplos diferenciados de charges, cartoons e caricaturas para apresentação à turma na aula seguinte.
Aula 2:
O professor organizará a turma para as apresentações dos grupos. Cada grupo mostrará suas imagens aos demais colegas explicando as características que diferem uma charge de uma caricatura ou de um cartoon.
Nesta atividade o professor pode incentivar o debate em busca de uma conceituação para cada uma das manifestações ilustrativas apresentadas.
Aula 3:
Retomando as aulas anteriores o professor pedirá para que os alunos produzam, individualmente, suas próprias charges. É importante lembrá-los que suas produções devem conter um teor crítico, dentro de um determinado contexto cultural.
Os alunos poderão discutir entre eles e com o professor suas idéias, mas cada um deve realizar seu próprio trabalho.
É preciso que se disponibilize pelo menos duas aulas para essa produção, disponibilizando os materiais escolhidos pelos alunos para o acabamento das charges.
Aula 4:
Com os trabalhos prontos, o professor deve escolher um local na escola para que os trabalhos sejam expostos. Essa exposição deve ser organizada junto aos alunos para que eles debatam sobre os temas escolhidos e a melhor disposição para sua apresentação.
Relação dos principais chargistas e cartunistas brasileiros:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080714081907AAp8Pn4
Acesso em (04/10/2010)
Biografia de Henfil, importante chargista brasileiro:
http://www.dimitriweb.hpg.ig.com.br/henfil.htm
Acesso em (04/10/2010)
Vídeo de reportagem sobre charges no Salão Internacional do Humor:
http://www.youtube.com/watch?v=4AnQL2nsM2M
Acesso em (04/10/2010)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos e discutidos. Será levado em consideração participação e empenho na realização das atividades, o entendimento do tema, bem como a colaboração individual durante a montagem da exposição.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/08/2013
Cinco estrelasmuito boa a aula
18/09/2011
Cinco estrelasEste site é muito interessante e de grande contribuição para professores e outros profissionais, que usam a linguagem, qualquer que seja ...