18/12/2008
Maria Terezinha Gaspar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, e em seguida, aborde o tema Arranjo em Análise Combinatória, Nesse momento, é interessante colocar para seus alunos uma situação problema, como por exemplo: A equipe de mecanografia de uma escola do Ensino Médio organiza através de pastas os pedidos de cópia das listas de exercícios, provas, testes, etc. Cada pasta recebe um código, esse código é criado pela equipe com as seguintes informações:
Onde:
* Azul que representa os trabalhos dos professores da área de Exatas;
* Vermelha que representa os trabalhos dos professores da área de Humanas;
* Amarela que representa os trabalhos dos professores da área de Códigos.
Exemplo de código:
Professor , pergunte aos alunos qual o significado do código acima para verificar se eles entenderam como é feito o registro.
Procure provocar um debate e questione de que forma eles poderiam responder as seguintes perguntas:
Anote as possíveis soluções apresentadas, em seguida, fale para seus alunos sobre arranjos sem muitos detalhes, peça eles acessem o sítio http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/arranjo/arranjo.swf. Será apresentada a seguinte tela:
Peça aos seus alunos que acessem a definição de arranjo clicando em “Definição” localizado na parte inferior do menu. Professor, aproveite este momento para explicar a diferença entre arranjo, combinação e permutação.
Inicialmente, teremos duas atividades:
Atividade no carro | |
e atividade no banco |
Peça aos seus alunos que acessem a atividade do banco, para tenham acesso a essa atividade é preciso que eles cliquem em “Atividades”, localizado no inferior da tela do menu, a seguir, peça-lhes para clicarem na atividade do banco. Essa é uma situação que tem por objetivo a geração de senhas bancárias. Por isso, oriente seus alunos a criarem algumas senhas. Caso alguém coloque algarismos repetidos, o próprio aplicativo dará o alerta. Quando o aluno digitar cinco senhas, o aplicativo vai induzi-lo a procurar uma solução para o problema.
Agora peça aos seus alunos que acessem a atividade do carro. Essa atividade fornece um modelo de placa de automóvel, esse modelo permite que se faça o cálculo de quantas placas são possíveis formar a partir dos algarismos disponíveis. Atenção! Professor, na utilização deste recurso, o autor idealizou o aplicativo utilizando apenas os dígitos 1, 2, 3 e 4; portanto, oriente os alunos no sentido deles não inferirem um procedimento errôneo para o cálculo destas possibilidades. Deixe que seus alunos construam algumas placas diferentes e descubram a necessidade de utilizar a fórmula. Depois, peça a eles que façam os cálculos separadamente e verifiquem se o resultado está correto, no caso do aluno obter um resultado errado, peça-lhe que discuta com o colega o que poderia ter provocado o erro, se não foi possível solucionar o impasse, intervenha.
Sanadas as dúvidas iniciais, vamos agora aprofundar os conhecimentos. Peça aos seus alunos que cliquem em “Teste os seus conhecimentos” , localizado na parte inferior do menu, nesta área temos três atividades
Carro | |
Relógio | |
Acidente |
Peça aos seus alunos que resolva cada uma das atividades em uma folha. Retome a situação do momento inicial e peça a eles que resolvam o problema na mesma folha. Recolha a folha e utilize como forma de avaliação. Professor, você também sugerir, uma atividade complementar, que seus alunos pensem em uma situação onde uma sistema de código ajudaria a organizar algum material, como por exemplo: livros da estante de sua casa, da biblioteca etc. Eles devem criar um sistema de códigos e decidir quantos objetos podem ser organizados utilizando o sistema. Esta atividade complementa a avaliação.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão. Estávamos comentando esta semana na escola em que trabalho que, ainda temos que avançar muito para desenvolver uma aula de matemática criativa e interessante.
24/03/2010
Três estrelasA aula sobre este assunto está muito boa mas deveria ser um pouco mais objetiva, com exemplos mais acessivos e de facilidade compreensão, pois se tornaria mais prazerosa