Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Arranjo

 

18/12/2008

Autor y Coautor(es)
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Maria Terezinha Gaspar

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Resolver problemas envolvendo arranjo
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Fatorial de um número.
Estratégias e recursos da aula

               Professor, leve seus alunos ao laboratório de informática, e em seguida, aborde o tema Arranjo em Análise Combinatória, Nesse momento, é interessante colocar para seus alunos uma situação problema, como por exemplo: A equipe de mecanografia de uma escola do Ensino Médio organiza através de pastas os pedidos de cópia das listas de exercícios, provas, testes, etc. Cada pasta recebe um código, esse código é criado pela equipe com as seguintes informações:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig01.jpg

               Onde:

  • Cor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula2_Fig1.jpg é a cor das pastas: que podem:

                    * Azul que representa os trabalhos dos professores da área de Exatas;
                    * Vermelha que representa os trabalhos dos professores da área de Humanas;
                    * Amarela que representa os trabalhos dos professores da área de Códigos.

  • Identificador do professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula2_Fig1.jpg Código que identifica cada professor, formado por duas letras que não podem ser repetidas, exemplo: AB e CB.
  • Número seqüencial dos trabalhoshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula2_Fig1.jpg Número de até 4 algarismos, exemplo 1357.

               Exemplo de código:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig08.jpg

               Professor , pergunte aos alunos qual o significado do código acima para verificar se eles entenderam como é feito o registro.
Procure provocar um debate e questione de que forma eles poderiam responder as seguintes perguntas:

  • Quantos trabalhos são possíveis armazenar na pasta de cada professor?
  • Quantos trabalhos são possíveis armazenar de cada área?
  • Quantos trabalhos são possíveis de armazenar utilizando este sistema de código?
  • Se pudéssemos repetir as letras do código do professor, quantos trabalhos seriam possíveis de serem armazenados?

               Anote as possíveis soluções apresentadas, em seguida, fale para seus alunos sobre arranjos sem muitos detalhes, peça eles acessem o sítio http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/arranjo/arranjo.swf. Será apresentada a seguinte tela: 
  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig02.jpg

               Peça aos seus alunos que acessem a definição de arranjo clicando em “Definição” localizado na parte inferior do menu. Professor, aproveite este momento para explicar a diferença entre arranjo, combinação e permutação.
                Inicialmente, teremos duas atividades:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig03.jpg Atividade no carro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig04.jpg e atividade no banco

               Peça aos seus alunos que acessem a atividade do banco, para tenham acesso a essa atividade é preciso que eles cliquem em “Atividades”, localizado no inferior da tela do menu, a seguir, peça-lhes para clicarem na atividade do banco. Essa é uma situação que tem por objetivo a geração de senhas bancárias. Por isso, oriente seus alunos a criarem algumas senhas. Caso alguém coloque algarismos repetidos, o próprio aplicativo dará o alerta. Quando o aluno digitar cinco senhas, o aplicativo vai induzi-lo a procurar uma solução para o problema. 
               Agora peça aos seus alunos que acessem a atividade do carro. Essa atividade fornece um modelo de placa de automóvel, esse modelo permite que se faça o cálculo de quantas placas são possíveis formar a partir dos algarismos disponíveis. Atenção! Professor, na utilização deste recurso, o autor idealizou o aplicativo utilizando apenas os dígitos 1, 2, 3 e 4; portanto, oriente os alunos no sentido deles não inferirem um procedimento errôneo para o cálculo destas possibilidades. Deixe que seus alunos construam algumas placas diferentes e descubram a necessidade de utilizar a fórmula. Depois, peça a eles que façam os cálculos separadamente e verifiquem se o resultado está correto, no caso do aluno obter um resultado errado, peça-lhe que discuta com o colega o que poderia ter provocado o erro, se não foi possível solucionar o impasse, intervenha.
               Sanadas as dúvidas iniciais, vamos agora aprofundar os conhecimentos. Peça aos seus alunos que cliquem em “Teste os seus conhecimentos” , localizado na parte inferior do menu, nesta área temos três atividades
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig05.jpg Carro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig06.jpg Relógio
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/280/imagens/Aula_13_Fig07.jpg Acidente

                 Peça aos seus alunos que resolva cada uma das atividades em uma folha. Retome a situação do momento inicial e peça a eles que resolvam o problema na mesma folha. Recolha a folha e utilize como forma de avaliação. Professor, você também sugerir, uma atividade complementar, que seus alunos pensem em uma situação onde uma sistema de código ajudaria a organizar algum material, como por exemplo: livros da estante de sua casa, da biblioteca etc. Eles devem criar um sistema de códigos e decidir quantos objetos podem ser organizados utilizando o sistema. Esta atividade complementa a avaliação.

Avaliação
A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões, na atividade de consolidação dos conhecimentos e na retomada da resolução da situação problema.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Vera Lúcia Cicareli, JUVENAL GIRALDELLI , São Paulo - dijo:
    veraluciacicareli8@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão. Estávamos comentando esta semana na escola em que trabalho que, ainda temos que avançar muito para desenvolver uma aula de matemática criativa e interessante.


  • Maria Socorro Vasconcelos, RICARDO SOUZA NEVES ESC ENS FUND E MEDIO , Ceará - dijo:
    socorrovas@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula sobre este assunto está muito boa mas deveria ser um pouco mais objetiva, com exemplos mais acessivos e de facilidade compreensão, pois se tornaria mais prazerosa


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.