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Os diferentes processos de separação de misturas

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claúdia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Conceituar misturas homogêneas e heterogêneas.

2. Ilustrar os diferentes processos de separação de misturas, bem como quando cada um deve ser utilizado.

3. Discutir sobre a importância dos processos de separação de misturas.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização dessa aula os alunos deverão saber diferenciar o que substância simples e substância composta.

Estratégias e recursos da aula

Professor quer saber mais sobre as misturas homogêneas e heterogêneas?

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura           

        http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/tiposdemist.html    

Atividade 1: Diferenciando misturas homogêneas e heterogêneas

Fonte: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Image181.jpg    

Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório da escola. Para a montagem da atividade serão necessários alguns materiais, como: recipientes transparentes (preferencialmente béqueres grandes); água; óleo; sal; areia; vinagre.

Prepare os béqueres com as seguintes misturas:

Béquer 1 – água e sal

Béquer 2 – água e óleo

Béquer 3 – areia e sal

Béquer 4 – óleo e vinagre

Béquer 5 – água e vinagre

Béquer 6 – água e areia

Béquer 7 – água, areia e óleo

Organize os béqueres devidamente identificados em uma bancada do laboratório. Solicite que os alunos observem os béqueres e registrem suas anotações no caderno. Em seguida, faça uma discussão com os alunos pedindo que eles relatem suas observações. Professor faça intervenções pedindo que comparem, por exemplo, o béquer 1 com o béquer 4. Além disso, utilize durante a discussão os termos misturas homogêneas e heterogêneas.

Depois de encerrada a discussão solicite aos alunos que classifiquem as misturas dos béqueres em: mistura homogênea e mistura heterogênea. Socialize as respostas pedindo para que os alunos leiam a classificação, referente aos béqueres, feita no caderno.   

Atividade 2: Conhecendo os métodos para separação de misturas

Professor os alunos poderão ser levados para o laboratório de informática nessa atividade, que consistirá em uma pesquisa sobre os diferentes métodos para separação de misturas homogêneas e heterogêneas.

Organize os alunos em duplas, sendo que cada uma deve ficar em um computador. Em seguida, distribua um método de separação de misturas para cada dupla. Os alunos deverão pesquisar sobre os métodos e preparar uma pequena apresentação para os demais colegas. Enfatize a necessidade de exemplificarem cada método e sua importância.   

Sugestão de métodos de separação de misturas para pesquisa: 

Decantação 

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Decanta%C3%A7%C3%A3o  

http://www.quiprocura.net/separa_mistura.htm 

Fonte: http://www.fisicaequimica.net/laboratorio/decantacao.jpg    

Centrifugação 

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Centrifuga%C3%A7%C3%A3o  

http://www.ufmt.br/bionet/conteudos/01.09.04/centrif.htm  

Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/centrifuga.jpg    

Destilação simples 

Sites para pesquisa:

http://www.qmc.ufsc.br/qmc5230/aula02/destsimples.html  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o 

Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/destilacaosimples1.jpg    

Destilação fracionada

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o_fracionada  

http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2005/destilacaofracionada/ramiro.html 

Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/sensibilidade/img/10__saiba_mais_b.jpg    

Separação magnética 

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_magn%C3%A9tica  

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/separacao-misturas-heterogeneas.htm 

Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/separacao.jpg    

Sublimação 

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sublima%C3%A7%C3%A3o  

http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/fracionamento_de_misturas.htm 

Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/processosseparmisturas02.jpg    

Flotação 

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Flota%C3%A7%C3%A3o  

http://www.brasilescola.com/quimica/catacao-flotacao-levigacao.htm

Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/flotacao.jpg    

Peneiração 

Sites para pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_de_peneiramento  

http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p1.php

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_e4TuUeE-hh8/S7827ZFuT4I/AAAAAAAAABo/6JMHSMrMo6I/s1600/HPNX0010.JPG   

*Importante: existem outros processos de separação de misturas que podem ser selecionados para pesquisa, como: levigação; evaporação; catação; ventilação etc.   

Atividade 3: Simulando o processo de filtração 

Professor ainda no laboratório de informática peça para que as duplas permaneçam nos computadores. Nossa atividade consistirá em utilizar um simulador (sugestão abaixo) para identificar as etapas do processo de separação de misturas heterogêneas por meio da filtração.

O simulador é interativo e de fácil manuseio. Depois de cada dupla realizar a simulação os resultados podem ser socializados colocando os alunos em círculo e solicitando que relatem a atividade desenvolvida.   

Site do simulador:

http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?lom=10828      

Professor entre no site abaixo vá até a opção ver simulação e clique. Depois é só ir clicando nas setas da caixa de diálogo dos personagens da animação.

Fonte: http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?lom=10828 

   

Recursos Complementares

Substâncias e misturas 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yjhSKagjxCE&feature=related  

Mistura heterogêneas 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yop50rJvZRQ    

Misturas homogêneas 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6jKT7bQSZG0&feature=related 

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor será responsável por verificar se os alunos estão sendo participando das atividades propostas. Além disso, também poderá ser avaliada a apresentação das duplas sobre os métodos de separação de misturas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

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Opiniões

  • HENRIQUE SPENGLER, Emef Jose Leopoldo Rauber , Rio Grande do Sul - disse:
    riq24.spen@gmail.com

    16/03/2012

    Três estrelas

    muito esclarecedor obrigado


  • Thiago ', Thiago , Piauí - disse:
    thiaguin@hotmail.com

    24/03/2011

    Três estrelas

    ele ensina dar aulas aos professores. mais nao explica aos alunos oque eles procuram saber. os professores sabem dar aula. os alunos nao sabem a materia e procura a internet para uma explicaçao. o melhor é os sitesque a aula indica, neles explicam tudo que procuramos aqui e nao encontramos


  • João Ribeiro Franco Neto, Sesi Dolores Peres Gomes da Silva/Colégio Nacional/ Esi-Santa Teresa , Minas Gerais - disse:
    profjoaoneto@profjoaoneto.com

    19/02/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom material!! Uma aula bem trabalhada. Parabéns aos autores!!


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