14/01/2011
Claúdia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
1. Conceituar misturas homogêneas e heterogêneas.
2. Ilustrar os diferentes processos de separação de misturas, bem como quando cada um deve ser utilizado.
3. Discutir sobre a importância dos processos de separação de misturas.
Para realização dessa aula os alunos deverão saber diferenciar o que substância simples e substância composta.
Professor quer saber mais sobre as misturas homogêneas e heterogêneas?
Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mistura
http://dicasdequimica.vilabol.uol.com.br/tiposdemist.html
Atividade 1: Diferenciando misturas homogêneas e heterogêneas
Fonte: http://educar.sc.usp.br/quimapoio/Image181.jpg
Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório da escola. Para a montagem da atividade serão necessários alguns materiais, como: recipientes transparentes (preferencialmente béqueres grandes); água; óleo; sal; areia; vinagre.
Prepare os béqueres com as seguintes misturas:
Béquer 1 – água e sal
Béquer 2 – água e óleo
Béquer 3 – areia e sal
Béquer 4 – óleo e vinagre
Béquer 5 – água e vinagre
Béquer 6 – água e areia
Béquer 7 – água, areia e óleo
Organize os béqueres devidamente identificados em uma bancada do laboratório. Solicite que os alunos observem os béqueres e registrem suas anotações no caderno. Em seguida, faça uma discussão com os alunos pedindo que eles relatem suas observações. Professor faça intervenções pedindo que comparem, por exemplo, o béquer 1 com o béquer 4. Além disso, utilize durante a discussão os termos misturas homogêneas e heterogêneas.
Depois de encerrada a discussão solicite aos alunos que classifiquem as misturas dos béqueres em: mistura homogênea e mistura heterogênea. Socialize as respostas pedindo para que os alunos leiam a classificação, referente aos béqueres, feita no caderno.
Atividade 2: Conhecendo os métodos para separação de misturas
Professor os alunos poderão ser levados para o laboratório de informática nessa atividade, que consistirá em uma pesquisa sobre os diferentes métodos para separação de misturas homogêneas e heterogêneas.
Organize os alunos em duplas, sendo que cada uma deve ficar em um computador. Em seguida, distribua um método de separação de misturas para cada dupla. Os alunos deverão pesquisar sobre os métodos e preparar uma pequena apresentação para os demais colegas. Enfatize a necessidade de exemplificarem cada método e sua importância.
Sugestão de métodos de separação de misturas para pesquisa:
Decantação
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Decanta%C3%A7%C3%A3o
http://www.quiprocura.net/separa_mistura.htm
Fonte: http://www.fisicaequimica.net/laboratorio/decantacao.jpg
Centrifugação
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centrifuga%C3%A7%C3%A3o
http://www.ufmt.br/bionet/conteudos/01.09.04/centrif.htm
Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/centrifuga.jpg
Destilação simples
Sites para pesquisa:
http://www.qmc.ufsc.br/qmc5230/aula02/destsimples.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o
Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/destilacaosimples1.jpg
Destilação fracionada
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Destila%C3%A7%C3%A3o_fracionada
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2005/destilacaofracionada/ramiro.html
Fonte: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/quimica/sensibilidade/img/10__saiba_mais_b.jpg
Separação magnética
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_magn%C3%A9tica
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/separacao-misturas-heterogeneas.htm
Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/separacao.jpg
Sublimação
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sublima%C3%A7%C3%A3o
http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/fracionamento_de_misturas.htm
Flotação
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Flota%C3%A7%C3%A3o
http://www.brasilescola.com/quimica/catacao-flotacao-levigacao.htm
Fonte: http://www.profjoaoneto.com/quimicag/imagemmistura/flotacao.jpg
Peneiração
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensaio_de_peneiramento
http://www.soq.com.br/conteudos/ef/misturas/p1.php
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_e4TuUeE-hh8/S7827ZFuT4I/AAAAAAAAABo/6JMHSMrMo6I/s1600/HPNX0010.JPG
*Importante: existem outros processos de separação de misturas que podem ser selecionados para pesquisa, como: levigação; evaporação; catação; ventilação etc.
Atividade 3: Simulando o processo de filtração
Professor ainda no laboratório de informática peça para que as duplas permaneçam nos computadores. Nossa atividade consistirá em utilizar um simulador (sugestão abaixo) para identificar as etapas do processo de separação de misturas heterogêneas por meio da filtração.
O simulador é interativo e de fácil manuseio. Depois de cada dupla realizar a simulação os resultados podem ser socializados colocando os alunos em círculo e solicitando que relatem a atividade desenvolvida.
Site do simulador:
http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?lom=10828
Professor entre no site abaixo vá até a opção ver simulação e clique. Depois é só ir clicando nas setas da caixa de diálogo dos personagens da animação.
Fonte: http://www.labvirtq.fe.usp.br/applet.asp?lom=10828
Substâncias e misturas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yjhSKagjxCE&feature=related
Mistura heterogêneas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yop50rJvZRQ
Misturas homogêneas
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6jKT7bQSZG0&feature=related
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor será responsável por verificar se os alunos estão sendo participando das atividades propostas. Além disso, também poderá ser avaliada a apresentação das duplas sobre os métodos de separação de misturas.
Três estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/03/2012
Três estrelasmuito esclarecedor obrigado
24/03/2011
Três estrelasele ensina dar aulas aos professores. mais nao explica aos alunos oque eles procuram saber. os professores sabem dar aula. os alunos nao sabem a materia e procura a internet para uma explicaçao. o melhor é os sitesque a aula indica, neles explicam tudo que procuramos aqui e nao encontramos
19/02/2011
Quatro estrelasMuito bom material!! Uma aula bem trabalhada. Parabéns aos autores!!