Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aliando a leitura ao trabalho de artes plásticas

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Desenvolver atitudes de respeito e tolerância às diferenças.

b- Trabalhar com a expressão oral e a capacidade de expor idéias.

c- Ilustrar  o texto lido usando recorte e colagem.

Duração das atividades
3 aulas - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2- Arrumar a sala de forma que, quando as crianças cheguem, encontrem grupos formados com materias de recorte e colagem em cima das mesas:

Montagem feita a partir de imagens retiradas de:

http://www.wiki2buy.com.br/wiki/Papel

http://musicadogol.blogspot.com/2010/09/tesoura-voadora-no-futebol-profissional.html

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://img.americanas.com.br

http://www.oprojetista.com.br/produto/1611_Caneta-Hidrocor-COMPACTOR-12-cores.html

http://blogenaro.blogspot.com/2008/08/sipnose-dos-principais-jornais-e_31.html

tesoura

cola

papel colorido

revistas

jornais

pequenas sucatas

Com as crianças já organizadas, apresentar o livro: "Os três astronautas" de Umberto Eco e com ilustrações de Eugenio Carmi da editora Ática. Contar a história sem mostrar as ilustrações e fazendo uma leitura interrompida.

Montagem feita a partir da capa do livro - scanner mais as inormações sobre o livro.

Aqui vai um trecho:

Os três astronautas   

Era uma vez a Terra. E era uma vez Marte. Ficavam muito distantes um do outro, no meio do céu, e em volta havia milhões de planetas e de galáxias. Os homens que moravam na Terra queriam alcançar Marte e os outros planetas: mas estavam tão longe! De qualquer forma eles fizeram o possível. Primeiro lançaram satélites que giravam em volta da Terra durante dois dias e depois voltavam. Depois lançaram foguetes que também giravam em volta da Terra, mas, em vez de voltar, escapavam da atração terrestre e se perdiam no espaço infinito. Primeiro colocaram cães nos foguetes: mas os cães não sabiam falar, e pelo rádio só transmitiam “au-au”. E os homens não entendiam o que eles tinham visto e onde haviam chegado. No fim encontraram homens corajosos que queriam ser astronautas. O astronauta se chamava assim porque partia para explorar o espaço infinito, com os astros, os planetas, as galáxias e tudo aquilo que existe em volta. Os astronautas partiam sem saber se iriam voltar. Queriam conquistar as estrelas para que um dia todos pudessem viajar de um planeta para outro, porque a Terra tinha ficado muito apertada e os homens aumentavam dia a dia. Uma bela manhã partiram da Terra, de três pontos diferentes, três foguetes. No primeiro tinha um americano, que, assobiava alegremente uma musiquinha de jazz. No segundo tinha um russo, que cantava com voz profunda “Volga, Volga”. No terceiro tinha um chinês, que cantava uma bela canção, que aos outros dois parecia desafinada. Cada um dos três queria ser o primeiro a chegar em Marte, para mostrar que era o melhor. Na verdade o americano não gostava do russo e o russo não gostava do americano, e o chinês desconfiava dos outros dois. E isto porque o americano, para dizer bom dia, dizia: “how do you do” e o russo dizia 3дpacтвyйte e o chinês dizia bom dia em chinês. Por isso não se entendiam e se achavam diferentes. Mas como todos os três eram muito bons, chegaram a Marte quase no mesmo tempo. Desceram das astronaves, de capacete e macacão espacial...  e encontraram uma paisagem maravilhosa e inquietante: o solo era sulcado por longos canais cheios de uma água verde-esmeralda. Havia estranhas árvores azuis com pássaros jamais vistos, com plumas de cor estranhíssima.  No horizonte se viam montanhas vermelhas que mandavam estranhos reflexos. Os astronautas olhavam a paisagem, olhavam-se uns aos outros e cada um ficava no seu canto, um desconfiado do outro. Depois chegou a noite. Havia em volta um estranho silêncio, e a Terra brilhava no céu como se fosse uma estrela longínqua. Os astronautas se sentiam tristes e perdidos, e o americano, na escuridão, chamou a mãe. Disse: “Mommy..”. E o russo disse: “Mama”. E o chinês disse: “Ma-ma”. Mas logo entenderam que estavam falando a mesma coisa e tinham os mesmos sentimentos. Assim um sorriu para o outro, se aproximaram, acenderam juntos uma bela fogueira, e cada um cantou as músicas de sua terra. Então criaram coragem e, esperando a manhã, aprenderam a se conhecer.

continua...  

Interrompa e realize as seguintes atividades, oralmente:

A-Responda às perguntas:

1. Toda narrativa é composta de alguns elementos, sem os quais ela simplesmente não existiria. Retire do texto informações relativas aos elementos indicados abaixo.

  •  Quem são os  personagens principais da história?
  • Apresente um personagem secundário (de menor importância) da história.
  • Quando a história acontece? Num tempo presente, passado ou futuro? Como você descobriu isso?
  •  Qual a idéia central da história, o conflito?

 

2. “Os astronautas partiam sem saber se iriam voltar”. Explique esta afirmativa.

3. Os três astronautas não se gostavam porque se achavam diferentes.

a) Por que eles se achavam diferentes?

b) O que fez com que eles deixassem de desconfiar uns dos outros?

Professor, neste momento do texto, aproveite para ouvir seus alunos acerca da questão do respeito à diversidade.

B - Usando o material de recorte e colagem que vocês receberam, "montem" os três astronautas, o planeta Marte e as naves espaciais usadas por eles.

 Continuando a história...

Enfim chegou a manhã: fazia muito frio. E de repente, detrás de uma moita saiu um marciano. Era mesmo horrível! Todo verde, com duas antenas no lugar das orelhas, uma tromba e seis braços. O marciano olhou-os e disse: Grrr! Que na língua dele queria dizer: “Minha nossa, quem são aqueles seres horríveis?” Mas os terrestres não o entenderam e acharam que aquilo fosse um rugido de guerra. Era tão diferente deles que não conseguiram entendê-lo nem amá-lo. Subitamente se sentiram de acordo e se uniram contra ele. Frente àquele monstro, suas pequenas diferenças sumiram. Que importância tinha se falavam línguas diferentes? Compreenderam que eram todos os três seres humanos. O outro não. Era muito feio, e os terrestres pensavam que quem é feio é também mau. Assim decidiram matá-lo com os seus desintegradores atômicos.

continua...

Peça que, ainda usando os materiais recebidos, "montem" o marciano de acordo com a descrição do texto.

Termine a história que você encontra em:

http://olharaintolerancia.blogspot.com/2007/06/os-trs-astronautas.html

Entregue para cada grupo duas folhs de A3, peça que colem as duas folhas montando uma tira comprida. Dê anilina (misture o pó da anilina com álcool) e peça que pintem todo o fundo papel. Por último, peça que colem os elementos construídos e completem a cena com hidrocor colorido. Este material faz um efeito visual muito interessante.

Monte um mural com os trabalhos realizados.

Aula 3- Releia toda a história, agora mostrando as ilustrações de Eugenio Carmi. Relize um debate onde as criança possam, além de comparar suas ilustrrações com as do livro, perceber a riqueza das imagens de Eugenio Carmi e da leitura que ele faz da história aproveitando recortes e sucatas que  usa para representar cada país que aparece na história.

Exemplo de imagem usada no livro:

Montagem feita por Graça Reis a partir da cópia da imagem.

Para terminar, peça que escrevam uma história a partir de suas próprias ilustrações.

Recolha, corrija e exponha junto com as ilustrações.

Recursos Complementares

Aproveite e pesquise a vida de Umberto Eco e Eugenio Carmi - Quem são? Sempre "fizeram" livros infantis? Onde nasceram?..;.

Avaliação

A avaliação deve ser constante:

Perceba como seus alunos se colocam em relação às questões que envolvem  respeito e tolerância às diferenças. Busque observar como seus alunos estão se expressando oralmente e se são capazes de expor ideias com clareza. Perceba também se seus alunos têm conseguido se expressar por meio de ilustrações.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ana Paula Silva e Costa, EBM Donícia Maria da Costa , Santa Catarina - disse:
    anartevisual@gmail.com

    02/08/2014

    Cinco estrelas

    Contar histórias nos anos iniciais é sempre um momento mágico. A ideia de montar os personagens e colá-los em um cenário é simples e divertida. As discussões sobre o encantador texto do Umberto Eco são inúmeras e geram novas discussões... gostei também do blog indicado. Muito bom, parabéns!


  • Mirandolina Abel de Souza vieira, EMEF Vila Prudente III , São Paulo - disse:
    lina.abels@gmail.com

    25/05/2013

    Quatro estrelas

    muito boa a aula,graças a professores como você que continuo nessa profissão.


  • Cintia Nascimento Moura Cupti, CIEP Brizolao 140-Mario Cezar gomes da Silva , Rio de Janeiro - disse:
    cintiamoura@prof.educacao.rj.gov.br

    18/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa esta atividade! Temos observado que os alunos apresentam dificuldades na leitura e interpretacao e todos os professores,independente da area, devem estar atentos para auxiliar os mesmos. Obrigada!! Valeu!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.