12/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Identificar os estados físicos da matéria.
Observar e compreender as transformações dos estados físicos da matéria e a influência da temperatura.
Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: matéria, temperatura.
Atividade 1: Os 5 estados da matéria
Professor inicie a aula questionando aos alunos:
1.Em quantos estados encontramos a matéria na natureza?
2. Quais são eles?
Se os alunos mencionarem apenas 3 estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) intervenha explicando que na natureza encontramos a matéria em 5 estados (sólido, líquido, gasoso, plasma e zero absoluto).
Professor quer apreender um pouco mais sobre o plasma e o zero absoluto?
Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma
http://www.on.br/glossario/alfabeto/t/zero_absoluto.html
Peça para que discutam e anotem os resultados no caderno. Ao término da discussão e das anotações solicite que redijam um texto de 15 linhas com as informações relevantes sobre os 5 estados da matéria.
Fonte figura 1: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/09/gelocg.jpg
Fonte figura 2: http://www.aulas-fisica-quimica.com/imagens/vapor.jpg
Fonte figura 3: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Agua/agua_liquida.jpg
Atividade 2: Identificando as mudanças de estados físicos
Professor para realização dessa atividade os alunos deverão ser levados para o laboratório de informática, e organizados nos computadores em duplas ou trios. Solicite que acessem o simulador (site abaixo).
O simulador é interativo e permitirá aos alunos escolher o estado físico inicial e final da água, também poderão variar a temperatura no termômetro identificando assim o nome da mudança de estado correspondente. Peça para que anotem tudo o que for feito. Em seguida, proporcione um momento de discussão para apresentarem as anotações e também tirarem suas dúvidas.
Site do simulador:
http://recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html
Professor na figura abaixo encontramos as possíveis combinações que poderão ser realizadas no simulador
Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/fig15mq1.JPG
Atividade 3: As mudanças de estado da matéria detectadas nos fenômenos do cotidiano
Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática ou mesmo na sala de aula, só depende de como irá elaborar o material. Peça para que os alunos permaneçam em duplas ou trios, como estavam na atividade anterior.
Os alunos deverão identificar em fatos do cotidiano as mudanças de estado que observaram no simulador. Para isso, professor, será necessário que monte uma apresentação no power-point ou imprima as imagens (sugestão abaixo) e cole nas paredes do laboratório para que os alunos visualizem.
Os alunos poderão consultar as anotações da atividade anterior. Apresente a imagem, descreva o fato e peça para que definam qual mudança de estado físico está acontecendo. As anotações poderão ser organizadas no modelo de quadro abaixo.
Modelo de quadro:
Sugestão de imagens:
Fato 1 (evaporação)
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/roupas%20no%20varal.jpg
Fato 2 (ebulição)
Fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/DC3B3.jpg
Fato 3 (fusão)
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_nypvXrcbQYw/SPa_bANgeGI/AAAAAAAABXM/7rVE0dZpaNo/s400/picole+derretendo.jpg
Fato 4 (condensação)
Fonte: http://150.163.158.28/lba/site/imagens/fotosartaxo/tempestade_sobre_a_floresta_amazonica.jpg
Atividade 4: Uma curiosidade
Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos, em duplas ou trios, pesquisem e respondam as seguintes questões: Gelo seco
Fonte: http://www.academiadeciencia.org.br/curiosidades/imagens/img_gelo_seco.jpg
1. O que é o gelo seco?
2. Como é utilizado?
3. Se colocarmos um pedaço de gelo seco em um prato em condições normais, iremos observar que rapidamente ele desaparece. Por que isso acontece? Ele não deveria primeiramente ficar no estado líquido?
Sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo_seco
http://www.academiadeciencia.org.br/curiosidades/27112009.shtml
http://www.igeduca.com.br/artigos/desvendamos-misterios/como-se-faz-gelo-seco.html
Professor depois que os alunos realizarem a pesquisa, será o momento de compartilhar os resultados. Para isso sugerimos que organize os alunos em círculo e peça para que apresentem os resultados.
Outras áreas do conhecimento poderão contribuir:
Artes - o professor poderá orientar na escolha de novas imagens para a atividade 2, ou mesmo desenvolver pequenas cenas teatrais demonstrando as situações.
Geografia - o professor também poderá trabalhar as mudanças de estados físicos da matéria utilizando como exemplo o ciclo da água
Português - o professor poderá orientar os alunos na estruturação e organização do texto solicitado na atividade 1. Além disso, poderá durante suas aulas trabalhar interpretações de textos envolvendo temas relacionados ao conteúdo.
Matemática - o professor poderá trabalhar com os alunos as temperaturas e suas variações.
http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/qm1.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dilatacao/estados-fisicos-da-materia.php
Professor avalie se os alunos estão participando das atividades, se estão cumprindo com as tarefas solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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25/01/2012
Cinco estrelasOtima aula,apliquei em sala de aula e os alunos gostaram muito, ficaram extremamente motivados.