Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A matéria: propriedades e transformações físicas

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os estados físicos da matéria.

Observar e compreender as transformações dos estados físicos da matéria e a influência da temperatura.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula os alunos deverão ter aprendido sobre: matéria, temperatura.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Os 5 estados da matéria

Professor inicie a aula questionando aos alunos:

1.Em quantos estados encontramos a matéria na natureza?

2. Quais são eles?

Se os alunos mencionarem apenas 3 estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) intervenha explicando que na natureza encontramos a matéria em 5 estados (sólido, líquido, gasoso, plasma e zero absoluto).

Professor quer apreender um pouco mais sobre o plasma e o zero absoluto?

Leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Plasma           

        http://www.on.br/glossario/alfabeto/t/zero_absoluto.html     

Peça para que discutam e anotem os resultados no caderno. Ao término da discussão e das anotações solicite que redijam um texto de 15 linhas com as informações relevantes sobre os  5 estados da matéria.

Fonte figura 1: http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/09/gelocg.jpg  

Fonte figura 2: http://www.aulas-fisica-quimica.com/imagens/vapor.jpg

Fonte figura 3: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Agua/agua_liquida.jpg    

Atividade 2: Identificando as mudanças de estados físicos

Professor para realização dessa atividade os alunos deverão ser levados para o laboratório de informática, e organizados nos computadores em duplas ou trios. Solicite que acessem o simulador (site abaixo).

O simulador é interativo e permitirá aos alunos escolher o estado físico inicial e final da água, também poderão variar a temperatura no termômetro identificando assim o nome da mudança de estado correspondente. Peça para que anotem tudo o que for feito. Em seguida, proporcione um momento de discussão para apresentarem as anotações e também tirarem suas dúvidas.

Site do simulador: 

http://recursoscfq7.ptdeveloper.net/08_MudancasDeEstado_V2.html 

Professor na figura abaixo encontramos as possíveis combinações que poderão ser realizadas no simulador

Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/quimica/fig15mq1.JPG

Atividade 3: As mudanças de estado da matéria detectadas nos fenômenos do cotidiano 

Professor essa atividade poderá ser realizada no laboratório de informática ou mesmo na sala de aula, só depende de como irá elaborar o material. Peça para que os alunos permaneçam em duplas ou trios, como estavam na atividade anterior.

Os alunos deverão identificar em fatos do cotidiano as mudanças de estado que observaram no simulador. Para isso, professor, será necessário que monte uma apresentação no power-point ou imprima as imagens (sugestão abaixo) e cole nas paredes do laboratório para que os alunos visualizem.

Os alunos poderão consultar as anotações da atividade anterior. Apresente a imagem, descreva o fato e peça para que definam qual mudança de estado físico está acontecendo. As anotações poderão ser organizadas no modelo de quadro abaixo.

Modelo de quadro:

Sugestão de imagens:

Fato 1 (evaporação)

Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/e/roupas%20no%20varal.jpg  

Fato 2 (ebulição)

Fonte: http://www.grupoescolar.com/a/b/DC3B3.jpg  

Fato 3 (fusão)

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_nypvXrcbQYw/SPa_bANgeGI/AAAAAAAABXM/7rVE0dZpaNo/s400/picole+derretendo.jpg 

Fato 4 (condensação) 

Fonte: http://150.163.158.28/lba/site/imagens/fotosartaxo/tempestade_sobre_a_floresta_amazonica.jpg 

Atividade 4:   Uma curiosidade 

Ainda no laboratório de informática, solicite que os alunos, em duplas ou trios, pesquisem e respondam as seguintes questões: Gelo seco

Fonte: http://www.academiadeciencia.org.br/curiosidades/imagens/img_gelo_seco.jpg  

1. O que é o gelo seco?

2. Como é utilizado?

3. Se colocarmos um pedaço de gelo seco em um prato em condições normais, iremos observar que rapidamente ele desaparece. Por que isso acontece? Ele não deveria primeiramente ficar no estado líquido?

Sites para pesquisa: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo_seco  

http://www.academiadeciencia.org.br/curiosidades/27112009.shtml 

http://www.igeduca.com.br/artigos/desvendamos-misterios/como-se-faz-gelo-seco.html    

Professor depois que os alunos realizarem a pesquisa, será o momento de compartilhar os resultados. Para isso sugerimos que organize os alunos em círculo e peça para que apresentem os resultados.

Outras áreas do conhecimento poderão contribuir:

Artes - o professor poderá orientar na escolha de novas imagens para a atividade 2, ou mesmo desenvolver pequenas cenas teatrais demonstrando as situações. 

Geografia - o professor também poderá trabalhar as mudanças de estados físicos da matéria utilizando como exemplo o ciclo da água 

Português - o professor poderá orientar os alunos na estruturação e organização do texto solicitado na atividade 1. Além disso, poderá durante suas aulas trabalhar interpretações de textos envolvendo temas relacionados ao conteúdo.

Matemática - o professor poderá trabalhar com os alunos as temperaturas e suas variações.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor avalie se os alunos estão participando das atividades, se estão cumprindo com as tarefas solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ariane, Escola Sete de Setembro , Minas Gerais - disse:
    arianeciencias@hotmail.com

    25/01/2012

    Cinco estrelas

    Otima aula,apliquei em sala de aula e os alunos gostaram muito, ficaram extremamente motivados.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.