12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Refletir sobre a inexistência da democracia no processo histórico da América Latina.
Identificar grupos dominantes na América Latina.
Analisar a relação da participação política e a situação econômica do indivíduo.
Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita,compreendendo suas funções.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Produzir diferentes gêneros adequados aos interlocutores e objetivos.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
- Ter um conhecimento da história política do Brasil.
- Domínio dos processos de leitura e escrita.
1- O professor apresenta a imagem abaixo, solicitando a leitura da mesma.
http://independenciasulamericana.com.br/wp-content/uploads/2009/01/ditadura.gif
2- Em seguida, o professor propõe a exploração da imagem a partir das questões:
a) O que a imagem nos sugere?
b) O que o povo parece reivindicar?
c) “No século XIX, na América Latina a democracia sempre foi uma realidade inexistente, pois as elites latino-americanas eram sempre predominantes, ou seja, a participação popular era limitada. O que você entende dessa afirmativa?
d) Que momentos importantes da História do Brasil não contou com a participação do povo brasileiro?
e) Esta história se repetiu em outros países da América Latina?
f) O que você sabe sobre a ditadura no Brasil?
g) Em que outro país da América Latina ocorreu ditadura?
3) Após a discussão anterior, o professor propõe que, elaborem, coletivamente, um texto sobre as reivindicações do povo latino americano.
1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.
http://www.brasilescola.com/historiag/militar.htm
2) Em seguida o professor socializa a leitura da imagem feita pela turma e comenta que a América Latina entre as décadas de 1960 e 1980, viveu a experiência da instalação de diversos governos ditatoriais.
3) O professor entrega o texto solicitando a leitura do mesmo.
OBS: Nesse momento pode-se criar diferentes estratégias para a leitura do texto, como por exemplo, cada aluno lê um parágrafo.
http://www.brasilescola.com/historiag/militar.htm
4) Em seguida, o professor propõe que coletivamente, façam uma releitura da imagem, agora à luz das informações do texto.
5) O professor propõe o estudo das palavras que os alunos desconheçam o significado.
6) Após o estudo do vocabulário, o professor propõe que, coletivamente, discutam e respondam as questões abaixo:
a) Qual a idéia defendida no 1º parágrafo?
b) Qual a sua opinião a respeito da colocação feita pelo autor do texto sobre a independência política e econômica da América Latina?
c) Quais eram os objetivos das forças reformistas denunciados no texto?
d) Quais as estratégias dos governos autoritários para abafar as manifestações que clamavam por justiça social?
e) Em sua opinião, a dependência econômica que submetia os países latino americanos aos interesses das grandes potências econômicas contribuiu para o subdesenvolvimento desses países?
7) Em seguida, o professor organiza a turma em duplas e propõe que cada equipe escreva um texto de opinião argumentando contra ou a favor dos governos autoritários, em especial aos militares.
8) O professor socializa os textos produzidos pelas duplas e faz os comentários necessários.
1) O professor inicia essa parte da aula mostrando aos alunos que a América Latina vem passando por importantes transformações democráticas com grandes conquistas. Em 2005 Evo Morales foi eleito com um número significativo de votos sobre seu adversário. Pela primeira vez um indígena sobe ao poder com o voto popular. Nos Estados Unidos, um negro chega ao poder com uma margem considerável de votos sobre a sua adversária. No Brasil assim como no Chile, as mulheres chegam ao poder quebrando a resistência de uma sociedade machista.
2) Além do comentário anterior, o professor mostra, também, aos alunos que na América Latina a participação política, o privilégio de eleger um candidato e até mesmo de se eleger para um cargo político estava diretamente relacionada com a situação econômica de cada indivíduo. Como grande parte da população vivia em situação de pobreza, essa classe era marginalizada e o processo eleitoral envolvia apenas os cidadãos mais poderosos e com capacidade financeira estável.
3) Após os dois comentários, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) A situação econômica do indivíduo é determinante na sua participação política?
b) O grau de instrução do indivíduo é determinante na sua participação política?
4) Em seguida, o professor comenta que atualmente, no Brasil, ocupa as manchetes dos jornais o caso do humorista Tiririca.Agora, tudo caminha para se dar posse a um deputado federal — o mais votado do país - que está sendo considerado analfabeto.
http://veja.abril.com.br/busca/resultado.shtml?qu=Elei%E7%E3o%20de%20Tiririca
5) Após todos esses comentários e discussões, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe uma das instruções abaixo:
Imagine que você é um professor e que foi convidado a emitir sua opinião, para ser publicada no jornal da cidade, sobre a questão de dar ou não posse ao deputado Tiririca, uma vez que está em discussão o fato dele ser ou não alfabetizado.
Imagine que você é um jornalista e que vai fazer uma entrevista, para ser publicada no jornal da cidade, com o Tiririca sobre a possibilidade dele não poder tomar posse no cargo para o qual foi eleito.
Imagine que você é um jornalista e que vai escrever uma notícia sobre os governos autoritários, para ser publicada no jornal da cidade.
Imagine que você é um advogado e que vai escrever o texto, que será lido no julgamento, para defender Tiririca.
Imagine que você é um advogado e que vai escrever o texto, que será lido no julgamento, para acusar Tiririca.
Imagine que você é um advogado e que vai escrever o texto, que será lido no julgamento, para defender um presidente militar e autoritário.
6) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos textos, as respostas às perguntas de interpretação, a produção dos diferentes gêneros textuais, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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