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América Latina do Início do Século XX

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Refletir sobre a inexistência da democracia no processo histórico da  América Latina.

Identificar grupos dominantes na América Latina.

Analisar a relação da participação política e a situação econômica do indivíduo.

Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita,compreendendo suas funções.

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Produzir diferentes gêneros adequados aos interlocutores e objetivos.

Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por  ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Ter um conhecimento da história política do Brasil.

- Domínio dos processos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula
  • Interpretação de imagem.
  • Leitura de texto.
  • Discussão.
  • Trabalho de Grupo.
  • Interpretação de Texto.
  • Redação.

 Desenvolvimento

1ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta a imagem abaixo, solicitando a leitura da mesma.

 

http://independenciasulamericana.com.br/wp-content/uploads/2009/01/ditadura.gif 

2- Em seguida, o professor propõe a exploração da imagem a partir das questões:

a) O que a imagem nos sugere?

b) O que o povo parece reivindicar?

c) “No século XIX, na América Latina a democracia sempre foi uma realidade inexistente, pois as elites latino-americanas eram sempre predominantes, ou seja, a participação popular era limitada. O que você entende dessa afirmativa?

d) Que momentos importantes da História do Brasil não contou com a participação do povo brasileiro?

e) Esta história se repetiu em outros países da América Latina?

f) O que você sabe sobre a ditadura no Brasil?

g) Em que outro país da América Latina ocorreu ditadura?

3)  Após a discussão anterior, o professor propõe que, elaborem,  coletivamente, um texto sobre as reivindicações do povo latino americano.

2ª ATIVIDADE

1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.

http://www.brasilescola.com/historiag/militar.htm 

2) Em seguida o professor socializa a leitura da imagem  feita pela turma e comenta  que a América Latina entre as décadas de 1960 e 1980, viveu a experiência da instalação de diversos governos ditatoriais.

3) O professor entrega o texto solicitando a leitura do mesmo.

 OBS:  Nesse momento pode-se criar diferentes estratégias para a leitura do texto, como por exemplo, cada aluno lê um parágrafo.

A instalação das ditaduras representou um período obscuro na história do continente americano.

Ditaduras Latino-americanas

O processo de independência das nações latino-americanas, ao longo do século XIX, deu origem a uma série de Estados independentes em sua maioria influenciados pelo ideário iluminista. No entanto, a obtenção dessa soberania política não foi capaz de dar fim à dependência econômica que submetia tais países aos interesses das grandes potências econômicas da época. Ao mesmo tempo, a consolidação da democracia ainda era prejudicada pela ação de governos tomados por uma elite conservadora e entreguista.

No século XX, a desigualdade social e a exclusão econômica ainda eram questões que permaneciam pendentes nas várias nações latino-americanas. Contudo, a ascensão de forças reformistas e nacionalistas passou a se contrapor à arcaica hegemonia caudilhista das elites. A insistência em manter as classes populares excluídas do jogo político e, ao mesmo tempo, preservar a economia nacional atrelada aos interesses dos grandes centros capitalistas começou a sofrer seus primeiros abalos.

Após a Segunda Guerra Mundial, a instalação da ordem bipolar e o sucesso do processo revolucionário cubano inspiraram diversos movimentos de transformação política no continente americano. Em contrapartida, os Estados Unidos – nação que tomava a dianteira do bloco capitalista – preocupava-se com a deflagração de novas agitações políticas que viessem a abalar a hegemonia política, econômica e ideológica historicamente reforçada nos combalidos Estados latino-americanos.

Nesse contexto, ao longo das décadas de 1960 e 1970, os diversos movimentos de transformação que surgiram em nações americanas foram atacados pelo interesse das elites nacionais. Para tanto, buscavam o respaldo norte-americano para que pudessem dar fim aos movimentos revolucionários que ameaçavam os interesses da burguesia industrial responsável por liderar essas ações golpistas. Com isso, a ingerência política dos EUA se tornou agente fundamental nesse terrível capítulo da história americana.

A perseguição política, a tortura e a censura às liberdades individuais foram integralmente incorporadas a esses governos autoritários que se estabeleceram pelo uso da força. Dessa forma, os clamores por justiça social que ganhavam espaço no continente foram brutalmente abafados nessa nova conjuntura. Ainda hoje, as desigualdades sociais, o atraso econômico e a corrupção política integram a realidade de muitos desses países que sofreram com a ditadura.

Por Rainer Sousa

Graduado em História

Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/historiag/militar.htm 

4) Em seguida, o professor propõe que coletivamente, façam uma releitura da imagem, agora à luz das informações do texto.

5) O professor propõe o estudo das palavras que os alunos desconheçam o significado.

6) Após o estudo do vocabulário, o professor propõe que, coletivamente, discutam e respondam as questões abaixo:  

a)  Qual a idéia defendida no 1º parágrafo?

b)  Qual a sua opinião a respeito da colocação feita pelo autor do texto sobre a independência  política e econômica da América Latina?

c) Quais eram os objetivos das forças reformistas denunciados no texto?

d) Quais  as estratégias dos governos autoritários para abafar as manifestações que clamavam por justiça social?

e)  Em  sua opinião, a dependência econômica que submetia os países latino americanos aos interesses das grandes potências econômicas contribuiu para o subdesenvolvimento desses países?

7) Em seguida, o professor organiza a turma em duplas e propõe que cada equipe escreva um texto de opinião argumentando contra ou a favor dos governos autoritários, em especial aos militares.

8) O professor socializa os textos produzidos pelas duplas e faz os comentários necessários.

3ª ATIVIDADE

1) O professor inicia essa parte da aula mostrando aos alunos que a América Latina vem passando por importantes transformações democráticas com grandes conquistas. Em 2005 Evo Morales foi eleito com um número significativo de votos sobre seu adversário. Pela primeira vez um indígena sobe ao poder com o voto popular. Nos Estados Unidos, um negro chega ao poder com uma margem considerável de votos sobre a sua adversária. No Brasil assim como no Chile, as mulheres chegam ao poder quebrando a resistência de uma sociedade machista.

2) Além do comentário anterior, o professor mostra, também, aos alunos que na América Latina a participação política, o privilégio de eleger um candidato e até mesmo de se eleger para um cargo político estava diretamente relacionada com a situação econômica de cada indivíduo. Como grande parte da população vivia em situação de pobreza, essa classe era marginalizada e o processo eleitoral envolvia apenas os cidadãos mais poderosos e com capacidade financeira estável.

3) Após os dois comentários, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)  A situação econômica do indivíduo é determinante na sua participação política?

b)  O grau de instrução do indivíduo é determinante na sua participação política?

4) Em seguida, o professor comenta que atualmente, no Brasil, ocupa as manchetes dos jornais o caso do humorista Tiririca.Agora, tudo caminha para se dar posse a um deputado federal — o mais votado do país - que está sendo considerado analfabeto.

                             http://veja.abril.com.br/busca/resultado.shtml?qu=Elei%E7%E3o%20de%20Tiririca 

 5) Após todos esses comentários e discussões, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe uma das instruções abaixo:

1º grupo:

Imagine que você é um professor e que foi convidado a emitir sua opinião, para ser publicada no jornal da cidade, sobre a questão de dar ou não posse ao deputado Tiririca, uma vez que está em discussão o fato dele ser ou não alfabetizado.

2º grupo:

Imagine que você é um jornalista e que vai fazer uma entrevista, para ser publicada no jornal da cidade, com o Tiririca sobre a possibilidade dele não poder tomar posse no cargo para o qual foi eleito.

3º grupo:

Imagine que você é um jornalista e que vai escrever uma notícia sobre os governos autoritários, para ser publicada no jornal da cidade.

4º grupo:

Imagine que você é um advogado e que vai escrever o texto, que será lido no julgamento,  para defender  Tiririca.

5º grupo:

Imagine que você é um advogado e que vai escrever o texto, que será lido no julgamento,  para acusar Tiririca.

6º grupo:

Imagine que você é um advogado e que vai escrever o texto, que será lido no julgamento, para defender  um presidente militar e autoritário.

6) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos textos, as respostas às perguntas de interpretação, a produção dos diferentes gêneros textuais,  a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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