12/01/2011
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
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Recomendamos a aula "As marcas da escravidão africana no Brasil":
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26789
Atividade 1- A Revolta da Chibata
Nesta atividade é preciso que os alunos tenham acesso à Internet.
Solicitar que se dirijam ao site "Educacional", por meio do endereço:
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http://www.educacional.com.br/reportagens/revolta-chibata/default.asp
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Neste link, encontrarão a reportagem A Revolta da Chibata, sobre o importante movimento social ocorrido durante a chamada República Velha (1889-1930). Esta reportagem é assinada por Priscila Grahl.
Depois de acessar o link, os alunos deverão realizar a leitura individual da reportagem.
Mostrar que, para ir à próxima página, basta clicar em "próxima", no canto inferior direito da página;
ou então, utilizar o "Menu" à direita, de cada parte da reportagem.
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Adiante, após a leitura individual da reportagem, suscitar o debate com questões tais como (registrar no caderno):
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=> Professor!
Um exercício interessante para socialização do conhecimento adquirido na atividade é a realização de uma outra reportagem, pelos próprios alunos, apresentada sob a forma de reportagem de jornal, telejornal ou mesmo notícia de Internet.
Neste caso, professores de Língua Portuguesa, Artes e/ou Literatura poderão contribuir.
Outros links sobre a Revolta da Chibata estão nos Recursos complementares.
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Atividade 2- Almirante Negro, "o mestre-sala dos mares"
Nesta atividade iremos focar a trajetória de João Cândido, também conhecido como o "Almirante Negro", uma das pessoas mais ativas na Revolta da Chibata.
Para tal, faremos a audição e análise de documento musical.
A música escolhida é "O mestre-sala dos mares", samba composto por João Bosco e Aldir Blanc em homenagem a João Cândido.
Dinâmica sugerida:
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=_plv8bxg3h0&feature=related
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O Mestre Sala dos Mares
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Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
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Rubras cascatas jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro gritava então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
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Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
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Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Mas faz muito tempo
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Letra disponível em: http://www.joaobosco.com.br/novo/pop_letras.asp?id=112
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Composição: João Bosco / Aldir Blanc
Gravação: João Bosco
Disco: Caça à raposa (capa abaixo)
Editora: RCA Victor
Ano: 1975
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Imagem disponível em: http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=148542274_3565.jpg&v=O
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Para mais informações sobre João Bosco, visite o site oficial: http://www.joaobosco.com.br/novo/
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Após a audição da música, etapas sugeridas:
1- Solicitar que os alunos pesquisem sobre o "mestre-sala" (registrar e responder no caderno):
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Links recomendados:
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2- Solicitar uma pesquisa sobre a trajetória de João Cândido, o "Almirante Negro" (registrar e responder no caderno):
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Site recomendado para esta pesquisa:
http://www.projetomemoria.art.br/
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Neste link, encontram-se duas fileiras com personagens históricos.
João Cândido é o último da segunda fileira; clicar sobre a imagem.
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3- Discutir a música com os alunos a partir de questões tais como (registrar e responder no caderno):
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=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.
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Atividade 3- Parodiando nas aulas de História
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Imagem disponível em: http://www.superdownloads.com.br/imagens/materias/Rodrigo%20Lima/materias2/musica/musica.jpg
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Como última atividade desta aula, propor a realização de paródias pelos alunos, como forma de organizar e socializar o conhecimento.
Nesta atividade você poderá contar com a ajuda d(o) professor(a) de Língua Portuguesa e/ou Literatura.
Links para que os alunos compreendam o conceito de paródia, antes da realização da atividade:
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Dinâmica sugerida:
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=> Professor!
Como exemplo, leve para seus alunos a paródia abaixo, que versa sobre o tema da escravidão:
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PARÓDIA- "A nossa sorte grande"
A nossa sorte grande
Foi ter nascido agora
E não na escravidão
Viver com exaustão
E não comer pão
Sofrer a vida inteira...
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Fugiam para os Quilombos
Para sair daquele espaço
Acabar com a escravidão
E dizer sim à abolição
Liberdade, liberdade, liberdade...
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Seu sorriso não tem brilho
O trabalho é sofrido
Eu não queria que fosse assim
Os donos dos engenheiros
Maltratavam os escravos
Era difícil assim...
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MÚSICA PARODIADA: "Sorte grande" (Ivete Sangalo)
Para ver a letra e ouvir esta música, use este link: http://letras.terra.com.br/ivete-sangalo/70951/
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Paródia produzida em aulas de História por Anaiza Rocha / Victória Vieira ("7º C" 2009), então alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU).
Esta e outras paródias estão disponíveis na seguinte publicação: http://www.eseba.ufu.br/arquivos/jornal/jornalEseba17.pdf
Conheça o projeto a partir do qual as paródias foram produzidas: http://gephiseseba.blogspot.com/search?q=parodia
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Socialização das paródias:
A socialização das pesquisas poderá ocorrer num dos meios abaixo:
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Links sobre a Revolta da Chibata e João Cândido:
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O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
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