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“As pedras pisadas do cais”: a Revolta da Chibata

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as razões que levaram a uma rebelião de trabalhadores na marinha brasileira, nos primeiros anos do regime republicano, a qual ficou conhecida como “Revolta da Chibata”.   
  • Relacionar a Revolta da Chibata ao passado escravista do Brasil.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Escravidão africana no Brasil
  • Abolição da escravidão
  • Proclamação da República

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Recomendamos a aula "As marcas da escravidão africana no Brasil":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26789 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- A Revolta da Chibata

Nesta atividade é preciso que os alunos tenham acesso à Internet.

Solicitar que se dirijam ao site "Educacional", por meio do endereço:

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http://www.educacional.com.br/reportagens/revolta-chibata/default.asp 

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Neste link, encontrarão a reportagem A Revolta da Chibata, sobre o importante movimento social ocorrido durante a chamada República Velha (1889-1930). Esta reportagem é assinada por Priscila Grahl.

Depois de acessar o link, os alunos deverão realizar a leitura individual da reportagem.

Mostrar que, para ir à próxima página, basta clicar em "próxima", no canto inferior direito da página;

ou então, utilizar o "Menu" à direita, de cada parte da reportagem.

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Adiante, após a leitura individual da reportagem, suscitar o debate com questões tais como (registrar no caderno):

  1. Por que o movimento ficou conhecido como "Revolta da Chibata"?
  2. Qual a origem étnico-social das pessoas que, em prejuízo, tiveram que reagir por meio do movimento?
  3. Quais as principais queixas dos marinheiros para se rebeleram?
  4. Explique como um acontecimento tornou-se a "gota d'água" para o surgimento da rebelião?
  5. Qual a primeira conquista do movimento junto ao governo brasileiro?
  6. Como esta conquista foi descumprida? E quais as consequências para os revoltosos?
  7. Qual a relação da Revolta da Chibata com o passado escravista no Brasil?

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=> Professor!

Um exercício interessante para socialização do conhecimento adquirido na atividade é a realização de uma outra reportagem, pelos próprios alunos, apresentada sob a forma de reportagem de jornal, telejornal ou mesmo notícia de Internet.

Neste caso, professores de Língua Portuguesa, Artes e/ou Literatura poderão contribuir.

Outros links sobre a Revolta da Chibata estão nos Recursos complementares.

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Atividade 2- Almirante Negro, "o mestre-sala dos mares"

Nesta atividade iremos focar a trajetória de João Cândido, também conhecido como o "Almirante Negro", uma das pessoas mais ativas na Revolta da Chibata.

Para tal, faremos a audição e análise de documento musical.

A música escolhida é "O mestre-sala dos mares", samba composto por João Bosco e Aldir Blanc em homenagem a João Cândido.

Dinâmica sugerida:

  • Levar impressa ou projetar a letra da música.
  • Solicitar a audição acompanhando a letra.
  • Reproduzir a música para os alunos.

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">- 

Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=_plv8bxg3h0&feature=related 

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O Mestre Sala dos Mares

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Há muito tempo nas águas da Guanabara

O dragão do mar reapareceu

Na figura de um bravo feiticeiro

A quem a história não esqueceu

Conhecido como o navegante negro

Tinha a dignidade de um mestre-sala

E ao acenar pelo mar na alegria das regatas

Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas

Jovens polacas e por batalhões de mulatas

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Rubras cascatas jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas

Inundando o coração do pessoal do porão

Que a exemplo do feiticeiro gritava então

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias

Glória à farofa, à cachaça, às baleias

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Glória a todas as lutas inglórias

Que através da nossa história

Não esquecemos jamais

Salve o navegante negro

Que tem por monumento

As pedras pisadas do cais

-

Glória aos piratas, às mulatas, às sereias

Glória à farofa, à cachaça, às baleias

Glória a todas as lutas inglórias

Que através da nossa história

Não esquecemos jamais

Salve o navegante negro

Que tem por monumento

As pedras pisadas do cais

Mas faz muito tempo

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Letra disponível em: http://www.joaobosco.com.br/novo/pop_letras.asp?id=112  

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Composição: João Bosco / Aldir Blanc

Gravação: João Bosco

Disco: Caça à raposa (capa abaixo)

Editora: RCA Victor

Ano: 1975

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Imagem disponível em: http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=148542274_3565.jpg&v=O 

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Para mais informações sobre João Bosco, visite o site oficial: http://www.joaobosco.com.br/novo/ 

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Após a audição da música, etapas sugeridas:

1- Solicitar que os alunos pesquisem sobre o "mestre-sala" (registrar e responder no caderno):

  1. Em qual evento/festividade brasileira existe o mestre-sala?
  2. Qual a função é desempenhada por essa pessoa?

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Links recomendados:

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2- Solicitar uma pesquisa sobre a trajetória de João Cândido, o "Almirante Negro" (registrar e responder no caderno):

  1. Quando e onde nasceu João Cândido?
  2. Qual a sua origem étnico-social?
  3. Qual era a sua profissão?
  4. Como foi a sua participação na Revolta da Chibata?

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Site recomendado para esta pesquisa:

http://www.projetomemoria.art.br/ 

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Neste link, encontram-se duas fileiras com personagens históricos.

João Cândido é o último da segunda fileira; clicar sobre a imagem.

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3- Discutir a música com os alunos a partir de questões tais como (registrar e responder no caderno):

  1. Por que os autores da música relacionam o personagem histórico "Navegante Negro" ao "Mestre-sala"?
  2. Por que João Cândido é um personagem histórico importante na luta pelos direitos humanos?

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=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.

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Atividade 3- Parodiando nas aulas de História

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Imagem disponível em: http://www.superdownloads.com.br/imagens/materias/Rodrigo%20Lima/materias2/musica/musica.jpg 

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Como última atividade desta aula, propor a realização de paródias pelos alunos, como forma de organizar e socializar o conhecimento.

Nesta atividade você poderá contar com a ajuda d(o) professor(a) de Língua Portuguesa e/ou Literatura.

Links para que os alunos compreendam o conceito de paródia, antes da realização da atividade:

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Dinâmica sugerida:

  • Dividir a turma em duplas.
  • Cada dupla ficará responsável por escolher e parodiar uma música.
  • A música pode ser de qualquer gênero, desde que a letra seja em português.
  • O tema a ser explorado na paródia é: "João Cândido, a Revolta da Chibata e a igualdade racial"

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=> Professor!

Como exemplo, leve para seus alunos a paródia abaixo, que versa sobre o tema da escravidão:

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PARÓDIA- "A nossa sorte grande"

A nossa sorte grande

Foi ter nascido agora

E não na escravidão

Viver com exaustão

E não comer pão

Sofrer a vida inteira...

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Fugiam para os Quilombos

Para sair daquele espaço

Acabar com a escravidão

E dizer sim à abolição

Liberdade, liberdade, liberdade...

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Seu sorriso não tem brilho

O trabalho é sofrido

Eu não queria que fosse assim

Os donos dos engenheiros

Maltratavam os escravos

Era difícil assim...

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MÚSICA PARODIADA: "Sorte grande" (Ivete Sangalo)

Para ver a letra e ouvir esta música, use este link: http://letras.terra.com.br/ivete-sangalo/70951/ 

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Paródia produzida em aulas de História por Anaiza Rocha / Victória Vieira ("7º C" 2009), então alunas da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA-UFU).

Esta e outras paródias estão disponíveis na seguinte publicação: http://www.eseba.ufu.br/arquivos/jornal/jornalEseba17.pdf 

Conheça o projeto a partir do qual as paródias foram produzidas: http://gephiseseba.blogspot.com/search?q=parodia 

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Socialização das paródias:

A socialização das pesquisas poderá ocorrer num dos meios abaixo:

  1. apresentação para a turma
  2. exposição em mural, interno ou externo
  3. publicação em jornal, da escola ou de circulação local
  4. apresentação na feira de iniciação científica da escola
  5. apresentação em show de calouros

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Recursos Complementares

Links sobre a Revolta da Chibata e João Cândido:

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Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  • por meio da inquietude diante da reportagem, bem como da capacidade de analisá-la.
  • através da participação na pesquisa e exercícios propostos, e dos registros produzidos em todas as atividades da aula.
  • da capacidade de realização da paródia.
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