12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Conhecer a figura do caudilho no processo histórico da América Latina.
Entender o fenômeno histórico vivenciado nos países latino americanos.
Discutir o papel dos caudilhos no processo histórico da América Latina.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
Posicionar-se em relação a diferentes temas tratados.
Defender posições fundamentando argumentos com exemplos e informações.
Fazer intervenções coerentes com os temas tratados.
Respeitar o turno da palavra.
Produzir textos segundo o gênero, o interlocutor e o objetivo.
Domínio de leitura e escrita.
1-O professor apresenta a imagem solicitando que os alunos observem com atenção a cena.
http://www.brasilescola.com/historia-da-america/caudilhismo.htm
OBS: O trabalho pode ser desenvolvido no laboratório de informática ou a imagem pode ser xerocada e distribuída para os alunos analisarem.
2- Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) O que você observa na gravura?
b) Quem são as pessoas que aparecem na imagem?
c) Qual é a época retratada na imagem?
d) Que pistas da imagem ajudaram a identificar a época retratada?
e) O que você pode concluir sobre esta observação?
f) O que te sugere esta cena? Justifique.
g) Observe que todos apresentam bigode avantajado e barba. Crie uma hipótese que justifique essa imagem carismática.
3- O professor, após a discussão informa aos alunos:
Nesta imagem, aparece a figura do caudilho, líderes conservadores que assumiam o poder por meio de golpes de Estado e implantavam ditaduras personalistas. Em muitos casos, eram militares ou grandes proprietários de terras.
O surgimento de caudilhos era favorecido pela própria estrutura social das ex-colônias espanholas e portuguesas, nas quais latifundiários detinham grande poder político.
4- Após a informação acima, o professor propõe que a turma se manifeste em relação às questões:
a) Você já ouviu histórias de caudilhos?
b) O que você sabe sobre eles?
1) O professor apresenta o texto abaixo propondo a leitura do mesmo.
No ano de 1824, uma considerável parcela da América Hispânica já havia alcançado o seu processo de autonomia política. Sob tal aspecto, vale lembrar que todas as nações formadas, com uma rápida exceção do México, decidiram estabelecer regimes de natureza republicana. Com isso, adotando os princípios liberais, as nações latinas manifestaram sua ruptura em relação às antigas instituições coloniais.
Nesse novo contexto, os novos Estados americanos estariam subordinados aos ditames de uma constituição que deveria ser obedecida por todos os cidadãos. A igualdade dos homens perante a lei seria a comprovação máxima de que os desmandos e injustiças da administração colonial seriam definitivamente superados. Contudo, essas conquistas não esgotam outras nuanças que figuram o cenário político dessa nova era.
Os criollos, na qualidade de principais articuladores das lutas de independência, terão papel fundamental neste novo contexto político. Sob tal aspecto, estabeleceram meios para que a ordem agroexportadora fosse preservada e que as nações industriais cumprissem o papel de fornecer mercadorias manufaturadas. Além disso, nenhuma outra mudança estrutural concederia melhores oportunidades à enorme parcela de camponeses e trabalhadores latinos.
A predominância política dessa pequena parcela da população acabou abrindo portas para a instalação de um fenômeno histórico e político conhecido como caudilhismo. Essa prática reflete a organização de governos centrados no beneficio de uma população mínima que passa a ser atacada sistematicamente por líderes carismáticos que buscam subverter a ordem em busca de uma pretensa liberdade.
Apesar do apelo popular de sua retórica, os líderes caudilhistas não reconhecem os limites impostos pela lei e se valem da violência e opressão para alcançar o poder. Geralmente, os caudilhos desestabilizavam a ordem através de golpes políticos apoiados por grupos armados e outros interessados em serem diretamente beneficiados pela possível chegada de seu líder ao poder.
Dessa forma, mesmo reivindicando ou defendendo melhoras, o caudilho estabelece uma forma de poder político que substitui o lugar a ser ocupado pelo Estado. Ao mesmo tempo, centra a sua escalada ao poder como meio de implantar um governo personalista, ou seja, centrado em suas vontades e interesses individuais. Sem uma clara ideologia, costuma distinguir os elementos políticos de sua época pela manifestação de apoio ou oposição.
Esse tipo de experiência indica os problemas enfrentados pelas instituições políticas da América, muitas vezes desprovidas de uma ampla sustentação social ou uma orientação política explícita. Apesar de marcar certa época do passado político americano, essa prática ainda perdura na fala de muitos analistas contemporâneos, que colocam o caudilhismo como uma espécie de herança ou ameaça ainda manifestada na América Latina.
Por Rainer Sousa
Mestre em História
http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/caudilhismo.htm
2) Em seguida o professor, se necessário, propõe o estudo do vocabulário.
3) Após o estudo do vocabulário, o professor orienta os alunos a se reunirem em duplas para discutirem o texto a partir das questões abaixo:
a) Qual era a situação política da América Hispânica no ano de 1824?
b) O que ficou implícito quando foram adotados os regimes de natureza republicana?
c) O que se esperava dos novos Estados americanos depois que romperam os laçoscom a administração colonial?
d) Criollo é um termo que historicamente foi usado para designar o habitante da América Latina que descendia de pais espanhóis. Foram os principais articuladores das lutas de independência.Que interesses defendiam?
e) De que maneira a mudança estrutural na América Latina atingiu à enorme parcela de camponeses e trabalhadores latinos?
f) Qual a relação da existência desta pequena parcela privilegiada da sociedade com o surgimento do caudilhismo?
g) Qual era a ação dos caudilhos no poder?
h) Como muitos analistas contemporâneos abordam a questão do caudilhismo na atualidade?
i) É possível identificar, no mundo atual a existência do caudilhismo? Onde?
4) Após a discussão anterior, o professor propõe que a dupla transforme as ideias do texto e as questões discutidas em um conto que deve ser iniciado com ERA UMA VEZ.
5) O professor socializa os contos produzidos pelas duplas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no mural da escola.
1) O professor apresenta o texto abaixo e propõe que a turma acompanhe a leitura que um colega vai fazer.
2) Após a leitura, o professor propõe que, coletivamente, completem o quadro abaixo identificando as semelhanças e as diferenças entre o coronel e o caudilho, situando-os no tempo da ocorrência desses fenômenos.
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Semelhanças |
Diferenças |
Tempo |
CORONEL |
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CAUDILHO |
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3) O professor apresenta o mapa abaixo solicitando que os alunos observem a extensão territorial dos países que fazem parte da América Latina.
4) O professor socializa as observações dos alunos e comenta que existiu um sonho de unidade territorial conhecido como Bolivarismo. Era o sonho defendido por um dos libertadores da América: Simon Bolívar e a organização do regime republicano foi vitoriosa na América Latina. Aconteceram, então, novos conflitos em relação à organização do regime republicano. Uns queriam federalista (ampla autonomia em relação ao poder central) outros, os centralistas (o poder político centralizado, como forma de manter a unidade nacional e a manutenção de privilégios).
5) O professor coloca a pergunta abaixo, solicitando que os alunos formulem uma resposta para a mesma:
O regime republicano adotado na América Latina adotou o poder centralizado ou manteve a ampla autonomia em relação ao poder central?
6) O professor ouve as respostas dos alunos e apresenta o texto abaixo solicitando que acompanhem a leitura que ele vai fazer.
7) Após a leitura, o professor propõe que a resposta dada no item anterior seja refeita, coletivamente, a partir das informações do texto e de todo o estudo realizado nessa aula.
Não há indicação.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos textos, as respostas às perguntas de interpretação, a produção do conto, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Cinco estrelas 2 classificações
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19/10/2012
Cinco estrelasParabéns!!!!!!!!!!!!!!!! Excelente aula!
31/05/2011
Cinco estrelasLegal, vou dar pros meus alunos!j