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HOJE VAI CHOVER? APRENDENDO COM A PREVISÃO DO TEMPO

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;  
  • Ampliar os conhecimentos sobre vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica;
  • Produzir textos  em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as características específicas do gênero.
  • Reconhecer e valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Leia para a turma o livro ' A CHUVA"

Coleção: GATO E RATO

Autor: MARY FRANÇA

Ilustrador: ELIARDO FRANÇA

Editora: ATICA

Perguntar

  • A opinião sobre o livro;
  • Sobre as características do texto;
  • As ilustrações;  
  • O assunto;

Depois leia " SOL E CHUVA".

Autor: MARTINS, CLAUDIO

Autor: SYPRIANO, LILIAN

Editora: COMPOR

Indagar novamente:

  • A opinião sobre o livro;
  • Sobre as características do texto;
  • As ilustrações;  
  •  O assunto;

Garantir a fala e a escuta atenta de todos. Anotar as  ideias. Produzir um texto coletivo ,correlacionando às ideias que surgiram dos debates.

2º Atividade:

Perguntar sobre o tempo: " Quem gosta da chuva?"  ",Quem gosta do sol?", " Como poderemos saber  se amanhã vai chover?"

Espera-se que surja a ideia da previsão do tempo.

Pergunte: " Onde podemos consultar a previsão do tempo?"

Espera-se que falem:  jornal, rádio, internet, televisão.

Discuta as maneiras que cada meio de comunicação utiliza para divulgar a previsão do tempo, sendo através de mapas, ilustrações ou dados. Busque saber  quais as famílias dos alunos acompanham a previsão do tempo diariamente e quais confiam nas previsões  feitas.

Promova uma reflexão sobre a importância da previsão do tempo . Desde as atividades cotidianas, por exemplo, quando  sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa. Mas uma dica importante sobre o tempo nos ajuda em muitas outras coisas. Entre elas, para avaliar as condições da estrada, quando viajamos, e também para a agricultura. Os agricultores precisam, muitas vezes, fazer o plantio no início de um período de chuvas, porque as sementes precisam de água para germinar. Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos.

Conceitue meteorologia: " É a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo. Os técnicos fazem a previsão do tempo estudando vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica, etc.".

Distribua e leia  com os alunos o texto que poderá ser baixado do seguinte endereço eletrônico:

http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/23-marco-dia-do-meteorologista.html  

Solicite que eles marquem palavras e expressões que não saibam o significado. Espera-se que eles destaquem: PRESSÃO ATMOSFÉRICA, UMIDADE RELATIVA,  TEMPERATURA DO AR, e INMET.

Proponha que eles relatem oralmente o que entenderam com o texto, mesmo que algumas palavras não tenham sido  compreendidas e compare os relatos chamando atenção para as diferentes formas possíveis  de compreensão de uma  mesma informação.

Proponha uma pesquisa em casa sobre o significado desses termos. Avise-os que no dia seguinte todas as definições trazidas serão lidas e comparadas  para a produção de uma síntese dos conhecimentos trazidos..

 

3º Atividade:

Organize a turma em roda e solicite que cada um que realizou a pesquisa, leia as informações obtidas. Primeiramente sobre pressão atmosférica.

Conceito  básico de pressão atmosférica:" Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre."

Realize a seguinte experiência:

GARRAFA CHUVEIRINHO    

 MATERIAL :Garrafa de plástico com tampa de rosca /. Prego / Água/  Tigela

COMO FAZER : 1. Encha a tigela de água./ 2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela. /  3. Coloque água dentro da garrafa e feche./  4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.

O QUE ACONTECE :   Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água pára.

POR QUE ACONTECE? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.

Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/10/garrafachuveirinho.htm

Peça que eles falem o que aprenderam a partir das leituras e da experiência. Registre no quadro, chamando atenção para a adaptação da linguagem oral para o registro escrito.

Realize o mesmo procedimento com o termo " Umidade relativa do ar".

Conceito  básico de umidade relativa do ar: "Umidade relativa (Brasil) é a relação entre a pressão de vapor do ar  e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo."

Como o conceito é  muito  complexo, exemplifique  a partir da panela de pressão quando ferve e libera o vapor de ar em forma de pressão.

Realize o mesmo procedimento com termo "temperatura do ar."

Conceito básico: " A temperatura do ar é medida por meio de termômetros. Os boletins meteorológicos costumam indicar as temperaturas máxima e mínima previstas para um determinado período. "

Leve alguns termômetros  de parede  ou imagens desses termômetros  para apresentar para as crianças. Exemplo:

 

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=termOmetro&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq= 

Pergunte quem sabe como funciona.  Anote as respostas. Caso haja dificuldades de compreensão faça uma analogia ao termômetro utilizado pelos médicos e pelas famílias para medir a febre nas crianças.

4º ATIVIDADE

Apresente alguns exemplos dos boletins meteorológicos. Exemplo:

PORTAL G1

Tempo na sua região:

 SUDESTE            MIN:                  MAX:

 São Paulo               20º                    32º

 Belo Horizonte        21º                    30º

 Vitória                   23º                     30º

 Rio de Janeiro        20º                      34º

 

fonte: http://g1.globo.com/previsao-do-tempo.html

Fonte das Imagens: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=previs%C3%A3o+do+tempo&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g1&aql=&oq= 

Explore  oralmente as várias formas de representação da mesma informação.

Solicite que, em duplas, a turma observe  as diversas formas apresentadas e escolha a que entende que apresenta a previsão do tempo de forma mais clara e abrangente. Peça que as duplas justifiquem por escrito sua escolha.

Socialize para o grande grupo as produções das crianças

5º ATIVIDADE:

Solicite que tragam, diariamente, publicação da previsão do tempo para comparação das diversas fontes, formas e para confirmação dos acertos nas previsões.

Institua" A Hora da Previsão do Tempo."

Inicie confirmando se a previsão feita do dia anterior foi acertada.

Chame o aluno responsável pela previsão do dia. O mesmo antes de ler a previsão deve  informar a fonte da informação. Após ler a previsão  do dia deve retirar a previsão do dia anterior do mural   e expor a atual.

Em seguida a professora seleciona ou sorteia o aluno responsável pelo próximo dia.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • A compreensão sobre os acontecimentos ligados a previsão do tempo.
  •  O desenvolvimento da capacidade de pesquisar, reconhecer e refletir  sobre a transformações  do clima;
  •  O envolvimento e a participação  durante todo o processo;
  • A ampliação do  repertório linguístico;   
  •  A capacidade de compreensão e de escuta com atenção;
  •  A disposição  em contribuir para a realização das etapas das atividades;   
  • O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo;
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