17/01/2011
Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ser leitor e escritor iniciante.
Leia para a turma o livro ' A CHUVA"
Coleção: GATO E RATO
Autor: MARY FRANÇA
Ilustrador: ELIARDO FRANÇA
Editora: ATICA
Perguntar
Depois leia " SOL E CHUVA".
Autor: MARTINS, CLAUDIO
Autor: SYPRIANO, LILIAN
Editora: COMPOR
Indagar novamente:
Garantir a fala e a escuta atenta de todos. Anotar as ideias. Produzir um texto coletivo ,correlacionando às ideias que surgiram dos debates.
2º Atividade:
Perguntar sobre o tempo: " Quem gosta da chuva?" ",Quem gosta do sol?", " Como poderemos saber se amanhã vai chover?"
Espera-se que surja a ideia da previsão do tempo.
Pergunte: " Onde podemos consultar a previsão do tempo?"
Espera-se que falem: jornal, rádio, internet, televisão.
Discuta as maneiras que cada meio de comunicação utiliza para divulgar a previsão do tempo, sendo através de mapas, ilustrações ou dados. Busque saber quais as famílias dos alunos acompanham a previsão do tempo diariamente e quais confiam nas previsões feitas.
Promova uma reflexão sobre a importância da previsão do tempo . Desde as atividades cotidianas, por exemplo, quando sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa. Mas uma dica importante sobre o tempo nos ajuda em muitas outras coisas. Entre elas, para avaliar as condições da estrada, quando viajamos, e também para a agricultura. Os agricultores precisam, muitas vezes, fazer o plantio no início de um período de chuvas, porque as sementes precisam de água para germinar. Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos.
Conceitue meteorologia: " É a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo. Os técnicos fazem a previsão do tempo estudando vários aspectos da atmosfera: massas de ar, frentes frias ou quentes, umidade do ar, temperatura do lugar, pressão atmosférica, etc.".
Distribua e leia com os alunos o texto que poderá ser baixado do seguinte endereço eletrônico:
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/23-marco-dia-do-meteorologista.html
Solicite que eles marquem palavras e expressões que não saibam o significado. Espera-se que eles destaquem: PRESSÃO ATMOSFÉRICA, UMIDADE RELATIVA, TEMPERATURA DO AR, e INMET.
Proponha que eles relatem oralmente o que entenderam com o texto, mesmo que algumas palavras não tenham sido compreendidas e compare os relatos chamando atenção para as diferentes formas possíveis de compreensão de uma mesma informação.
Proponha uma pesquisa em casa sobre o significado desses termos. Avise-os que no dia seguinte todas as definições trazidas serão lidas e comparadas para a produção de uma síntese dos conhecimentos trazidos..
3º Atividade:
Organize a turma em roda e solicite que cada um que realizou a pesquisa, leia as informações obtidas. Primeiramente sobre pressão atmosférica.
Conceito básico de pressão atmosférica:" Pressão atmosférica é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e, consequentemente, quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre."
Realize a seguinte experiência:
GARRAFA CHUVEIRINHO
MATERIAL :Garrafa de plástico com tampa de rosca /. Prego / Água/ Tigela
COMO FAZER : 1. Encha a tigela de água./ 2. Fure a base da garrafa com o prego e a coloque dentro da tigela. / 3. Coloque água dentro da garrafa e feche./ 4. Segure a garrafa pela boca sem apertá-la e a levante.
O QUE ACONTECE : Mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água pára.
POR QUE ACONTECE? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/10/garrafachuveirinho.htm
Peça que eles falem o que aprenderam a partir das leituras e da experiência. Registre no quadro, chamando atenção para a adaptação da linguagem oral para o registro escrito.
Realize o mesmo procedimento com o termo " Umidade relativa do ar".
Conceito básico de umidade relativa do ar: "Umidade relativa (Brasil) é a relação entre a pressão de vapor do ar e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo."
Como o conceito é muito complexo, exemplifique a partir da panela de pressão quando ferve e libera o vapor de ar em forma de pressão.
Realize o mesmo procedimento com termo "temperatura do ar."
Conceito básico: " A temperatura do ar é medida por meio de termômetros. Os boletins meteorológicos costumam indicar as temperaturas máxima e mínima previstas para um determinado período. "
Leve alguns termômetros de parede ou imagens desses termômetros para apresentar para as crianças. Exemplo:
Pergunte quem sabe como funciona. Anote as respostas. Caso haja dificuldades de compreensão faça uma analogia ao termômetro utilizado pelos médicos e pelas famílias para medir a febre nas crianças.
4º ATIVIDADE
Apresente alguns exemplos dos boletins meteorológicos. Exemplo:
PORTAL G1
Tempo na sua região:
SUDESTE MIN: MAX:
São Paulo 20º 32º
Belo Horizonte 21º 30º
Vitória 23º 30º
Rio de Janeiro 20º 34º
fonte: http://g1.globo.com/previsao-do-tempo.html
Explore oralmente as várias formas de representação da mesma informação.
Solicite que, em duplas, a turma observe as diversas formas apresentadas e escolha a que entende que apresenta a previsão do tempo de forma mais clara e abrangente. Peça que as duplas justifiquem por escrito sua escolha.
Socialize para o grande grupo as produções das crianças
5º ATIVIDADE:
Solicite que tragam, diariamente, publicação da previsão do tempo para comparação das diversas fontes, formas e para confirmação dos acertos nas previsões.
Institua" A Hora da Previsão do Tempo."
Inicie confirmando se a previsão feita do dia anterior foi acertada.
Chame o aluno responsável pela previsão do dia. O mesmo antes de ler a previsão deve informar a fonte da informação. Após ler a previsão do dia deve retirar a previsão do dia anterior do mural e expor a atual.
Em seguida a professora seleciona ou sorteia o aluno responsável pelo próximo dia.
Para leitura do professor:
http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/viewArticle/459/575
O professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!