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História da América Espanhola

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interpretar mapa identificando a América Espanhola.

Entender o processo histórico da América Espanhola.

Comparar aspectos coloniais das Américas Espanhola e  Portuguesa.

Entender as formas de trabalho da América Espanhola.

Perceber as diferenças sociais na América Espanhola.

Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-sepor ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.

Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada.

Duração das atividades
05 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos processos de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula
  • Trabalho com mapas.
  • Leitura de texto.
  • Análise de imagem.
  • Discussão.
  • Trabalho de Grupo.
  • Interpretação de Texto.
  • Produção de textos.
  • Montagem de painel.

Desenvolvimento

1ª ATIVIDADE

1- O professor apresenta o mapa abaixo solicitando a leitura do mesmo.

http://lh4.ggpht.com/_5ZVfrqNx7ZM/SfcU4zhFShI/AAAAAAAACkk/2zDoMKnwhPA/s512/mapa%20-%20am%C3%A9rica%20espanhola%20administra%C3%A7%C3%A3o%20-%20histoblog.jpg 

2- Em seguida o professor propõe que os alunos digam o que o mapa está representando.

OBS: O professor comenta,  após ouvir os alunos que esse é o mapa da América Espanhola que resultou na criação de uma série de novos países independentes que se prolongaram da Argentina e Chile, no sul, ao México, no norte.

3- O professor propõe que os alunos, coletivamente, localizem no mapa os territórios representados e identifiquem a quais países eles correspondem hoje.

4- Em seguida, o professor apresenta o mapa abaixo para que confrontem  as hipóteses levantadas anteriormente.

 

http://www.colegiojoliveira.com.br/servicos/mapas/mp_americas.jpg 

2ª ATIVIDADE

1- O professor organiza a turma em grupos e propõe a realização de uma pesquisa sobre o processo de independência da América Espanhola. Para isso, planeja, coletivamente, o trabalho a ser realizado, discutindo as questões abaixo: 

 a) O que vamos pesquisar?

- O processo histórico da América espanhola. 

 b)  Para que vamos pesquisar?

-  Para compreendermos a  história da independência e da realidade  atual da América Espanhola.

 c) Onde vamos pesquisar?

- Em sites sobre o assunto

d) O que vamos pesquisar?

  • Os antecedentes da Guerra pela Independência da América Espanhola;
  • As causas da Guerra pela Independência da América Espanhola;
  • O processo histórico de Independência da América Espanhola;
  • As  consequências  da Independência da América Espanhola;

e) Como vamos organizar o trabalho?

Em equipes e dividir as tarefas, mas é importante que cada um seja responsável realizando  suas tarefas e cobrando  dos colegas para que façam a parte deles. Não deixe que um colega preguiçoso se aproveite de seu esforço.

     - O  trabalho será realizado em etapas:

      1ª Introdução:    

 Esse texto deverá contemplar a idéia geral da pesquisa, ou seja, o que vai ser abordado, os que vai ser pesquisado e os objetivos dessa pesquisa.

     2º- Desenvolvimento:     

 Esta é a parte mais importante da pesquisa. Será o corpo da pesquisa. Cada equipe deverá  ler o conteúdo dos textos indicados, discutir  a mensagem do texto, anotar as ideias principais questionar, argumentar, e numa linguagem clara ordenar de maneira lógica as anotações seguindo um roteiro. Ao final, o grupo fará uma revisão para verificar se a redação do texto está clara e compreensível.

OBS: É bom lembrar aos alunos que:- As informações obtidas através da Internet não deverão ser copiadas e sim lidas para que, a partir delas, o grupo elabore o seu texto;- As frases ou trechos copiados tais como se apresentam no texto original, deverão ser colocados entre aspas, indicando a fonte (nome do autor, título do livro, número da edição, editora, local, data da publicação, volume e número da página).

    3º- Conclusão:        

Essa parte da pesquisa deve ser breve e objetiva, retratando um resumo  e o  que o grupo concluiu sobre o assunto que foi tratado.

    4º - Bibliografia:

Essa parte da pesquisa contempla a citação correta de todas as fontes onde o grupo coletou as informações contidas na pesquisa.

 g)   Como comunicaremos as informações da nossa pesquisa?

 Cada equipe deverá apresentar as informações da pesquisa utilizando  uma maneira bem diferente e criativa.

OBS:  - O professor pode sugerir, como estratégias de apresentação que o grupo faça: uma música, um poema, um conto, uma crônica, uma história em quadrinhos, um jornal falado, um jornal escrito, etc.. - É importante lembrar aos alunos que alguns procedimentos deverão ser observados no momento em que estiverem apresentando o trabalho. Por exemplo: não usar gíria,  usar uma linguagem clara e adequada, explicar e não apenas fazer a leitura do trabalho, saber expor o conteúdo destacando o que é relevante, ter uma postura elegante e responsável.

h)  Como vamos avaliar ou sermos avaliados?

Os critérios de avaliação podem ser discutidos com os alunos, para que eles  tenham consciência de  como serão avaliados. Sugerimos, por exemplo,

 A linguagem foi adequada?

As explicações foram expressas objetivamente?

O trabalho teve uma seqüência  clara e compreensível?

Os apresentadores tiveram uma postura responsável?

2)  O professor encaminha os alunos para a sala de informática com o objetivo de realizarem a pesquisa, combina com a turma o dia da apresentação dos trabalhos e distribui os temas e os sites para cada um dos grupos:

1º grupo:

- Antecedentes da Guerra pela Independência da América Espanhola:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_da_Am%C3%A9rica_Espanhola 

http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2786/2/A-INDEPENDENCIA-DA-AMERICA-ESPANHOLA/Paacutegina2.html 

2º grupo:

http://www.brasilescola.com/historia-da-america/os-limites-independencia-   america-espanhola.htm 

http://estudandocomhelder.blogspot.com/2010/06/independencia-das-amerias-espanholas.html 

http://trilhahistorica.blogspot.com/2009/05/as-independencias-da-america-espanhola.html 

3º grupo:

- Processo histórico de Independência da América Espanhola

http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola 

http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais  

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2786/2/A-INDEPENDENCIA-DA-AMERICA-ESPANHOLA/Paacutegina2.html

4º grupo:

- Consequência da Independência da América Espanhola

http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola 

http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais 

http://www.mundovestibular.com.br/articles/2786/2/A-INDEPENDENCIA-DA-AMERICA-ESPANHOLA/Paacutegina2.html   

3)  No dia combinado, o professor socializa os trabalhos dos grupos, faz os comentários necessários e organiza a exposição das produções no espaço da sala.

3ª ATIVIDADE

1- O professor reúne os alunos em círculo com o objetivo de promover alguns comentários e discussões.

2- O professor inicia essa parte da aula comentando o trabalho realizado sobre a Independência da América Espanhola e retoma a conclusão que os alunos chegaram ao observar os mapas da atividade n.º 1.

3- Em seguida, questiona  a causa do fracionamento da América espanhola e solicitando que os alunos observem  o tamanho do território brasileiro salientando a forma de governo adotada pelo Brasil centralizando o poder nas mãos do monarca.

4- O professor reforça que as Américas conseguiram a independência política e questiona a independência econômica das antigas colônias.

5- A questão social é colocada a partir da questão: que classes saíram privilegiadas e que classes não usufruíram dos benefícios da independência das Américas?

6- O professor retoma e comenta sobre o domínio do poder dos coronéis e dos caudilhos.

7- Com o objetivo de sistematizar o estudo realizado até agora, o professor propõe que, coletivamente, preencham o quadro abaixo:

                 Semelhanças

            Diferenças

Independência da América

Espanhola

Independência da  América

 Portuguesa

4ª ATIVIDADE

1- O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo. Nesse momento pode-se criar diferentes estratégias para a leitura do texto, como por exemplo, cada aluno lê um parágrafo.

                   Os limites da independência na América Espanhola

                A independência não trouxe mudanças significativas aos povos hispano-americanos.

Ao contemplarmos o desenvolvimento das independências na América Espanhola, notamos que a distinção entre as elites locais teve grande influência nesse processo.

Por um lado, os chapetones eram homens nascidos na Espanha que tinham os cargos administrativos deixados sob sua exclusiva confiança. Do outro, os criollos, mesmo sendo filhos de espanhóis e controlarem os meios de produção local, não tinham esse mesmo privilégio por terem nascido no continente americano.

Com o passar do tempo, a elite criolla, muitas vezes influenciada pelo ideário iluminista, passou a criticar esse visível processo de exclusão imposto pelo modelo colonial espanhol. Aos fins do século XVIII, essa mesma elite viu na quebra do pacto colonial uma excelente oportunidade para ampliar seus lucros por meio do atendimento às demandas das nações industrializadas, principalmente a Inglaterra.

No início do XIX, com a eclosão das guerras napoleônicas, a conquista do trono espanhol estabeleceu uma crise de autoridade bastante propícia para se estabelecer a independência da América Hispânica. Não por acaso, os criollos se mobilizaram em tropas para vencer os mandatários da metrópole e consolidar a formação de várias nações independentes. Aparentemente, uma nova página da História do espaço americano se iniciava.

Entretanto, mesmo com as independências, percebemos que a estrutura social e econômica das regiões americanas pouco se modificou. Os poderosos criollos controlavam as terras e, agora, também tomavam a frente das esferas de poder político. Ao mesmo tempo, a vasta população indígena continuava a vivenciar a mesma situação de exploração e miséria anteriormente experimentada. Dessa forma, o fim a colonização significou a continuidade de várias outras práticas.

Para muitos estudiosos, o alcance da autonomia governamental somente veio para modificar o nome daqueles que viriam a assumir o papel anteriormente exercido pela Espanha. A partir de então, Inglaterra e Estados Unidos seriam os dois grandes responsáveis pela manutenção de governos comprometidos aos seus interesses. Nesse contexto, a estrutura econômica permanece vinculada à demanda por produtos industrializados, e a exportação de matéria-prima e outros gêneros agrícolas.

Ainda hoje, alguns países ainda sentem os efeitos de todo esse processo de caráter conservador e elitista. A miséria, o desrespeito às leis, a falta de oportunidades, o atraso econômico são apenas algumas das poucas e maiores questões a serem relacionadas com tal experiência histórica. Por outro lado, também devemos destacar que em outras nações a presença de movimentos populares e a consolidação de regimes democráticos vêm abrindo portas para as primeiras etapas de uma possível mudança.

Por Rainer Sousa

Graduado em História

Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/historia-da-america/os-limites-independencia-america-espanhola.htm 

2- Após a leitura oral do texto, o professor propõe questões para estimular um debate:

a) O que você vê na imagem que ilustra o texto? O que ela quer mostrar?

b) Que informação o texto quis transmitir?

c) Explique a diferença entre chapetone e criollo e identifique a influência deles na administração da América Espanhola.

d) Como os criollos reagiram a esse processo de exclusão imposto pelo modelo colonial espanhol?

e) Que fato propiciou o ideal de defender a independência na América Hispânica?

f)  Qual foi a repercussão da independência nas estruturas  social e econômica da ex colônia?

g)  Como as grandes potências, Inglaterra e Estados Unidos se beneficiaram da independência na América Hispânica?

h) Leia o ultimo parágrafo do texto e dê sua opinião sobre o que ele afirma.

3- O professor faz uma síntese do que foi discutido e socializa as idéias principais.

4- O professor solicita, para a próxima etapa da aula, que os alunos tragam gravuras sobre a América Espanhola.

5ª ATIVIDADE

1) O professor organiza a turma para a montagem de um painel no espaço da sala de aula que terá como título: Conhecendo a América Espanhola.

2) Para essa montagem os alunos:

a)  utilizarão  as gravuras que trouxeram;

b) escreverão frases sobre o tema;

c) produzirão textos sobre o tema.

3) O professor socializa o material produzido,  faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a montagem do mural.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos textos, as respostas às perguntas de interpretação, a montagem do painel, a pesquisa realizada,   a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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