12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Interpretar mapa identificando a América Espanhola.
Entender o processo histórico da América Espanhola.
Comparar aspectos coloniais das Américas Espanhola e Portuguesa.
Entender as formas de trabalho da América Espanhola.
Perceber as diferenças sociais na América Espanhola.
Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-sepor ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada.
Domínio dos processos de leitura e escrita.
1- O professor apresenta o mapa abaixo solicitando a leitura do mesmo.
2- Em seguida o professor propõe que os alunos digam o que o mapa está representando.
OBS: O professor comenta, após ouvir os alunos que esse é o mapa da América Espanhola que resultou na criação de uma série de novos países independentes que se prolongaram da Argentina e Chile, no sul, ao México, no norte.
3- O professor propõe que os alunos, coletivamente, localizem no mapa os territórios representados e identifiquem a quais países eles correspondem hoje.
4- Em seguida, o professor apresenta o mapa abaixo para que confrontem as hipóteses levantadas anteriormente.
http://www.colegiojoliveira.com.br/servicos/mapas/mp_americas.jpg
1- O professor organiza a turma em grupos e propõe a realização de uma pesquisa sobre o processo de independência da América Espanhola. Para isso, planeja, coletivamente, o trabalho a ser realizado, discutindo as questões abaixo:
- O processo histórico da América espanhola.
- Para compreendermos a história da independência e da realidade atual da América Espanhola.
- Em sites sobre o assunto
Em equipes e dividir as tarefas, mas é importante que cada um seja responsável realizando suas tarefas e cobrando dos colegas para que façam a parte deles. Não deixe que um colega preguiçoso se aproveite de seu esforço.
- O trabalho será realizado em etapas:
Esse texto deverá contemplar a idéia geral da pesquisa, ou seja, o que vai ser abordado, os que vai ser pesquisado e os objetivos dessa pesquisa.
Esta é a parte mais importante da pesquisa. Será o corpo da pesquisa. Cada equipe deverá ler o conteúdo dos textos indicados, discutir a mensagem do texto, anotar as ideias principais questionar, argumentar, e numa linguagem clara ordenar de maneira lógica as anotações seguindo um roteiro. Ao final, o grupo fará uma revisão para verificar se a redação do texto está clara e compreensível.
OBS: É bom lembrar aos alunos que:- As informações obtidas através da Internet não deverão ser copiadas e sim lidas para que, a partir delas, o grupo elabore o seu texto;- As frases ou trechos copiados tais como se apresentam no texto original, deverão ser colocados entre aspas, indicando a fonte (nome do autor, título do livro, número da edição, editora, local, data da publicação, volume e número da página).
Essa parte da pesquisa deve ser breve e objetiva, retratando um resumo e o que o grupo concluiu sobre o assunto que foi tratado.
Essa parte da pesquisa contempla a citação correta de todas as fontes onde o grupo coletou as informações contidas na pesquisa.
Cada equipe deverá apresentar as informações da pesquisa utilizando uma maneira bem diferente e criativa.
OBS: - O professor pode sugerir, como estratégias de apresentação que o grupo faça: uma música, um poema, um conto, uma crônica, uma história em quadrinhos, um jornal falado, um jornal escrito, etc.. - É importante lembrar aos alunos que alguns procedimentos deverão ser observados no momento em que estiverem apresentando o trabalho. Por exemplo: não usar gíria, usar uma linguagem clara e adequada, explicar e não apenas fazer a leitura do trabalho, saber expor o conteúdo destacando o que é relevante, ter uma postura elegante e responsável.
Os critérios de avaliação podem ser discutidos com os alunos, para que eles tenham consciência de como serão avaliados. Sugerimos, por exemplo,
A linguagem foi adequada?
As explicações foram expressas objetivamente?
O trabalho teve uma seqüência clara e compreensível?
Os apresentadores tiveram uma postura responsável?
2) O professor encaminha os alunos para a sala de informática com o objetivo de realizarem a pesquisa, combina com a turma o dia da apresentação dos trabalhos e distribui os temas e os sites para cada um dos grupos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_da_Am%C3%A9rica_Espanhola
http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola
http://www.brasilescola.com/historia-da-america/os-limites-independencia- america-espanhola.htm
http://estudandocomhelder.blogspot.com/2010/06/independencia-das-amerias-espanholas.html
http://trilhahistorica.blogspot.com/2009/05/as-independencias-da-america-espanhola.html
http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola
http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais
http://www.coladaweb.com/historia/independencia-da-america-espanhola
http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais
3) No dia combinado, o professor socializa os trabalhos dos grupos, faz os comentários necessários e organiza a exposição das produções no espaço da sala.
1- O professor reúne os alunos em círculo com o objetivo de promover alguns comentários e discussões.
2- O professor inicia essa parte da aula comentando o trabalho realizado sobre a Independência da América Espanhola e retoma a conclusão que os alunos chegaram ao observar os mapas da atividade n.º 1.
3- Em seguida, questiona a causa do fracionamento da América espanhola e solicitando que os alunos observem o tamanho do território brasileiro salientando a forma de governo adotada pelo Brasil centralizando o poder nas mãos do monarca.
4- O professor reforça que as Américas conseguiram a independência política e questiona a independência econômica das antigas colônias.
5- A questão social é colocada a partir da questão: que classes saíram privilegiadas e que classes não usufruíram dos benefícios da independência das Américas?
6- O professor retoma e comenta sobre o domínio do poder dos coronéis e dos caudilhos.
7- Com o objetivo de sistematizar o estudo realizado até agora, o professor propõe que, coletivamente, preencham o quadro abaixo:
|
Semelhanças |
Diferenças |
Independência da AméricaEspanhola |
|
|
Independência da AméricaPortuguesa |
|
|
1- O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo. Nesse momento pode-se criar diferentes estratégias para a leitura do texto, como por exemplo, cada aluno lê um parágrafo.
http://www.brasilescola.com/historia-da-america/os-limites-independencia-america-espanhola.htm
2- Após a leitura oral do texto, o professor propõe questões para estimular um debate:
a) O que você vê na imagem que ilustra o texto? O que ela quer mostrar?
b) Que informação o texto quis transmitir?
c) Explique a diferença entre chapetone e criollo e identifique a influência deles na administração da América Espanhola.
d) Como os criollos reagiram a esse processo de exclusão imposto pelo modelo colonial espanhol?
e) Que fato propiciou o ideal de defender a independência na América Hispânica?
f) Qual foi a repercussão da independência nas estruturas social e econômica da ex colônia?
g) Como as grandes potências, Inglaterra e Estados Unidos se beneficiaram da independência na América Hispânica?
h) Leia o ultimo parágrafo do texto e dê sua opinião sobre o que ele afirma.
3- O professor faz uma síntese do que foi discutido e socializa as idéias principais.
4- O professor solicita, para a próxima etapa da aula, que os alunos tragam gravuras sobre a América Espanhola.
1) O professor organiza a turma para a montagem de um painel no espaço da sala de aula que terá como título: Conhecendo a América Espanhola.
2) Para essa montagem os alunos:
a) utilizarão as gravuras que trouxeram;
b) escreverão frases sobre o tema;
c) produzirão textos sobre o tema.
3) O professor socializa o material produzido, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a montagem do mural.
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de discussão, a leitura dos textos, as respostas às perguntas de interpretação, a montagem do painel, a pesquisa realizada, a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/05/2015
Cinco estrelasExcelente Pois os procedimentos foram claros e objetivos. Adorei
28/05/2012
Quatro estrelasmuito boas as atividades sugeridas.