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Movimentos em duas dimensões

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Guilherme Andre Dal Moro
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CURITIBA - PR Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A independência dos movimentos na vertical e na horizontal.

- As diferenças entre lançamento horizontal de lançamento oblíquo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Decomposição vetorial;

- Conceitos de cinemática: posição, deslocamento, trajetória, distância percorrida, velocidade e aceleração;

- Movimento Retilíneo Uniforme;

- Movimento Retilíneo Uniformemente Variado;

- Definição de parábola.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias de ensino:

- Aula expositiva interativa dialogal;

- Aula interativa com recursos multimeios.

Materiais:

- Bolinhas de gude;

- Cronômetro.

Introdução à aula:

Pergunte aos alunos se eles já perceberam que ao arremessar uma bola de basquete, em direção a cesta, ela executa um movimento parabólico. Verifique se eles conhecem outras  situações em que esse tipo de movimento acontece (Exemplos: o tiro de meta no futebol, o movimento de uma bala de canhão, uma bola de vôlei, lançamento de um dardo ou marte, etc). Comente que as trajetórias destes movimentos podem ser descritas a partir de uma análise dos movimentos retilíneos (MRU e MRUV) que eles já viram anteriormente.

Apresente para eles os dois vídeos a seguir com arremessos de uma bola de basquete e peça para que observem com atenção o movimento da bola.

Vídeo 1: Arremesso de uma bola de basquete sem visibilidade

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sHxNYrdwprA acesso em 05/12/2010.   

Vídeo 2: Lançamento de uma bola de basquete da linha de fundo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OTn9bknt-jo acesso em 05/12/2010. 

Atividade 1: Independência dos movimentos

Nesta atividade será apresentada para os alunos uma situação sobre a qual deverão criar hipóteses com base nos seus conhecimentos prévios. Depois, será apresentado um vídeo que elucida a situação anterior, por último, os alunos realizarão um atividade experimental para verificar, na prática, a situação proposta.

Apresente a seguinte questão:

Dois alunos do alto de uma ponte seguram, cada um, uma pedra com as mesmas massas. Um deles abandona a pedra do repouso, enquanto o outro, ao mesmo tempo e da mesma altura, lança a pedra exatamente para frente. Qual das duas pedras chegará antes à superfície? Aquela arremessada para frente ou a abandonada do repouso? 

Depois de um momento de discussão, em que os alunos deverão defender seus pontos de vista, faça a contagem do número de alunos que defendem que: 1) a pedra abandonada do repouso chegará antes; 2) que a pedra lançada chegará antes ou 3) que chegarão juntas.

Agora apresente o vídeo 3, de 2 minutos e 8 segundos, que apresenta, simultaneamente, a trajetória de um objeto abandonado do repouso e outro lançado horizontalmente. Este video traz uma detalhamento minucioso do deslocamento, da velocidade e da aceleração dos dois movimentos.

Vídeo 3: Lançamento Horizontal

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sPVZn_p8FNM&feature=related acesso em 05/12/2010. 

Explique para os alunos que, no caso do lançamento horizontal, há uma composição de dois movimentos que ocorrem simultaneamente: um movimento retilíneo e uniforme - na horizontal - e uma queda livre - na vertical. As propriedades de cada um desses dois movimentos do lançamento horizontal são independentes, isto é, a velocidade horizontal não influencia a velocidade vertical. Por esse movito, o fato de uma as das bolinhas ter velocidade horizontal não influencia o seu movimento vertical, ou seja, o movimento de queda.

Para que os alunos verifiquem a independência dos movimentos (no lançamento horizontal) e que o tempo de queda não depende da velocidade horizontal, proponha um experimento com bolinhas de gude e avise que um grupo será sorteado para apresentar os resultados.

Em sala, separe os alunos em grupos de três pessoas e distribua uma bolinha de gude e um cronômetro para cada grupo.

Observação: caso a escola não disponha de cronômetros, os alunos poderão utilizar seus celulares nesta função.

Oriente os alunos que abandonem a bolinha de gude da altura de suas carteiras medindo, com máxima precisão possível, o tempo de queda. Peça para que eles repitam o procedimento dez vezes. Eles deverão anotar os dados obtidos na tabela 1 e determinar a média do tempo de queda.

É aconselhável que o aluno que solta a bolinha faça a contagem do tempo com o cronômetro, pois terá maior sincronia nas ações (soltar a bolinha e medir o tempo de queda).

Agora, peça para que os alunos determinem o tempo de queda da bolinha lançada horizontalmente do alto da carteira. Para isso, peça que rolem a bolinha, com uma velocidade adequada, do alto da mesma carteira da atividade anterior. O cronômetro só deve ser acionado no momento em que a bolinha de gude atingir a extremidade da mesa. Eles deverão repetir o procedimento dez vezes, anotar na tabela 1 e determinar a média dos dez tempos.

Tabela 1: Tempo de queda

t1 (em s)

t(em s)

t(em s)

t4 (em s)

t5 (em s)

t6 (em s)

t7 (em s)

t8 (em s)

t9 (em s)

t10 (em s)

Média t (em s)

Queda Livre

Lançamento Horizontal

Observação: na tabela, t1, t2, t3 ... representam o tempo de queda em segundos.

Peça para que eles analisem o que ocorreu com a média dos tempos de queda nos dois movimentos e se é possível verificar a independência dos movimentos no lançamento horizontal, isto é, que apesar da velocidade horizontal da bolinha de gude, o tempo de queda não foi alterado.

Sorteie um dos grupos para socializar os dados e conclusões obtidas.

Atividade 2: Lançamento Horizontal

Nesta atividade serão detalhados os componentes vetoriais do lançamento horizontal e os alunos resolverão alguns exercícios práticos sobre o assunto.

Apresente a eles a figura 1, de um helicóptero lançando um objeto horizontalmente e compare com a figura 2, que apresenta a decomposição dos vetores velocidade.

Frise com os alunos que na horizontal o vetor da velocidade possui sempre o mesmo tamanho (módulo), visto que não existe aceleração ocorrendo na horizontal (MRU). Já na vertical, como o corpo está sobre ação da gravidade, a velocidade varia em cada uma das posições observadas (MRUV).

Figura 1: Lançamento horizontal de um projétil

Disponível em: http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/vestibular00/cinematicaEscalar/lan%C3%A7amento-def03-a.gif acesso em 05/12/2010

Figura 2: Decomposição vetorial das velocidade

Disponível em: http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/vestibular00/cinematicaEscalar/aula09-lan%C3%A7amento00.gif acesso em 05/12/2010. 

Nas equações da figura 2, v0 é a velocidade inicial do corpo, v0y é a velocidade inicial na direção vertical, vy é a velocidade em uma posição qualquer na direção vertical, t é o tempo, y0 é a posição inicial na direção vertical, y é a posição na direção vertical, delta y é a variação da posição na direção vertical, v0x é a velocidade inicial na direção horizontal, vx é a velocidade em um posição qualquer na direção horizontal, x é a posição do corpo na posição horizontal.

Resolva exercícios que trabalhem os conceitos de lançamentos horizontais. Seguem dois exercícios que podem servir como modelo:

1) Um avião com velocidade de 80 m/s e 320 m de altura sobrevoa uma vila para a qual pretende lançar um pacote de alimentos e medicamentos. Supondo que a resistência do ar pode ser desprezada, determine:

a) o tempo de queda do pacote. (Resposta sugerida: t = 8 segundos)

b) a qual distância da vila, na horizontal, o piloto deve soltar os pacotes. (Resposta sugerida: 640 m antes da vila)

2) Um projétil é atirado horizontalmente com velocidade de 100 m/s e atinge o solo 1 s após o início do movimento. A qual a altura o projétil foi disparado e qual o seu alcance? (Respostas sugeridas: y0 = 5 m e x = 500 m)

Atividade 3: Lançamento Oblíquo

Nesta atividade, os alunos terão contato com um vídeo sobre o lançamento oblíquo com decomposição dos componentes vetoriais. Depois, serão apresentadas as equações referentes a este lançamento e dois exercícios sugeridos sobre o assunto.

Apresente para os alunos o vídeo 4, que faz uma comparação entre o lançamento vertical e o lançamento oblíquo. Peça para que eles observem que os tempos de subida e descida dos movimentos são os mesmos.

Vídeo 4: Lançamento Oblíquo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pzmxHQ2Fyf8 acesso em 05/12/2010.

Agora, apresente para os alunos a figura 4, do movimento de uma bolinha em uma tacada de golfe, e compare-a com a figura 5, na qual é realizada a decomposição dos vetores velocidade.

Figura 5: Lançamento oblíquo de uma bola de golfe

Disponível em: http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/vestibular00/cinematicaEscalar/lan%C3%A7amento-def00-a.gif acesso em 05/12/2010. 

Figura 6: Decomposição vetorial das velocidades e equações

Disponível em: http://www.ciencia-cultura.com/Pagina_Fis/vestibular00/cinematicaEscalar/aula09-exemplo04e.gif acesso em 05/12/2010.

Resolva exercícios que trabalham os conceitos de lançamentos horizontais. Seguem dois exercícios que podem servir como modelo:

1) Um jogador de golfe rebate uma bolinha que adquire velocidade de 10 m/s. O ângulo formado entre a velocidade inicial da bolinha e o solo é de 30º. Determine:

a) As componentes da velocidade em X e Y. (Resposta sugerida: vx = ~ 8,7 m/s e vy = 5 m/s)

b) A altura máxima (lembre-se: vy = 0 na altura máxima). (Resposta sugerida: y = 1,25 m)

c) O tempo do movimento (lembre-se: y0 = 0 e y = 0 ). (Resposta sugerida: tempo total = 1 s)

d) O alcance máximo da bolinha. (Resposta sugerida: x = ~8,7 m)

2) (FEI -SP) Um projétil é lançado do solo numa direção que forma um ângulo â com a horizontal. Sabe-se que ele atinge uma altura máxima hmáx = 15 m e que sua velocidade no ponto de altura máxima é v = 10 m/s. Determine a sua velocidade inicial e o ângulo de lançamento. Adote g = 10 m/s2. (Resposta sugerida: v0 = 20 m/s e â = 60°)

Atividade 4: Laboratório de informática

Nesta atividade os alunos trabalharão em duplas com um simulador que permite realizar lançamentos horizontais e oblíquos. No final da aula, uma dupla deverá ser sorteada para socializar os resultados obtidos.

Separe-os em duplas e disponíbilize o recurso 1. Como o simulador está em inglês, explique para os alunos o significado de cada um dos campos: "angle (degress)" = ângulo em graus; "initial speed (m/s)" = velocidade incial em m/s; "mass (kg)" = massa em quilogramas; "diameter (m)" = diâmetro em metros; "Air resistence" = resistência do ar; "range (m)" = alcance em metros; "height (m)" = altura em metros; "time (s)" = tempo em segundos, "fire" = fogo e "erase" = apagar.

Movimento de Projétil 

Recurso 1: Movimento de projétil

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11673 acesso em 05/12/2010. 

Mostre para os alunos que é possível erguer e abaixar o canhão, modificar o ângulo, a velocidade incial, a massa e o diâmetro do projétil. O objetivo deste simulador é atingir o alvo (círculo vermelho com branco) que também é móvel.

Peça para que os alunos montem duas situações para socializar com os colegas. Para padronizar, peça que todos utilizem uma massa de 1 kg, o diâmetro de 1 m, sem resistência do ar:

1) Lançamento Horizontal:

No lançamento horizontal o aluno deverá apresentar a altura que colocou o canhão (Dica: use a fita de medição) . Explicar o ângulo escolhido (que deverá ser zero). Escolher a velocidade incial de lançamento e apresentar as componentes vertical e horizontal da velocidade no início e final do movimento. Peça para que eles anotem estas informações para que os colegas possam realizar a mesma simulação.

2) Lançamento Oblíquo:

No lançamento oblíquo, o aluno deverá colocar o canhão no chão. Escolher um ângulo e a velocidade incial do lançamento. Peça para que eles determinem a altura máxima, o alcance, as componentes vertical e horizontal da velocidade no início e no final do movimnto. Peça para que eles anotem estas informações para que os colegas possam realizar a mesma simulação.

Ao final da atividade faça uma socialização das simulações realizadas por cada um dos grupos e peça para que os outros grupos tentem repetir em seus simuladores as situações propóstas pelos colegas.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Movimento de Projétil Animação/simulação
Recursos Complementares

O link a seguir apresenta um texto sobre balística e os estudos dos movimntos em duas dimensões:

http://www.algosobre.com.br/fisica/balistica-e-lancamento-de-projetil.html acesso em 05/12/2010.

O link a seguir apresenta diversos objetos de aprendizagem que podem ser utilizados para explicar o movimento em duas dimensões:

http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/index.html acesso em 05/12/2010. 

Avaliação

Os alunos serão avaliados durate as participações nas aulas, no desenvolvimento da atividade 1 e elaboração da tabela e análise dos dados, na resolução dos exercícios das atividades 2 e 3 e na socialiação da atividade 4 apresentando uma simulação do lançamento horizontal e uma de oblíquo.

É importante verificar se os alunos conseguem diferenciar lançamentos oblíquos de horizontais.

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