30/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Trabalho em grupo;
- Interdisciplinaridade com Língua Portuguesa;
- Dramatizações;
- Leitura e Discussão de Textos.
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos o que acham sobre o casamento, se pensam em se casar algum dia ou não.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar aos alunos a reportagem “Ahmadinejad: mulheres devem casar entre 16 e 18 anos de idade” (Fig. 1) conforme link abaixo.
Link da reportagem “Ahmadinejad: mulheres devem casar entre 16 e 18 anos de idade”: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/11/21/ahmadinejad-mulheres-devem-casar-entre-16-e-18-anos-de-idade.jhtm Acessado em: 28 de Novembro de 2010.
Figura 1 - Reportagem "Ahmadinejad: mulheres devem casar entre 16 e 18 anos de idade".
Observação:
O professor deverá providenciar cópias impressas da reportagem em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
A curta reportagem versa sobre a declaração feita por Ahmadinejad, presidente do Irã, que jovens devem se casar mais cedo para evitar o que chamam de “expansão de imoralidade entre jovens”.
Sugestão:
Interdisciplinaridade com Língua Portuguesa para a leitura e interpretação da reportagem.
Após apresentar a reportagem, o professor deverá perguntar aos alunos o que acham sobre esta e se concordam ou não com ela.
Tendo ouvido as opiniões dos alunos, o professor deverá, então, ressaltar que esta aula abordará: “Casar cedo, a importância desta decisão e possíveis dificuldades.”.
Dando continuidade à aula, o professor deverá organizar os alunos em grupos de até 4 componentes e pedir para que discutam a seguinte pergunta:
“ Quais são os principais motivos que levam adolescentes e jovens a se casarem nestas fases da vida?”
Após os grupos discutirem entre si a questão acima, o professor deverá pedir para que cada grupo relate as conclusões que chegaram, anotando-as em papel pardo.
Em seguida, o professor deverá nomear os grupos com as letras A, B e C. Em seguida, deverá entregar a cada grupo um texto para que leiam e discutam. Sugerimos que para os grupos nomeados por A, seja entregue o texto A (Fig. 2), para os grupos nomeados por B, seja entregue o texto B (Fig. 3) e para os grupos nomeados por C, seja entre o texto C (Fig. 4), conforme os links abaixo.
Link do texto A “Casar cedo é sonho ou loucura”: http://jovem.ig.com.br/igirl/noticia/2008/04/03/comportamento_1257397.html Acessado em: 28 de Novembro de 2010.
Figura 2 - Imagem do texto "Casar cedo é sonho ou loucura".
Link do texto B “Casar muito cedo vale a pena?”: http://itodas.uol.com.br/amor-e-sexo/casar-muito-cedo-vale-a-pena-6850.html Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.
Figura 3 - Imagem do texto "Casar muito cedo vale a pena?".
Link do texto C “Jovens devem se casar cada vez mais cedo em BH”: http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/08/23/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=124154/em_noticia_interna.shtml Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.
Figura 4 - Imagem do texto "Jovens devem se casar cada vez mais cedo em BH".
Os textos versam sobre o casamento entre jovens e suas dificuldades.
Para nortear o momento de leitura e discussão, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de Leitura - A:
Roteiro de Leitura – B:
Roteiro de Leitura – C:
Após a leitura e discussão dos textos, os alunos deverão discuti-los em aula aberta, sob a supervisão do professor. É importante que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre as repercussões sociais e pessoais que o casamento traz, de forma a ser esta uma decisão que deve ser pensada com atenção.
Dando prosseguimento à aula, o professor deverá informar os alunos que serão feitas dramatizações de alguns fatos que, comumente, ocorrem num casamento, e o professor deverá entregar uma situação a cada grupo, para que discutam-na e ensaiem para apresentar a dramatização aos demais colegas.
Cada grupo fará a dramatização de uma situação-problema, conforme segue abaixo:
Terminadas as dramatizações, o professor poderá dar continuidade à aula.
Após as dramatizações, o professor deverá iniciar uma discussão sobre os casos apresentados – o que eles pensam dos casos, dos problemas consequentes e das soluções para eles.
Sugerimos o roteiro abaixo para nortear esse momento.
Roteiro de Perguntas:
Após a discussão, o professor deverá pedir para que os alunos peguem o papel pardo no qual escreveram a resposta para a pergunta discutida no início da aula e analisem se suas respostas mudaram durante o desenvolvimento da aula ou não e o porquê.
Finalizando a aula, sugerimos que o professor oriente os alunos para que entrevistem pessoas de diversas faixas etárias sobre o casamento e os papéis sociais deste na sociedade Os alunos deverão criar um roteiro de entrevista sob a supervisão do professor. Neste, os alunos poderão fazer perguntas como, por exemplo, se concordam com o casamento entre adolescentes; se o entrevistado for casado, poderá perguntar a idade que ele tinha quando se casou, como foi esta experiência e se acha que casou cedo, tarde ou na idade adequada etc.
Os alunos deverão entrevistar familiares e vizinhos, e numa próxima aula, sob a supervisão do professor, deverão discutir as respostas encontradas – por exemplo: quantas pessoas concordam com o casamento entre adolescentes, a média da idade que os entrevistados se casaram etc.
Sugestão de Atividade:
Sugerimos que o professor organize um Júri com os alunos para que discutam o casamento na adolescência. Para que ocorra esse Júri, são necessários participantes para as seguintes funções:
Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.
Réu (Ré): aquele que está sendo acusado.
Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.
Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.
Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.
Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota se culpado ou inocente (quantidade de jurados deve ser constituída por número ímpar).
Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio.
O Júri dá-se da seguinte forma:
O professor deverá apresentar o assunto a ser discutido ( caso de um casal de adolescentes – ambos com 15 anos – que querem se casar porque estão apaixonados.).
O professor deverá eleger os participantes (ou apresentar os papéis e deixar que os alunos se decidam) e aqueles que sobrarem, formarão o público (e deverão ser divididos em dois grupos de forma a auxiliar os seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa).
Após a preparação, o juiz abre a sessão. O advogado de acusação (promotor) deverá acusar o réu (apresentando motivos para que o casamento não aconteça); logo em seguida, o advogado de defesa deverá defender seu cliente (apresentando motivos para que o casamento aconteça). Promotor toma a palavra e continua com a acusação. As testemunhas de acusação deverão testemunhar; em seguida, o advogado de defesa retoma a defesa e pede para suas testemunhas deporem.
Após o término dos testemunhos, os jurados deverão decidir a sentença junto ao juiz. Após a discussão entre juiz e jurados, o juiz lê sua sentença e justifica.
No final da aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate entre os advogados – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente.
Como recurso complementar, o professor poderá utilizar a reportagem “Jovens demais para casar?”, disponível em: http://msn.bolsademulher.com/amor/jovens_demais_para_casar-46452-1.html Acessado em: 28 de Novembro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de se tomar uma decisão como se casar, principalmente na adolescência, bem como as consequências e dificuldades desta decisão. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
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