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Eu quero casar cedo: uma importante decisão.

 

30/12/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
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MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • A importância de se tomar uma decisão nesta fase da vida: na adolescência;
  • Casamento e papéis sociais vinculados a este;
  • As possíveis dificuldades encontradas no casamento pelos jovens e a importância de se ter certeza, de amadurecer tal decisão antes de efetuá-la.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Trabalho em grupo;

- Interdisciplinaridade com Língua Portuguesa;

- Dramatizações;

- Leitura e Discussão de Textos.

 

Motivação:   

 

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos o que acham sobre o casamento, se pensam em se casar algum dia ou não.

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar aos alunos a reportagem “Ahmadinejad: mulheres devem casar entre 16 e 18 anos de idade” (Fig. 1)  conforme link abaixo.

 

Link da reportagem “Ahmadinejad: mulheres devem casar entre 16 e 18 anos de idade”:  http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/11/21/ahmadinejad-mulheres-devem-casar-entre-16-e-18-anos-de-idade.jhtm Acessado em: 28 de Novembro de 2010. 

Aula casar cedo 1

Figura 1 - Reportagem "Ahmadinejad: mulheres devem casar entre 16 e 18 anos de idade".

 

Observação:

O professor deverá providenciar cópias impressas da reportagem em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).

 

A curta reportagem versa sobre a declaração feita por Ahmadinejad, presidente do Irã, que jovens devem se casar mais cedo para evitar o que chamam de  “expansão de imoralidade entre jovens”.  

 

Sugestão:

Interdisciplinaridade com Língua Portuguesa para a leitura e interpretação da reportagem.

 

Após apresentar a reportagem, o professor deverá perguntar aos alunos o que acham sobre esta e se concordam ou não com ela.     

 

Tendo ouvido as opiniões dos alunos, o professor deverá, então,  ressaltar que esta aula abordará: “Casar cedo, a importância desta decisão e possíveis dificuldades.”.  

 

Atividade 1     

 

Dando continuidade à aula, o professor deverá organizar os alunos em grupos de até 4 componentes e pedir para que discutam a seguinte pergunta:  

“ Quais são os principais motivos que levam adolescentes e jovens a se casarem nestas fases da vida?”

 

Após os grupos discutirem entre si a questão acima, o professor deverá pedir para que cada grupo relate as conclusões que chegaram, anotando-as em papel pardo.

 

 

Em seguida, o professor deverá nomear os grupos com as letras A, B e C. Em seguida, deverá entregar a cada grupo um texto para que leiam e discutam. Sugerimos que para os grupos nomeados por A, seja entregue o texto A (Fig. 2), para os grupos nomeados por B, seja entregue o texto B (Fig. 3) e para os grupos nomeados por C, seja entre o texto C (Fig. 4), conforme os links abaixo.

 

Link do texto  A “Casar cedo é sonho ou loucura”:   http://jovem.ig.com.br/igirl/noticia/2008/04/03/comportamento_1257397.html Acessado em: 28 de Novembro de 2010. 

Aula casar cedo 2

Figura 2 - Imagem do texto "Casar cedo é sonho ou loucura".

 

Link do texto B “Casar muito cedo vale a pena?”: http://itodas.uol.com.br/amor-e-sexo/casar-muito-cedo-vale-a-pena-6850.html Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.    

Aula casar cedo 3

Figura 3 - Imagem do texto "Casar muito cedo vale a pena?".

 

Link do texto C “Jovens devem se casar cada vez mais cedo em BH”: http://wwo.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/08/23/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=124154/em_noticia_interna.shtml Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.   

Aula casar cedo 4

Figura 4 - Imagem do texto "Jovens devem se casar cada vez mais cedo em BH".

 

Os textos versam sobre o casamento entre jovens e suas dificuldades.   

 

Para nortear o momento de leitura e discussão, sugerimos o roteiro abaixo.  

 

Roteiro de Leitura - A:

  • Sobre o que versa o texto?
  • De acordo com o texto, por que as pessoas se casam cedo?
  • O que o autor do texto quer dizer quando afirma que “casamento não é sempre um conto de fadas”? Por quê?
  • Quais são as dificuldades enfrentadas pelos casais no casamento?
  • Quais são as frases mais faladas para jovens que querem se casar cedo?
  • Quais são as obrigações trazidas pelo casamento?

 

Roteiro de Leitura – B:

  • Sobre o que versa o texto?
  • De acordo com o texto, por que as pessoas se casam cedo?
  • O que pode acontecer com jovens que se casam cedo?
  • O que o autor do texto diz sobre a gravidez precoce?

 

Roteiro de Leitura – C:

  • Sobre o que versa o texto?
  • De acordo com o texto, por que as pessoas se casam cedo?
  • Qual é a mudança do perfil das famílias previsto para existir no ano 2050?
  • Quais são as vantagens de se casar cedo? E as desvantagens?  

 

  

Após a leitura e discussão dos textos, os alunos deverão discuti-los em aula aberta, sob a supervisão do professor. É importante que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre as repercussões sociais e pessoais que o casamento traz, de forma a ser esta uma decisão que deve ser pensada com atenção. 

 

Atividade 2

 

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá informar os alunos que serão feitas dramatizações de alguns fatos que, comumente, ocorrem num casamento, e o professor deverá entregar uma situação a cada grupo, para que discutam-na e ensaiem para apresentar a dramatização aos demais colegas.

Cada grupo fará a dramatização de uma situação-problema, conforme segue abaixo:

 

  1. Casal de jovens  recém casado, sem filhos, que estudam e trabalham, conversando sobre como foi o dia no trabalho. Observamos que o grupo deverá encenar a mesma situação problema, mas agora considerando que o casal tem um filho pequeno, com menos de 2 anos.
  2. Casal de jovens sem filhos  brigando por ciúmes por conta de que a esposa estuda e o marido é contra. Observamos que o grupo deverá encenar a mesma situação problema, mas agora considerando que a esposa é contra que o marido estude.
  3. Casal de jovens conversando sobre as contas para pagar e as dificuldades do dia-a-dia: não ter com quem deixar o filho (s) para trabalhar e ou estudar,  trabalhar o dia inteiro, chegar cansado (a) e ainda ter que arrumar a casa e fazer comida etc.
  4. Casal dividindo as tarefas de casa – quem vai lavar as louças, quem vai cozinhar, lavar a roupa, arrumar a casa;   
  5. Casal planejando uma gravidez. Observando que o grupo deverá encenar uma situação em que o casal descubra que a esposa está grávida sem que isso tivesse sido planejado;
  6. Casal de jovens decidindo onde passarão as festas de fim de ano, considerando que os familiares de ambos fazem questão que passem em suas casas. Observamos que o grupo deverá encenar a mesma situação problema, mas agora considerando que a esposa e a sogra não se dão muito bem;
  7. Casal de jovens conversando sobre uma mudança, pois o marido foi promovido e terá que se mudar para outro estado. Observamos que o grupo deverá encenar a mesma situação problema, mas agora, considerando que a esposa foi promovida e terá que se mudar para outro estado.

    

Terminadas as dramatizações, o professor poderá dar continuidade à aula.  

 

Atividade 3

 

Após as dramatizações, o professor deverá iniciar uma discussão sobre os casos apresentados – o que eles pensam dos casos, dos problemas consequentes e das soluções para eles.

 

Sugerimos o roteiro abaixo para nortear esse momento.

 

Roteiro de Perguntas:  

  • O que acharam dos casos apresentados?
  • Conheciam tais problemas conjugais? Acham que eles são frequentes na vida matrimonial?
  • Como se imaginam em tais situações? Como resolveriam tais problemas?
  • Conhecem alguém que tenha se casado enquanto adolescente ou muito jovem? Se sim, conte um pouco da experiência dessa pessoa.
  • Quais são os principais motivos que levam adolescentes e jovens a se casarem nestas fases da vida?
  • Por que acham que tais motivos são tão decisivos na escolha do casamento para os jovens?
  • Acham que existe uma forma de mudar ou evitar que jovens se casem cedo? Qual? Por quê?
  • Quais prejuízos e vantagens em se casar na adolescência?

 

Após a discussão, o professor deverá pedir para que os alunos peguem o papel pardo no qual escreveram a resposta para a pergunta discutida no início da aula e analisem se suas respostas mudaram durante o desenvolvimento da aula ou não e o porquê.

 

Atividade 4     

 

Finalizando a aula, sugerimos que o professor oriente os alunos para que entrevistem pessoas de diversas faixas etárias sobre o casamento e os papéis sociais deste na sociedade Os alunos deverão criar um roteiro de entrevista sob a supervisão do professor. Neste, os alunos poderão fazer perguntas como, por exemplo, se concordam com o casamento entre adolescentes; se o entrevistado for casado, poderá perguntar a idade que ele tinha quando se casou, como foi esta experiência e se acha que casou cedo, tarde  ou na idade adequada etc.

 

Os alunos deverão entrevistar familiares e vizinhos, e numa próxima aula, sob a supervisão do professor, deverão discutir as respostas encontradas – por exemplo: quantas pessoas concordam com o casamento entre adolescentes, a média da idade que os entrevistados se casaram etc.

 

 

Sugestão de Atividade:     

 

Sugerimos que o professor organize um Júri com os alunos para que discutam o casamento na adolescência. Para que ocorra esse Júri, são necessários participantes para as seguintes funções:

 

Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri.

Réu (Ré): aquele que está sendo acusado.

Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré.

Advogado de defesa: Defende o réu e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação.

Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais.

Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota se culpado ou inocente (quantidade de jurados deve ser constituída por número ímpar).

Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa e da acusação, ajudam seus advogados a preparem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio.

 

O Júri dá-se da seguinte forma:                        

 

O professor deverá apresentar o assunto a ser discutido ( caso de um casal de adolescentes – ambos com 15 anos – que querem se casar porque estão apaixonados.).  

O professor deverá eleger os participantes (ou apresentar os papéis e deixar que os alunos se decidam) e aqueles que sobrarem, formarão o público (e deverão ser divididos em dois grupos de forma a auxiliar os seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa).

Após a preparação, o juiz abre a sessão. O advogado de acusação (promotor) deverá acusar o réu (apresentando motivos para que o casamento não aconteça); logo em seguida, o advogado de defesa deverá defender seu cliente (apresentando motivos para que o casamento aconteça). Promotor toma a palavra e continua com a acusação. As testemunhas de acusação deverão testemunhar; em seguida, o advogado de defesa retoma a defesa e pede para suas testemunhas deporem.

Após o término dos testemunhos, os jurados deverão decidir a sentença junto ao juiz. Após a discussão entre juiz e jurados, o juiz lê sua sentença e justifica.

 

No final da aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que acharam do debate entre os advogados – o que foi bom, o que poderia ter sido diferente.  

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor poderá utilizar a reportagem “Jovens demais para casar?”, disponível em: http://msn.bolsademulher.com/amor/jovens_demais_para_casar-46452-1.html Acessado em: 28 de Novembro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a importância de se tomar uma decisão como se casar, principalmente na adolescência, bem como as consequências e dificuldades desta decisão. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

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