Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Posturas: quadrupedia e cócoras e suas possibilidades de equilíbrio/Ensino Especial

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Postar-se na posição de cócoras de maneira equilibrada;

-Deslocar-se na postura de cócoras de maneira equilibrada;

-Identificar maneiras adequadas de deslocamentos em quadrupedia;

-Conhecer diferentes níveis das posições de quadrupedia e cócoras a serem utilizadas;

-Imitar animais;

-Passar por espaços delimitados nas posturas de cócoras e quadrupedia.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Motivação:

Para que o professor saiba um pouco mais da importância de uma boa postura, segue site indicado.   http://saude.abril.com.br/edicoes/0295/familia/conteudo_269613.shtml  

acesso em:  24.11.10.

Atividade1:  Equilibrar-se, sem enxergar.

Formação: em duplas.

Descrição da atividade: em duplas, agachados, com os olhos vendados, mãos dadas, os alunos deverão manter-se equilibrados diante de desafios lançados pelo professor.

Alguns desafios a serem propostos:

- saltitar;

- deslocar-se lateralmente;

- acompanhar o parceiro andando de costas;

-estender a perna direita, depois esquerda, lateralmente;

-um aluno da dupla estende as pernas na tentativa de ficar na posição em pé e seu companheiro permanece agachado equilibrando-se, trocando alternadamente de posição;

Professor: torna-se interessante criar diferentes desafios aos seus alunos a fim de trabalhar o equilíbrio.

Referência: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

Figura 1: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_fAE4GAhZnmg/SxGsx1JbMrI/AAAAAAAAAGg/mitL4RSdJcs/s1600/nenem.jpg  

acesso em: 25.11.10.

Atividade2:   Gincana.

Formação: grupo de quatro alunos.

Descrição da atividade: O professor, após dividir os grupos, colocará dois membros de cada grupo de lados opostos da quadra (linha de fundo da quadra de vôlei).

Ao iniciar o jogo, no primeiro momento, o professor lançará o desafio ao grupo de alunos que se encontra posicionado de um lado da quadra, sendo este: um aluno de cada grupo deverá atravessar a quadra em direção aos colegas que estão posicionados do outro lado desta, caminhando de cócoras (agachado).

O aluno ao encontrar o membro do seu grupo, do outro lado da quadra, passará a função a este, sendo que o professor lançará novo desafio: o próximo aluno do grupo deverá fazer o mesmo caminho percorrido pelo primeiro membro do grupo, engatinhando, ou seja deslocar-se com pés, joelhos e mãos  em contato com o solo.

No momento que o aluno chegar ao outro lado da quadra, o professor lançará novo desafio para o terceiro membro do grupo sendo: deverá percorrer o caminho, saltitando de cócoras (agachado).

O último desafio será ao quarto aluno do grupo que deverá retornar em quadrupedia, (pés e mão apoiados no solo).

Importante: não poderá utilizar os joelhos. O aluno que chegar primeiro, seu grupo será o vencedor.

Figura 2: Diponível em http://www.docelimao.com.br/images/engatinhando.gif 

acesso em: 24.11.10.

Referência: Autoria própria.

Atividade 3:  Corrida em círculos.

Material: duas bolas.

Formação: em círculos.

Descrição da atividade: Formam-se dois círculos vizinhos, jogadores de frente para o centro e distanciados. Um jogador de cada círculo fica de posse de uma bola; ao sinal esses saem correndo, dando a volta ao círculo e ao chegar aos seus lugares, deverão lançar a bola para o círculo vizinho e tomar a posição de cócoras (agachados).

O jogador que recebe a bola faz o mesmo que o primeiro e assim sucessivamente, vencendo o círculo em que todos estiverem agachados em primeiro lugar.

VARIAÇÕES : 

- substituir a bola por outro objeto qualquer que será então passado e não arremessado;        

- realizar a corrida em zig-zag, por entre os jogadores.

Referência: Disponível em: http://criartes.webnode.com.br/products/corrida-em-circulos/  

acesso em: 05.12.10.

Atividade 4: Cachorro, galinha e pintinhos. 

Material: Figuras de cebola, batata e milho ou um pouco de cada produto para demonstrar.

Formação: dois grupos.

Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em dois grupos:

Grupo da galinha: se posicionará em uma extremidade da quadra ou atrás da linha demarcada;

Grupo dos pintinhos: se posicionará em oposição ao grupo das galinhas, a 20 metros de distância.

Após organização da turma, escolherá um aluno que permanecerá no meio, entre os dois grupos, que será o “cachorro”.

Antes de iniciar a brincadeira professor, distribua as figuras aos grupos e  apresente a eles a função de cada personagem e como a brincadeira irá se proceder.

Funções:

Galinha: mostrar aos pintinhos as figuras disponíveis (cebola, batata, milho);

Pintinhos:  responder afirmando ou negando com a cabeça “sim” ou “não” às figuras desejáveis por eles.

Cachorro: pegador.

Ex: o grupo das galinhas,    

     - ao mostrar a cebola, o grupo deverá negar com o “não” ou executar o movimento de negação com a cabeça;     

     - ao mostrar a batata, todos deverão negar com o “não” ou executar o movimento de negação com a cabeça;        

     -ao mostrar o milho, todos deverão afirmar com o “sim”. Neste momento os pintinhos deverão correr em direção a outra extremidade da quadra ou até ultrapassarem a linha oposta, fugindo do cachorro na intenção de não serem pegos. Aqueles que forem pegos ajudarão o cachorro atribuindo-se assim a função de pegador.

Importante lembrar que todos deverão imitar o animal: se forem pintinhos deverão andar em cócoras; se for o cachorro deverá andar em quadrupedia, (pés e mãos apoiados no solo).

Após todos os pintinhos serem pegos, trocam-se as funções e inicia-se novamente a brincadeira.   

Referência: MATTOS, Mauro G. Educação Física Infantil: Inter-relações. 2ª Ed. São Paulo: Editora Phorte, 2007.

Figura 3: Disponivel em:

http://bp1.blogger.com/_YFimVzwLCm4/SACmoHuD-jI/AAAAAAAAA44/79EyCTE_Tj0/s400/galinha+pintinho.bmp 

acesso em: 24.11.10.

Importante professor: para possibilitar o desenvolvimento do equilíbrio e aprimorá-lo, é preciso trabalhar movimentos locomotores fundamentais com os alunos, como saltar, andar, correr, rolar, arremessar. Por meio destes movimentos, torna-se necessário acrescentar no decorrer das atividades, movimentos mais amplos e com maior grau de dificuldade, visando assim tanto o desenvolvimento do equilíbrio como também das habilidades motoras presentes em todas as atividades que as crianças poderão realizar dentro ou fora do contexto escolar.

Recursos Complementares

Brincando com Yoga: Trabalhando a postura das crianças.  

O professor poderá inserir na sua aula a Yoga. Esta modalidade trabalha fatores de postura e respiração, desenvolvendo o equilíbrio por meio do autoconhecimento corporal.  

Série Brincando com Asanas - Sarvanga (Postura da Vela) 

1- coloque a criança deitada no chão;

2- flexione os joelhos e traga para junto do peito, levante os quadris e tire as pernas do chão. Apoie as costas com as palmas da mão!

3- alongue as pernas, mantenha o corpo perpendicular ao chão. O peso do corpo apóia na nuca, pescoço, ombros e parte superior dos braços.

4- una e alongue as pernas com os dedos dos pés apontando para cima!

  • Esta é a postura sarvanga-asana                   

5- para desfazer flexione os joelhos e desça suavemente desenrolando!   

            acesso em: 30.11.10. 

Avaliação

A criança deverá ser avaliada a todo o momento da aula, onde o professor deverá observar:

- o comportamento postural apresentado durante as atividades;

- o nível de compreensão e execução do movimento;

- se apresenta dificuldades em superar os desequilíbrios diante das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.