14/01/2011
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
-Postar-se na posição de cócoras de maneira equilibrada;
-Deslocar-se na postura de cócoras de maneira equilibrada;
-Identificar maneiras adequadas de deslocamentos em quadrupedia;
-Conhecer diferentes níveis das posições de quadrupedia e cócoras a serem utilizadas;
-Imitar animais;
-Passar por espaços delimitados nas posturas de cócoras e quadrupedia.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
Motivação:
Para que o professor saiba um pouco mais da importância de uma boa postura, segue site indicado. http://saude.abril.com.br/edicoes/0295/familia/conteudo_269613.shtml
acesso em: 24.11.10.
Atividade1: Equilibrar-se, sem enxergar.
Formação: em duplas.
Descrição da atividade: em duplas, agachados, com os olhos vendados, mãos dadas, os alunos deverão manter-se equilibrados diante de desafios lançados pelo professor.
Alguns desafios a serem propostos:
- saltitar;
- deslocar-se lateralmente;
- acompanhar o parceiro andando de costas;
-estender a perna direita, depois esquerda, lateralmente;
-um aluno da dupla estende as pernas na tentativa de ficar na posição em pé e seu companheiro permanece agachado equilibrando-se, trocando alternadamente de posição;
Professor: torna-se interessante criar diferentes desafios aos seus alunos a fim de trabalhar o equilíbrio.
Referência: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
Figura 1: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_fAE4GAhZnmg/SxGsx1JbMrI/AAAAAAAAAGg/mitL4RSdJcs/s1600/nenem.jpg
acesso em: 25.11.10.
Atividade2: Gincana.
Formação: grupo de quatro alunos.
Descrição da atividade: O professor, após dividir os grupos, colocará dois membros de cada grupo de lados opostos da quadra (linha de fundo da quadra de vôlei).
Ao iniciar o jogo, no primeiro momento, o professor lançará o desafio ao grupo de alunos que se encontra posicionado de um lado da quadra, sendo este: um aluno de cada grupo deverá atravessar a quadra em direção aos colegas que estão posicionados do outro lado desta, caminhando de cócoras (agachado).
O aluno ao encontrar o membro do seu grupo, do outro lado da quadra, passará a função a este, sendo que o professor lançará novo desafio: o próximo aluno do grupo deverá fazer o mesmo caminho percorrido pelo primeiro membro do grupo, engatinhando, ou seja deslocar-se com pés, joelhos e mãos em contato com o solo.
No momento que o aluno chegar ao outro lado da quadra, o professor lançará novo desafio para o terceiro membro do grupo sendo: deverá percorrer o caminho, saltitando de cócoras (agachado).
O último desafio será ao quarto aluno do grupo que deverá retornar em quadrupedia, (pés e mão apoiados no solo).
Importante: não poderá utilizar os joelhos. O aluno que chegar primeiro, seu grupo será o vencedor.
Figura 2: Diponível em http://www.docelimao.com.br/images/engatinhando.gif
acesso em: 24.11.10.
Referência: Autoria própria.
Atividade 3: Corrida em círculos.
Material: duas bolas.
Formação: em círculos.
Descrição da atividade: Formam-se dois círculos vizinhos, jogadores de frente para o centro e distanciados. Um jogador de cada círculo fica de posse de uma bola; ao sinal esses saem correndo, dando a volta ao círculo e ao chegar aos seus lugares, deverão lançar a bola para o círculo vizinho e tomar a posição de cócoras (agachados).
O jogador que recebe a bola faz o mesmo que o primeiro e assim sucessivamente, vencendo o círculo em que todos estiverem agachados em primeiro lugar.
VARIAÇÕES :
- substituir a bola por outro objeto qualquer que será então passado e não arremessado;
- realizar a corrida em zig-zag, por entre os jogadores.
Referência: Disponível em: http://criartes.webnode.com.br/products/corrida-em-circulos/
acesso em: 05.12.10.
Atividade 4: Cachorro, galinha e pintinhos.
Material: Figuras de cebola, batata e milho ou um pouco de cada produto para demonstrar.
Formação: dois grupos.
Descrição da atividade: O professor dividirá a turma em dois grupos:
Grupo da galinha: se posicionará em uma extremidade da quadra ou atrás da linha demarcada;
Grupo dos pintinhos: se posicionará em oposição ao grupo das galinhas, a 20 metros de distância.
Após organização da turma, escolherá um aluno que permanecerá no meio, entre os dois grupos, que será o “cachorro”.
Antes de iniciar a brincadeira professor, distribua as figuras aos grupos e apresente a eles a função de cada personagem e como a brincadeira irá se proceder.
Funções:
Galinha: mostrar aos pintinhos as figuras disponíveis (cebola, batata, milho);
Pintinhos: responder afirmando ou negando com a cabeça “sim” ou “não” às figuras desejáveis por eles.
Cachorro: pegador.
Ex: o grupo das galinhas,
- ao mostrar a cebola, o grupo deverá negar com o “não” ou executar o movimento de negação com a cabeça;
- ao mostrar a batata, todos deverão negar com o “não” ou executar o movimento de negação com a cabeça;
-ao mostrar o milho, todos deverão afirmar com o “sim”. Neste momento os pintinhos deverão correr em direção a outra extremidade da quadra ou até ultrapassarem a linha oposta, fugindo do cachorro na intenção de não serem pegos. Aqueles que forem pegos ajudarão o cachorro atribuindo-se assim a função de pegador.
Importante lembrar que todos deverão imitar o animal: se forem pintinhos deverão andar em cócoras; se for o cachorro deverá andar em quadrupedia, (pés e mãos apoiados no solo).
Após todos os pintinhos serem pegos, trocam-se as funções e inicia-se novamente a brincadeira.
Referência: MATTOS, Mauro G. Educação Física Infantil: Inter-relações. 2ª Ed. São Paulo: Editora Phorte, 2007.
Figura 3: Disponivel em:
http://bp1.blogger.com/_YFimVzwLCm4/SACmoHuD-jI/AAAAAAAAA44/79EyCTE_Tj0/s400/galinha+pintinho.bmp
acesso em: 24.11.10.
Importante professor: para possibilitar o desenvolvimento do equilíbrio e aprimorá-lo, é preciso trabalhar movimentos locomotores fundamentais com os alunos, como saltar, andar, correr, rolar, arremessar. Por meio destes movimentos, torna-se necessário acrescentar no decorrer das atividades, movimentos mais amplos e com maior grau de dificuldade, visando assim tanto o desenvolvimento do equilíbrio como também das habilidades motoras presentes em todas as atividades que as crianças poderão realizar dentro ou fora do contexto escolar.
Brincando com Yoga: Trabalhando a postura das crianças.
O professor poderá inserir na sua aula a Yoga. Esta modalidade trabalha fatores de postura e respiração, desenvolvendo o equilíbrio por meio do autoconhecimento corporal.
Série Brincando com Asanas - Sarvanga (Postura da Vela)
1- coloque a criança deitada no chão;
2- flexione os joelhos e traga para junto do peito, levante os quadris e tire as pernas do chão. Apoie as costas com as palmas da mão!
3- alongue as pernas, mantenha o corpo perpendicular ao chão. O peso do corpo apóia na nuca, pescoço, ombros e parte superior dos braços.
4- una e alongue as pernas com os dedos dos pés apontando para cima!
5- para desfazer flexione os joelhos e desça suavemente desenrolando!
acesso em: 30.11.10.
A criança deverá ser avaliada a todo o momento da aula, onde o professor deverá observar:
- o comportamento postural apresentado durante as atividades;
- o nível de compreensão e execução do movimento;
- se apresenta dificuldades em superar os desequilíbrios diante das atividades.
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