23/12/2010
Andréa Marques Leão Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Trabalho em Grupo;
- Confecção de material informativo;
- Uso do Laboratório de Informática.
O professor deverá iniciar a aula apresentando a charge (Fig. 1) aos alunos, conforme o link abaixo.
Link da Imagem “Charge Charlie Brown deprimido”: http://www.hipnoterapia.psc.br/images/charge02.jpg Acessado em: 28 de Novembro de 2010.
Figura 1 – Charge Charlie Brown deprimido.
Observação: A imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
O professor deverá perguntar aos alunos o que estes acham da imagem em questão. É importante que todos que quiserem dar sua opinião, possam fazê-lo.
O professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que o tema dessa aula é "Estar triste é estar deprimido? Desmistificando a depressão".
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo desmistificar a depressão e diferenciá-la da tristeza, sugerimos que o professor organize os alunos em duplas, nomeando-as de A e B. Em seguida, o professor deverá entregar a cada dupla o texto correspondente, isto é, às duplas A o texto A, e às duplas B o texto B, conforme postados abaixo.
Texto A: “Desmitificando a depressão”
Link do texto: http://www.scribd.com/doc/42569643/Desmistificando-a-Depressao Acessado em: 29 de Novembro de 2010.
Texto B: “Depressão”
Link to texto: http://www.saudevidaonline.com.br/ale_depressao.htm Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.
O texto A versa sobre os mitos que envolvem a depressão, enquanto o texto B versa sobre a Depressão, os tipos e sintomas, além do tratamento.
Juntamente com o texto, o professor deverá entregar um roteiro de perguntas – a serem discutidas e respondidas por eles – para nortear a leitura e discussão.
Roteiro de Leitura e Discussão do Texto A:
Roteiro de Leitura e Discussão do Texto B:
Ao término das leituras e discussões, uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B - formando um grupo de 4 integrantes. Após discutirem os textos lidos, os grupos deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destes - conforme roteiro – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.
É importante que os alunos tenham a oportunidade de trocar experiências e conversar sobre suas opiniões sobre os textos – o que acharam deles, se já tinham conhecimento sobre o assunto, o que a leitura dos textos significou para eles, se compreenderam a seriedade de uma doença como a depressão e da importância de levá-la a sério, bem como da diferença entre depressão e estar deprimido (tristeza comum) etc.
Nesse momento, o professor poderá falar sobre a importância de procurar um profissional especializado (psiquiatra e ou psicólogo) caso a pessoa esteja sofrendo de depressão – ou algum conhecido esteja sofrendo desta.
O professor deverá mediar e supervisionar este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Dando continuidade à aula, o professor deverá apresentar o vídeo "Jornal Hoje - Entenda a diferença entre ficar triste e ter depressão.wmv", com duração de 2 minutos e 44 segundos, conforme o link abaixo.
Link do vídeo Jornal Hoje - Entenda a diferença entre ficar triste e ter depressão.wmv": http://www.youtube.com/watch?v=np6SN0lHjoU Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.
O vídeo versa sobre as diferenças entre ficar triste e estar deprimido, e apresenta dois casos diferentes - um de tristeza e um de depressão.
Os alunos deverão discutir o vídeo em aula aberta, reforçando os pontos discutidos nos textos apresentados anteriormente.
Sugerimos o roteiro abaixo para nortear esse momento.
Roteiro para Discussão:
O professor deverá mediar a discussão, sanando possíveis dúvidas e corrigindo conceitos errôneos.
Finalizando a aula, sugerimos que o professor peça para que os grupos façam, conjuntamente, um Jornal Mural (Fig. 2), que terá como tema "Desmitificando a Depressão". Para isto, os grupos deverão apresentar, oralmente, o que foi aprendido durante a aula e, tendo sido esclarecidas as dúvidas que acaso existam, confeccionem, sob supervisão e acompanhamento do professor, o Jornal Mural. O objetivo de criar esse Jornal Mural é de socializar as informações com a escola e a comunidade.
Figura 2 – Jornal Mural.
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg Acessado em: 01 Novembro de 2010
O Jornal Mural deverá ficar exposto num dos corredores da escola. As informações a serem colocadas neste jornal deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: diferenças entre depressão e tristeza, mitos da depressão etc. Ressaltamos que, estes murais deverão conter figuras e textos explicativos sobre o tema proposto.
Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, acessem a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013. Acessado em: 01 Novembro de 2010)
Ao término da aula, o professor deverá fazer uma “roda de conversa” e perguntar aos alunos o que acharam da aula e no que as informações aprendidas e discutidas em aula poderão fazer diferença em suas vidas ou na vida das pessoas que convivem com eles. É importante que nesse momento os alunos possam falar sobre o possível preconceito contra a depressão (muitas vezes vista como “frescura”) ou mesmo a banalização deste termo.
Sugestão:
Para a realização dessa atividade, o professor deverá providenciar papel sulfite A4, tintas guache, canetas hidrograficas e pincéis.
Estando os alunos organizados em grupos de até 4 integrantes, o professor poderá pedir para que os alunos desenhem (ou pintem) o significado de depressão ou a representação dessa para eles e, em seguida, que expliquem para os colegas suas produções. É importante que todos participem e que tenham a oportunidade de explicar o desenho para os demais.
Caso o professor tenha interesse em aprofundar o assunto, ele poderá utilizar o sítio eletrônico sobre Depressão oferecido pela PsiqueWeb, disponível em: http://gballone.sites.uol.com.br/voce/dep.html Acessado em: 30 de Novembro de 2010.
O professor poderá, também, ler o texto “Depressão”, do sítio eletrônico Psicosite, para discutir os sintomas dessa doença e tipos de depressão. Link do texto “Depressão”: http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm Acessado em: 01 de Dezembro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam os conceitos envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!