Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estar triste é estar deprimido? Desmistificando a depressão.

 

23/12/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Depressão: o que é, as causas, os sintomas e tratamento;
  • Diferença entre a tristeza – sentimento normal e comum na vida humana, e Depressão;
  • A prevalência da ocorrência da Depressão em adolescentes: suas principais causas e conseqüências;
  • A importância de não “rotular” a si próprio e ao outro de depressivo, e de se procurar ajuda especializada (de psicólogos e ou psiquiatras) nestes casos (de dúvidas ou suspeitas do transtorno).
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Trabalho em Grupo;

- Confecção de material informativo;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

O professor deverá iniciar a aula apresentando a charge (Fig. 1) aos alunos, conforme o link abaixo.  

Link da Imagem “Charge Charlie Brown deprimido”: http://www.hipnoterapia.psc.br/images/charge02.jpg   Acessado em: 28 de Novembro de 2010.   

Figura 1 – Charge Charlie Brown deprimido.

  

Observação: A imagem pode ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

O professor deverá perguntar aos alunos o que estes acham da imagem em questão. É importante que todos que quiserem dar sua opinião, possam fazê-lo.   

O professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • Sobre o que retrata a figura?
  • O que Charlie Brown está fazendo?
  • Por que vocês acham que ele quer parecer deprimido?
  • O que é estar deprimido?
  • Estar deprimido ou com depressão é a mesma coisa que estar triste? Por quê?  

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá dizer que o tema dessa aula é "Estar triste é estar deprimido? Desmistificando a depressão".

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo desmistificar a depressão e diferenciá-la da tristeza, sugerimos que o professor organize os alunos em duplas, nomeando-as de A e B. Em seguida, o professor deverá entregar a cada dupla o texto correspondente, isto é, às duplas A o texto A, e às duplas B o texto B, conforme postados abaixo.

Texto A: “Desmitificando a depressão” 

Link do texto: http://www.scribd.com/doc/42569643/Desmistificando-a-Depressao  Acessado em: 29 de Novembro de 2010.    

Texto B: “Depressão” 

Link to texto: http://www.saudevidaonline.com.br/ale_depressao.htm Acessado em: 05 de Dezembro de 2010. 

O texto A versa sobre os mitos que envolvem a depressão, enquanto o texto B versa sobre a Depressão, os tipos e sintomas, além do tratamento.

Juntamente com o texto, o professor deverá entregar um roteiro de perguntas – a serem discutidas e respondidas por eles – para nortear a leitura e discussão.  

Roteiro de Leitura e Discussão do Texto A: 

  • Qual é o assunto apresentado no texto?
  • Quais são os mitos e preconceitos que cercam a depressão, como descritos pelo autor no início do texto?
  • O autor fala sobre significados diferentes para a palavra “depressão”, Quais são esses?
  • Quais os mitos discutidos pelo autor? Por que são mitos?
  • Vocês tinham conhecimento de algum desses mitos? Qual(is)?   

Roteiro de Leitura e Discussão do Texto B:

  • O que é depressão?
  • Quais os tipos de depressão?
  • Quais os critérios devem ser utilizados?
  • Quais são as causas da depressão?
  • Quais os fatores de risco para depressão?
  • Qual a gravidade da depressão?
  • Como a depressão é tratada?

Atividade 2 

Ao término das leituras e discussões, uma dupla A deverá se juntar a uma dupla B - formando um grupo de 4 integrantes. Após discutirem os textos lidos, os grupos deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destes - conforme roteiro – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.  

É importante que os alunos tenham a oportunidade de trocar experiências e conversar sobre suas opiniões sobre os textos – o que acharam deles, se já tinham conhecimento sobre o assunto, o que a leitura dos textos significou para eles, se compreenderam a seriedade de uma doença como a depressão e da importância de levá-la a sério, bem como da diferença entre depressão e estar deprimido (tristeza comum) etc.   

Nesse momento, o professor poderá falar sobre a importância de procurar um profissional especializado (psiquiatra e ou psicólogo) caso a pessoa esteja sofrendo de depressão – ou algum conhecido esteja sofrendo desta.  

O professor deverá mediar e supervisionar este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.

Atividade 3

Dando continuidade à aula, o professor deverá apresentar o vídeo "Jornal Hoje - Entenda a diferença entre ficar triste e ter depressão.wmv", com duração de 2 minutos e 44 segundos, conforme o link abaixo.

Link do vídeo Jornal Hoje - Entenda a diferença entre ficar triste e ter depressão.wmv": http://www.youtube.com/watch?v=np6SN0lHjoU  Acessado em: 05 de Dezembro de 2010.

O vídeo versa sobre as diferenças entre ficar triste e estar deprimido, e apresenta dois casos diferentes - um de tristeza e um de depressão.

Os alunos deverão discutir o vídeo em aula aberta, reforçando os pontos discutidos nos textos apresentados anteriormente.

Sugerimos o roteiro abaixo para nortear esse momento.

Roteiro para Discussão:

  • O que acharam do vídeo?
  • Qual a diferença entre uma pessoa que está triste e uma que está com depressão?
  • Quais são os sintomas da depressão?
  • O tratamento da depressão é rápido?
  • Que profissional da saúde a pessoa deprimida deve procurar?

O professor deverá mediar a discussão, sanando possíveis dúvidas e corrigindo conceitos errôneos.

Atividade 4

Finalizando a aula, sugerimos que o professor peça para que os grupos façam, conjuntamente, um Jornal Mural (Fig. 2), que terá como tema "Desmitificando a Depressão". Para isto, os grupos deverão apresentar, oralmente, o que foi aprendido durante a aula e, tendo sido esclarecidas as dúvidas que acaso existam, confeccionem, sob supervisão e acompanhamento do professor, o Jornal Mural. O objetivo de criar esse Jornal Mural é de socializar as informações com a escola e a comunidade.

Figura 2 – Jornal Mural.

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg Acessado em: 01 Novembro de 2010         

O Jornal Mural deverá ficar exposto num dos corredores da escola. As informações a serem colocadas neste jornal deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: diferenças entre depressão e tristeza, mitos da depressão etc. Ressaltamos que, estes murais deverão conter figuras e textos explicativos sobre o tema proposto.        

Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, acessem a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013. Acessado em: 01 Novembro de 2010)          

Ao término da aula, o professor deverá fazer uma “roda de conversa”  e perguntar aos alunos o que acharam da aula e no que as informações aprendidas e discutidas em aula poderão fazer diferença em suas vidas ou na vida das pessoas que convivem com eles. É importante que nesse momento os alunos possam falar sobre o possível preconceito contra a depressão (muitas vezes vista como “frescura”) ou mesmo a banalização deste termo.

Sugestão:   

Para a realização dessa atividade, o professor deverá providenciar papel sulfite A4, tintas guache, canetas hidrograficas e pincéis.   

Estando os alunos organizados em grupos de até 4 integrantes, o professor poderá pedir para que os alunos desenhem (ou pintem) o significado de depressão ou a representação dessa para eles e, em seguida, que expliquem para os colegas suas produções. É importante que todos participem e que tenham a oportunidade de explicar o desenho para os demais.  

Recursos Complementares

Caso o professor tenha interesse em aprofundar o assunto, ele poderá utilizar o sítio eletrônico sobre Depressão oferecido pela PsiqueWeb, disponível em: http://gballone.sites.uol.com.br/voce/dep.html Acessado em: 30 de Novembro de 2010.      

O professor poderá, também, ler o  texto “Depressão”, do sítio eletrônico Psicosite, para discutir os sintomas dessa doença e tipos de depressão. Link do texto “Depressão”: http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm Acessado em: 01 de Dezembro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam os conceitos envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.