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Quero voltar invisível, pra dentro da barriga da mamãe

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar a reprodução humana
  • Apresentar o desenvolvimento embrionário em humanos
  • Discutir sobre as diferenças entre o desenvolvimento embrionário humano e em outros mamíferos
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o aluno tenha conhecimentos básicos sobre fecundação e desenvolvimento embrionário e saiba reconhecer os mamíferos

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando este arquivo de áudio à turma. Discuta a importância biológica do sexo para a transmissão das características hereditárias aos descendentes.

Por que precisa fazer sexo para ter filhos? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27829 (Acessado em 10/12/2010).      

A gravidez ocorre após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Mas, como acontece este processo? Quando a mulher produz os óvulos? E o homem, quando produz os espermatozóides? É possível um óvulo ser fecundado por mais de um espermatozóide? É possível mais de um óvulo ser fecundado por vez? Quanto tempo um espermatozóide sobrevive no corpo de uma mulher após a ejaculação? E o óvulo, quanto tempo dura após sair dos ovários? Quanto tempo após a relação sexual ocorre a fecundação? O óvulo é fecundado no útero? E a menstruação, é o óvulo que não foi fecundado que é eliminado?

Atividade 1:

Construa uma webquest para orientar a pesquisa de seus alunos. WebQuest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML.   

Uma WebQuest tem a seguinte estrutura: Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Neste endereço você pode encontrar uma boa descrição bem explicativa de cada uma das seções de uma webquest:  http://webquest.sp.senac.br/textos/oque (acessado em 10/12/2010). 

Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 10/12/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (Acessado em 10/12/2010). Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html  (Acessado em 10/12/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/12/2010),  http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/  (Acessado em 10/12/2010).   

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que percorram a webquest buscando responder as seguintes questões:

  1. Quando a mulher produz os óvulos?
  2. E o homem, quando produz os espermatozóides?
  3. É possível um óvulo ser fecundado por mais de um espermatozóide?
  4. É possível mais de um óvulo ser fecundado por vez?
  5. Como ocorrem os casos de gêmeos?
  6. Por que alguns gêmeos são idênticos e outros são diferentes?
  7. Quanto tempo um espermatozóide sobrevive no corpo de uma mulher após a ejaculação?
  8. E o óvulo, quanto tempo dura após sair dos ovários?
  9. Quanto tempo após a relação sexual ocorre a fecundação?
  10. O óvulo é fecundado no útero?
  11. E a menstruação, é o óvulo que não foi fecundado que é eliminado?
  12. O que é gravidez tubária e como ela ocorre?
  13. O que pode provocar infertilidade no homem? E na mulher?
  14. É possível engravidar no dia seguinte ao da relação sexual?

Alguns sites que podem ser interessantes que podem ser utilizados na webquest para auxiliar este trabalho:       

 

http://saude.hsw.uol.com.br/reproducao-humana.htm (Acessado em 10/12/2010).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fecundação (Acessado em 10/12/2010).

http://www.tuasaude.com/fecundacao/ (Acessado em 10/12/2010).

http://www.todabiologia.com/dicionario/fecundacao.htm (Acessado em 10/12/2010).

http://www.brasilescola.com/biologia/fecudacao.htm (Acessado em 10/12/2010).

http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-feminino/ (Acessado em 10/12/2010).

http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/reproducao_machos.htm (Acessado em 10/12/2010).

http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/reproducao_femeas.htm (Acessado em 10/12/2010).

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI277769-EI298,00.html (Acessado em 10/12/2010).

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1220 (Acessado em 10/12/2010).

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=1044 (Acessado em 10/12/2010).

Atividade 2:

  • Para esta atividade será necessário providenciar isopor, bolinhas de isopor, alfinetes, cola, tesoura, revistas, canetinhas e material reciclado como garrafas pet, embalagens plásticas,...

Ainda em grupos de 4 a 5 alunos, assistam aos vídeos como forma de visualizar o processo de fecundação.

http://www.youtube.com/watch?v=hyaSFc-iMJQ (acessado em 10/12/2010) 

Este vídeo apresenta a fecundação humana, desde a trajetória dos espermatozóides na ejaculação, a fusão do óvulo e do espermatozóide e o início das divisões.

http://www.youtube.com/watch?v=tfxZm-SqAfw (acessado em 10/12/2010) 

Este vídeo traz um modelo 3D da fecundação humana, a partir da ovulação, passando pela união dos gametas masculino e feminino até a nidação no útero.

http://www.youtube.com/watch?v=6youN025aP0 (acessado em 10/12/2010).

Neste vídeo, além da fecundação, todo o desenvolvimento embrionário até o nascimento.

http://www.youtube.com/watch?v=YeQAoDX7cd0 (acessado em 10/12/2010).

Este vídeo apresenta as modificações do feto semana a semana, até o nascimento.

Cada grupo ficará responsável em fazer uma maquete com uma parte da fecundação. Por exemplo: grupo 1 a formação dos espermatozóides, grupo 2 a liberação do óvulo do ovário, grupo 3 o encontro do espermatozóide com o óvulo, grupo 4 o inicio da divisão celular e a nidação do zigoto no ovário, grupo 5 primeiro trimestre de gestação, grupo 6 segundo trimestre de gestação, grupo 7 último trimestre de gestação,...

Como forma de socialização, organize uma mostra das maquetes na escola.

Atividade 3:

Mantendo os mesmos grupos, como forma de sedimentar os conhecimentos adquiridos, produzir um mapa conceitual com os principais conceitos aprendidos. Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool (http://cmap.ihmc.us/download/ Acessado em 11/12/2010) . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros.Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 11/12/2010).   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que precisa fazer sexo para ter filhos? Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;

  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando a reprodução humana com a reprodução de outros mamíferos.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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