Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Elementos básicos para se equilibrar/Ensino Especial

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Arrastar-se ou ser arrastado em diferentes superfícies (papelão, cobertor entre outros elementos);

-Rolar em posições corporais diferenciadas;

-Desenvolver o controle corporal durante o deslocamento.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

 :  Arrastar e ser arrastado.

Material: Papelão, carrinho de puxar.

Formação: em duplas.

Descrição da atividade: a turma dividida em duplas. Estas deverão se posicionar em uma das linhas de fundo da quadra de basquetebol e deste ponto da quadra, um aluno deverá ficar sentado em um pedaço de papelão, de mãos dadas com seu parceiro ou em outra posição que achar conveniente e até mesmo em carrinhos de puxar, de maneira que seu parceiro consiga puxá-lo.

No primeiro momento o aluno que está sentado deverá ser puxado até o meio da quadra pelo aluno que encontra-se em pé.

Ao chegarem ao meio deverão trocar de posição, ou seja, quem estava sentado deverá puxar e quem estava em pé deverá sentar.

Referência: Autoria própria.

Figura 1 e 2 : Disponíveis em: http://1.bp.blogspot.com/_e3HjH4JQDRE/SZG7jfsEp1I/AAAAAAAAA5E/KBFp-OwKb5s/s400/empurrando_carro.jpg 

http://2.bp.blogspot.com/_qYufLdCbFEw/S1UxglEwTxI/AAAAAAAAEbM/NEmfF_2Fp7g/s400/Sono+na+Carriola+070809.jpg 

acesso em: 01.12.10.

 : Círculos que rodam.

Material: giz ou bambolê.

Formação: dois círculos.

Descrição da atividade: O professor dividirá a sala em dois grupos, colocando-os em círculos, um dentro do outro. O círculo que ficará dentro se posicionará em cima da linha circular demarcada com giz ou bambolê.

Ao sinal do professor os alunos que estiverem no círculo de dentro deverão rodar no eixo de seu próprio corpo, mantendo-se equilibrados no local que lhe foram propostos.

Os alunos posicionados no círculo de fora serão os “juízes”, tendo a função de observar se o aluno que está a sua frente, no círculo de dentro, consegue equilibrar-se em seu espaço.

Caso o colega desequilibre-se, deverá trocar de lugar com o seu “juiz”, que esta fora.

A brincadeira deve ser reiniciada a cada troca de posição.  

Referência: Autoria própria.

Figura 2: Diponível em: http://www.muchland.org/v1/pt/wp-content/uploads/menino.jpg   

acesso em: 01.12.10.

 Se equilibrando no pneu.

Material: Pneus.

Formação: em duplas.

Descrição da atividade: Estando os alunos em duplas, um aluno em pé sobre um pneu, com a ajuda do companheiro segurando-o pelos braços esticados, este deverá rolar o pneu lateralmente, para a direita e para a esquerda com os pés. Depois deverá rolar o pneu para frente e para trás de forma que seus passos estejam conciliados ao movimento frente e trás. Por último o aluno que está sobre o pneu se posicionará em decúbito ventral (de barriga para baixo), o companheiro de mãos dadas, puxará seu parceiro o deslocando para frente e para trás sobre o pneu.  

Referência: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

Figura 3: Disponivel em:  http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/11/pneu.jpg 

acesso em: 01.12.10.

Sabemos que... Durante a brincadeira a criança entra em contato com o seu corpo, corpo do outro, seu espaço, espaço do outro. Nesta perspectiva, pode-se perceber o surgimento de um espaço formado pela troca, pelo prazer de ser o objeto de desejo do outro. Com isso, a criança será capaz de controlar seu próprio corpo.

A criança ao movimentar-se trabalha o equilíbrio por meio de exercícios relacionados ao equilíbrio dinâmico e estático, levando a uma postura, sendo que esta constitui o padrão motor básico que garante a posição do corpo em seu equilíbrio energético respeitando o centro de gravidade. Existem conexões correspondentes a mecanismos de auto-regulação entre cerebelo e os centros superiores do córtex cerebral onde se encontram os esquemas de conduta motora mais diferenciados. Por esse motivo a postura básica deve ser respeitada em qualquer movimento.

Contribuição disponível em : http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Psicologia/Desenvolvimento_motor_Infantil.htm 

acesso em: 05.12.10.

Recursos Complementares

Fazendo um pé de lata.   

Para que as crianças possam desenvolver e aprimorar ainda mais o seu equilíbrio, o professor poderá confeccionar junto com elas um brinquedo que oportuniza vivências de equilíbrio, coordenação motora ampla e noção de alternância.   

O que precisará para confeccionar o pé de lata? Latas, tipo de achocolatado, barbantes, prego e martelo para fazer os furos na lata.   

COMO FAZER - Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon ou barbante de 1,2 metro pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com retalhos de plástico adesivo ou tinta. Faça o mesmo com outra lata.    

COMO BRINCAR - Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida, andando para trás ou vencendo um percurso com obstáculos.

Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/brinquedos-artesanais-408190.shtml?page=page3 

acesso em:  01.12.10.

Avaliação

A criança deverá ser avaliada a todo o momento da aula, onde o professor poderá observar:

- nível de reação e movimentação correspondente a atividade desenvolvida;

-nível de habilidade na confecção de brinquedo;

-possível evolução associada ao autoconhecimento e autocontrole.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.