Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A POESIA DE CECÍLIA MEIRELES

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, na faixa etária de cinco anos poderá aprender:

  • Conhecer a vida e obra de Cecília Meireles;
  • Conhecer alguns aspectos culturais do Rio de Janeiro da época da poetisa;
  • Conhecer as poesias infantis de Cecilia Meireles;
Duração das atividades
Quatro aulas de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre "região".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E OBRA DE CECÍLIA MEIRELES.

1º Momento: Professor, mostre um retrato ampliado de Cecília Meireles para as crianças e diga apenas seu nome. Depois, faça alguns questionamentos:

  • Quem foi Cecília Meireles?
  • Quem sabe onde ela viveu?
  • Qual era sua profissão?

http://galaka.wordpress.com/2010/03/08/frases-cecilia-meirelles/

2º Momento: Depois de ouvir as respostas das crianças, o professor poderá ler para as crianças o livro: Cecilia Meirelles - Crianças Famosas

http://www.brasilstore.com/store/large/1yexd/Infantil/Crian_as_Famosas_-_Cecilia_Meireles.html 

Depois, solicite que pesquisem alguns aspectos da  poetisa: vida pessoal, vida profisional, sua obra, entre outros.

3º Momento: Professor, quando as crianças já estiverem com o material da pesquisa em mãos, divida a sala em grupos, solicitando que os componentes de cada grupo se reúnam e dialoguem sobre a pesquisa realizada e apresentem os material coletado. Depois, a turma se organizará em círculo e cada grupo irá socializar sua pesquisa. Por fim, professor, faça um texto coletivo sobre Cécilia Meireles (http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp

4º Momento: Exiba alguns vídeos com poesias de Cecilia Meireles: http://www.youtube.com/watch?v=wtXFOKumu5c 

http://www.youtube.com/watch?v=iO_a_azCZoM 

http://www.youtube.com/watch?v=4Wb1-pI1NxM&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=b93ZBBJBz2U&feature=related

Depois, comentem acerca das poesias.   

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO O RIO DE CECÍLIA.

1º Momento: Professor, combine com as crianças de fazerem uma viagem no tempo e conhecerem o Rio de Janeiro da época em que Cecília viveu: 1901 a 1964. Para tanto, terão que pesquisar em livros, revistas, sites da internet e enciclópedias os aspectos culturais daquela época. Depois, organizem um livro, confeccionado com folhas de cartolina, o qual aborde os aspectos da sociedade carioca da época em questão. Não se prenda a fatos econômicos ou históricos, mas ao modo de viver das pessoas na época: como se vestiam?; como eram as escolas?; o que as pessoas faziam para se divertirem; que tipo de música fazia sucesso?; a presença do rádio na vida das pessoas, entre outros. O livro terá frases, que oportunizarão abordar cada tema, ilustrado por fotografias também vinculadas a cada tema.

Site com crônica de João do Rio sobre os tipos cariocas da época: http://pachaurbano.com/2010/03/o-carioca-do-seculo-xx/  

2º Momento: Professor, forneça material para as crianças (papel, lápis grafite, revistas para recorte, cola) e peça para que elas façam uma representação de um cartão postal do Rio de Janeiro, ex: Pão de Açúcar ou Cristo Redentor. Utilizando a técnica (mosaico):

  1. Desenhar o ponto turístico;
  2. Recortar papel colorido (revistas, cartolina colorida)
  3. Colar o papel colorido sobre o desenho, cobrindo todo o espaço em branco.
  4. Ao final, as obras serão expostas em sala de aula.

ATIVIDADE 04 - SARAU COM CECÍLIA MEIRELES.

1º Momento: Professor, combine com as crianças a realização de um sarau com poemas de Cecília Meireles. E para isso, gostaria de contar com a presença dos pais que pudessem recitar algumas poesias infantis de Cecilia Meireles para eles. Organize com as crianças a escrita e a ilustração de pequenos versos para serem distribuidos no dia do sarau, selecione os versos preferidos dos alunos.

Obs: Durante o sarau colocar uma música suave e convidadiva. Um momento único de confraternização e aprendizagem.

No dia da apresentação, as crianças poderão distribuír bombons de chocolate, nos quais estarão fixados pedacinhos de papéis com algums versos deixados pela artista.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento obtido sobre Cecília Meireles e sua obra;
  • Pela sua dedicação na realização das atividades:
  • Por sua capacidade de expressar oralmente dúvidas, perguntas e contribuições;
  • Por sua capacidade de trabalhar em grupo.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana rita, u.e.i pequenos ananis , Pará - disse:
    anaritafreitas2006@yahoo.com.br

    12/10/2011

    Três estrelas

    gostei desse projeto...mas gostaria que fosse voltado mais para leitura, melhor as atividades fossem voltadas pra leitura e escrita


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.