11/01/2011
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
O aluno, na faixa etária de cinco anos poderá aprender:
Noções sobre "região".
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO A VIDA E OBRA DE CECÍLIA MEIRELES.
1º Momento: Professor, mostre um retrato ampliado de Cecília Meireles para as crianças e diga apenas seu nome. Depois, faça alguns questionamentos:
http://galaka.wordpress.com/2010/03/08/frases-cecilia-meirelles/
2º Momento: Depois de ouvir as respostas das crianças, o professor poderá ler para as crianças o livro: Cecilia Meirelles - Crianças Famosas
http://www.brasilstore.com/store/large/1yexd/Infantil/Crian_as_Famosas_-_Cecilia_Meireles.html
Depois, solicite que pesquisem alguns aspectos da poetisa: vida pessoal, vida profisional, sua obra, entre outros.
3º Momento: Professor, quando as crianças já estiverem com o material da pesquisa em mãos, divida a sala em grupos, solicitando que os componentes de cada grupo se reúnam e dialoguem sobre a pesquisa realizada e apresentem os material coletado. Depois, a turma se organizará em círculo e cada grupo irá socializar sua pesquisa. Por fim, professor, faça um texto coletivo sobre Cécilia Meireles (http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp)
4º Momento: Exiba alguns vídeos com poesias de Cecilia Meireles: http://www.youtube.com/watch?v=wtXFOKumu5c
http://www.youtube.com/watch?v=iO_a_azCZoM
http://www.youtube.com/watch?v=4Wb1-pI1NxM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=b93ZBBJBz2U&feature=related
Depois, comentem acerca das poesias.
ATIVIDADE 02 - CONHECENDO O RIO DE CECÍLIA.
1º Momento: Professor, combine com as crianças de fazerem uma viagem no tempo e conhecerem o Rio de Janeiro da época em que Cecília viveu: 1901 a 1964. Para tanto, terão que pesquisar em livros, revistas, sites da internet e enciclópedias os aspectos culturais daquela época. Depois, organizem um livro, confeccionado com folhas de cartolina, o qual aborde os aspectos da sociedade carioca da época em questão. Não se prenda a fatos econômicos ou históricos, mas ao modo de viver das pessoas na época: como se vestiam?; como eram as escolas?; o que as pessoas faziam para se divertirem; que tipo de música fazia sucesso?; a presença do rádio na vida das pessoas, entre outros. O livro terá frases, que oportunizarão abordar cada tema, ilustrado por fotografias também vinculadas a cada tema.
Site com crônica de João do Rio sobre os tipos cariocas da época: http://pachaurbano.com/2010/03/o-carioca-do-seculo-xx/
2º Momento: Professor, forneça material para as crianças (papel, lápis grafite, revistas para recorte, cola) e peça para que elas façam uma representação de um cartão postal do Rio de Janeiro, ex: Pão de Açúcar ou Cristo Redentor. Utilizando a técnica (mosaico):
ATIVIDADE 04 - SARAU COM CECÍLIA MEIRELES.
1º Momento: Professor, combine com as crianças a realização de um sarau com poemas de Cecília Meireles. E para isso, gostaria de contar com a presença dos pais que pudessem recitar algumas poesias infantis de Cecilia Meireles para eles. Organize com as crianças a escrita e a ilustração de pequenos versos para serem distribuidos no dia do sarau, selecione os versos preferidos dos alunos.
Obs: Durante o sarau colocar uma música suave e convidadiva. Um momento único de confraternização e aprendizagem.
No dia da apresentação, as crianças poderão distribuír bombons de chocolate, nos quais estarão fixados pedacinhos de papéis com algums versos deixados pela artista.
O aluno será avaliado:
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/10/2011
Três estrelasgostei desse projeto...mas gostaria que fosse voltado mais para leitura, melhor as atividades fossem voltadas pra leitura e escrita