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Nas ondas do rádio

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar e debater a qualidade da programação das rádios e emissoras de TV.

Pesquisar o conceito das ondas eletromagnéticas e transmissão.

Relacionar as outras aplicações das ondas eletromagnéticas.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Comunicação de massa.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula questionando os alunos sobre o quanto eles escutam rádio, quais são as emissoras e programas preferidos que eles ouvem e o que eles acham possível de aprender via rádio. Promova um debate de mais ou menos 15 minutos, incentivando a participação de todos os alunos. Se quiser, pode anotar os dados mencionados pelos alunos na lousa.

Agora encomende aos alunos uma pesquisa direcionada, sobre o funcionamento de uma emissora de rádio, o que são ondas sonoras, de que maneira as ondas sonoras podem ser utilizadas? Peça que eles também pesquisem 3 exemplos de uso das ondas sonoras e seu funcionamento.

ATIVIDADE 1

Divida os alunos em equipes de até 5 integrantes. Encaminhe-os ao laboratório de informática.

Determine um tempo de pesquisa, como por exemplo 30 minutos. Solicite aos alunos que eles conversem em voz baixa para organizar a pesquisa e evitar que dois alunos da mesma equipe pesquisem o mesmo sítio. Lembre que além de texto é importante visualizar e pesquisar outras mídias (vídeos, áudios, imagens). Ao final da pesquisa eles deverão organizar um texto de sua autoria e colocar as referências bibliográficas de tudo o que encontrarem.

Como fazer uma boa pesquisa:
Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, as ondas sonoras. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para a atividade de confecção de mapa conceitual.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).       

Sítios de pesquisa   

Wikipédia, rádio, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o) (acessado dia 05/12/2010).

Como funciona a comunicação por rádio, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funciona-comunicacao-radio-486451.shtml (acessado dia 05/12/2010).

Quem inventou o rádio?, disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/5636/noticias/quem-inventou-o-radio-.htm (acessado dia 05/12/2010).

Brasil escola, ondas, disponível em: http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm (acessado dia 05/12/2010).

Brasil escola, classificação das ondas, disponível em: http://www.brasilescola.com/fisica/a-classificacao-das-ondas.htm (acessado dia 05/12/2010).

MAPA CONCEITUAL

Ainda organizados em equipes os alunos deverão confeccionar um mapa conceitual. Determine o tempo máximo para esta atividade, por exemplo, 30 minutos. Depois cada equipe deverá apresentar o mapa confeccionado para a classe, em no máximo 5 minutos. O professor e os alunos poderão questionar aspectos do mapa a fim de melhor entender o conteúdo. A pergunta que deve nortear a confecção do mapa, é: De que maneira ocorre a transmissão das emissoras de rádio e televisão? Que mecanismos estão envolvidos, desde a geração até a recepção pelos expectadores? (mencionar os aspectos fisiológicos e sociológicos envolvidos na recepção das mensagens).

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. São ferramentas de grande valia para a ordenação e a seqüenciação hierarquizada de conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. O aluno tem a liberdade de escolher de que maneira o conhecimento que ele tem sobre determinado tema está estruturado. Também a partir do mapa conceitual o aluno pode ver a abrangência do conteúdo que está aprendendo e verificar dificuldades.

Os mapas em geral tem os conceitos destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação".  Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual (mental) quando comparam os diferentes tipos de transportes celulares ou quando relacionam o que está envolvido neste tema.

Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools.

Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 05/12/2010).      

     

A informação que chega na televisão e no rádio são representativas de toda a população, ou representam os interesses de uma parcela da sociedade? Promova um breve debate com os alunos sobre este tópico. Separe 15 minutos para a discussão em sala de aula. Em seguida, apresente aos alunos o trecho do filme Uma onda no ar, disponível no endereço a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=ose1sOSS898  (acessado dia 05/12/2010).

Trecho do filme "Uma onda no ar", Brasil, 2002, Quimera Produções.

QUESTÕES PARA TRABALHO

  1. Por que eles querem ter sua própria rádio?
  2. Quais os procedimentos que eles devem fazer para ter uma rádio comunitária?
  3. Se vocês fossem fazer uma rádio comunitária, o que ela teria de diferencial?
  4. Qual o alcance que uma rádio comunitária pode ter?

ATIVIDADE 2

Solicite aos alunos que eles observem um programa televisivo ou de rádio (preferencialmente que seja informativo) de maneira reflexiva. Eles devem estar munidos de papel e lápis para escrever sobre qual tema o programa tratou (quais notícias foram veiculadas), o tempo aproximado que foi abordado a notícia, se a abordagem foi impessoal ou se tendenciou para um lado ou outro.

Depois em sala de aula, o professor poderá pedir que os alunos apresentem brevemente suas análises, determinando um tempo máximo de 3 minutos para a explanação e mais 3 minutos para participações dos colegas.

Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse os recursos do Portal do Professor, sugeridos a seguir. Lembre os alunos de levarem material para anotações, pois além da visualização eles terão que responder algumas tarefas.

Ondas Sonoras - Fenômenos Ondulatórios - Parte II  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24756 - Acessado dia 06/12/2010). 

  Eco  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26251  - Acessado dia 06/12/2010). 

QUESTÕES DE TRABALHO

Estas questões devem ser debatidas na equipe dos alunos e as respostas devem ser registradas no caderno. Determine um tempo de até 15 minutos para a finalização da tarefa.

  1. Qual a semelhança entre ondas do mar e ondas sonoras?
  2. Qual a característica das ondas sonoras?
  3.  O que é o eco?
  4.  De que maneira a onda sonora se relaciona com a transmissão de uma emissora de rádio?

Ondas Sonoras (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10645 - Acessado dia 06/12/2010). 

 

Este recurso também deve ser respondido pelos alunos em equipe. Determine um tempo de até 15 minutos para a finalização e entrega das respostas por escrito.

ATIVIDADE 3

 PODCAST

Organize os alunos nas mesmas equipes das outras atividades. Baseado no áudio “Eco” e "Ondas sonoras", assim como nas pesquisas já realizadas sobre o tema rádio e ondas sonoras, as equipes deverão montar um texto para áudio.

Cada grupo de alunos deverá publicar um mini programa de até 2 minutos. Para isto, sugerimos que os professores se aprofundem sobre o programa Audacity (sítio), que é um programa simples, gratuito e de fácil manipulação. Os alunos poderão incluir as entrevistas (caso desejem) neste podcast. Os gêneros textuais e de programas de rádio devem ficar a escolha de cada equipe. Eles podem optar por fazer uma rádio novela (como no áudio "Eco"), um programa humorístico, uma entrevista, uma campanha de conscientização e conhecimento... Também devem escolher os efeitos sonoros e músicas de fundo que queiram inserir para deixar o programa de áudio mais rico e interessante. As fontes de inspiração, além dos  áudios sugeridos podem ser dos próprios programas de rádio que eles ouvem.

SÍTIOS COM RECURSOS E PROGRAMAS

Jamendo, sítio com músicas livres para download, disponível em: http://www.jamendo.com/en/ (acessado dia 06/12/2010). 

Mais músicas para download...

Podsafe, disponível em: http://www.podsafeaudio.com/  (acessado dia 06/12/2010).

Soundclick, disponível em: http://www.soundclick.com/ (acessado dia 06/12/2010).

CCMixter, disponível em: http://ccmixter.org/  (acessado dia 06/12/2010).

Sítios com efeitos sonoros...

A1 Free Sounds Effects, disponível em: http://www.a1freesoundeffects.com/  (acessado dia 06/12/2010).

Soundsnap, disponível em: http://www.soundsnap.com/  (acessado dia 06/12/2010).

    

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor de língua portuguesa poderá acrescentar muito na atividade de Podcast, trabalhando o texto a ser narrado pelos alunos, promovendo um enriquecimento de conteúdo e vocabulário, além de trabalhar com os alunos os gêneros textuais que podem ser aplicados no rádio.

ATIVIDADE 4

As questões das atividades anteriores devem nortear o trabalho da equipe para a elaboração de um esboço de uma rádio escola. Quais equipamentos são necessários? Qual o formato que esta rádio terá? Quais tipos de programas serão veiculados? Em quais horários escolares? Que setores escolares (pais, professores, grêmio, etc.) serão envolvidos? Lembre os alunos que eles devem elaborar um documento com tudo o que será necessário. Determine o tempo máximo de 40 minutos para a elaboração desta atividade. Na aula seguinte cada equipe terá um tempo de 5 minutos para apresentar seu projeto.

Um sítio que pode ajudar na metodologia da criação da rádio pode ser encontrado em:http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/radio-ecologica-524315.shtml (acessado dia 06/12/2010). 

PARA SABER MAIS SOBRE RÁDIO NA ESCOLA

Frente a tantas mídias às vezes nos esquecemos do rádio. Entretanto, ele é uma ferramenta interessante de trabalho educacional, que pode gerar projetos na escola, agregar os professores das mais diversas disciplinas para um trabalho interdisciplinar e ainda promover a aprendizagem de uma maneira divertida. O rádio pode configurar trabalhos de áudio pelos alunos de pequena duração e sobre um tema específico, pode ser usado analisando programas feitos por outras pessoas ou até mesmo ter uma própria rádio na escola, difundindo músicas que os alunos pediram (na hora do intervalo), recados, programas educacionais feitos pelos alunos, no formato de entrevistas, radionovelas, campanhas publicitárias, entre outros.

Para saber mais sobre rádio na escola, acesse:

Projeto rádio novela, disponível em: http://www.escolabr.com/projetos/radionovela/   (acessado dia 05/12/2010).  

Como criar uma rádio na internet em sua escola, disponível em: http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/radio/ (acessado dia 05/12/2010).  

Portal do Professor, rádios, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=11 (acessado dia 05/12/2010).  

Rádio será usada como ferramenta pedagógica nas escolas estaduais de Sergipe, disponível em: http://abt-br.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=406&Itemid=2 (acessado dia 05/12/2010). 

O projeto de rádio escolar poderá ser discutido novamente, desta vez os alunos deverão elaborar um único projeto, com as melhores sugestões de cada equipe.

Este projeto poderá ser levado à direção da escola e à APMF, a fim de implementarem uma rádio escolar no espaço da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ondas Sonoras Experimento prático
Ondas sonoras - Fenômenos ondulatórios - Parte II Áudio
Eco Áudio
Recursos Complementares

AULAS

Ondas sonoras, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=591 (acessado dia 05/12/2010). 

Mais sobre Podcast

Jardim das ideias novas, disponível em: http://jardimdasideiasnovas.blogspot.com/2010/06/recursos-didaticos-em-sala-de-aula-o.html (acessado dia 06/12/2010). 

Info, produza um podcast, disponível em: http://info.abril.com.br/dicas/mp3-wav/podcasts/veja-como-criar-o-seu-podcast-so-com-programas-gratuitos.shtml   (acessado dia 06/12/2010). 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita com base nas produções dos alunos. É interessante explicitar os critérios que o professor observará em cada atividade, assim os alunos saberão o que é importante que eles façam.

Por exemplo, ao pedir que eles desenvolvam a pesquisa, o professor poderá dizer quais os pontos chaves que devem ser contemplados, quais conteúdos não podem faltar, a coerência textual, a autoria e a citação de outros autores e a referência bibliográfica.

Alguns critérios abaixo são gerais para todas as atividades:

Coerência textual, pertinência com o tema, profundidade da abordagem, referências bibliográficas, ortografia, gramática, organização do trabalho, integração com a equipe de trabalho, entre outros.

Como há uma atividade em interdisciplinaridade com o professor de língua portuguesa, é interessante conversar com o colega para estabelecer quais critérios serão analisados e se o trabalho dos alunos valerá como avaliação para ambas disciplinas.

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