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Terrorismo: o que são armas biológicas, armas nucleares e armas químicas

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que são armas biológicas, arma nuclear e armas químicas e seus efeitos sobre uma população quando de sua utilização;
  • Apresentar alguns casos de uso de armas biológicas, nuclear e químicas na história da humanidade;
  • Discutir sobre o papel da mídia na formação do conceito de terrorismo, e sua associação com o uso de armas de natureza biológica, nuclear e química.
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula apresentando o vídeo Rosa de Hiroshima, com o poema de Vinícius de Moraes cantado pelo grupo Secos e Molhados ou a música disonível no portal do professor no recurso abaixo, juntamente com o texto falando dos acontecimentos da II Guerra em 1945 e a imagem mostrando o uso de armas químicas.

http://www.youtube.com/watch?v=1_GvcQTNEJE&feature=related (acessado em 07/12/2010).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22895 (acessado em 07/12/2010).

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagem/6quimica/4IJA_chemical_warfare3.jpg  (acessado em 07/12/2010).

 

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/internacionais/hiroshimaenagazaki.htm  (acessado em 07/12/2010).

A partir da imagem, do texto da página da cultura e do poema "Rosa de Hiroshima", discuta com os alunos sobre a bomba atômica lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima e os eventos ocorridos em 1945.

Desde a antigüidade e na idade média, a guerra biológica era praticada através do uso das substâncias tóxicas originárias de organismos vivos. Os Exércitos usavam corpos em decomposição para contaminar o abastecimento de água de uma cidade sitiada, ou atiravam dentro das muralhas inimigas cadáveres de vítimas de doenças como varíola ou peste bubônica (conhecida na Idade Média como peste negra). O arremesso de corpos sobre as muralhas das cidades sitidas era realizado com o uso de catapultas, e apresentava também um impacto moral pela visão de um corpo voando sobre a muralha e se espatifando no pátio interno da fortaleza ou cidade, além do forte odor do corpo em putrefação.

Um dos maiores temores da atualidade, é o uso de armas biológicas e químicas em uma guerra, o que pode acabar com milhões de vidas em um curto espaço de tempo.

Mas afinal, o que são e como agem as armas biológicas e químicas?

Atividade 1:

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para que realizem uma pesquisa sobre as principais armas químicas e biológicas conhecidas. Já existiu a utilização desta arma? Que tipo de arma é, química ou biológica?

  • ácido cianídrico
  • ácido lisérgico
  • gás cloro
  • adamsita ou gás lacrimogênio
  • agente arsênico
  • agente mostarda
  • napalm
  • sarin
  • tabun
  • vx
  • ricina
  • anthrax
  • ebola
  • febre tifóide
  • peste bubônica
  • toxina botulínica
  • varíola
  • toxina T-2

Para que não se torne repetitivo, divida os principais agentes químicos e biológicos entre os grupos (por exemplo grupo 1: pesquisar sobre ebola e sarin, grupo 2: pesquisar sobre anthrax e napalm,... e assim por diante). Após a pesquisa, os grupos deverão fazer uma apresentação de slides para o restante da turma sobre os principais efeitos e ação dos agentes pesquisados.

Abaixo uma relação de alguns websites com informações que podem ser indicados aos alunos:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/armas-biologicas/armas-quimicas.php  (acessado em 07/12/2010).

http://www.vestibular1.com.br/revisao/armas_bilogicas.doc  (acessado em 07/12/2010).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/armas-biologicas/armas-biologicas.php  (acessado em 07/12/2010).

http://www.sampaonline.com.br/todomundoteen/ludmila2001nov.htm  (acessado em 07/12/2010).

http://alquimistaspontocom.blogspot.com/2008/04/armas-qumicas-e-biolgicas.html  (acessado em 07/12/2010).

http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-med/temas/med3/t1a_2000/ArmasBiologicas/links_frame.htm  (acessado em 07/12/2010).

http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/geral/biowan.html  (acessado em 07/12/2010).

http://ciencia.hsw.uol.com.br/guerra-quimica-e-biologica.htm  (acessado em 07/12/2010).

Depois, para a socialização dos trabalhos, cada um dos grupos deverá montar uma apresentação. Defina o tempo da apresentação entre 3 e 5 minutos. A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em http://www.broffice.org acessado em 07/12/2010).

Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 07/12/2010). Outro software que também tem a função de criação de apresentações multimídia é o  Microsoft power point http://office.microsoft.com/en-us/powerpoint/(acessado em 07/12/2010) parte do conjunto de ferramentas de escritório proprietário Microsoft Office. 

Para uma melhor organização do grupo e a participação de todos os membros da equipe, atribua tarefas individuais para cada um dos membros.

Por exemplo:

  1. Elabora o resumo que reflete o pensamento do grupo.
  2. Prepara a apresentação
  3. Faz a apresentação do trabalho
  4. Elabora uma atividade “desafio”para ser apresentada a classe
  5. Responde aos questionamentos da turma
  6. Edita o trabalho inclusive com as imagens para entrega ao professor

Isso garantirá que todos estejam preparados para tudo e cada um desses pontos terá um valor no trabalho.          

Atividade 2

Ao que se sabe, os principais países que possuem armas químicas são: China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Estados Unidos, Iêmen, Índia, Irã, Iraque, Israel, Iugoslávia, Líbia, Paquistão, Rússia, Síria e Taiwan. Enquanto que as armas biológicas, são desenvolvidas pela, China, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Egito, Estados Unidos, Irã, Iraque, Israel, Líbia, Rússia, Síria, Taiwan e exisem rumores que  possivelmente também existam no Cazaquistão, Índia, Paquistão, Sudão e Vietnam. Além dos países com armas nucleares, como  Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China, Índia, Paquistão, Coréia do Norte e África do Sul

Promova um debate com a turma sobre as razões destes países desenvolverem e manterem armas biológicas e químicas. Que tipo de vantagens o uso deste tipo de armas traria em uma guerra? Quais os interesses destes países no desenvolvimento e manutenção deste tipo de armas?

Após o debate, Para compartilhar as conclusões preliminares da turma, os alunos deverão expôr suas conclusões em forma de jornal-mural.

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acesso em: 08/12/10). 

Atividade 3:

Para concluir a aula, peça aos alunos que se dividam em grupos de 4 a 5 alunos e elaborem um texto em conjunto em uma wiki sobre as armas nucleares, químicas e biológicas, ressaltando os perigos e as consequências de seu uso. Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web. Para saber mais sobre o que são wikis, acesse http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=13. Nestes endereços você poderá criar suas wikis:    http://pbworks.com/  (acessado em 07/12/2010) e   http://www.wikispaces.com (acessado em 07/12/2010). Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  (acessado em 07/12/2010). O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 07/12/2010).

Cada um dos grupos deverá criar sua wiki no espaço pré-formatado pelo professor. Todos os alunos do grupo deverão participar com a pesquisa e com a construção do texto. Algumas informações podem ser obtidas a partir dos websites indicados, mas sem cópia de tetos e informações. A construção deverá ser feita pela equipe, e a sequência, tópicos e formato deverá ficar a cabo da criatividade de cada um dos grupos, como forma de aprender a organizar e disponibilizar informações de forma relevante, lembrando de citar as fontes que foram consultadas.

Como contribuição, além dos sites já indicados, estes também trazem notícias e informações sobre uso de armas nucleares, químicas e biológicas em guerras:

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colaboracoes/armas_quimicas.html (acessado em 07/12/2010).

http://www.guerras.brasilescola.com/seculo-xvi-xix/armas-biologicas-na-guerra-paraguai.htm (acessado em 07/12/2010).

http://pt.wikilingue.com/es/Armas_químicas_na_Guerra_do_Rif (acessado em 07/12/2010).

http://super.abril.com.br/ciencia/armas-quimicas-biologicas-ciencia-servico-mal-439032.shtml (acessado em 07/12/2010).

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/armas-nucleares-podem-ser-usadas-terroristas (acessado em 07/12/2010).

http://educacao.uol.com.br/atualidades/ult1685u251.jhtm (acessado em 07/12/2010).

http://www.vigiai.com.br/israel-pode-usar-arma-nuclear-tatica-contra-o-ira.html (acessado em 07/12/2010).

 

Depois de prontas, como forma de socialização, peça para que um grupo avalie as wikis dos demais.       

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Rosa de Hiroshima [Canta cantos] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os conceitos de terrorismo, armas biológicas e armas químicas.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • sergio, fonte de conhecimento , Minas Gerais - disse:
    sergio.hidro@hotmail.com

    29/08/2011

    Cinco estrelas

    OBRIGADA,ENCONTREI O QUE PRECISAVA PARA COMPLETAR MEU TRABALHO.


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