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Os fundamentos do basquetebol

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a necessidade dos fundamentos controle de bola, passe, arremesso e drible no jogo, bem como vivenciar rudimentos da técnica destes.

Relacionar os fundamentos técnicos com aspectos físicos e matemáticos (transferência de energia e alavancas).

Duração das atividades
200 minutos (4 aulas).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de esporte, regras do basquetebol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos em círculo e iniciar uma discussão acerca do tema da aula, com algumas questões norteadoras:

  • Quais são as principais regras do basquetebol?
  • O que é necessário para se ter um jogo de basquetebol?

Com as respostas dos alunos, o professor irá organizar uma vivência de basquetebol com regras bem simplificadas e o número de alunos por time de acordo com o espaço físico disponível.

Professor, esta atividade tem por objetivo iniciar a discussão sobre o tema da aula e, portanto, não deverá ser rígida em relação às regras oficiais e ao espaço físico. Sugerimos, pois, que seja dado um tempo mínimo de 10 minutos para cada jogo e que o número de jogadores seja proporcional ao espaço físico disponível e a faixa etária dos alunos. Assim, para turmas de alunos menores (6º e 7º anos) pode ser colocado uma média de 6 a 7 alunos dentro de uma quadra oficial. Para alunos maiores, respeitar o número de jogadores descrito na regra. Os alunos que estarão à espera de sua vez deverão fazer uma análise dos outros jogos, individualmente, respondendo às seguintes perguntas:

  1. Quais são os gestos executados pelos jogadores para alcançar o objetivo (a cesta)?
  2. Como estes gestos influenciaram no resultado do jogo?

Ao término de todas as vivências, o professor irá iniciar um novo debate com os alunos, relacionando as perguntas com os resultados das partidas. Repetindo as mesmas perguntas, o direcionamento a ser dado pela discussão deverá girar em torno de que o basquetebol, assim como outros esportes, possui movimentos fundamentais, sendo chamado de fundamentos técnicos, e que, no basquetebol, são controle de bola, passe, arremesso, rebote e drible.

Atividade 2: pesquisando os fundamentos técnicos: o professor irá dividir os alunos em 4 grupos que deverão pesquisar na Internet os fundamentos descritos na atividade anterior. A pesquisa deverá conter:

  • Finalidade deste fundamento;
  • Formas diferenciadas de realizar;
  • Forma “correta” de execução.

Sites de pesquisa:

http://vamos_fazer_educacao_fisica.blogs.sapo.pt/1143.html 

http://educacaofisicatiopaulo.blogspot.com/2007/07/fundamentos-do-basquete.html  

http://www.solbrilhando.com.br/Esportes/Basquete/Principais_Fundamentos.htm    

http://www.bbheart.com.br/novidades29.asp (acessos dia 5 de dezembro de 2010). 

Os resultados das pesquisas devem ser apresentados em forma de seminários teórico-práticos, com o professor organizando vivências corporais para cada fundamento.

Atividade 3: Controlando a bola:

http://fotos.sapo.pt/ZHTPk49dMytrR55i0aY5/ 

(acesso dia 6 de dezembro de 2010).

Divididos em grupos com 3 alunos, deverão fazer algumas movimentações, lembrando e utilizando a forma “correta” de segurar a bola, conforme descrito em http://www.bbheart.com.br/novidades29.asp (acesso dia 5 de dezembro de 2010):

“A bola deve ser segura de modo que retirando todos os dedos, exceto o máximo, ela não caia da mão. Os dedos devem estar afastados, sendo que os polegares devem estar apontados para frente e para cima. Os cotovelos devem estar posicionados naturalmente ao longo do tronco”.

  • Lançar a bola para o alto e segurar.
  • Lançar, deixar dar um quique no chão e pegar novamente.
  • Passar a bola por baixo das pernas.
  • Passar a bola pela cintura. 

Atividade 4: As várias formas de passar a bola:

Divididos nos mesmos grupos, os alunos deverão fazer várias formas de passar a bola para os colegas, primeiramente de forma livre e, posteriormente à apresentação dos passes mais utilizados, deverão realizá-los.   

• Passe de peito - Trazendo a bola junto ao peito, com o peso do corpo na perna da frente, coordenando movimento dos braços com os pulsos, a bola à frente do corpo, lançá-la com as mãos na direção do movimento.

Extraído de http://fotos.sapo.pt/9uWZGQ51zIr7zSzfRWY2/ 

Acesso dia 6 de dezembro de 2010.

• Passe picado - É idêntico ao passe de peito com a diferença de que a bola toca no chão antes de chegar às mãos do jogador que vai recebê-la.

• Passe por cima da cabeça - Elevando a bola acima da cabeça com ambos os braços, lançá-la com um forte movimento dos pulsos, sem baixar os braços.

• Passe de gancho - A bola é segura pela mão que vai lançá-la bem junto ao punho, dedos espalhados na bola. Com um passo atrás ou para o lado, dar um solto com um giro no ar simultâneo ao lançamento da bola através de um movimento circundante do braço.

• Passe de ombro - A bola é segura com ambas as mãos, com os dedos apontados para cima. Os cotovelos devem ser flexionados, a bola se manterá junto ao corpo com o ombro alto e a execução do passe deverá ser feita pela extensão do braço, cotovelo e punho.

Extraído de http://educacaofisicatiopaulo.blogspot.com/2007/07/fundamentos-do-basquete.html, acesso dia 5 de dezembro de 2010.   

Atividade 4: Arremessando:

Dispostos em grupos próximos às cestas de basquetebol, os alunos deverão realizar arremessos com o fim de acertá-la. Primeiramente parados, posteriormente em movimento e finalmente de vários locais da quadra. Ao terminar esta vivência, o grupo deverá exibir a forma pesquisada, com os alunos vivenciando de forma analítica (pode ser feitas várias filas para ter um maior dinamismo da atividade).

• Bandeja - É um arremesso em movimento que pode ser feito com passe ou driblando. Em ambos, o jogador tem direito a dois tempos rítmicos, ou seja, ao receber a bola ou interromper o drible o jogador define o pé de apoio (1º tempo rítmico), tendo direito ao segundo tempo rítmico com mais um passo. No entanto, a bola deverá ser lançada à cesta antes que o jogador toque o solo.

• Com uma das mãos - Partindo da posição fundamental, com o peso do corpo na perna da frente, bola na altura do peito, o jogador flexionará as pernas simultaneamente à elevação da bola acima da cabeça. O arremesso termina com a extensão completa do braço, pulso flexionado e com o último contato da bola através das pontas dos três dedos médios da mão.

• Jump, com drible e parada - Driblando em direção à cesta, parando numa posição de equilíbrio, flexionar as pernas, saltar elevando a bola acima e à frente da cabeça com ambas as mãos, executar o arremesso apenas com uma das mãos.

•Gancho - O jogador de posse da bola, dribla em direção à cesta mantendo seu corpo entre a bola e o adversário. Pára, olha para a cesta, salta girando o corpo no ar com o lançamento da bola em movimento circundante do braço, caindo de frente para a cesta.

Atividade 5: Driblando com a bola:

Os alunos, nos mesmos grupos, deverão realizar duas competições de corrida com a bola de basquetebol. Na primeira as equipes deverão correr em todo o comprimento da quadra driblando a bola  (quicando-a). A segunda deverá correr na largura da quadra. Para ambas as atividades, a corrida será de revezamento, ou seja, quando um aluno terminar sua corrida, o seu companheiro deverá iniciar sua vez, utilizando a mesma bola.

Atividade 6: Ao término das apresentações, o professor deverá iniciar uma discussão final com os alunos acerca dos fundamentos técnicos: (esta discussão poderá ser feita ao fim de cada apresentação):   

  • Qual forma de realizar os fundamentos é mais fácil de executar?
  • Qual tem mais eficiência (conseguimos acertar mais)?
  • Quais devem ser os motivos que levam os atletas a trinarem tanto estes movimentos corporais?   

O norteamento a ser dado com estas questões está no fato de que estes movimentos, assim como foi descrito pelos alunos nas apresentações e nas vivências, são considerados “corretos” por apresentarem mais eficiência na transferência de força e precisão, e, por isso, são ensinados desta forma. No esporte de alto rendimento, por suas características, os movimentos devem ser os mais eficazes possíveis, reduzindo ao máximo, os erros. Assim, o treinamento sistemático é essencial.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão construir um painel com os resultados das pesquisas e as discussões da última discussão da aula.

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