13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar as técnicas específicas presentes na corrida.
Identificar as técnicas específicas presentes na marcha.
Comparar as técnicas da corrida e da marcha com outras técnicas de locomoção de outros animais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Todos os nossos alunos quando chegam à escola já sabem andar e correr (mesmo que com alguma dificuldade). Ao falarmos os termos “marcha/caminhada” e corrida todos os alunos conseguiram associar as palavras a técnicas corporais. A questão é: apesar de saberem executar os movimentos, os alunos conhecem conceitualmente as diferenças entre caminhar e correr? Essa aula objetiva, a partir da experimentação motora em diferentes jogos, a reflexão sobre as técnicas motoras específicas da marcha e da corrida. É indica inicialmente para alunos do primeiro segmento do fundamental, porém pode ser adaptada para alunos do segundo segmento.
Atividade 1:
Essa atividade deverá ser realizada na quadra da escola ou outro espaço utilizado para as aulas práticas de educação física. Inicie a aula com uma questão/problema: qual a diferença entre a corrida e a marcha/caminhada? Estimule diferentes respostas dos alunos e procure destacar conceitos ou idéias antagônicas produzidas pela turma. Informe ao grupo que a melhor forma de descobrirmos a resposta correta é com um experimento ou pesquisa. Nesse caso, iremos realizar diferentes atividades de marcha e corrida objetivando identificar técnicas específicas de cada uma.
Peça a para a turma fazer um pique pega (as variações ficam a critério do professor ou da imaginação da turma) que os alunos irão alternar movimentos de corrida e de marcha. Sempre que o professor apitar uma vez toda a turma poderá correr (inclusive o pegador). Ao assoprar duas vezes o apito, todos deverão caminhar. O pique pega continua apenas com os jovens marchando.
http://mundodatpm.blogspot.com/2010/09/caminhada-diaria.html
Ao final da atividade realize um rápido debate:
1) qual das duas técnicas permite um deslocamento mais rápido?
2) uma pessoa correndo sempre se desloca mais rapidamente do que outra marchando?
3) como foi a movimentação das pernas e braços em ambas as técnicas?
4) qual a importância dos braços na corrida e da marcha? Em outras palavras, por que eles se movimentam quando andamos ou corremos?
http://fotomomentos.blogspot.com/2010/07/corrida-pela-natureza.html
Atividade 2:
A segunda atividade será semelhante a uma estafeta. Crie um percurso na quadra ou área destinada as atividades práticas. Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada aluno deverá percorrer o caminho elaborado pelo professor (tempo estimado para a conclusão do percurso correndo 2 minutos). Os grupos iniciarão a corrida no mesmo momento. O principal objetivo da atividade não é observar qual grupo termina primeiro, mas analisar os efeitos da corrida no corpo dos jovens. Repita o percurso 3 vezes. Repita o mesmo processo, porém dessa vez peça para os jovens marcharem o mais rápido possível. Cronometre os tempos da corrida e da marcha para posterior comparação.
Ao final realize um debate:
1) o que aconteceu com a freqüência da respiração dos alunos após a corrida? Por quê?
2) o que aconteceu como ficou a freqüência cardíaca? Por quê?
3) em qual técnica (corrida ou marcha) o cansaço foi maior?
4) há uma relação entre a sensação de cansaço e a freqüência da respiração?
Atividade 3:
A última atividade deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Peça para os alunos realizarem uma pesquisa sobre as formas de locomoção de diferentes espécies animais. Os alunos deverão indicar semelhanças e diferenças entre a locomoção dos humanos (eles experimentaram durante toda a aula a marcha e a corrida) e outras estratégias utilizadas por diferentes espécies animais.
http://www.youtube.com/watch?v=nRaBxh9Ff98
http://pt.wikipedia.org/wiki/Locomo%C3%A7%C3%A3o
Ao final da aula, o professor irá reunir a turma para debater os principais pontos da aula.
1) Quando corremos ou caminhamos rápido, o que ocorre com a nossa respiração e batimentos cardíacos? Por que observamos essas alterações?
2) Qual a importância dos braços na execução da corrida e marcha?
3) Indique formas de locomoção observadas em diferentes espécies animais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!