13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar no atletismo as provas que utilizam a corrida como técnica principal em suas provas.
Selecionar duas modalidades para a prática nas aulas de educação física.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1:
A primeira atividade será realizada na sala da informática da escola. Inicie a aula com uma rápida apresentação e debate sobre o Atletismo. Estimule os alunos a relatarem o sabem sobre as diferentes modalidades do atletismo.
Após esse primeiro momento proponha uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos do grupo sobre o tema. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá identificar as diferentes modalidades/provas presentes no atletismo.
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/atletismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo
http://www.brasilescola.com/educacaofisica/atletismo.htm
Após o término da pesquisa cada grupo deverá relatar para a turma os seus achados. Caberá ao professor elaborar uma lista com todas as modalidades anunciadas pelos alunos e identificar aquelas que utilizam a técnica da corrida como primordial para o desenvolvimento da competição.
Atividade 2:
O segundo do momento da aula será uma continuação da atividade anterior. Peça para cada grupo (os mesmos desde o início da aula) escolherem uma prova dentro do atletismo para aprofundarem a pesquisa. É importante que a corrida seja a técnica central da prova (por exemplo, não escolher as provas de arremesso de peso ou lançamento de dardo).
Algumas opções para a pesquisa:
1) Provas de velocidade: 100 metros, 200 metros, 400 metros, 4x100 metros, 4x400 metros.
2) Provas de meio fundo: 800 metros e 1500 metros.
3) Provas de fundo: 5000 metros, 10000 metros e maratona 42125 metros.
4) Provas com obstáculos.
http://jogosolimpicospequim.com/usain-bolt-ganha-os-100-metros/
Cada grupo deverá apresentar as características específicas de cada uma das provas pesquisadas:
1) principais regras,
2) exigências físicas,
3) principais marcas,
4) tipos físicos dos atletas,
5) outras curiosidades sobre a história das provas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/100_metros_rasos
http://pt.wikipedia.org/wiki/200_metros_rasos
http://pt.wikipedia.org/wiki/400_metros_rasos
http://www.youtube.com/watch?v=JRvzJKKmB3g
http://www.youtube.com/watch?v=6CGeVV0quoU&feature=related
Cada grupo deverá organizar uma rápida apresentação para os colegas. Essa etapa será fundamental para a atividade seguinte.
Atividade 3:
Tendo assistido todas as apresentações dos colegas a turma deverá selecionar duas provas do atletismo para prática nas aulas de educação física. É importante que os alunos, com a mediação do professor, avaliem dois aspectos fundamentais:
1) a motivação para a prática, ou seja, selecionar uma prova que eles considerem interessante e que motive a prática;
2) identificar na escola ou nos seus arredores um local adequado para a prática.
Faça uma rápida eleição na turma para a conclusão dessa etapa.
Terminado esse momento, siga com a turma para mapear as áreas da escola e nos seus arredores que serão utilizados para a prática do atletismo. Terrenos muito irregulares são contra-indicados, assim como, locais muito pequenos. O piso de terra pode ser uma boa opção para a corrida.
Ao final da aula reúna a turma para um debate sobre os principais pontos observados na aula.
1) Indique ao menos três provas no atletismo que utilizem a corrida como técnica principal.
2) Indique as diferenças entre as provas de velocidade, meio fundo e fundo no atletismo.
3) A prática do atletismo pode ser realizada nas aulas de educação física? Destaque opções de prática para nossas aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!