Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corrida nos Jogos Olímpicos: conhecendo as modalidades

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar no atletismo as provas que utilizam a corrida como técnica principal em suas provas.

Selecionar duas modalidades para a prática nas aulas de educação física.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

A primeira atividade será realizada na sala da informática da escola. Inicie a aula com uma rápida apresentação e debate sobre o Atletismo. Estimule os alunos a relatarem o sabem sobre as diferentes modalidades do atletismo.

Após esse primeiro momento proponha uma pesquisa para aprofundar os conhecimentos do grupo sobre o tema. Divida a turma em grupos de 4 alunos. Cada grupo deverá identificar as diferentes modalidades/provas presentes no atletismo.

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/atletismo.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo  

http://www.brasilescola.com/educacaofisica/atletismo.htm  

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/fundamentos/atletismo-tres-modalidades-424649.shtml  

Após o término da pesquisa cada grupo deverá relatar para a turma os seus achados. Caberá ao professor elaborar uma lista com todas as modalidades anunciadas pelos alunos e identificar aquelas que utilizam a técnica da corrida como primordial para o desenvolvimento da competição.   

Atividade 2:

O segundo do momento da aula será uma continuação da atividade anterior. Peça para cada grupo (os mesmos desde o início da aula) escolherem uma prova dentro do atletismo para aprofundarem a pesquisa. É importante que a corrida seja a técnica central da prova (por exemplo, não escolher as provas de arremesso de peso ou lançamento de dardo).

Algumas opções para a pesquisa:

1) Provas de velocidade: 100 metros, 200 metros, 400 metros, 4x100 metros, 4x400 metros.

2) Provas de meio fundo: 800 metros e 1500 metros.

3) Provas de fundo: 5000 metros, 10000 metros e maratona 42125 metros.

4) Provas com obstáculos.

http://jogosolimpicospequim.com/usain-bolt-ganha-os-100-metros/ 

Cada grupo deverá apresentar as características específicas de cada uma das provas pesquisadas:

1) principais regras,

2) exigências físicas,

3) principais marcas,

4) tipos físicos dos atletas,

5) outras curiosidades sobre a história das provas.

http://www.cbat.org.br/  

http://pt.wikipedia.org/wiki/100_metros_rasos  

http://pt.wikipedia.org/wiki/200_metros_rasos  

http://pt.wikipedia.org/wiki/400_metros_rasos  

http://www.youtube.com/watch?v=JRvzJKKmB3g  

http://www.youtube.com/watch?v=6CGeVV0quoU&feature=related  

Cada grupo deverá organizar uma rápida apresentação para os colegas. Essa etapa será fundamental para a atividade seguinte.

Atividade 3:

Tendo assistido todas as apresentações dos colegas a turma deverá selecionar duas provas do atletismo para prática nas aulas de educação física. É importante que os alunos, com a mediação do professor, avaliem dois aspectos fundamentais:

1) a motivação para a prática, ou seja, selecionar uma prova que eles considerem interessante e que motive a prática;

2) identificar na escola ou nos seus arredores um local adequado para a prática.

Faça uma rápida eleição na turma para a conclusão dessa etapa.

Terminado esse momento, siga com a turma para mapear as áreas da escola e nos seus arredores que serão utilizados para a prática do atletismo. Terrenos muito irregulares são contra-indicados, assim como, locais muito pequenos. O piso de terra pode ser uma boa opção para a corrida.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula reúna a turma para um debate sobre os principais pontos observados na aula.

1) Indique ao menos três provas no atletismo que utilizem a corrida como técnica principal.

2) Indique as diferenças entre as provas de velocidade, meio fundo e fundo no atletismo.

3) A prática do atletismo pode ser realizada nas aulas de educação física? Destaque opções de prática para nossas aulas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.