Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cinema durante os anos 1980

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Contextualizar o momento da abertura política da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) através da produção cinematografica da época. 

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com seus alunos. Utilizando, assim, a discussão sobre cinema para destacar algumas caracteristicas da abertura política.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A abertura política da ditadura civil-militar – lenta, gradual e segura – atingiu a todos os setores das artes. Televisão, cinema, teatro, música, jornais, livros; todos sofreram com a falta de liberdade de expressão, sendo obrigados a encontrar soluções através do que se podia fazer.

Em 1978, após esse longo período de censura, a abertura política começa a florir no Brasil. O Ato Institucional número 5 (AI-5) foi revogado. No cinema começamos a perceber uma maior liberdade – também lenta, gradual e segura – os novos temas tratados, a reflexão de um período em processo de mudança.

Atividade

O nosso recorte será de três filmes exemplares da produção dos anos 1980 - Marvada Carne, Gaijin – Os caminhos da liberdade e O homem que virou suco. Dividiremos a turma em três grandes grupos e cada um trabalhará com um filme selecionado.

Grupo 1 - ficará responsável pelo filme Marvada Carne (1985) - http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/marvada-carne/marvada-carne.asp 

Links com o filme: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8 

Texto - A Marvada Carne: a epopéia cômica do Novo Cinema Paulista (Sandra Helena Terciotti) - http://www.dominiosdelinguagem.org.br/pdf/d4-13.pdf 

Imagem

 Cartaz do filme "Marvada Carne"

Os alunos deverão apresentar em seminário para a turma as principais caracteristicas do filme selecionado. Discutir a relação com a cultura caipira e a temática urbana. É importante destacar a singularidade narrativa da obra.

Grupo 2 - ficará responsável pelo filme Gaijin – Os caminhos da liberdade (1980) - http://www.adorocinema.com/filmes/gaijin/ 

VideoCast Folha Online com Tizuka Yamazaki, diretora do filme - http://www.youtube.com/watch?v=tzSrIdprlrA 

Texto - 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=tzSrIdprlrA 

Imagem

 Cartaz do filme "Gaijin - Caminhos da Liberdade"

Os alunos deverão apresentar em seminário para a turma as principais caracteristicas do filme selecionado. Discutir a relação da migração e a temática urbana. É importante destacar a singularidade narrativa da obra.

Grupo 3 - ficará responsável pelo filme O homem que virou suco (1980) - http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/homem-que-virou-suco/homem-que-virou-suco.asp 

Trailer - http://www.youtube.com/watch?v=Gz9SrkETcTc 

Link parcial do filme - Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Texto - http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,,51418,0.htm 

Imagem

 Cartaz do filme "O homem que virou suco"

Os alunos deverão apresentar em seminário para a turma as principais caracteristicas do filme selecionado. Discutir a relação do êxodo rural e a temática urbana. É importante destacar a singularidade narrativa da obra.

É de extrema importância os alunos poderem assistir a alguns dos filmes trabalhados. Caso a escola se interesse em construir um acervo em sua biblioteca de DVDs de filmes nacionais o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura - http://www.programadorabrasil.org.br/ . Caso essa parceria seja firmada, uma atividade extra seria a construção de uma mostra cinematográfica aberta a comunidade, com a seleção dos alunos. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades. A atividade final deverá ser uma mostra de filmes aberta para a comunidade escolar, com uma pequena fala dos grupos antes de cada filme.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.