20/12/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Contextualizar o momento da abertura política da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) através da produção cinematografica da época.
É aconselhável que o professor já tenha trabalhado o regime militar brasileiro (1964-1985) com seus alunos. Utilizando, assim, a discussão sobre cinema para destacar algumas caracteristicas da abertura política.
A abertura política da ditadura civil-militar – lenta, gradual e segura – atingiu a todos os setores das artes. Televisão, cinema, teatro, música, jornais, livros; todos sofreram com a falta de liberdade de expressão, sendo obrigados a encontrar soluções através do que se podia fazer.
Em 1978, após esse longo período de censura, a abertura política começa a florir no Brasil. O Ato Institucional número 5 (AI-5) foi revogado. No cinema começamos a perceber uma maior liberdade – também lenta, gradual e segura – os novos temas tratados, a reflexão de um período em processo de mudança.
O nosso recorte será de três filmes exemplares da produção dos anos 1980 - Marvada Carne, Gaijin – Os caminhos da liberdade e O homem que virou suco. Dividiremos a turma em três grandes grupos e cada um trabalhará com um filme selecionado.
Grupo 1 - ficará responsável pelo filme Marvada Carne (1985) - http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/marvada-carne/marvada-carne.asp
Links com o filme: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 | Parte 6 | Parte 7 | Parte 8
Texto - A Marvada Carne: a epopéia cômica do Novo Cinema Paulista (Sandra Helena Terciotti) - http://www.dominiosdelinguagem.org.br/pdf/d4-13.pdf
Imagem
Cartaz do filme "Marvada Carne"
Os alunos deverão apresentar em seminário para a turma as principais caracteristicas do filme selecionado. Discutir a relação com a cultura caipira e a temática urbana. É importante destacar a singularidade narrativa da obra.
Grupo 2 - ficará responsável pelo filme Gaijin – Os caminhos da liberdade (1980) - http://www.adorocinema.com/filmes/gaijin/
VideoCast Folha Online com Tizuka Yamazaki, diretora do filme - http://www.youtube.com/watch?v=tzSrIdprlrA
Texto - 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil - http://www.youtube.com/watch?v=tzSrIdprlrA
Imagem
Cartaz do filme "Gaijin - Caminhos da Liberdade"
Os alunos deverão apresentar em seminário para a turma as principais caracteristicas do filme selecionado. Discutir a relação da migração e a temática urbana. É importante destacar a singularidade narrativa da obra.
Grupo 3 - ficará responsável pelo filme O homem que virou suco (1980) - http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/filmes/homem-que-virou-suco/homem-que-virou-suco.asp
Trailer - http://www.youtube.com/watch?v=Gz9SrkETcTc
Link parcial do filme - Parte 1 | Parte 2 | Parte 3
Texto - http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,,51418,0.htm
Imagem
Cartaz do filme "O homem que virou suco"
Os alunos deverão apresentar em seminário para a turma as principais caracteristicas do filme selecionado. Discutir a relação do êxodo rural e a temática urbana. É importante destacar a singularidade narrativa da obra.
É de extrema importância os alunos poderem assistir a alguns dos filmes trabalhados. Caso a escola se interesse em construir um acervo em sua biblioteca de DVDs de filmes nacionais o site da Programadora Brasil oferece toda a estrutura - http://www.programadorabrasil.org.br/ . Caso essa parceria seja firmada, uma atividade extra seria a construção de uma mostra cinematográfica aberta a comunidade, com a seleção dos alunos.
Textos
Texto 1 - http://cinemaeoutrasartes.blogspot.com/2010/04/o-cinema-brasileiro-dos-anos-80.html
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Além disso, é importante que sejam avaliados a participação e o envolvimento dos alunos durante as atividades. A atividade final deverá ser uma mostra de filmes aberta para a comunidade escolar, com uma pequena fala dos grupos antes de cada filme.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!