Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O papel dos ÍDOLOS ESPORTIVOS na sociedade.

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar o papel da mídia no processo de mitificação do atleta;

Identificar a influência do ídolo do esporte - aspectos positivos e negativos;

Relacionar a mídia esportiva e o ídolo com a popularização da sua modalidade.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nesta aula abordaremos o papel do ÍDOLO ESPORTIVO e, vamos buscar estimular os nossos alunos a refletir e questionar a importância dos ídolos nos esportes, que tipo de penetração esses indivíduos tem na vida das pessoas comuns; quais seriam as responsabilidades desses esportistas em relação a imagem que mantém dentro e fora dos espaços esportivos?

Oscar - Jogador de basquete do Brasil - ìdolo do esporte

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/__Jzqm6bF4YU/TG7erSCOfAI/AAAAAAAAB6Y/JUD5JoTP0F8/s400/oscar-schmidt-getty-436.jpg 

ATIVIDADE I -

IDENTIFICANDO OS ÍDOLOS ESPORTIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS, EM ESPECIAL, PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS.

Professor, atualmente, a grande quantidade de mídias expõe muito mais rapidamente os atletas aos expectadores, a torcida e, isso pode contribuir tanto para mitificar um atleta quanto para destruir uma carreira esportiva.

Professor, divida a turma em grupos de 5/6 alunos e, peça que eles façam o seguinte:

TAREFA 1 -

  • Identifiquem 10 ídolos esportivos, em esportes variados;

  • Identifiquem 5 ídolos esportivos que os alunos considerem que tenham uma imagem positiva;

  • Identifiquem 5 ídolos esportivos que os alunos não considerem que tenham uma boa imagem e por quê;

  • Para os alunos, qual o significado de um ÍDOLO NO ESPORTE?

TAREFA 2 -

Após essa 1ª etapa da aula peça que os grupos analisem e escrevam o que representa para eles uma imagem positiva e negativa em relação aos ídolos esportivos.

DICA 1 - Professor, estimule os alunos a debaterem sobre a importância do papel dos ídolos, em especial, para as crianças e os adolescentes.

DICA 2 - Instigue-os a associarem a mídia com a perspectiva de idolotrar os esportistas nacionais e, até mesmo internacionais.

ATIVIDADE II - A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS ESPORTES 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_CVTAIPfpyt4/TPFdmUvUxcI/AAAAAAAAEVc/jJqKQ0BpY-E/S1600-R/2011.11.27%2B%253D%2BEsporte.jpg 

Professor, mantendo a organização inicial dos grupos, apresente os vídeos indicados abaixo e, sorteie os vídeos para que os grupos analisem e, na atividade seguinte apresentem as suas ideías:

VÍDEO 1 - A Influência da Mídia no Esporte - http://www.youtube.com/watch?v=TDBLvDPEzes 

DICA 3 - Os alunos deverão analisar esse vídeo e identificar qual o papel da mídia na exploração das imagens dos atletas.

VÍDEO 2 - A influência da mídia na sociedade contemporânea - http://www.youtube.com/watch?v=K14FpQPUA2E&feature=related 

DICA 4 - Os alunos deverão identificar, em especial, qual o impacto da mídia na vida das pessoas.

VÍDEO 3 - A mídia e a espetacularização do cotidiano - http://www.youtube.com/watch?v=d3eRmgHFtZk&feature=related

 

DICA 5 -  A mídia influencia a sua rotina diária?

VÍDEO 4 - Guga - O número 1 do mundo - http://www.youtube.com/watch?v=Yj2IEHAqoZ4 

DICA 6 - A mídia auxiliou na popularização do Tênis com o fenômeno esportista chamado Gustavo Kuerten (Guga)?

VÍDEO 5 - Doping no Esporte - http://www.youtube.com/watch?v=kqtjhEdkgMI 

DICA 7 - Como o admirador de um esportista reage quando ele é flagrado no exame de Doping? Qual o papel da mídia nesses casos?

ATIVIDADE III - APRESENTAÇÃO E DEBATE DAS ANÁLISES DOS GRUPOS SOBRE OS VÍDEOS APRESENTADOS

Professor, nesta parte da aula medie o debate com os grupos que apresentarão as análises que fizeram a respeito dos vídeos analisados.

Peça para que fiquem atentos a alguns ítens, tais como:

  • A figura do ídolo esportivo é positiva?

  • Qual o papel da mídia em relação aos ídolos no esporte?

  • É importante ter uma imagem positiva, sem problemas com a justiça, por exemplo?

  • Uma boa imagem esportiva vende mais produtos?

  • Uma imagem negativa repercute mal com os patrocinadores?

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,16094684-EX,00.jpg 

 

Recursos Complementares

Leia o artigo - O ESPORTE NA MÍDIA DURANTE A COPA DO MUNDO/2006 SOB OS OLHARES DE JOVENS ESCOLARES: SÍNTESES CONCLUSIVAS DE UM ESTUDO DE RECEPÇÃO - Scheila Espindola Antunes

http://www.labomidia.ufsc.br/pesquisas/Pesquisa2010/livro_disserta/cap6Sheila.pdf 

Leia o artigo - Mídia, cultura corporal e inclusão: conteúdos da educação física escolar - Cristina Borges de Oliveira -

http://www.efdeportes.com/efd77/midia.htm 

Avaliação

A avaliação desta aula será a partir de uma exposição que os alunos deverão montar sobre  MÍDIA E ESPORTE - aspectos positivos e negativos. Os alunos deverão ter suporte dos seguintes professores: educação física; português; sociologia e artes visuais.

Esta exposição deverá ser apresentada pelos grupos que participaram desta aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.