12/01/2011
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Analisar o papel da mídia no processo de mitificação do atleta;
Identificar a influência do ídolo do esporte - aspectos positivos e negativos;
Relacionar a mídia esportiva e o ídolo com a popularização da sua modalidade.
Não há necessidade de conhecimentos prévios para esta aula.
Caro Professor, nesta aula abordaremos o papel do ÍDOLO ESPORTIVO e, vamos buscar estimular os nossos alunos a refletir e questionar a importância dos ídolos nos esportes, que tipo de penetração esses indivíduos tem na vida das pessoas comuns; quais seriam as responsabilidades desses esportistas em relação a imagem que mantém dentro e fora dos espaços esportivos?
Oscar - Jogador de basquete do Brasil - ìdolo do esporte
ATIVIDADE I -
IDENTIFICANDO OS ÍDOLOS ESPORTIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS, EM ESPECIAL, PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS.
Professor, atualmente, a grande quantidade de mídias expõe muito mais rapidamente os atletas aos expectadores, a torcida e, isso pode contribuir tanto para mitificar um atleta quanto para destruir uma carreira esportiva.
Professor, divida a turma em grupos de 5/6 alunos e, peça que eles façam o seguinte:
TAREFA 1 -
TAREFA 2 -
Após essa 1ª etapa da aula peça que os grupos analisem e escrevam o que representa para eles uma imagem positiva e negativa em relação aos ídolos esportivos.
DICA 1 - Professor, estimule os alunos a debaterem sobre a importância do papel dos ídolos, em especial, para as crianças e os adolescentes.
DICA 2 - Instigue-os a associarem a mídia com a perspectiva de idolotrar os esportistas nacionais e, até mesmo internacionais.
ATIVIDADE II - A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NOS ESPORTES
Professor, mantendo a organização inicial dos grupos, apresente os vídeos indicados abaixo e, sorteie os vídeos para que os grupos analisem e, na atividade seguinte apresentem as suas ideías:
VÍDEO 1 - A Influência da Mídia no Esporte - http://www.youtube.com/watch?v=TDBLvDPEzes
DICA 3 - Os alunos deverão analisar esse vídeo e identificar qual o papel da mídia na exploração das imagens dos atletas.
VÍDEO 2 - A influência da mídia na sociedade contemporânea - http://www.youtube.com/watch?v=K14FpQPUA2E&feature=related
DICA 4 - Os alunos deverão identificar, em especial, qual o impacto da mídia na vida das pessoas.
VÍDEO 3 - A mídia e a espetacularização do cotidiano - http://www.youtube.com/watch?v=d3eRmgHFtZk&feature=related
DICA 5 - A mídia influencia a sua rotina diária?
VÍDEO 4 - Guga - O número 1 do mundo - http://www.youtube.com/watch?v=Yj2IEHAqoZ4
DICA 6 - A mídia auxiliou na popularização do Tênis com o fenômeno esportista chamado Gustavo Kuerten (Guga)?
VÍDEO 5 - Doping no Esporte - http://www.youtube.com/watch?v=kqtjhEdkgMI
DICA 7 - Como o admirador de um esportista reage quando ele é flagrado no exame de Doping? Qual o papel da mídia nesses casos?
ATIVIDADE III - APRESENTAÇÃO E DEBATE DAS ANÁLISES DOS GRUPOS SOBRE OS VÍDEOS APRESENTADOS
Professor, nesta parte da aula medie o debate com os grupos que apresentarão as análises que fizeram a respeito dos vídeos analisados.
Peça para que fiquem atentos a alguns ítens, tais como:
Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,16094684-EX,00.jpg
Leia o artigo - O ESPORTE NA MÍDIA DURANTE A COPA DO MUNDO/2006 SOB OS OLHARES DE JOVENS ESCOLARES: SÍNTESES CONCLUSIVAS DE UM ESTUDO DE RECEPÇÃO - Scheila Espindola Antunes
http://www.labomidia.ufsc.br/pesquisas/Pesquisa2010/livro_disserta/cap6Sheila.pdf
Leia o artigo - Mídia, cultura corporal e inclusão: conteúdos da educação física escolar - Cristina Borges de Oliveira -
A avaliação desta aula será a partir de uma exposição que os alunos deverão montar sobre MÍDIA E ESPORTE - aspectos positivos e negativos. Os alunos deverão ter suporte dos seguintes professores: educação física; português; sociologia e artes visuais.
Esta exposição deverá ser apresentada pelos grupos que participaram desta aula.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/09/2011
Cinco estrelasMuitooo bom!!!!!