12/01/2011
Sulamita Ngem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
-Conhecer numeração decimal.
- Domínio da leitura e da escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- diversos gêneros textuais.
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor iniciará a aula apresentando um exemplo de calendário escolar do ano letivo em vigor, solicitando a leitura do mesmo. Não dizer aos alunos que é um calendário.
OBS.: Professor, o calendário escolar utilizado nesta aula foi encontrado na internet. Sugerimos que seja utilizado o calendário da própria escola para que os alunos além de compreenderem o funcionamento deste gênero, tenham consciência da organização da instituição de ensino no qual estão vinculados.
Fonte: www.parazinet.wordpress.com/.../
1) Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
2) Em seguida, o professor poderá mediar uma análise do texto com os seguintes levantamentos:
3) Em seguida, o professor propõe que a turma discuta: qual a origem dos nomes dos meses do ano?
4) Após ouvir alguns alunos, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
NOMES DOS MESES
O calendário que usamos foi uma evolução do antigo calendário romano e os nomes utilizados vieram dos deuses. Janeiro: O nome vem do deus romano Jano com duas faces que era um "porteiro celestial". A palavra ianua significa porta e o mês de janeiro representa justamente a entrada do ano. Fevereiro: O termo vem da palavra februmm que significa purificar; neste mês acontecia um ritual de purificação romana. Março: O nome vem do deus da guerra Marte; neste mês começa a primavera no hemisfério norte, que é uma ótima época para iniciar campanhas militares. Abril: Neste mês existem duas versões aceitas. Uma delas é que o nome do mês vem de aperire que significa abrir, que lembraria o desabrochar das flores na primavera. Na outra o nome vem de aprilis, uma comemoração feita para a deusa Vênus. Maio: Era uma homenagem a duas deusas, Maia e Flora, que acreditavam serem responsáveis pela primavera e o crescimento das flores. Junho: Era uma homenagem a deusa Juno que era protetora da família e dos partos. Também pode ter derivado do clã romano junius. Julho: No calendário romano, o primeiro, esse mês era chamado quintilius, porque era o quinto mês. Séculos depois foi rebatizado em homenagem ao imperador Julius Caesar que tinha sido assassinado. Agosto: No primeiro calendário ele se chamava sextilis, porque era o sexto mês. Também foi rebatizado em homenagem ao imperador Augusto. Setembro a Dezembro Setembro vem da palavra septem,que significa sete, outubro vem de octo, que significa oito e assim por diante. Hoje o nome conserva a mesma posição que o mês tinha no calendário romano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%AAs
5) O professor propõe que a turma discuta: que informações novas e interessantes o texto trouxe para cada um?
2ª atividade:
1) Ainda utilizando o calendário escolar, o professor propõe a leitura da legenda indagando:
2) O professor propõe que a turma discuta o que significam, nesse calendário os termos:
OBS: É importante explicar para os alunos cada um desses termos, como por exemplo: Recesso diz respeito a um período em que são paralisadas as atividades escolares por um determinado tempo.
3) O professor apresenta os textos sobre os Feriados com o objetivo de que os alunos conscientizem-se a respeito da convenção destas datas e fatos históricos que justifiquem a celebração, solicitando a leitura dos mesmos.
OBS: O professor poderá conferir nos links 2 e 3 em recursos educacionais todas as datas comemorativa do ano.
Feriado de Corpus Christi – Significado – O Que é?
Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, é a data onde se comemora a presença de Cristo na Eucaristia. O Corpus Christi é comemorado toda quinta-feira, duas semanas depois do domingo de Pentecostes. No Brasil, esta data é marcada pelos tapetes ( feitos com serragem , café, farinha, areia, entre outros) e que relembram passagens de Cristo no Bíblia. A origem do Corpus Christi vem do século XIII, quando o Papa Urbano IV criou a celebração para que se pudesse realçar a presença de Cristo nas pessoas.
Fonte: http://www.datascomemorativas.org/calendario/corpus-christi/
Origem da Semana Santa
A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros. Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo. Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas. Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram. Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte. A semana santa foi celebrada pela primeira vez no ano de 1682, através do Concílio de Niceia, advinda do Papa Silvestre I, onde os ensinamentos da doutrina católica tornam-na como religião oficial do Império Romano. Foi determinado que a semana santa fosse constituída de oito dias. Seu início se deu no domingo de ramos, através da entrada do Rei, do Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.
Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/historia/origem-da-semana-santa.htm
4) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:
a) Que informações novas os textos trouxeram para cada um?
b) Como cada um comemora essas datas?
c) O que cada uma dessas datas representa para você?
d) Que outras datas desse tipo são comemoradas por você?
3ª atividade:
1) O professor retoma os calendários dos meses de novembro e dezembro propondo que os alunos analisem a organização dos números equivalentes aos dias em cada um dos meses.
OBS: O professor deve chamar a atenção dos alunos para a continuidade dos registros dos numerais no calendário.
Fonte: http://parazinet.wordpress.com/.../
http://parazinet.wordpress.com/.../
1) A partir da análise dos meses de novembro e dezembro, os alunos deverão compor o mês de janeiro a partir da tabela abaixo.
OBS: Chamar a atenção dos alunos para o ultimo dia do mês de dezembro e em que dia da semana ele caiu. O professor poderá indagar:
O dia 31 de dezembro caiu na sexta-feira, portanto, dia 1 de janeiro deve ser retomado no calendário em que dia da semana?
JANEIRO
D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
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2) Nessa etapa, o professor deverá explorar a noção de tempo com os alunos. Para isso ele irá apresentar uma linha do tempo.
OBS: É interessante que o professor apresente sua própria linha do tempo para servir de modelo para os alunos.
3) A linha do tempo deverá ser dividida em infância, adolescência e fase adulta. Dentro dessas categorias, serão feitas marcações indicando ano (podendo indicar também dia e mês) de um acontecimento importante.
4) É interessante que o professor faça, coletivamente, a linha do tempo da sua vida e concomitantemente narre os fatos, para que os alunos entendam melhor a relação dos acontecimentos com as marcações temporais.
Fonte: Elaborado pela autora
1) Em seguida, o professor propõe que os alunos construam sua própria linha do tempo e uma folha de papel pardo ou craft.
2) O professor socializa as linhas de tempo da turma, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula.
Para consulta:
Link 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%AAs
Link 2: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/
Link 3: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_datas_comemorativas_do_Brasil
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá estar atento as manifestações de aprendizagem referentes ao funcionamento do calendário. É importante que os alunos aprendam com essa aula a se localizarem no tempo, conseguindo consultar o calendário em suas atividades cotidianas.
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