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Feriados, fins de semana, datas: explorando o calendário

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Ngem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o calendário escolar, situando cronologicamente eventos e períodos significativos (dias letivos, férias, festividades etc.).   
  • Ordenar cronologicamente fatos significativos da vida pessoal, empregando unidades de medida do tempo (anos, décadas, meses) e estabelecendo periodizações pertinentes (infância, adolescência etc.).   
  • Ler, construir e utilizar o calendário como referência para medir o tempo.   
  • Estabelecer relações entre dia, semana, mês e ano.   
  • Compreender o gênero textual calendário: forma composicional, função, linguagem e contexto de circulação.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Conhecer numeração decimal.

- Domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- diversos gêneros textuais.       

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor iniciará a aula apresentando um exemplo de calendário escolar do ano letivo em vigor, solicitando a leitura do mesmo. Não dizer aos alunos que é um calendário.   

OBS.: Professor, o calendário escolar utilizado nesta aula foi encontrado na internet. Sugerimos que seja utilizado o calendário da própria escola para que os alunos além de compreenderem o funcionamento deste gênero, tenham consciência da organização da instituição de ensino no qual estão vinculados.  

Fonte: www.parazinet.wordpress.com/.../      

1)             Após a leitura, o professor propõe uma discussão a partir das questões:                 

  • Que texto é esse?
  • Que pistas ajudaram a identificá-lo?
  • Para  que serve esse texto?
  • Onde encontramos outros textos semelhantes a esse?
  • Como as informações são organizadas nesse texto?
  • Quem é o provável leitor desse texto?

2)   Em seguida, o professor poderá mediar  uma análise do texto com os seguintes levantamentos:

  • Quantos meses  tem o ano? Quais são eles?
  • Quantos dias  tem um mês?
  • E o mês de fevereiro?
  • Quantos dias tem  uma semana? Quais são eles?
  • Como os dias da semana são registrados no calendário?
  • Em que dia da semana cairá o dia 21 de maio? E o dia 19 de junho? E o dia 11 de agosto?  E o dia  9 de setembro?
  • Quantas  semanas tem um mês?
  • Quais são os meses de férias escolares?
  • Quantos dias de aula há em cada mês?   

3)   Em seguida, o professor propõe que a turma discuta: qual a origem dos nomes dos meses do ano?   

4)   Após ouvir alguns alunos, o professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.   

NOMES DOS MESES   

O calendário que usamos foi uma evolução do antigo calendário romano e os nomes utilizados vieram dos deuses.   Janeiro: O nome vem do deus romano Jano com duas faces que era um "porteiro celestial". A palavra ianua significa porta e o mês de janeiro representa justamente a entrada do ano.   Fevereiro: O termo vem da palavra februmm que significa purificar; neste mês acontecia um ritual de purificação romana.   Março: O nome vem do deus da guerra Marte; neste mês começa a primavera no hemisfério norte, que é uma ótima época para iniciar campanhas militares.   Abril: Neste mês existem duas versões aceitas. Uma delas é que o nome do mês vem de aperire que significa abrir, que lembraria o desabrochar das flores na primavera. Na outra o nome vem de aprilis, uma comemoração feita para a deusa Vênus.   Maio: Era uma homenagem a duas deusas, Maia e Flora, que acreditavam serem responsáveis pela primavera e o crescimento das flores.   Junho: Era uma homenagem a deusa Juno que era protetora da família e dos partos. Também pode ter derivado do clã romano junius.   Julho: No calendário romano, o primeiro, esse mês era chamado quintilius, porque era o quinto mês. Séculos depois foi rebatizado em homenagem ao imperador Julius Caesar que tinha sido assassinado.   Agosto: No primeiro calendário ele se chamava sextilis, porque era o sexto mês. Também foi rebatizado em homenagem ao imperador Augusto.   Setembro a Dezembro Setembro vem da palavra septem,que significa sete, outubro vem de octo, que significa oito e assim por diante. Hoje o nome conserva a mesma posição que o mês tinha no calendário romano.   

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%AAs      

5)  O professor propõe que a turma discuta: que informações novas e interessantes o texto trouxe para cada um?   

2ª atividade:  

1)      Ainda utilizando o calendário escolar, o professor propõe a leitura da legenda indagando:

  • No  mês de fevereiro, o que a cor azul no dia primeiro representa?
  • O  que simboliza a cor rosa sempre nos dias finais dos meses de fevereiro a novembro?
  • O  que significa a cor vermelha no mês de abril nos dias 1, 2 e 21?
  • No mês de novembro, no dia primeiro, o recesso é marcado com que coloração? Por que você acha que esse dia foi marcado como sendo recesso?   

2)   O  professor propõe que a turma discuta o que significam, nesse calendário os termos:

  • Semana Pedagógica;
  • Dia Letivo;
  • Feriado;
  • Sábado letivo;
  • Planejamento;
  • Início e Término de período;
  • Recesso.   

OBS:  É importante explicar para os alunos cada um desses termos, como por exemplo: Recesso diz respeito a um período em que são paralisadas as atividades escolares por um determinado tempo.   

3)             O professor apresenta os textos sobre os Feriados  com o objetivo de que os alunos conscientizem-se a respeito da convenção destas datas e fatos históricos que justifiquem a celebração, solicitando a leitura dos mesmos.   

OBS: O professor poderá conferir nos links 2 e 3 em recursos educacionais todas as datas comemorativa do ano.     

Feriado de Corpus Christi – Significado – O Que é?   

Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, é a data onde se comemora a presença de Cristo na Eucaristia. O Corpus Christi é comemorado toda quinta-feira, duas semanas depois do domingo de Pentecostes.  No Brasil, esta data é marcada pelos tapetes ( feitos com serragem , café, farinha, areia, entre outros) e que relembram passagens de Cristo no Bíblia. A origem do Corpus Christi vem do século XIII, quando o Papa Urbano IV criou a celebração para que se pudesse realçar a presença de Cristo nas pessoas.

Fonte: http://www.datascomemorativas.org/calendario/corpus-christi/      

Origem da Semana Santa

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros. Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo. Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas. Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram. Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte. A semana santa foi celebrada pela primeira vez no ano de 1682, através do Concílio de Niceia, advinda do Papa Silvestre I, onde os ensinamentos da doutrina católica tornam-na como religião oficial do Império Romano. Foi determinado que a semana santa fosse constituída de oito dias. Seu início se deu no domingo de ramos, através da entrada do Rei, do Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/historia/origem-da-semana-santa.htm    

4)      Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:

            a)  Que informações novas os textos trouxeram para cada um?

            b) Como cada um comemora essas datas?

            c) O que cada uma dessas datas representa para você?

            d) Que outras datas desse tipo são comemoradas por  você?   

3ª atividade:   

1)      O professor retoma os calendários dos meses de novembro e dezembro propondo que os alunos analisem a organização dos números equivalentes aos dias em cada um dos meses.   

OBS:  O  professor deve chamar a atenção dos alunos para a continuidade dos registros dos numerais no calendário.  

Fonte: http://parazinet.wordpress.com/.../ 

http://parazinet.wordpress.com/.../ 

1)      A partir da análise dos meses de novembro e dezembro, os alunos deverão compor o mês de janeiro a partir da tabela abaixo.   

OBS: Chamar a atenção dos alunos para o ultimo dia do mês de dezembro e em que dia da semana ele caiu. O professor poderá indagar:

O dia 31 de dezembro caiu na sexta-feira, portanto, dia 1 de janeiro deve ser retomado no calendário em que dia da semana?   

JANEIRO

D

S

T

Q

Q

S

S

                                                                       

2)      Nessa etapa, o professor deverá explorar a noção de tempo com os alunos. Para isso ele irá apresentar uma linha do tempo.   

OBS: É interessante que o professor apresente sua própria linha do tempo para servir de modelo para os alunos.   

3)      A linha do tempo deverá ser dividida em infância, adolescência e fase adulta. Dentro dessas categorias, serão feitas marcações indicando ano (podendo indicar também dia e mês) de um acontecimento importante.   

4)      É interessante que o professor faça, coletivamente, a linha do tempo da sua vida e concomitantemente narre os fatos, para que os alunos entendam melhor a relação dos acontecimentos com as marcações temporais.

Fonte: Elaborado pela autora

1)      Em seguida, o professor propõe que os alunos construam sua própria linha do tempo e uma folha de papel pardo ou craft.

2)      O professor socializa as linhas de tempo da turma, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da sala de aula.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá estar atento as manifestações de aprendizagem referentes ao funcionamento do calendário. É importante que os alunos aprendam com essa aula a se localizarem no tempo, conseguindo consultar o calendário em suas atividades cotidianas.    

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