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Polinização: diversidade de interações e importância biológica

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar diferentes interações entre animais e plantas relacionadas à polinização.

Explicar diferentes formas de polinização.

Reconhecer a importância da polinização no processo evolutivo da vida na Terra.

Avaliar a importância ambiental dessas relações ecológicas.

Duração das atividades
Três aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Morfologia vegetal

Estrutura da flor das angiospermas

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Inicialmente o professor deverá projetar algumas imagens como as sugeridas a seguir, utilizando o aparelho data show, indicando aos alunos que observem pontos comuns nas mesmas.

Fonte: http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/poliniza%C3%A7%C3%A3o-Small.jpg Acessado em 06/12/2010.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_HoaPhQ9Vmy0/TNUYp8sGzRI/AAAAAAAAFU4/l8zU-zNIyZg/s1600/15019.jpg  Acessado em 06/12/2010

Fonte: http://www.lopes.com.br/multimidia/images/blog/postagens/8328393754622901265_foto2.jpg   Acessado em 06/12/2010

Fonte: http://dancaespirita.files.wordpress.com/2010/01/borboletas-bailando-no-ar.jpg?w=500   Acessado em 06/12/2010

Fonte: http://mariliaescobar.files.wordpress.com/2010/01/1566568.jpg Acessado em 06/12/2010.

Após ouvir os alunos e discutir seus pontos de vista, o professor deverá direcionar essa conversa inicial apontando a polinização como aspecto comum nas cenas representadas nas imagens, destacando que em todos os casos ilustrados há uma interação entre um animal e uma planta. Também deve chamar a atenção para as flores e relembrar o que já foi estudado anteriormente sobre a anatomia dessa parte do vegetal e sua importância para a reprodução dos vegetais do grupo das angiospermas.

Como motivação para o estudo desse tema, sugerimos o vídeo disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA vídeo (Acessado em 06/12/2010). Esse vídeo poderá ser salvo diretamente no computador ou em um CD-DVD e projetado para os alunos utilizando o aparelho data show.

Após a projeção do vídeo e tendo-o como referência, o professor deverá dialogar com seus alunos, fazendo indagações como as sugeridas a seguir

O que é polinização? Como acontece a polinização no girassol? Quais são os principais agentes polinizadores do girassol?

Fechamento pelo professor: Polinização é o ato da transferência de grãos de pólen de uma flor para o estigma de outra flor, ou para o seu próprio estigma; é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar e fecundar o gameta feminino. A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais.

Atividade 2 -

Para um aprofundamento teórico e subsídio para a continuidade do estudo desse tema, sugerimos o texto disponibilizado a seguir.

Polinização: diversidade de interações e importância biológica

A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino. Para que haja a formação das sementes e frutos é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos existentes no aparelho reprodutor feminino. A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigma da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos (morcegos, insetos, aves etc.) ou abióticos, através de fatores ambientais (vento, água). Sendo assim há uma grande variedade de tipos de polinização, de  acordo com o agente polinizador:

Anemofilia: através do vento;

Entomofilia: Termo geral para todos os meios de polinização através de insetos, mas é um termo mais usado para polinização efetuada por abelhas e moscas;

Cantarofilia: com auxílio de besouros

Psicofilia: efetuada por borboletas;

Falenofilia: através de mariposas;

Quiropterofilia: polinização por morcegos;

Ornitofilia: polinização feita por aves;

Hidrofilia: através da água;

Artificial: através do homem.

Para atrair os agentes polinizadores bióticos as espécies vegetais oferecem recompensas, pólen, néctar, óleos ou mesmo odores, utilizadas na alimentação ou reprodução dos animais. Contudo, nem todos os animais que procuram as recompensas atuam como polinizadores efetivos, muitos visitantes são apenas pilhadores oportunistas, que roubam a recompensa sem exibir um comportamento adequado para realizar uma polinização eficiente.

Anos de co-evolução entre planta e agente polinizador, favoreceram adaptações morfológicas, fisiológicas e comportamentais, que em alguns casos tiveram como conseqüência uma dependência tão estreita que a extinção de um leva a extinção do outro.

Entre as Gimnospermas a polinização é quase sempre anemófila. Especula-se que isso seja conseqüência do momento em que estas plantas evoluíram, quando não haviam insetos especializados na coleta de pólen, como as abelhas. A pequena variedade de meios de polinização neste grupo reflete-se na pouca variação morfológica de suas estruturas reprodutivas.

Em contraste, nas Angiospermas o surgimento de flores coincidiu com o surgimento de abelhas, borboletas, mariposas, aves e mamíferos, e a estrutura reprodutiva destas plantas foi selecionada de forma a atrair estes animais, surgindo então uma miríade de formas, tamanhos, cores, aromas e texturas, cada uma de acordo com uma estratégia mais ou menos específica de atração de polinizadores. Surgiram novas estruturas, como nectários, anteras com pólen estéril, ornamentações, pétalas comestíveis, glândulas de perfume, óleo e resina; recursos esses benéficos àqueles animais que asseguram que suas flores sejam visitadas e seu pólen carregado para outra flor da mesma espécie. O sucesso das Angiospermas entre os outros grupos vegetais, no que se refere à polinização, deve-se, entre outros fatores, à elasticidade morfológica das flores e sua capacidade de adaptação a diferentes agentes polinizadores.

Fontes do texto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliniza%C3%A7%C3%A3o Acessado em 06/12/2010.

http://www.cpamn.embrapa.br/apicultura/polinizacao.php Acessado em 06/12/2010. 

Cabe ao professor digitar o texto fazendo as adaptações que considerar necessárias, e disponibilizar uma cópia do mesmo para cada aluno. O aluno deverá fazer uma primeira leitura do texto, individual e silenciosa. Em seguida, cada aluno lê uma frase em voz alta e os demais acompanham. O professor deverá ir tecendo comentários e prestando esclarecimentos ao longo dessa segunda leitura do texto.

Após esse estudo do texto, o professor deverá distribuir os alunos em grupos de três para que discutam as questões propostas e registrem em seus cadernos suas considerações, que serão socializadas posteriormente.

Questões propostas para discussão

De um modo geral, como acontece a polinização?

Qual é a importância da polinização no que diz respeito ao vegetal?

Diferencie autofecundação de fecundação cruzada.

Quanto ao agente polinizador, quais são os tipos de polinização e o que caracteriza cada tipo?

Que estratégias adaptativas os vegetais utilizam para atrair os polinizadores bióticos?

Qual é a importância da polinização no processo evolutivo da vida na Terra?

Poderíamos dizer as angiospermas tiveram uma "vantagem" evolutiva em relação às gimnospermas no que se refere à polinização? Explique.

Discussão das questões por todo o grupo

O professor deverá organizar a sala em círculo para que todos possam se ver e ouvir. Cada grupo será chamado à discussão de um dos itens propostos cabendo aos demais alunos as complementações e os questionamentos. O professor deverá mediar essa discussão fazendo os ajustes que se fizerem necessários.

Ao final dessa atividade, o professor deverá pedir aos alunos que tragam, para a próxima atividade, grãos de pólen de diferentes flores para serem observadas ao microscópio. Para coletá-los poderão usar um cotonete, como na imagem a seguir. Depois de coletados, deverão envolver os grãos de pólen em um pedaço de papel e anotar o nome da planta de onde retirou. Se for possível, poderão trazer também as flores.

Fonte: http://roizzo.sites.uol.com.br/Fotos/Hibiscus/Polen/Polinizando312x290.jpg  A  cessado em 06/12/2010.

Atividade 3 - Observando grãos de pólen 

O pólen é o elemento reprodutor masculino das plantas, onde se encontram os gametas que vão fecundar os óvulos, nas flores. Depois disso os óvulos se transformarão em sementes. No endereço a seguir são apresentadas fotografias feitas em microscópico eletrônico de varredura destas pequenas, delicadas e vitais estruturas, e de flores ou plantas das respectivas espécies: http://www.traqueatomico.com/2010/04/graos-de-polen-fotografados-em.html (Acessado em 06/12/2010). Sugerimos que o professor salve essas imagens e monte uma apresentação de slides no programa Power Point, apresentando-as aos alunos usando o aparelho data show.

A foto abaixo mostra alguns grãos de pólen que foram fotografados por microscópio eletrônico de varredura. O grão do meio é de abóbora, e tem 0,2mm de tamanho, e quase pode ser visto a olho nu. Esta foto serve para mostrar como são diferentes em formatos e tamanhos os grãos de pólen de espécies diferentes.

Fonte: http://www.traqueatomico.com/2010/04/graos-de-polen-fotografados-em.html Acessado em 06/12/2010.

Atividade experimental - observando grãos de pólen ao microscópio óptico

INTRODUÇÃO: Os grãos de pólen são microscópicos (da ordem de 0,01 a 0,2mm) e têm formas variáveis e típicas para cada espécie vegetal. O grão de pólen (do latim pollen, pollinis, pó muito fino) é a estrutura que carrega os gametas masculinos, sendo formado no interior dos lóculos ou sacos polínicos das anteras dos estames. O grão de pólen adulto é rodeado por uma fina camada de celulose, a intina. A intina é recoberta por uma camada mais externa, a exina. A exina geralmente consiste de uma parte externa esculpida, a ectexina, e uma parte mais interna, a endexina, uma camada lisa. As esculturas da ectexina resultam de diferentes disposições de pequenos bastões os báculos, os quais apresentam extremidades grossas ou pontiagudas. Em muitas plantas, as extremidades dos báculos soldam-se entre si, formando um téctum, sendo o grão de pólen, neste caso, tectado.   

OBJETIVO: Os grãos de pólen são microscópicos com formas variáveis e típicas para cada espécie vegetal. Por isso, o estudo de identificação e da morfologia do grão de pólen na flor do brinco de princesa e do maracujá doce, irá contribuir positivamente para o ensino de sistemática e da anatomia vegetal.   

PROCEDIMENTO: Preparar as lâminas, esfregando levemente sobre a sua superfície um cotonete com grãos de pólen.  Observá-los ao microscópio, desenhando as imagens vistas e identificando-as. As melhores lâminas deverão ser selecionadas para amostra e mostradas a todos os alunos.

RESULTADO E DISCUSSÃO: Analisar cada amostra observada em laboratório, descrevendo a estrutura do grão de pólen da espécie vegetal (intina, exina, ectexina) e comparando-a com as demais.    

Interdisciplinaridade: uma sugestão de parceria no desenvolvimento desse tema é com o professor de Língua Portuguesa, que poderá trabalhar, por meio de textos literários, aspectos relativos à polinização e a interação entre insetos e plantas.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do conteúdo poderá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.

Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, a realização das atividades propostas, as discussões sobre as situações apresentadas e a participação individual e coletiva na socialização.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • michele, ufam , Amazonas - disse:
    michele5batalha@hotmail.com

    04/04/2013

    Cinco estrelas

    foi muito intererssante, dá trabalhar muito bem o tema com os alunos


  • Núbia Galvez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Rio Grande do Sul - disse:
    nubia.galvez@gmail.com

    24/06/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula!!!


  • Luciane, Escola Municipal Monteiro Lobato , Rio de Janeiro - disse:
    luhenriques@ig.com.br

    14/05/2011

    Cinco estrelas

    Da mesma forma que outra atividade que vi, considero que ela é simples, objetiva efácil de ser executada.


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