12/01/2011
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
- Noções básicas de leitura e escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- leitura de imagens;
- produção de textos.
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor iniciará a aula apresentando, em retroprojetor ou projetor multimídia, as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.
Associação de Moradores
Fonte: www.grupoorigem.blogger.com.br/2006_03_01_arc...
Sindicato
Fonte: www.setubalpeninsuladigital.pt/pt/conteudos/t...
INSS – Previdência Social
Fonte: avozdavitoria.blogspot.com/2010/08/inss-envia...
Banco do Brasil
Fonte: fica-dica.com/gabarito-banco-do-brasil-2010-c...
2) Em seguida, o professor propõe que a turma discuta as questões abaixo:
3) Após a discussão anterior, o professor entregará para cada aluno uma tabela na qual ele deverá informar se reconhece um determinado órgão ou instituição e se estão presentes em seu entorno.
Órgão |
Possui em sua comunidade? |
Já necessitou deste órgão alguma vez? |
Conhece a função deste órgão? |
Associação de Moradores |
|
|
|
Sindicato |
|
|
|
INSS |
|
|
|
Banco do Brasil |
|
|
|
Receita Federal |
|
|
|
Ministério do Trabalho |
|
|
|
4) O professor socializa as respostas da turma e propõe que, coletivamente, completem as informações faltosas no quadro acima, de forma que todos os alunos conheçam, principalmente, a função de cada um desses órgãos ou instituições.
2ª atividade:
1) Com base nos resultados das duas primeiras atividades e com as referências dadas na seção recursos educacionais, o professor organiza a turma em grupos para que elaborem cartazes explicativos a respeito dos órgãos e instituições, cujas funções são desconhecidas pela maioria.
OBS: Os cartazes deverão ser produzidos com o objetivo de divulgar as funções de órgãos como INSS, Sindicato, Associação de Moradores, Bancos, entre outros.
2) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.
3ª atividade:
1) Sugerimos que após o levantamento de informações sobre as instituições, o professor realize uma excursão didática pela comunidade ou bairro, procurando visitar, sobretudo associações de moradores.
2) Após a excursão, o professor organiza a turma em grupos para que sejam produzidas cartas a serem entregues nas instituições com sugestões para a melhoria da qualidade de atendimento dos órgãos visitados.
3) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a entrega das mesmas nas respectivas instituições.
Leitura para o professor:
Administração Pública no Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_p%C3%BAblica_no_Brasil
INSS: http://pt.wikipedia.org/wiki/INSS
Banco do Brasil: http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_do_Brasil
Sindicatos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sindicatos
Associação de Moradores http://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_de_moradores
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Avaliar se os alunos apropriaram-se das funções principais dos órgãos ou instituições que mais utilizam em seu cotidiano, como por exemplo, a previdência social.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!