Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A organização das associações e instituições em minha comunidade

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os principais órgãos de administração e serviços (públicos, privados e comunitários) da região, conhecer suas funções, analisando sua qualidade e formulando sugestões para sua melhoria.
  • Identificar os principais órgãos de participação civil da região (associações de bairro, sindicatos, partidos políticos, grupos religiosos etc.), distinguindo as respectivas esferas de atuação.
  • Participar dos órgãos de gestão democrática da comunidade, conhecendo os direitos e deveres de seus vários integrantes.
  • Identificar os principais órgãos de administração e serviços (públicos, privados e comunitários) da região, conhecer suas funções, analisando sua qualidade e formulando sugestões para sua melhoria.
  • Produzir textos segundo o gênero, objetivo e interlocutor.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- leitura de imagens;   

- produção de textos.     

Desenvolvimento  

1ª atividade:   

1)      O professor iniciará a aula apresentando, em retroprojetor ou projetor multimídia,  as imagens abaixo solicitando a leitura das mesmas.     

Associação de Moradores

Fonte: www.grupoorigem.blogger.com.br/2006_03_01_arc...              

Sindicato  

Fonte: www.setubalpeninsuladigital.pt/pt/conteudos/t...      

INSS – Previdência Social

Fonte: avozdavitoria.blogspot.com/2010/08/inss-envia...    

Banco do Brasil

Fonte: fica-dica.com/gabarito-banco-do-brasil-2010-c...      

2)      Em seguida, o professor propõe que a turma discuta as questões abaixo:

  • O que cada uma das imagens está representando?
  • Qual a função de cada um dos órgãos ou instituições representados nas imagens?
  • Você já utilizou alguns desses órgãos? Com que finalidade?  

3)      Após a discussão anterior, o professor entregará para cada aluno uma tabela na qual ele deverá informar se reconhece um determinado órgão ou instituição e se estão presentes em seu entorno.

Órgão

Possui em sua comunidade?

Já necessitou deste órgão alguma vez?

 Conhece a função deste órgão?

Associação de Moradores

Sindicato

INSS

Banco do Brasil

Receita Federal

Ministério do Trabalho

4)      O professor socializa as respostas da turma e propõe que, coletivamente, completem as informações faltosas no quadro acima, de forma que todos os alunos conheçam, principalmente, a função de cada um desses órgãos ou instituições.             

2ª atividade:   

1)      Com base nos resultados das duas primeiras atividades e com as referências dadas na seção recursos educacionais, o professor organiza  a turma em grupos para que elaborem cartazes explicativos a respeito dos órgãos e instituições, cujas funções são desconhecidas pela maioria.   

OBS: Os cartazes deverão ser produzidos com o objetivo de divulgar as funções de órgãos como INSS, Sindicato, Associação de Moradores, Bancos, entre outros.   

2)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.   

3ª atividade:   

1)      Sugerimos que após o levantamento de informações sobre as  instituições, o professor realize uma excursão didática pela comunidade ou bairro, procurando visitar, sobretudo associações de moradores.   

2)      Após a excursão, o professor organiza a turma em grupos para que sejam produzidas cartas a serem entregues nas instituições com sugestões para a melhoria da qualidade de atendimento dos órgãos visitados.   

3)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a entrega das mesmas nas respectivas instituições.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Avaliar se os alunos apropriaram-se das funções principais dos órgãos ou instituições que mais utilizam em seu cotidiano, como por exemplo, a previdência social.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.