Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fatos e histórias da minha comunidade

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar mudanças ocorridas na região, recuperando seu passado por meio de relatos orais de moradores antigos ou fontes documentais (fotos, jornais, livros etc.).
  • Recuperar a história pessoal por meio de relatos orais, escritos, de desenhos ou dramatizações, valorizando positivamente sua experiência de vida.
  • Ordenar cronologicamente fatos significativos da vida da comunidade empregando unidades de medida do tempo (anos, décadas, meses) e estabelecendo periodizações pertinentes (infância, adolescência etc.).  
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- vídeos;   

- leitura de imagens;   

- entrevistas.       

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      Iniciar a aula apresentando para os alunos duas imagens da cidade de Recife (PE). Na primeira imagem os alunos irão observar o Cais do Apolo no século XIX e na segunda, analisarão as mudanças ocorridas no mesmo local no século XXI.   

Cais do Apolo – Recife – PE (sec. XIX)

Fonte: www.forumpatrimonio.com.br/view_full.php?arti... 

Cais do Apolo – Recife – PE (sec. XX)  

Fonte: www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=548746    

1)      Após a leitura das imagens, o professor propõe a discussão das questões:

  • Você conseguiu observar as diferenças entre uma imagem e outra?
  • Quais as diferenças você encontrou no Cais do Apolo do séc. XIX e o Cais do Apolo do séc. XXI?
  • Você acha que algumas coisas permaneceram inalteradas com o passar dos anos?
  • Quais aspectos que estão nas duas imagens que se mantiveram ao logo do ano?
  • Por que aconteceram essas mudanças?
  • Quem as provocou?   

2ª atividade:

1)      Na segunda atividade, o professor fará o mesmo que fez na primeira, entretanto, utilizará o vídeo para subsidiar a análise dos alunos. Serão exibidos dois vídeos da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Esses vídeos retratam precisamente as diferenças ocorridas na cidade.   

Vídeo Rio de Janeiro - Inicio do Século XX http://www.youtube.com/watch?v=_OdVuiRLWAI    

Vídeo  Rio De Janeiro Cidade Maravilhosa http://www.youtube.com/watch?v=I7Cjkfup0YM&feature=related    

2)      Após a exibição dos  vídeos, o professor propõe a discussão das questões:          

  • Você conseguiu observar as diferenças ocorridas na cidade do Rio de Janeiro entre um vídeo e  outro?
  • Quais as  diferenças você encontrou no Rio de Janeiro do séc. XIX e o Rio de Janeiro do séc. XXI?
  • Você acha que algumas coisas permaneceram inalteradas com o passar dos anos?
  • Quais são os aspectos que estão nas duas imagens que se mantiveram ao logo do ano?
  • No Rio de Janeiro do séc. XIX havia muitas habitações?
  • Como eram essas  habitações?
  • Qual era o transporte utilizado no Rio de Janeiro do séc. XIX?
  • Ele ainda é utilizado nos dias de hoje?
  • A partir das imagens, pode-se dizer que a população aumentou? Por quê?
  • Em qual dos vídeos você acha que a cidade do Rio de Janeiro está mais bonita? Por quê?
  • Por que aconteceram essas mudanças?
  • Quem as provocou?       

3ª atividade:   

1)      Utilizando das reflexões das duas primeiras atividades, o professor deverá fazer levantamentos sobre as mudanças ocorridas nas comunidades dos alunos:

  • Assim como a cidade do Rio de Janeiro e do Recife, a sua cidade mudou com o passar dos anos?
  • Você se lembra de como era o seu bairro quando você era criança e como está agora? O que mudou?
  • Você acha que as mudanças foram benéficas para a sua comunidade?
  • Você acha que o seu bairro merecia mudanças?
  • Por que aconteceram essas mudanças?
  • Quem as provocou?     

2)      Após os questionamentos, o professor deverá pedir para que alguns alunos que viveram em seus bairros desde a infância, relatem oralmente as mudanças sofridas em sua comunidade durante os anos e que impactos essas mudanças causaram em suas vidas.   

3)      Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, produzam um conto iniciando por ERA UMA VEZ, narrando a história do lugar onde vivem.   

OBS: É importante lembrar que essa narrativa deve contemplar alguns aspectos desse tipo de texto, tais como: o lugar, o tempo, os personagens e o enredo ( início, meio e fim).   

4)      O professor solicita que um aluno faça a cópia do texto produzido para que o mesmo seja exposto no mural da sala.   

4ª Atividade:   

1)      Na atividade final da aula, o professor deverá propor para os alunos a realização de uma entrevista com os moradores do bairro em que moram. A entrevista pode ser realizada, de preferência, com um vizinho que mora na comunidade há muitos anos. É interessante que o professor construa coletivamente com os alunos um único modelo de entrevista. Sugere-se que as questões utilizadas nas duas primeiras atividades sejam utilizadas na elaboração do questionário.   

2)      O professor socializa as entrevistas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das produções no espaço da sala de aula.   

3)      Com os resultados das entrevistas, o professor propõe que, coletivamente, elaborem  uma linha de tempo (ver exemplo em recursos educacionais) de sua comunidade ou bairro, descrevendo as mudanças sofridas com o passar dos anos.   

OBS: A linha de tempo deverá ser exposta na sala juntamente com o material produzido nessa aula.  

Recursos Complementares

Modelo de linha do tempo: www.receita.fazenda.gov.br/.../default.htm 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Nesta aula é importante que os alunos consigam resgatar a história de sua comunidade ou bairro e que possam identificar as mudanças trazidas pelo passar do tempo e modernização, como carros no lugar de bondes e grandes edifícios em lugar de casas residenciais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.