12/01/2011
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Domínio da leitura e da escrita.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- vídeos;
- leitura de imagens;
- entrevistas.
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) Iniciar a aula apresentando para os alunos duas imagens da cidade de Recife (PE). Na primeira imagem os alunos irão observar o Cais do Apolo no século XIX e na segunda, analisarão as mudanças ocorridas no mesmo local no século XXI.
Cais do Apolo – Recife – PE (sec. XIX)
Fonte: www.forumpatrimonio.com.br/view_full.php?arti...
Cais do Apolo – Recife – PE (sec. XX)
Fonte: www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=548746
1) Após a leitura das imagens, o professor propõe a discussão das questões:
2ª atividade:
1) Na segunda atividade, o professor fará o mesmo que fez na primeira, entretanto, utilizará o vídeo para subsidiar a análise dos alunos. Serão exibidos dois vídeos da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Esses vídeos retratam precisamente as diferenças ocorridas na cidade.
Vídeo Rio de Janeiro - Inicio do Século XX http://www.youtube.com/watch?v=_OdVuiRLWAI
Vídeo Rio De Janeiro Cidade Maravilhosa http://www.youtube.com/watch?v=I7Cjkfup0YM&feature=related
2) Após a exibição dos vídeos, o professor propõe a discussão das questões:
3ª atividade:
1) Utilizando das reflexões das duas primeiras atividades, o professor deverá fazer levantamentos sobre as mudanças ocorridas nas comunidades dos alunos:
2) Após os questionamentos, o professor deverá pedir para que alguns alunos que viveram em seus bairros desde a infância, relatem oralmente as mudanças sofridas em sua comunidade durante os anos e que impactos essas mudanças causaram em suas vidas.
3) Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, produzam um conto iniciando por ERA UMA VEZ, narrando a história do lugar onde vivem.
OBS: É importante lembrar que essa narrativa deve contemplar alguns aspectos desse tipo de texto, tais como: o lugar, o tempo, os personagens e o enredo ( início, meio e fim).
4) O professor solicita que um aluno faça a cópia do texto produzido para que o mesmo seja exposto no mural da sala.
4ª Atividade:
1) Na atividade final da aula, o professor deverá propor para os alunos a realização de uma entrevista com os moradores do bairro em que moram. A entrevista pode ser realizada, de preferência, com um vizinho que mora na comunidade há muitos anos. É interessante que o professor construa coletivamente com os alunos um único modelo de entrevista. Sugere-se que as questões utilizadas nas duas primeiras atividades sejam utilizadas na elaboração do questionário.
2) O professor socializa as entrevistas, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das produções no espaço da sala de aula.
3) Com os resultados das entrevistas, o professor propõe que, coletivamente, elaborem uma linha de tempo (ver exemplo em recursos educacionais) de sua comunidade ou bairro, descrevendo as mudanças sofridas com o passar dos anos.
OBS: A linha de tempo deverá ser exposta na sala juntamente com o material produzido nessa aula.
Modelo de linha do tempo: www.receita.fazenda.gov.br/.../default.htm
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Nesta aula é importante que os alunos consigam resgatar a história de sua comunidade ou bairro e que possam identificar as mudanças trazidas pelo passar do tempo e modernização, como carros no lugar de bondes e grandes edifícios em lugar de casas residenciais.
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