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Ética e Pluralidade Cultural: Convivendo com o imigrante na escola e na vida.

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer as histórias, os costumes, a culinária típica, as danças, as festas populares, as manifestações religiosas dentre outros, dos imigrantes das várias regiões do Brasil.
  2. Reunir e organizar as informações adquiridas em um “dossiê”.
  3. Reconhecer a influência dos imigrantes na constituição da pluralidade etnocultural das várias regiões do país.
  4. Desenvolver a aprendizagem da tolerância e do respeito às manifestações culturais, étnicas e religiosas dos imigrantes.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética, de pluralidade cultural, de imigrante e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática.   

Outros conhecimentos importantes são o uso do dicionário e a organização das informações decorrentes de pesquisas/estudos na forma de um “dossiê”. Antes de levar a proposta aos alunos, o professor poderá ampliar seus conhecimentos sobre o uso do dossiê como recurso didático, acessando o sítio

http://www.univates.br/ppgece/docs/PT_Marlise.pdf  

Sugerimos também que os alunos vivenciem as atividades propostas nas aulas intituladas: “Diversidade: aprender brincando” (Publicada em 02/09/2009), “Retratos da Diversidade” (Publicada em 18/11/2009), “Diversidade: Patinho Feio pode ser cisne!” (Publicada em 07/12/2009), “Diversidade: vários são os sabores!” (Publicada em 07/12/2009).

Estratégias e recursos da aula

Palavras iniciais para o professor  

 No documento Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s -, proposto pelo MEC e publicado em 1998, são expostos os objetivos e os conteúdos de cada um dos seis Eixos Transversais a serem trabalhados por todos os professores do Ensino Fundamental.   

Um dos objetivos do Eixo Transversal Pluralidade Cultural é “Conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos”. Ancorados nos princípios da ética, da tolerância, da cultura da paz, do respeito à diversidade, é que propomos desenvolver as atividades da aula.

Professor, para saber mais sobre o que diz os PCN’s acerca do eixo “Pluralidade Cultural”, você poderá acessar os sítios http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf Parâmetros Curriculares Nacionais – Pluralidade Cultural e http://www.obore.com/acontece/textos_eixos_transversais.asp EIXOS TRANSVERSAIS.      

Sabemos que o tema “Pluralidade Cultural” deve ser abordado não somente no ensino de História, mas em todas as disciplinas do currículo escolar.  Para o desenvolvimento desta aula, é importante a colaboração dos professores das diversas áreas de conhecimento da escola, fazendo a mediação entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e a realidade histórica e cultural dos alunos.

Atividade 1:   

EU SOU AFRO-DESCENDENTE! E VOCÊ?   

Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/img_conteudo/1517_criancasdomundo.jpg 

Inicie a atividade solicitando aos alunos que se organizem em círculo para uma “Roda de Conversa”. Pergunte a eles qual é a sua descendência, qual o país de origem de seus descendentes, se conhecem as histórias de como se deu a chegada de seus antepassados no Brasil, quando foi que isto aconteceu, o que motivou a vinda deles para o nosso país e se ainda conhecem outras histórias de famílias de imigrantes.   

Em seguida, proponha às crianças que conversem com seus pais, tios, avós e outros familiares, sobre as histórias de imigração e as descendências de suas famílias. Os alunos poderão também conversar com os seus vizinhos, com os feirantes, com o proprietário da padaria e com outros comerciantes do bairro, para conhecer histórias de imigrantes. Cada aluno deverá produzir um texto com as informações obtidas. Os textos poderão ser ilustrados com fotos e cópias de documentos e posteriormente socializados com toda a turma. Deverão ser guardados em pastas ou envelopes para compor o dossiê de classe.   

Dando continuidade, apresente aos alunos o vídeo “Navegantes: Imigração Italiana e Eslava” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=9F6CovWokRU&feature=related Para enriquecer este momento, proponha um trabalho integrado com os professores das áreas de História e de Geografia da escola. Incentive os alunos a consultar mapas, globo terrestre e outros, a fim de localizar os países de origem e as rotas migratórias de suas famílias.    

Logo após, peça aos alunos que digam o que sentiram, perceberam e compreenderam sobre o que viram e ouviram e também que expressem suas dúvidas. Para ampliar os seus conhecimentos, explore os aspectos históricos, políticos, sociais, econômicos e culturais apresentados no vídeo, juntamente com os professores dos outros conteúdos escolares.   

Prosseguindo, a fim de incrementar o debate, exiba aos alunos o vídeo “MUSEU MEMORIAL IMIGRANTES - DVD MONUMENTOS SAO PAULO” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=9b7dkNCv0MA&feature=related     

Após a exibição, instigue a turma a refletir criticamente sobre a importância de conhecer a história dos imigrantes para compreender a grande História do Brasil. Outros vídeos poderão ser utilizados para complementar as informações acerca de aspectos relevantes do Memorial do Imigrante. Para isto, acesse os links editados abaixo:  

http://www.youtube.com/watch?v=JBx8JGsb-YE&feature=related   Memorial do Imigrante - 24/04/2010  

http://www.youtube.com/watch?v=S0_vs9ZzBX4&feature=related   Memorial do Imigrante

Na sequência, proponha aos alunos que, juntamente com o professor de Informática da escola, consultem alguns sítios de pesquisa, tais como Yahoo e Google, para conhecer a descendência de suas famílias. É só digitar o sobrenome do aluno no campo de pesquisa/busca na web e selecionar os links desejados para se surpreender com a diversidade de material disponibilizado, dentre eles: origem e significado dos nomes de família, brasões de famílias, árvores genealógicas, revistas de família e outros.   

Esta atividade é muito interessante, já que possibilita conhecer um pouco mais as nossas raízes, as nossas origens, as nossas histórias! Para ilustrar, apresente aos alunos o brasão da família Silva. Diga-lhes que outros brasões, como os das famílias Ferreira, Machado, Dias, Oliveira, Xavier...  estão disponíveis na web.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_mNNHI_Ug4Lw/TBZ6CVBPciI/AAAAAAAAACA/syZ6-tP8BoY/s1600/E89FF_4.jpg    

Apresente também a árvore genealógica sugerida abaixo, que poderá ser explorada pelos professores e alunos. Estimule os alunos a levantar hipóteses e a imaginar a história da origem desta representação de família. Diga-lhes que a imaginação é o limite!

Fonte: http://delfuego.zip.net/images/arvoregenealogica37.jpg    

Atividade 2:   

“ESCOLHI VIVER AQUI!”   

Peça aos alunos que se organizem em cinco grupos. Cada grupo deverá assistir ao vídeo sobre a história de vida de um imigrante que escolheu viver aqui no Brasil. Durante a exibição, os alunos deverão ficar atentos ao relato das pessoas, à língua falada e a escrita produzida por elas, aos “encantamentos” das pessoas pelo nosso país, aos hábitos, costumes, tradições, dentre outros e fazer anotações de aspectos considerados relevantes abordados no vídeo.

Grupo 1:

“Sirpa, a finlandesa - Escolhi viver aqui” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=gl1ZN2Wi4Y4     

Grupo 2:

“Isabel, a portuguesa - Escolhi viver aqui (eps. 4)” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=8LaNKzpz4Us&feature=related    

Grupo 3:

“Richard, o alemão – Escolhi viver aqui (eps. 2)” editado no link  http://www.youtube.com/watch?v=aGwjZ09qt-8&feature=related    

Grupo 4:

“Thrassuyoolos, o grego - Escolhi viver aqui (eps. 1)” editado no link  http://www.youtube.com/watch?v=hO863LMR_MQ&feature=related    

Grupo 5:   

“Steven, o americano - Escolhi viver aqui (eps.5)” editado no link  http://www.youtube.com/watch?v=U2oerjxHYdw&feature=related     

Após assistir aos vídeos, os alunos deverão compartilhar as suas anotações com os colegas de grupo e produzir um texto que contemple os aspectos observados e registrados por eles. Os textos deverão ser socializados com toda a turma e devidamente guardados para fazer parte do dossiê.

Atividade 3:   

A PLURALIDADE ETNOCULTURAL NAS REGIÕES DO BRASIL!   

Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-diversidade-cultural-brasileira-sala-aula.htm    

Professor, “(...) há uma vasta pluralidade cultural entre nós, que se expressa, por exemplo, nas diferenças entre os modos de viver do Norte e do Sul, do litoral e do Centro-Oeste, entre os grupos originários de outros continentes, entre as populações rurais e urbanas, entre os jovens e os adultos, entre os meios letrados e as manifestações da tradição oral.

Existe entre nós uma riqueza de experiências humanas que constitui um dos maiores patrimônios nacionais. Entretanto, o predomínio da discriminação, as imensas desigualdades sociais, políticas e econômicas, os preconceitos e a intolerância reduzem muito as possibilidades dessa pluralidade se manifestar.

Por isso, criar condições para a afirmação da pluralidade que marca nossa formação cultural é a melhor maneira de compartilhar esse acervo de experiências humanas, esse patrimônio cultural existente no Brasil. Assim podemos encontrar respostas inesperadas aos limites e às potencialidades do presente e abrir novos caminhos para o nosso futuro” (Fonte: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=10&id_subtema=1).  

Alunos ainda organizados em grupos. Cada grupo deverá realizar estudos sobre uma determinada Região do Brasil – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul. Os aspectos a serem pesquisados poderão ser: a culinária típica das várias regiões, as danças, as músicas, as festas populares, as brincadeiras, as manifestações religiosas, o artesanato, dentre outros. O que se pretende com este estudo é que os alunos reconheçam a influência dos imigrantes na constituição da pluralidade etnocultural das várias regiões do país e desenvolvam a aprendizagem da tolerância e do respeito aos imigrantes.   

Os estudos/pesquisas poderão acontecer no Laboratório de Informática e na Biblioteca da escola, na Biblioteca Municipal, na Secretaria de Cultura e Turismo e em museus de sua cidade. É importante a participação efetiva dos professores das várias áreas de conhecimento da escola, durante o processo de seleção, leitura, análise e síntese do material de pesquisa e também de organização e apresentação das informações adquiridas, que deverão entrar na composição do dossiê de sala.

Sugestão de links de pesquisa:  

http://www.slideshare.net/quituteira/diversidade-cultural-3440075?src=related_normal&rel=16562 Diversidade Cultural    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-norte.htm Cultura da Região Norte    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-nordeste.htm Cultura da Região Nordeste    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-centrooeste.htm Cultura da Região Centro-Oeste    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-sudeste.htm Cultura da Região Sudeste    

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/cultura-regiao-sul.htm Cultura da Região Sul    

Posteriormente, promova apresentações dos grupos para toda a classe, abordando as principais manifestações culturais e os povos responsáveis pela propagação cultural de cada região pesquisada.

Atividade 4:   

“BRASIL! MOSTRA A SUA CARA!”   

Inicie a atividade propondo aos alunos a construção de um mosaico etnocultural brasileiro. Para isto, peça a eles que, em grupo, reúnam as mais variadas gravuras e fotos sobre pessoas de diferentes raças/etnias que compõem a “cara” do Brasil e também imagens de manifestações e expressões culturais das regiões de nosso país. Nesse momento, é importante a participação dos professores da área de Educação Artística, disponibilizando aos grupos materiais diversificados e sugerindo-lhes técnicas e estratégias variadas de representação artística.   

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_nVF_DcTjBm8/Sj2p9eAslfI/AAAAAAAAACc/OuD3IiHBbIY/S660/Montagem+2-tile.jpg    

Após a confecção dos mosaicos pelos grupos, proponha aos alunos que compartilhem seus trabalhos com os colegas. Lembre-se de pedir a eles que deem um título bem criativo aos mosaicos e que os identifiquem, colocando os nomes dos componentes dos grupos, dos professores e do ano escolar. Tire fotos dos mosaicos produzidos pela turma, para compor o dossiê!  

CONSTRUINDO O “DOSSIÊ”!   

Neste momento, apresente aos alunos uma proposta de estruturação do “dossiê”, registrando na lousa os itens sugeridos:

1. CAPA

2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

3. ÍNDICE

 4. DESENVOLVIMENTO – Material de estudo/pesquisa, data, fonte, textos produzidos pelos alunos, fotos dos mosaicos, dentre outros.

5. CONCLUSÃO

6. DEPOIMENTOS DOS ALUNOS E PROFESSORES  

Distribua as tarefas entre os grupos de alunos, de modo a garantir a participação e o envolvimento de todos! Convide os professores de Língua Portuguesa da escola para participar desta atividade com a turma, trabalhando com os alunos o gênero discursivo – texto informativo – e colaborando com a elaboração/ organização do “dossiê”.

APRESENTANDO O “DOSSIÊ” PARA A COMUNIDADE ESCOLAR!   

Organize juntamente com os alunos, uma programação para o dia da apresentação do “dossiê” na escola. Sugira para esse dia, uma “Dança Circular”. Aproveite para dizer aos alunos que “estas danças são milenares, populares e tradicionais, dançadas por vários povos do mundo. Foram resgatadas de danças folclóricas e transformadas em práticas corporais mais orgânicas, por meio das quais se podem expressar sentimentos. O grande poder das Danças de Roda é transmitido através das mãos dadas, fazendo com que a energia flua entre todos os participantes, levando-os a interagir consigo mesmos, com o outro e com o meio” Fonte: http://www.efdeportes.com/efd109/dancas-circulares-um-caminho-sensibilizador-para-os-educadores.htm Diga-lhes ainda que a proposta de realizar a Dança Circular reafirma o desejo de cultivar a paz entre as pessoas, a tolerância, o diálogo, o respeito às diferenças culturais, étnicas, religiosas, de idade, sexo/gênero e outras. Apresente aos alunos as imagens sugeridas abaixo, que ilustram a prática da Dança Circular entre os povos.

Roda de índios Xavantes – Brasil

Fonte: http://www.semeiadanca.com.br/hist%F3rico.htm    

Fonte: http://www.semeiadanca.com.br/hist%F3rico.htm    

Na sequência, exiba para a turma o vídeo “Danças Circulares: um caminho sensibilizador para os educadores da Rede Pública Municipal de Avaré” disponível no sítio http://www.efdeportes.com/efd109/dancas-circulares-um-caminho-sensibilizador-para-os-educadores.htm   

Após a exibição, professor e alunos poderão escolher uma música, os instrumentos musicais para acompanhá-la e uma coreografia para ser feita com a participação de todos. Os professores de Educação Física e da área de Música (se houver) poderão participar desse processo de criação, inclusive dos ensaios da Dança Circular. Sugerimos a música “Força da Paz”:

Força da Paz

Cresça sempre, sempre mais

Que reine a Paz

E acabem-se as fronteiras

Nós Somos Um

Fonte: http://www.letras.com.br/novo-quilombo/forca-da-paz  

Como parte do programa, proponha também a realização de uma “Feira Gastronômica”. Para esta atividade, os grupos de alunos poderão preparar pratos típicos da culinária das várias Regiões do Brasil, com a colaboração das cantineiras da escola e de suas famílias. Alunos e professores deverão disponibilizar para as pessoas interessadas, as receitas dos pratos servidos, juntamente com um pequeno texto informativo acerca da origem e da influência dos índios nativos e dos imigrantes na gastronomia brasileira.  

Professor, em nossa cidade, Uberlândia-MG, acontece todos os meses a Feira Gastronômica no pátio do Mercado Municipal. Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ela foi criada em meados dos anos 2000, para divulgar a culinária Afro-Brasileira, Goiana, Nordestina, Mineira, dentre outras. No dia da feira, é armado um palco para a apresentação de grupos musicais. Esse é um momento muito especial, de convivência entre as pessoas e de valorização da pluralidade cultural de nossa região!   

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:  

http://www.brasilcultura.com.br/cultura/pluralidade-cultural/  Pluralidade Cultural    

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do;jsessionid=7BBB1ADAC2FAE6833F55689E607F4D11  IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional    

http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=308040  Proposta de Novo Estatuto dos Povos Indígenas reconhece autonomia dos índios - 19/04/2009    

http://www.comitepaz.org.br/a_unesco_e_a_c.htm  A UNESCO E A CULTURA DA PAZ  

http://www.semeiadanca.com.br/hist%F3rico.htm  DANÇAS CIRCULARES (E) SAGRADAS      

http://www.youtube.com/watch?v=o0oJbGG5cw0&feature=related  A IMIGRAÇÃO NO BRASIL  

http://www.youtube.com/watch?v=AIHMVufwYWE&NR=1  HISTORIA DO BRASIL – CAFÉ & IMIGRANTES  

http://www.memorialdoimigrante.org.br/portalmi/  Memorial do Imigrante      

http://vodpod.com/watch/2671181-10-de-dezembro-dia-internacional-dos-povos-indgenas  10 de dezembro Dia Internacional dos Povos Indígenas    

http://www.museudoindio.org.br/videos/institucional/institucional.html  Museu do Índio  

http://www.youtube.com/watch?v=VOLy04zEeK8  Pluralidade Cultural - Índios no Brasil - Quem são eles  

http://www.youtube.com/watch?v=aRwD5ExdHnA&feature=related  Amazonas - Indios do Brasil  

http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4&feature=related  A cultura negra no Brasil  

http://www.youtube.com/watch?v=cNye4U7FwKQ&feature=fvw  A influência Afro-descendente no Brasil  

http://www.youtube.com/watch?v=y-xo0SuAe1E&feature=related  MUSEU AFROBRASIL DVD MONUMENTOS SAO PAULO       

http://letras.terra.com.br/roupa-nova/1109626/  A Paz – Roupa Nova 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de reconhecer a influência dos imigrantes na constituição da pluralidade etnocultural das várias regiões do país; desenvolver a aprendizagem da tolerância e do respeito às diversidades; realizar estudos e pesquisas, produzir textos, construir mosaicos, reunir e organizar as informações adquiridas em um “dossiê”; participar ativamente da “Dança Circular” e da “Feira Gastronômica”.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
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Opiniões

  • aparecida, ESCOLA TENENTE LUCENA , Paraíba - disse:
    cidanjunior@gmail.com

    04/10/2014

    Cinco estrelas

    Quero parabenizar o portal do professor pela excelente sugestão de aula .Nela podemos encontrar uma riqueza de procedimentos metodologicos facilitando resultados da aprendisagem favorecendo o conhecimento, de forma ludica e clara.


  • Simone Rizzo Callegari, UNICID , São Paulo - disse:
    simonerizzo@ig.com.br

    14/04/2012

    Cinco estrelas

    Achei a aula criativa e didática.


Sem classificação.
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