11/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar o jogo presente na história.
Reconhecer as regras de um jogo.
Experienciar as regras de um jogo.
Escrever um texto de instrução para o jogo, de forma coletiva.
Conhecer textos de instrução, como por exemplo, uma receita culinária.
1ª aula:
1) Iniciar a aula propondo a brincadeira: "Pedra, Papel, Tesoura" ou "Joquempô":
Os alunos podem brincar em pares ou trios. As mãos ficam escondidas nas costas e ao se falar "Pedra, Papel, Tesoura", os participantes mostram as mãos. Mão aberta é papel, mão fechada é pedra e dois dedos é tesoura. A tesoura corta o papel, a pedra amassa a tesoura e o papel embrulha a pedra. Em cada rodada tem-se um vencedor.
2) Terminada a brincadeira, a professora apresentará o livro a ser trabalhado com o seguinte título: Dona Pedra, Seu Papel e Dona Tesoura, de Maria da Conceição Torres Garcia.
A professora perguntará o que o título sugere à turma. Após ouvir os comentários, a professora apresentará o livro.
Os alunos farão a leitura silenciosa (caso a escola conte com um exemplar por aluno), a fim de verificar suas hipóteses sobre o tema do livro.
Capa disponível no link:
http://www.filastrocche.it/contempo/ima_cont/copertin/mene17.gif
3) Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:
a) Quem são as personagens principais do livro? Quais eram as características de cada uma?
b) Onde elas moram?
c) O que faziam?
d) Qual era o desejo da menina?
e) Como ela realizou seu desejo?
f) O que você tem em comum com as personagens da história?
4) Os alunos poderão registrar em seu caderno o título do livro e nome da autora. Depois, poderão copiar a parte que acharam mais emocionante e ilustrar.
2ª aula
1) Releitura oral do livro pela professora. Pedir que alguns alunos recontem oralmente a história trabalhada.
2) Propor que os alunos façam as atividades abaixo baseadas no livro.
Fonte: Atividades produzidas pela publicadora da aula.
3) A professora poderá fazer a correção na lousa ou os alunos poderão trocar os cadernos a fim de que corrija o do outro.
3ª aula:
1) No livro aparece um jogo, mas a menina não sabia como jogar. Vamos fazer um texto de instrução a fim de ensinar outras pessoas a jogá-lo.
2) A professora proporá a escrita coletiva do jogo: os alunos darão as sugestões e a professora anotará na lousa.
Poderá ficar assim:
Jogo: Pedra, Papel, Tesoura
Preparação: O jogo pode ser jogado em trio ou duplas. Mãos para trás, só poderão ser mostradas após o sinal de "Pedra, Papel, Tesoura".
Regras:
Vencedor: Vai depender do que o oponente apresentar: Se um coloca pedra e o outro a tesoura, quem colocou pedra ganha. Se colocar tesoura e o outro papel, a tesoura ganha. Se colocar pedra e o outro papel, o papel ganha.
|
Imagens dos vencedores do jogo a partir do link:
http://4.bp.blogspot.com/_Z5fFL16rQgw/TE9PGz5rIPI/AAAAAAAAADs/zsR1ItJzswk/s320/jankenpon2.jpg
3) Em duplas, os alunos poderão brincar utilizando as mãos. Imagem disponível no link:
http://3.bp.blogspot.com/_sOYYllkPfJA/Sg1rXgQlnWI/AAAAAAAAEvU/odQ5QxEEzjA/
s400/rock-paper-scissors-hand-game3.jpg
4) Após essa atividade, propor o jogo utilizando o corpo para representar a pedra, o papel e a tesoura. As duplas combinarão primeiro o que significará cada parte do corpo escolhida.
5) Os alunos também poderão jogar uma equipe contra a outra. Dessa forma, a turma poderá ser dividida em duas equipes. A cada rodada, a equipe combina como irá jogar.
Outras informações sobre o jogo "Pedra, Papel, Tesoura" podem sem acessadas a partir do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura
(acesso em 13/12/2010)
Observar se os alunos compreenderam o jogo presente na história.
Verificar se a turma foi capaz de reconhecer as regras do jogo e se foi capaz de escrever um texto de instrução.
Observar se os alunos conseguiram brincar com o jogo a partir do texto de instrução escrito.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!