Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Regras de jogo e literatura infantil

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o jogo presente na história.

Reconhecer as regras de um jogo.

Experienciar as regras de um jogo.

Escrever um texto de instrução para o jogo, de forma coletiva.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer textos de instrução, como por exemplo, uma receita culinária.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

1) Iniciar a aula propondo a brincadeira: "Pedra, Papel, Tesoura" ou "Joquempô":

Os alunos podem brincar em pares ou trios. As mãos ficam escondidas nas costas e ao se falar "Pedra, Papel, Tesoura", os participantes mostram as mãos. Mão aberta é papel, mão fechada é pedra e dois dedos é tesoura. A tesoura corta o papel, a pedra amassa a tesoura e o papel embrulha a pedra. Em cada rodada tem-se um vencedor.

2) Terminada a brincadeira, a professora apresentará o livro a ser trabalhado  com o seguinte título: Dona Pedra, Seu Papel e Dona Tesoura, de Maria da Conceição Torres Garcia.

A professora perguntará o que o título sugere à turma. Após ouvir os comentários, a professora apresentará o livro.

Os alunos farão a leitura silenciosa (caso a escola conte com um exemplar por aluno), a fim de verificar suas hipóteses sobre o tema do livro.

Capa disponível no link:

http://www.filastrocche.it/contempo/ima_cont/copertin/mene17.gif 

3) Após a leitura silenciosa feita pelos alunos, a professora fará perguntas para verificar a compreensão:

a) Quem são as personagens principais do livro? Quais eram as características de cada uma?

b) Onde elas moram?

c) O que faziam?

d) Qual era o desejo da menina?

e) Como ela realizou seu desejo?

f) O que você tem em comum com as personagens da história?

4) Os alunos poderão registrar em seu caderno o título do livro e nome da autora. Depois, poderão copiar a parte que acharam mais emocionante e ilustrar.

2ª aula

1) Releitura oral do livro pela professora. Pedir que alguns alunos recontem oralmente a história trabalhada.

2) Propor que os alunos façam as atividades abaixo  baseadas no livro.

Fonte: Atividades produzidas pela publicadora da aula.

3) A professora poderá fazer a correção na lousa ou os alunos poderão trocar os cadernos a fim de que corrija o do outro.

3ª aula:

1) No livro aparece um jogo, mas a menina não sabia como jogar. Vamos fazer um texto de instrução a fim de ensinar outras pessoas a jogá-lo.

2) A professora proporá a escrita coletiva do jogo: os alunos darão as sugestões e a professora anotará na lousa.

Poderá ficar assim:

Jogo: Pedra, Papel, Tesoura

Preparação:

O jogo pode ser jogado em trio ou duplas.

Mãos para trás, só poderão ser mostradas após o sinal de "Pedra, Papel, Tesoura".

Regras:

  • Mão fechada - Pedra - amassa a tesoura
  • Mão aberta - Papel - embrulha a pedra
  • Dois dedos - Tesoura - corta o papel

Vencedor:

Vai depender do que o oponente apresentar:

Se um coloca pedra e o outro a tesoura, quem colocou pedra ganha.

Se colocar tesoura e o outro papel, a tesoura ganha.

Se colocar pedra e o outro papel, o papel ganha.

Imagens dos vencedores do jogo a partir do link:

http://4.bp.blogspot.com/_Z5fFL16rQgw/TE9PGz5rIPI/AAAAAAAAADs/zsR1ItJzswk/s320/jankenpon2.jpg 

3) Em duplas, os alunos poderão brincar utilizando as mãos. Imagem disponível no link:

http://3.bp.blogspot.com/_sOYYllkPfJA/Sg1rXgQlnWI/AAAAAAAAEvU/odQ5QxEEzjA/

s400/rock-paper-scissors-hand-game3.jpg

4) Após essa atividade, propor o jogo utilizando o corpo para representar a pedra, o papel e a tesoura. As duplas combinarão primeiro o que significará cada parte do corpo escolhida. 

5) Os alunos também poderão jogar uma equipe contra a outra. Dessa forma, a turma poderá ser dividida em duas equipes. A cada rodada, a equipe combina como irá jogar.

Recursos Complementares

Outras informações sobre o jogo "Pedra, Papel, Tesoura" podem sem acessadas a partir do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedra,_papel_e_tesoura 

(acesso em 13/12/2010)

Avaliação

Observar se os alunos compreenderam o jogo presente na história.

Verificar se a turma foi capaz de reconhecer as regras do jogo e se foi capaz de escrever um texto de instrução.

Observar se os alunos conseguiram brincar com o jogo a partir do texto de instrução escrito.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.