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Alimentação X Saúde

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender  as referências quanto a prazo de validade, composição e uso de conservantes em embalagens de produtos alimentares industrializados.          
  • Comentar  criticamente os hábitos alimentares.        
  • Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos.         
  • Conhecer as formas de transmissão das parasitoses intestinais, medidas de tratamento e prevenção.
Duração das atividades
05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Distinguir uma boa alimentação e de uma má alimentação.

- Domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- vídeos;   

- leitura de imagens;   

- papel craft   

- debate;   

- produção de textos.     

Desenvolvimento     

1ª atividade:   

1)      O professor iniciará a aula apresentando as imagens a seguir em um retroprojetor, projetor multimídia ou cartaz, solicitando a leitura das mesmas.

Fonte: dapraianet.blogspot.com/.../s-o-que-comes-z.html 

Fonte: mundodanoticia.com.br/alimentar-se-na-hora-certa/ 

Fonte: www.webrun.com.br/.../noticias/index/id/10898 

Fonte: www.cabecadecuia.com/noticia.php?id=41037 

2)      Em seguida, o professor propõe uma discussão sobre quais alimentos apresentados fazem bem à saúde e quais são alimentos nocivos para a saúde, solicitando que cada aluno justifique suas respostas.     

2ª atividade:   

1)      O professor, apresenta o título,  o subtítulo e a imagem abaixo, solicitando a leitura dos mesmos.   

2)       Em seguida, propõe que, coletivamente, elaborem perguntas ao texto que gostariam que fossem respondidas.           

Hábitos Alimentares   

Hábitos alimentares corretos ajudam  a manter o organismo saudável pelo resto da vida

Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19080~n~habitos+alimentares+corretos.htm       

 1)      O professor organiza a turma em duplas, solicita que cada equipe copie as perguntas e entrega o texto abaixo para que sejam respondidas as questões formuladas.                                        

Hábitos Alimentares   

Hábitos alimentares corretos ajudam  a manter o organismo saudável pelo resto da vida

  Há pessoas que se queixam do cansaço, sobrepeso e até stress que sofrem por causa do organismo, porém, você já parou para pensar que uma mudança de hábitos alimentares pode mudar esses problemas? Pois, ter hábitos alimentares correto, é algo imprescindível para manter, a saúde e a boa forma. Porém, isto não significa fazer uma dieta, mas, são pequenas mudanças na sua alimentação, que podem fazer muita diferença ao longo da vida.   Várias atitudes podem transformar seus maus hábitos alimentares, em bons e saudáveis. A primeira atitude é fazer de 4 a 6 refeições diárias, todas com alimentos saudáveis e leves. Com isso, seu organismo consegue gastar toda essa energia reserva, e você não precisa “beslicar” porções de comida durante o dia todo. Nestas refeições, mantenha sempre os horários, especialmente as principais (café-da-manhã, almoço e jantar), uma vez que seu organismo será acostumado a estes horários, e então ele ficara condicionado a receber alimento apenas neste período. Para as refeições principais, o ideal é ter um intervalo de 3 horas cada, porém uma meia hora antes desta, coma um alimento saudável, como uma fruta ou uma barra de cereal, assim você comerá menos na próxima refeição. Além disso, mastigue devagar e conheça o que está comendo, uma vez que, ao se alimentar deste jeito, seu cérebro receberá as informações e manterá a saciedade por muito mais tempo. Inclua também, em seus hábitos alimentares, a questão da qualidade e quantidade dos alimentos, ou seja, os alimentos devem ser ingeridos com qualidade e quantidade proporcionais, para que supra as necessidades do organismo sem cometer exageros. Por exemplo, comer uma caixa inteira de bombom, enquanto você poderia comer apenas uma unidade de doce. A escolha dos alimentos é parte fundamental para que seus hábitos melhorem. Invistam em refeições ricas em fibras, cereais, verduras, legumes, frutas e carnes magras ( peixe, frango e contrafilé). Porém, mesmo escolhendo alimentos certos, o modo de preparo deles deve ser correto também, ou seja, não adianta comer alimentos saudáveis, se o modo de preparo deles os transforma em um mau hábito.   Para preparar as saladas, prefira temperos naturais, como limão, vinagre, orégano, cheiro-verde, entre outros, que deixam a salada mais saborosa, evitando assim os óleos e molhos industrializados, que contêm muitos condimentos. Já as carnes, dê preferência por grelhadas, cozidas e assadas, pois contêm menos gorduras, e evite frituras. Molhos como branco, quatro queijos, à bolonhesa e outros também devem ser evitados, pois possuem um alto teor calórico e os alimentos enlatados, apresuntados e defumados contêm muito sódio e são um risco para pessoas com pressão alta. Beber bastante líquido é um ótimo hábito, por isso, beba bastante água mineral e sucos naturais, que são ótimos para deixar o organismo e a pele hidratada. Porém, evite bebidas industrializadas e alcoólicas, pois possuem alto teor calórico, de açúcares e gordura saturada E por falar em açúcar, prefira adoçar seus sucos e café com adoçantes, ou melhor, deixei-os sem açúcar.   Além de manter seus hábitos alimentares saudáveis dentro de casa, repita-os fora de casa também, por exemplo, em um restaurante por quilo, olhe todas as opções e depois escolha as saudáveis, pois assim você evita os exageros. E faça como se estivesse em casa, escolha saladas cozidas ou frescas (sem molhos ou maionese), carnes magras e arroz com legumes ou integral. Opte por sobremesas como gelatina e salada de frutas. Além destes hábitos alimentares saudáveis, faça alguma atividade física pelo menos 2 a 3 vezes por semana, que ajudará a manter a forma e a saúde.

Fonte: http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19080~n~habitos+alimentares+corretos.htm    

2)      O professor socializa as respostas, faz os comentários necessários e propõe que as perguntas que não foram respondidas pelo texto, sejam utilizadas para o levantamento de pesquisas sobre  do tema.     

3ª atividade:   

1)      O professor deverá utilizar as informações aprendidas a respeito de hábitos alimentares, para realizar os seguintes levantamentos com os alunos:   

a) Você acabou de aprender mais sobre bons hábitos alimentares. Mas os alimentos precisam de algum cuidado especial? Qual?   

b) Como você higieniza os alimentos em sua casa?   

c) Qual a importância da água para essa higienização?   

d) Que conseqüências são trazidas quando os alimentos não são corretamente higienizados?   

2)      O professor encaminha os alunos para a sala de informática com o objetivo de assistirem o vídeo abaixo:   

EDIÇÃO SAUDE Dr Bactéria e os perigos da contaminação nos alimentos

http://www.youtube.com/watch?v=zzOSljLklqU    

3)      A partir do vídeo, o professor organiza a turma em grupos para que criem um cartaz apresentando os procedimentos sugeridos pelo Dr. Bactéria para a conservação e higienização dos alimentos.   

4)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos mesmos no espaço da escola.     

4ª atividade:   

1)      Como os alunos levantaram na atividade anterior formas de conservar e higienizar os alimentos, nessa etapa da aula  o professor deverá tratar dos alimentos industrializados, sua conservação e prazo de validade. Para isso, ele deverá levar para a sala de aula vários alimentos industrializados ou embalagens desses produtos para que os alunos consigam identificar onde se localiza a data de validade.   

OBS.: A imagens a seguir podem ser utilizadas.

Fonte: lucianefigueira.wordpress.com/.../ 

Fonte: g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1240296-55...    

2)      A partir das análises, o professor poderá fazer as seguintes indagações:   

a)      Qual é a data de fabricação do produto?  

b)      Qual é o prazo de validade?   

c)      Em que data nós estamos?   

d)      Analisando o prazo de validade, o produto está próprio para consumo?   

3)      O professor questiona:  

a)      Vocês consomem alguns desses  produtos?

  • salsicha;         
  • pudim;           
  • iogurte;         
  • hambúrguer;         
  • gelatinas;         
  • balas e doces.   

b)      Que cuidados você toma ao consumi-los?   

4)      Após a discussão anterior, o professor solicita que os  alunos analisem os produtos que consomem, baseando-se na leitura da tabela a seguir:

Fonte: http://www.consumidorbrasil.com.br/consumidorbrasil/textos/dicasconsumo/alimentosindustrializados.htm      

5)      A partir da leitura da  tabela, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Você já havia pensado, ao utilizar esses alimentos, nessas informações que o texto apresentou?

b)      Quais as informações novas o texto trouxe para cada um?

c)      O que se pode aprender sobre o consumo desses alimentos, a partir dessas informações?   

5ª atividade:   

1)      O professor organiza a turma em grupos para que assistam aos vídeos:   

Vídeo Novo Telecurso - E. Fundamental - Ciências - Aula 25 (1 de 2) Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Kl6G3_MDNxc    

Vídeo Novo Telecurso - E. Fundamental - Ciências - Aula 25 (2 de 2) Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SguxOuqgHCs&NR=1   

2)      Após o vídeo, os grupos deverão construir um cartaz de campanha contra o parasitismo intestinal, com finalidade de divulgar para todos os alunos da escola, os perigos que um alimento mal conservado e higienizado representa para a nossa saúde.   

3)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos trabalhos no espaço da escola.

Recursos Complementares

Parasitoses Intestinais

São doenças causadas por vermes e protozoários. A contaminação se dá de várias formas, sendo que a principal é a ingestão de alimentos ou água contaminada e através da pele por ferimentos pequenos. Seja pela ausência ou precariedade de saneamento básico, seja por questões que envolvam os cuidados com higiene individual ou de instalações (reservatórios para água e meios de preparo/ conservação dos alimentos), tudo aquilo que ingerimos pode estar contaminado por microorganismos e causar doenças. É importante destacar o fato de que o número de casos dessas doenças é sempre bem maior nas áreas de baixas condições sócio-econômicas e carência de saneamento básico, incluindo-se o tratamento da água, do esgoto, do lixo e o controle de vetores, particularmente moscas, ratos e baratas.

Sintomas

De modo geral, a maioria das pessoas infectadas se apresenta com quadro de dor abdominal, cólicas, náuseas, vômitos, diarréias, perda de peso, anemia, febre e sintomas respiratórios. O tratamento é feito com medicamentos antiparasitários específicos após a identificação do agente causador.

Prevenção

A prevenção das parasitoses exige medidas simples, mas é preciso que se crie o hábito de executá-las rotineiramente. As principais são:

  • Lavar as mãos antes das refeições, antes de manipular e preparar alimentos, antes do cuidado de crianças e após ir ao banheiro ou trocar fraldas
  • Andar sempre com os pés calçados
  • Cozinhar bem os alimentos. Carnes somente bem passadas Lavar com água potável os alimentos que serão consumidos crus e se possível deixe-os de molho por 30 minutos em água com hipoclorito de sódio a 2,5%
  • Beber somente água filtrada ou fervida
  • Manter limpa a casa e terreno ao redor, evitando a presença de insetos e ratos
  • Conservar as mãos sempre limpas, as unhas aparadas, evitar colocar a mão na boca
  • Não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída.

Do ponto de vista da comunidade, a prevenção se faz através de: Educação para a saúde Proibição do uso de fezes humanas para adubo Saneamento básico a toda população Condições de moradia compatíveis com uma vida saudável

Fonte:  http://bvsms.saude.gov.br/php/index.php 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Esta aula deverá ter aplicação direta na vida cotidiana dos alunos. Muitos deles desconhecem os bons hábitos alimentares e os cuidados que se deve ter com a higienização e a conservação dos alimentos. O professor deverá retomar essas questões sempre que necessário, indagando aos alunos se estão colocando em prática o que aprenderam em sala de aula.

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