11/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
1) Você sabe o que é Origami?
Vamos pesquisar no dicionário.
Segundo o Minidicionário Aurélio: "Arte japonesa de dobrar papel em forma decorativa".
Portanto, origami é a arte de dobrar papel.
2) Apresentar o texto sobre o que é origami, a partir do link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami
Origami (do japonês: 折り紙 ???????????, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras para formar desenhos complexos. Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel. Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica. |
3) Ler o texto e pedir que alguns alunos expliquem com suas palavras o que entenderam.
4) Conversar com os alunos sobre as dúvidas que tiveram ao ler o texto.
5) Apresentar as figuras de alguns origamis a partir do link:
http://1.bp.blogspot.com/_iRg3BmcdtFU/S-oz_sRW5iI/AAAAAAAAHFM/HTHPmUjMF5c/s1600/origami.jpg
Convidar os alunos a fazer origamis na próxima aula. Para isso, pedir que providenciem papel próprio, caso a escola não possua.
2ª aula:
1) Apresentar um origami a partir do link:
http://superorigami.com/casa.gif
Outro tipo que pode ser feito:
http://superorigami.com/caracol.gif
Outras dobraduras podem ser encontradas a partir do link:
http://superorigami.com/passoapasso.html
2) Após montar os origamis, os alunos poderão confeccionar cenários diversos, em grupo ou individualmente. A partir desses cenários, os alunos poderão construir uma narrativa.
3ª aula:
1) Escolher um dos origamis montados na aula anterior e convidar os alunos a escrever um texto instrucional coletivo.
O texto deverá ter as seguintes partes:
2) Após a escrita pela professora na lousa, os alunos poderão copiar o texto produzido.
Um vídeo com o passo a passo da montagem de uma flor pode ser acessado a partir do link:
Verificar se os alunos identificaram os diversos brinquedos que podem ser construídos usando-se papel.
Verificar se os alunos conseguiram montar o brinquedo a partir das instruções dadas.
Verificar se os alunos foram capazes de identificar as partes de um texto instrucional.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!