Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalho com origami a partir de textos instrucionais

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar diferentes brinquedos que podem ser feitos usando-se papel.
  • Confeccionar um brinquedo de papel a partir de um texto de instrução.
  • Reconhecer as partes essenciais de um texto instrucional.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

1) Você sabe o que é Origami?

Vamos pesquisar no dicionário.

Segundo o Minidicionário Aurélio: "Arte japonesa de dobrar papel em forma decorativa".

Portanto, origami é a arte de dobrar papel.

2) Apresentar o texto sobre o que é origami, a partir do link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami 

     Origami (do japonês: 折り紙 ???????????, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

     O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras para formar desenhos complexos.

     Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

     Ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.).

     Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça de papel japonesa (Tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica.

3) Ler o texto e pedir que alguns alunos expliquem com suas palavras o que entenderam.

4) Conversar com os alunos sobre as dúvidas que tiveram ao ler o texto.

5) Apresentar as figuras de alguns origamis a partir do link:

http://1.bp.blogspot.com/_iRg3BmcdtFU/S-oz_sRW5iI/AAAAAAAAHFM/HTHPmUjMF5c/s1600/origami.jpg 

Convidar os alunos a fazer origamis na próxima aula. Para isso, pedir que providenciem papel próprio, caso a escola não possua.

2ª aula:

1) Apresentar um origami a  partir do link:

http://superorigami.com/casa.gif 

Outro tipo que pode ser feito:

http://superorigami.com/caracol.gif 

Outras dobraduras podem ser encontradas a partir do link:

http://superorigami.com/passoapasso.html 

2) Após montar os origamis, os alunos poderão confeccionar cenários diversos, em grupo ou individualmente. A partir desses cenários, os alunos poderão construir uma narrativa.

3ª aula:

1) Escolher um dos origamis montados na aula anterior e convidar os alunos a escrever um texto instrucional coletivo.

O texto deverá ter as seguintes partes:

  • Título
  • Material
  • Modo de montar ou modo de fazer.

2) Após a escrita pela professora na lousa, os alunos poderão copiar o texto produzido.

Recursos Complementares

Um vídeo com o passo a passo da montagem de uma flor pode ser acessado a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=v1KwsZtWXL0 

Avaliação

Verificar se os alunos identificaram os diversos brinquedos que podem ser construídos usando-se papel.

Verificar se os alunos conseguiram montar o brinquedo a partir das instruções dadas.

Verificar se os alunos foram capazes de identificar as partes de um texto instrucional.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.