Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Malabarismo: controle do pegar e soltar /Ensino Especial

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar movimentos adequados para a ação de soltar e pegar;

-Criar diferentes movimentos corporais para pegar e soltar objetos;

-Desenvolver a coordenação óculo-manual;

-Desenvolver o controle do pegar e soltar trabalhando direita/ esquerda com alternância.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Motivação:

Aprendendo a fazer um malabares:

Disponibilize às crianças o link abaixo para que possam fazer malabarismo.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Du11vYjtydo  

acesso em: 01.12.10.

Para que possa apreciar um pouco do malabarismo, ao acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=H8f8drk5Urw&feature=player_embedded, poderá assistir ao vídeo de Chris Bliss que faz truques ao som de varias músicas:

acesso em: 01.12.10.

Atividade 1: Lenço ao centro.

Material: lenço.

Descrição da atividade: o professor dividirá a sala em duplas, sendo um aluno da dupla o leão e o outro o tigre. Todos os tigres irão formar um círculo e ficarão com as pernas bem afastadas. Atrás de cada tigre ficará o seu parceiro leão, também com as pernas bem afastadas.

Ao centro do círculo, no chão, será colocado um lenço, que representará o alimento do dia. O professor irá anunciar o animal que deverá capturar a caça, isto é, o lenço.

O animal escolhido deverá correr em sentido horário, tendo como ponto de referência sua posição. Este deverá dar uma volta completa no círculo, passar por baixo das pernas do seu parceiro e tentar pegar o lenço que está no centro da roda. Aquele que pegar o lenço primeiro, mostrá-lo e soltá-lo, marcará um ponto para a dupla, vencendo a dupla que marcar cinco pontos primeiro.

Ex: o professor dirá leão: todos os leões correm no sentido horário, em volta do círculo até chegarem novamente ao encontro do seu parceiro, passam por baixo das pernas deste e assim quem pegar o lenço marcará ponto.

Referência:AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.  

Figura 1: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_IiJwnRYHVK0/Swa8Ep6_RuI/AAAAAAAAAFw/B7OG3JM_6S8/s1600/roda.jpg  

acesso em: 01.11.10.

Atividade 2: Atenção com a bola. 

Material: bola de borracha.

Descrição da atividade: O professor poderá desenvolver esta atividade de duas formas: individual ou em grupos.

Individual: O aluno segurando a bola deverá lançá-la para o alto com as mãos. Ao momento em que a bola estiver no alto, deverá sentar rapidamente no solo, voltando a posição em pé para pegar a bola.

Grupos: o professor poderá dividir a turma em grupos. Cada grupo formará uma fila. O último aluno de cada fileira segurará a bola e a lançará para o alto e para frente; o primeiro aluno da fileira deverá pegá-la (estando este de costas), se movimentando ao momento que perceber que esta foi lançada.

Referência: Adaptado de: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.  

Figura 2: Diponível em:  http://www.procrie.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Desenho8.jpg   

acesso em: 01.12.10.

Atividade 3: Malabarismo com a bola.

Material: bola de borracha.

Descrição da atividade: O aluno deverá ter duas bolas: lançará uma para o alto, pegará a outra bola no chão. Com a mão direita (esquerda), levanta-se e pega a bola que foi lançada para o alto, com a mão esquerda (direita).   

Sugestão: poderá confeccionar as bolinhas disponibilizadas no vídeo de motivação para utilizá-las nesta atividade.

Referência: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.    

Figura 3: Diponível em: http://1.bp.blogspot.com/_xd6tr0cbr8Y/TFOYewpg8qI/AAAAAAAAH3g/sr7vrRhge4w/s1600/garfield_palhaco.gif 

acesso em: 01.12.10.

Atividade 4: Os talheres.

Material: Talher, de preferência uma colher.

Formação: em círculo.

Descrição da atividade: esta é uma brincadeira de observação e manipulação.

O professor deverá sentar com os alunos em circulo. Com um talher e utilizando a mão direita o professor o entregará para aluno da sua direita que deverá pegar com sua mão esquerda dizendo:  

“Eu recebi este talher cruzado e passo direito”, ou vice versa, ou “Eu recebi direito e passo direito”, ou ainda “Eu recebi cruzado e passo cruzado”.

Esta brincadeira tem um segredo!

O segredo está nas pernas. Se o aluno ao receber o talher estiver com as pernas cruzadas (de qualquer forma), terá recebido o talher “cruzado” e se suas pernas não estiverem cruzadas na hora de passá-lo, estará sendo passado “direito”.

Quem passar o talher deve fazer diversos movimentos com o mesmo para que o aluno que irá receber se concentre no movimento das mãos, distraindo-se da movimentação e posição das pernas. Aos poucos, alguns alunos poderão perceber o truque e passarão o talher corretamente, enquanto outros tentarão descobrir ao pegar e passar o talher.   

Referência: CITAVITE, Hector. Jogos de Salão e Recreação. 2ª Edi. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

Figura 4: Disponível em: http://www.brunangel.com.br/loja/images/000_4855.jpg   

acesso em: 01.12.10.

Recursos Complementares

Malabarismo e manipulação. 

Neste jogo o aluno não poderá deixar as bolinhas caírem no chão, por isto deverá ficar atento.

São três bolinhas de malabarismo que deverão bater no suporte visualizado na tela. O aluno movimentará o mouse para a direita e esquerda direcionando o suporte em direção a movimentação das bolinhas que cairão. Se as bolinhas caírem fora deste suporte três vezes o jogo se encerrará!

Vamos ver se é bom em manipular as bolinhas de malabares!

Como jogar ?

Ao acessar o link disponibilizado abaixo, deverá:

- clicar em "play”;

- ao visualizar nova tela, clicar em “click to start” para iniciar o jogo;

- ao errar, clique em “enter the highscore list”;

- dê mais um clique agora em “back”;

- novamente visualizará o “play”, sendo que, ao clicá-lo poderá reiniciar o jogo.  

Disponível em: http://agilidade.jogosloucos.com.br/jogos-de-manipulacao.html 

acesso em: 01.12.10.

Avaliação

O professor deverá acompanhar individualmente o nível de habilidade motora dos alunos diante das atividades propostas na aula, como:

- manipular adequadamente o objeto;

- nível de aproveitamento e dificuldade em segurar e soltar os objetos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.