13/01/2011
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
-Identificar movimentos adequados para a ação de soltar e pegar;
-Criar diferentes movimentos corporais para pegar e soltar objetos;
-Desenvolver a coordenação óculo-manual;
-Desenvolver o controle do pegar e soltar trabalhando direita/ esquerda com alternância.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
Motivação:
Aprendendo a fazer um malabares:
Disponibilize às crianças o link abaixo para que possam fazer malabarismo.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Du11vYjtydo
acesso em: 01.12.10.
Para que possa apreciar um pouco do malabarismo, ao acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=H8f8drk5Urw&feature=player_embedded, poderá assistir ao vídeo de Chris Bliss que faz truques ao som de varias músicas:
acesso em: 01.12.10.
Atividade 1: Lenço ao centro.
Material: lenço.
Descrição da atividade: o professor dividirá a sala em duplas, sendo um aluno da dupla o leão e o outro o tigre. Todos os tigres irão formar um círculo e ficarão com as pernas bem afastadas. Atrás de cada tigre ficará o seu parceiro leão, também com as pernas bem afastadas.
Ao centro do círculo, no chão, será colocado um lenço, que representará o alimento do dia. O professor irá anunciar o animal que deverá capturar a caça, isto é, o lenço.
O animal escolhido deverá correr em sentido horário, tendo como ponto de referência sua posição. Este deverá dar uma volta completa no círculo, passar por baixo das pernas do seu parceiro e tentar pegar o lenço que está no centro da roda. Aquele que pegar o lenço primeiro, mostrá-lo e soltá-lo, marcará um ponto para a dupla, vencendo a dupla que marcar cinco pontos primeiro.
Ex: o professor dirá leão: todos os leões correm no sentido horário, em volta do círculo até chegarem novamente ao encontro do seu parceiro, passam por baixo das pernas deste e assim quem pegar o lenço marcará ponto.
Referência:AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.
Figura 1: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_IiJwnRYHVK0/Swa8Ep6_RuI/AAAAAAAAAFw/B7OG3JM_6S8/s1600/roda.jpg
acesso em: 01.11.10.
Atividade 2: Atenção com a bola.
Material: bola de borracha.
Descrição da atividade: O professor poderá desenvolver esta atividade de duas formas: individual ou em grupos.
Individual: O aluno segurando a bola deverá lançá-la para o alto com as mãos. Ao momento em que a bola estiver no alto, deverá sentar rapidamente no solo, voltando a posição em pé para pegar a bola.
Grupos: o professor poderá dividir a turma em grupos. Cada grupo formará uma fila. O último aluno de cada fileira segurará a bola e a lançará para o alto e para frente; o primeiro aluno da fileira deverá pegá-la (estando este de costas), se movimentando ao momento que perceber que esta foi lançada.
Referência: Adaptado de: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
Figura 2: Diponível em: http://www.procrie.com.br/wp-content/uploads/2010/03/Desenho8.jpg
acesso em: 01.12.10.
Atividade 3: Malabarismo com a bola.
Material: bola de borracha.
Descrição da atividade: O aluno deverá ter duas bolas: lançará uma para o alto, pegará a outra bola no chão. Com a mão direita (esquerda), levanta-se e pega a bola que foi lançada para o alto, com a mão esquerda (direita).
Sugestão: poderá confeccionar as bolinhas disponibilizadas no vídeo de motivação para utilizá-las nesta atividade.
Referência: SILVA, Pedro. A. 3000 Exercícios e Jogos para Educação Física Escolar. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
Figura 3: Diponível em: http://1.bp.blogspot.com/_xd6tr0cbr8Y/TFOYewpg8qI/AAAAAAAAH3g/sr7vrRhge4w/s1600/garfield_palhaco.gif
acesso em: 01.12.10.
Atividade 4: Os talheres.
Material: Talher, de preferência uma colher.
Formação: em círculo.
Descrição da atividade: esta é uma brincadeira de observação e manipulação.
O professor deverá sentar com os alunos em circulo. Com um talher e utilizando a mão direita o professor o entregará para aluno da sua direita que deverá pegar com sua mão esquerda dizendo:
“Eu recebi este talher cruzado e passo direito”, ou vice versa, ou “Eu recebi direito e passo direito”, ou ainda “Eu recebi cruzado e passo cruzado”.
Esta brincadeira tem um segredo!
O segredo está nas pernas. Se o aluno ao receber o talher estiver com as pernas cruzadas (de qualquer forma), terá recebido o talher “cruzado” e se suas pernas não estiverem cruzadas na hora de passá-lo, estará sendo passado “direito”.
Quem passar o talher deve fazer diversos movimentos com o mesmo para que o aluno que irá receber se concentre no movimento das mãos, distraindo-se da movimentação e posição das pernas. Aos poucos, alguns alunos poderão perceber o truque e passarão o talher corretamente, enquanto outros tentarão descobrir ao pegar e passar o talher.
Referência: CITAVITE, Hector. Jogos de Salão e Recreação. 2ª Edi. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
Figura 4: Disponível em: http://www.brunangel.com.br/loja/images/000_4855.jpg
acesso em: 01.12.10.
Malabarismo e manipulação.
Neste jogo o aluno não poderá deixar as bolinhas caírem no chão, por isto deverá ficar atento.
São três bolinhas de malabarismo que deverão bater no suporte visualizado na tela. O aluno movimentará o mouse para a direita e esquerda direcionando o suporte em direção a movimentação das bolinhas que cairão. Se as bolinhas caírem fora deste suporte três vezes o jogo se encerrará!
Vamos ver se é bom em manipular as bolinhas de malabares!
Como jogar ?
Ao acessar o link disponibilizado abaixo, deverá:
- clicar em "play”;
- ao visualizar nova tela, clicar em “click to start” para iniciar o jogo;
- ao errar, clique em “enter the highscore list”;
- dê mais um clique agora em “back”;
- novamente visualizará o “play”, sendo que, ao clicá-lo poderá reiniciar o jogo.
Disponível em: http://agilidade.jogosloucos.com.br/jogos-de-manipulacao.html
acesso em: 01.12.10.
O professor deverá acompanhar individualmente o nível de habilidade motora dos alunos diante das atividades propostas na aula, como:
- manipular adequadamente o objeto;
- nível de aproveitamento e dificuldade em segurar e soltar os objetos.
Cinco estrelas 1 classificações
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01/11/2012
Cinco estrelasparabéns material de primeira qualidade,muito útil eu aproveitei muito,obrigado