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Planejamento familiar e doenças venéreas: debatendo sexualidade

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer métodos de contracepção, seu funcionamento e condições de uso.         
  • Explicar, de forma simples, como se dá o desenvolvimento fetal, relacionando-o à importância dos cuidados pré-natais.          
  • Compreender a importância do planejamento familiar.          
  • Identificar as principais doenças sexualmente transmissíveis, conhecer formas de prevenção e tratamento.
Duração das atividades
05 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Conhecer algumas formas de contracepção.

- Domínio da leitura e da escrita.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:

- aula interativa;   

- trabalho em grupo;   

- texto impresso;   

- vídeos;   

- leitura de imagens;   

- papel craft   

- debate;   

- produção de textos.       

Desenvolvimento   

1ª atividade:   

1)      O professor apresenta as imagens abaixo em cartazes ou projetores e solicita que  os alunos analisem cada um dos vários objetos que estão nas fotos:

Fonte:ensinodematemtica.blogspot.com/2010/10/antico... 

Fonte: www.net-bebes.com/.../metodos-de-contracepcao    

2)      A partir das imagens o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Você sabe que objetos são esses que estão nas fotos?

b)      Você saberia nomear esses objetos?

c)      O que seriam os contraceptivos?

d)     Você já ouviu falar nesse termo antes?

e)      Que contraceptivos que estão na imagem você reconhece?

f)       Qual  a função  desses contraceptivos?   

3)      Após o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, o professor deverá dividir a turma em grupo, duplas ou trios.   

OBS.: No exemplo a seguir dividimos o texto em 16 partes, isto é, 16 equipes. Caso o número de alunos seja inferior, o educador poderá redistribuir os fragmentos do texto.   

4)      O professor deverá entregar para cada equipe um dos textos abaixo, solicitando a leitura do mesmo. 

Grupo / Dupla 1

Tabelinha, Ritmo, Ogino Knaus

A famosa tabelinha é bastante utilizada, ainda hoje. Consiste no cálculo do provável dia da ovulação e na abstinência sexual por 7 dias, nessa época. Esse método, porém, só deve ser utilizado por mulheres que tenham os ciclos menstruais regulares e que ovulem sempre no 14º dia do ciclo. Para sua aplicação, devem ser observados os ciclos por pelo menos 6 meses, antes do início. O modo de usar é bastante simples. Você pega a data provável da próxima menstruação e subtrai dela o número 14. O resultado é o dia provável da ovulação. Agora basta contar 4 dias antes e 4 dias depois. Durante esse tempo, o casal não deve ter relações sexuais. Vamos dar um exemplo: Vamos supor que o primeiro dia de sua próxima menstruação será no dia 20. Bom, agora subtraímos 14 de 20 (20-14=6). A data provável da menstruação é dia 6. Subtraímos 4 dias e somamos 4 dias a essa data. Assim, a abstinência deve ser feita do dia 2 ao dia 10. (Métodos Comportamentais).

Grupo / Dupla 2 

Temperatura Basal

Baseia-se no fato de que após a ovulação ocorre um aumento da temperatura corporal, em 0,3-0,8ºC, por três dias. Antes de iniciar o uso desse método, a mulher deve ter um período de alguns meses, no qual ela avaliará sua temperatura todos os dias e anotará em um gráfico, o que ajudará na determinação do padrão de elevação da temperatura. Para isso, todos os dias, ao acordar, antes mesmo de se levantar e antes de escovar os dentes, a mulher mede a temperatura com termômetro colocado debaixo da língua, anotando o valor em um gráfico. Após a determinação do padrão de aumento da temperatura, o método funciona da seguinte maneira: o casal deve fazer abstinência sexual durante toda a primeira parte do ciclo (ou seja, depois da menstruação) até três dias depois que a temperatura aumentou. (Métodos Comportamentais).

Grupo / Dupla 3

Muco cervical, Billings

Com este método, a mulher tenta prever o período fértil por meio da análise do muco proveniente do colo uterino. Logo depois da menstruação, existe um período em que a vagina permanece muito ressecada, e o muco vai aumentando aos poucos e vai se tornando mais escorregadio e elástico (a mulher consegue fazer um "fio" com o muco, abrindo os dedos). Ele fica mais elástico na época da ovulação. Assim, o casal deve fazer abstinência desde o período em que existe pouco muco até três dias depois da data de maior elasticidade. (Métodos Comportamentais).

Grupo / Dupla 4

Ejaculação extravaginal (coito interrompido)

Consiste na retirada do pênis da vagina, antes da ejaculação. Não é um método recomendado, pois leva a um ato sexual incompleto e a ansiedade no casal. O índice de falha é alto porque muitos homens não conseguem controlar o momento da ejaculação e, além disso, o líquido seminal eliminado antes da ejaculação também contém espermatozóides. O uso constante desse método pode favorecer o desenvolvimento de dor pélvica na mulher, pois como ela não tem orgasmo há uma vasodilatação com acúmulo de sangue na região da pelve. Outro problema associado a esse método é que ele pode gerar, no homem, ejaculação precoce e disfunção erétil (impotência). (Métodos Comportamentais).

Grupo / Dupla 5

Condom, Camisinha

Existem modelos masculino e feminino (raramente usado). A camisinha masculina é um método bastante utilizado, mas depende de uso correto. A grande vantagem é que, além de proteger contra uma gravidez indesejada, protege contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS. A principal desvantagem da camisinha masculina é a necessidade de colocação durante o ato sexual, antes de qualquer tipo de penetração. Além disso, requer motivação do casal. Algumas pessoas podem apresentar alergia. A camisinha feminina pode ser colocada bem antes da relação sexual e é mais resistente que a masculina; porém, não é muito estética. (Métodos de Barreira)

Grupo / Dupla 6

Diafragma É um dispositivo de borracha ou silicone que recobre o colo uterino. A eficácia desse método aumenta quando a mulher utiliza espermaticida associado. Pode ser reutilizado, desde que seja bem lavado após o uso, e conservado com um pouco de amido (maisena) polvilhado. Ele deve ser colocado pelo menos 15 minutos antes da relação sexual, e deve ser retirado até 6 a 8 horas depois. Existem algumas alterações anatômicas que impedem seu uso. (Métodos de Barreira)

Grupo / Dupla 7

Esponja

É uma pequena esponja feita de poliuretano, com espermicida. É descartável e de fácil colocação. Entretanto, é um produto importado e de alto custo. (Métodos de Barreira)

Grupo / Dupla 8

Espermaticida

São substâncias que matam os espermatozóides. Quando usados sozinhos não conferem proteção adequada. Os principais são: nonoxinol-9, octoxinol-9, menfegol. (Métodos de Barreira)

Grupo / Dupla 9

Dispositivo Intra-Uterino (DIU)

O DIU é o método contraceptivo mais utilizado no mundo. É um dispositivo geralmente feito de cobre, que é colocado dentro do útero e leva a várias modificações do útero e da tuba uterina, além de provocar reações que matam os espermatozóides. Existem dois tipos principais: 1) o DIU de cobre, largamente utilizado, disponível no sistema único de saúde; e 2) o DIU com hormônio (um tipo de progesterona), de alta eficácia e que apresenta uma ação especial de alterar o muco do colo uterino, impedindo que os espermatozóides cheguem ao útero. O DIU é colocado pelo médico, de preferência durante o período menstrual, e apresenta durabilidade de alguns anos (depende do tipo). É extremamente eficaz, sendo que o risco de gravidez é bastante pequeno. (Métodos de Barreira)

Grupo / Dupla 10

Contraceptivos Orais

São as famosas pílulas. Elas devem ser iniciadas no primeiro dia da menstruação e continuadas por 21 dias consecutivos, sem falhar. Após o término da cartela, a mulher faz uma pausa de sete dias e reinicia o uso no oitavo dia. É importante tomar a pílula sempre no mesmo horário, recomendação especialmente válida para as mini-pílulas. Os mais utilizados são os combinados, estrogênio + progesterona. Entretanto existe a mini-pílula, que contem apenas progesterona, e é utilizada principalmente em mulheres que estão amamentando e naquelas que apresentam contra-indicações ao uso de estrogênio, como mulheres com enxaqueca. A mini-pílula deve ser usada de forma contínua, sem pausas. Devemos ressaltar que os contraceptivos orais atuais não aumentam muito o risco de trombose, devido a uma dose mais baixa de estrogênio. Porém esse risco ainda existe, o que não impede seu uso em mulheres saudáveis e não-tabagistas. Esses contraceptivos apresentam alguns efeitos benéficos, além de impedirem a gravidez: • Regularizam os ciclos menstruais; • Promovem alívio da tensão pré-menstrual (TPM); • Reduzem o risco de câncer de ovário e de endométrio (útero); • Reduzem a incidência de dismenorréia (cólicas menstruais) e diminuem o fluxo menstrual; • Levam à regressão de cistos de ovário que produzem hormônios.(Contracepção Hormonal)

Grupo / Dupla 11

Contraceptivos Injetáveis

Existem duas modalidades: mensal e trimestral. Apresenta excelente eficácia e é de fácil uso, pois a mulher não precisa ficar lembrando todos os dias de tomar a pílula. Após a interrupção do uso, a mulher pode demorar algum tempo (até 9 meses) para conseguir engravidar.  (Contracepção Hormonal)

Grupo / Dupla 12

Implantes

São cápsulas ou bastões de material contendo hormônio, que são implantados pelo médico debaixo da pele, no braço, próximo ao cotovelo. Duram até três anos e são de alta eficácia. (Contracepção Hormonal)

Grupo / Dupla 13

Anel Vaginal

São anéis de material plástico, também contendo hormônio. São inseridos dentro da vagina, onde devem ser deixados por três semanas. A mulher faz uma pausa de uma semana e reinicia o uso. Não atrapalha a relação sexual, nem causa incômodo. É bastante eficaz. (Contracepção Hormonal)

Grupo / Dupla 14

Adesivos Cutâneos

São semelhantes aos utilizados na terapia de reposição hormonal, em mulheres menopausadas. Os adesivos são "colados" na pele, e utilizados por três semanas, com pausa de uma semana. São bastante eficazes e de fácil utilização. (Contracepção Hormonal)

Grupo / Dupla 15

Contracepção de Emergência (Pílula do Dia Seguinte)

Faz com que o útero fique desfavorável à gravidez. Existem dois métodos. O primeiro consiste no uso de pílula própria, em duas doses: a primeira até 72 horas após o ato sexual e a segunda 12 horas após a primeira. O outro método consiste no uso da pílula comum, de forma que a mulher ingere duas pílulas até 72 horas após o ato sexual e mais duas 12 horas depois. Esse método só deve ser utilizado esporadicamente, devido ao esquecimento da pílula ou ao fato de a camisinha ter estourado. Também é indicada em casos de estupro. Uma informação de extrema importância: o uso freqüente leva à redução de sua eficácia. Como no Brasil, legalmente a gestação só começa após a aderência do ovo à parede do útero, a pílula do dia seguinte pode ser utilizada (já que ela impede essa ligação).  (Contracepção Hormonal)

Grupo / Dupla 16

Contracepção Cirúrgica

É o único método de contracepção definitiva, sendo utilizada por muitos casais. A esterilização feminina consiste na ligadura tubária, ou laqueadura. A masculina é a vasectomia. Devemos ressaltar que a vasectomia é um procedimento ambulatorial, que não requer hospitalização, é feita sob anestesia local e não causa nenhum tipo de disfunção sexual (como impotência). Esses métodos são de altíssima eficácia, mas suas indicações são bastante específicas. Assim, o casal deve procurar se informar com o ginecologista sobre a possibilidade de sua realização.

Fonte:  http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4803&ReturnCatID=1784   (Adaptação)    

5)      Após a leitura dos textos, o professor retoma as imagens apresentadas anteriormente e à medida que projeta cada uma delas, as equipes terão que falar, em linhas gerais, o funcionamento de cada contraceptivo.   

OBS: Á medida que os grupos vão se manifestando, o professor deverá fazer os comentários necessários.         

2ª atividade:   

1)      Com o objetivo de que os alunos compreendam como funciona o desenvolvimento embrionário, o professor apresenta a imagem abaixo solicitando a leitura da mesma.   

OBS.: É interessante que os alunos recebam uma cópia da imagem. 

Fonte: catalog.nucleusinc.com/generateexhibit.php?ID...      

2)      Após a leitura da imagem, o professor propõe que os alunos falem o que viram nela e o que aprenderam com ela.   

3)      Em seguida, o professor propõe que assistam ao vídeo abaixo:   

Vídeo: Gravidez - Desenvolvimento Fetal Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cThhMB_k0-A&feature=related    

4)      O professor propõe que, a partir do vídeo e das questões já discutidas, a turma, coletivamente, complete a frase abaixo:   

 O planejamento familiar e o uso dos métodos contraceptivos são importantes porque....     

3ª atividade:   

1)      O professor inicia essa etapa da aula questionando: Além da gravidez indesejada, que outras consequências podem trazer uma relação sexual praticada sem os devidos cuidados?   

2)      Após ouvir alguns alunos, o professor apresenta o cartaz abaixo que mostra uma campanha publicitária promovida pelo governo a respeito de um importante método de contracepção: o preservativo ou camisinha e solicita a leitura do mesmo.     

OBS.:  É importante que  cada aluno tenha uma cópia do texto.

Fonte: www.saobentodosapucai.sp.gov.br/noticias.asp?...    

3)      Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões:   

a)      Por que o governo está preocupado com a Aids ou DST?

b)      Que orientações são dadas ao leitor?

c)      Observe as imagens no canto superior esquerdo e a frase: “Neste carnaval deixe que somente a alegria contamine você”. A que época do ano esta frase se refere? O que acontece nesta festividade?

d)     Caso as pessoas não utilizem a camisinha, elas serão contaminadas pelo quê?

e)      Nesta época do ano as pessoas estão mais suscetíveis a contaminarem-se de outras doenças?

f)        A partir da leitura do cartaz, o que se deve fazer para NÃO contrair DSTs?   

4)      O  professor  levará os alunos ao laboratório de informática para se informarem melhor a respeito de outras DSTs, além da Aids  acessando o site: http://www.dst.com.br/   

5)      A partir da leitura do site acima, o professor propõe que os alunos se manifestem sobre o que aprenderam com as informações obtidas nesse material.     

4ª atividade:   

1)      O professor apresenta o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

Uso de preservativo pode ser justificado, diz Papa    

Líder cita uso na prostituição como possível 'passo para moralização' 

Em um livro de entrevistas a ser lançado na terça-feira (23), o Papa Bento XVI afirma que o uso de preservativos é justificado "em certos casos", especialmente para reduzir o risco de contaminação pelo vírus da Aids. O Papa cita como exemplo uma prostituta que, ao usar o preservativo para se proteger, estaria dando "o primeiro passo para uma moralização". O livro, que será publicado na Alemanha e tem como título "Luz do mundo: o Papa, a Igreja e os sinais do tempo", é baseado em 20 horas de entrevistas conduzidas pelo jornalista Peter Seewald. Até o momento, o Vaticano proíbe o uso de qualquer forma de contracepção - aceita apenas a abstenção -, mesmo como forma de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Bento XVI provocou reações internacionais em março de 2009 durante uma visita à África, continente devastado pela Aids, ao afirmar à imprensa que a doença era uma tragédia que não podia ser combatida com a distribuição de preservativos, o que na opinião dele até agravava o problema.

Fonte: http://wscom.com.br/noticia/internacional/PAPA+PRESERVATIVO+PODE+SER+JUSTIFICADO-97092    

2)      A partir da leitura do texto, o professor solicita aos alunos que se  posicionem  a respeito do uso de preservativo, indagando:   

a)      Você concorda que casais não utilizem preservativo?

b)      Você acha que o uso de preservativo estimula o crescimento das DSTs ou você acha que com o uso freqüente da camisinha haverá a contenção da epidemia?   

3)      Após ouvir alguns alunos, o professor organiza a turma em dois grandes  grupos, conforme o seu posicionamento, e propõe  um debate a respeito do assunto.   

OBS: O professor poderá registrar no quadro os argumentos contra e favor do uso do preservativo.   

4)      O professor organiza a turma em grupos e entrega a orientação abaixo:   

O grupo deverá criar uma campanha para ser divulgada na escola sobre a importância, os perigos e a necessidade dos cuidados que se deve ter ao se manter uma relação sexual.   

OBS: Essa campanha poderá ser feita através de um cartaz, uma paródia, uma faixa, uma notícia, um conto, uma crônica, etc...   

5)      O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição ou apresentação dos trabalhos para outros alunos da escola.

Recursos Complementares

Importância do pré-natal   

O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela engravida, no qual o médico procura diagnosticar e tratar doenças preexistentes, da realização de um diagnóstico precoce de qualquer alteração tanto da mãe quanto do feto para que dentro das possibilidades existentes hoje elas possam ser corrigidas. O pré-natal é muito importante para que se tenha uma assistência também psicológica e emocional para a mulher, pois este é um período onde a mulher vive uma fase mais sensível, mais emotiva, onde surgem muitas dúvidas e medos. E é fundamental que possamos também orientá-las e ajudá-las a se situar de uma maneira equilibrada e tranqüila, simplesmente voltada às sensações boas e novas que ela começa a apresentar. Através de um acompanhamento é possível assegurar maior equilíbrio à gestante. Regularidade No pré-natal tem-se inicialmente consulta mensal e depois que a paciente chega à gravidez a termo, passamos a ter consultas com intervalos menores, dependendo de cada caso. Durante essas consultas mensais é claro que qualquer coisa que aconteça de diferente este intervalo pode mudar, comenta. No início do pré-natal são feitos alguns exames básicos na tentativa de diagnosticar algumas patologias que possam afetar a mãe e o feto durante a gestação. Os exames de uma maneira geral são: grupo sangüíneo, hemograma, glicemia, pesquisa de toxoplasmose, rubéola, sífilis, fezes, urina justamente visando detectar alguma alteração que possa ser tratada . Hoje existem recursos em termos de exames mais modernos que podem ser feitos para diagnosticar algumas patologias cromossômicas, como por exemplo, biópsia vilo corial para detecção principalmente da Síndrome de Down. Hoje já existem métodos menos invasivos como a translucência nucal através do ultra-som, se fazendo o rastreamento das mulheres que iriam realizar exames mais invasivos. Importância No pré-natal é importante haver uma seleção das chamadas gestações de alto risco, onde estas pacientes teriam que ter uma assistência maior. Dessa forma, a grávida iria se submeter a exames mais específicos e com isso também fazer que as condições de alto risco sejam minimizadas com a intenção de que a mãe e o feto cheguem a um final de gravidez normal e satisfatório. Os especialistas reforçam a importância do pré-natal lembrando que a mulher de hoje, considerando sua ascensão sócio-político e econômica tornou-se mais exigente em termos de acompanhamento, cobrando um maior suporte e atenção a nível médico.   

Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2813&ReturnCatID=690 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. O professor deverá avaliar se os alunos apropriaram-se das informações a respeito dos métodos de contracepção.

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