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Mapas, tabelas e gráficos

 

01/02/2011

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber a dimensão corporal; Observar os espaços da escola;
  • Situar-se em cada um dos espaços da escola;
  • Compreender a relação entre ele (aluno) e o espaço que representa;
  • Construir a noção de proporcionalidade;
  • Representar um dos espaços da escola mediante a construção de uma maquete e planta baixa; elaborar uma legenda para leitura de mapa;
  • Perceber as mudanças na representação de uma paisagem, que correspondem a diferentes pontos de vista (projeção) para um lugar, objeto ou pessoa.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Percepção da dimensão corporal

 

  • Inicie esse estudo lendo para os alunos a história da Menina Bonita do Laço de Fita, da escritora Ana Maria Machado:

 

fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ErWZwJQbDPc/TGyQjraxfJI/AAAAAAAACeQ/Yq-n8hP4ebM/s1600/Slide1.JPG

 

  • Depois da história, crie um clima de conhecimento e aceitação mútua, solicitando aos alunos que falem sobre si. O/a professor/a deverá iniciar com uma conversa dizendo: Eu sou assim: baixo/a, moreno/a, magro/a, gordo/a, cabelos curtos/longos, pretos e encaracolados, formato do rosto, nariz, boca, cor e forma dos olhos.
  • Após as descrições, peça aos alunos que se olhem no espelho, observem seu rosto, olhos, nariz, boca, orelhas e seus cabelos.
  • Em seguida, solicite que, aos pares, contornem desenhando o corpo um do outro (deitado sobre o papel madeira).

 

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Fonte: Profa. Nayde Solange Garcia Fonseca - NEI/CAP/UFRN 

 

  • Em seguida, cada criança deverá completar seu o desenho, representando suas características e recortando o molde do seu corpo.
  • Escolha um local da sala de aula para fixar os desenhos dos corpos. Proponha aos alunos que observem as características de cada um e façam comparações destacando as semelhanças e diferenças entre eles. Nesse momento, faça anotações de como os alunos se percebem. Possibilite que eles percebam as diferenças, como sua identidade, o que nos torna únicos.

2º MOMENTO - Elaboração e leitura de tabelas e gráficos.

  • Apresente aos alunos diferentes tipos de tabelas e gráficos. Pergunte se eles conhecem estes registros, e qual a função de cada um deles. Discutam os significados dos gráficos.

 

fonte: http://1.bp.blogspot.com/_30aFl4N2ltI/S0B6zN5-PXI/AAAAAAAAAP0/mOGz7L7cbBA/s320/c39+peso.jpg

 

  • Para a construção de tabelas e gráficos, elabore a seguinte situação problema:
  1. Qual o aluno mais alto da sala?
  2. Qual o menor aluno?
  3. Quantos alunos têm o mesmo tamanho?
  • Traga fita métrica para a sala. Questione :
  1. Qual é  a função da fita métrica?
  2. Como podemos saber a medida de uma pessoa?  
  • Deixe que os alunos tirem as medidas dos colegas, e registrem essas medidas.
  • Como sugestão, utilize um barbante para medir os alunos, corte-o de acordo com o tamanho dos alunos, e fixe-o na parede, ao lado do barbante coloque a medida do aluno.
  • Compare os tamanhos, quem é o mais alto, quem é o menor, quem tem o mesmo tamanho.  É importante que as crianças participem da elaboração do gráfico e legenda. Para tanto, o/a professor/a juntamente com os alunos deverão estipular cores diferenciadas para cada medida.  Cada criança deverá ficar com um retângulo/quadrado colorido, de acordo com a sua altura.
  • O professor deverá traçar numa cartolina uma linha com as medidas das crianças. Depois cada criança deverá colar seu retângulo/quadrado colorido na sua medida, fazendo assim um gráfico com a altura de cada criança. Assim, as crianças poderão compreender como se elabora um gráfico.    
  • Depois, deverão construir a legenda, cada retângulo/quadrado colorido deverá ser identificado por uma medida, possibilitando a leitura do gráfico. 
  • Continue questionando:
  1. Qual a idade dos alunos da sala?
  2. Quantos tem a mesma idade?
  3. Quem é o mais velho?
  4. Quem é mais novo?
  • Registre as idades das crianças, compare quem tem a mesma idade, quem é o mais velho e quem é o mais novo. É importante que as crianças participem da elaboração do gráfico. Para tanto, o/a professor/a juntamente com os alunos deverão estipular retângulos com cores diferenciadas para construir o gráfico. Determinando a mesma cor para os resultados iguais.
  • Cada criança deverá ficar com um retângulo colorido, de acordo com o seu peso, medida e idade. A medida em que o professor for solicitando que colem seu quadrado no gráfico, as crianças estarão construindo o gráfico, possibilitando que compreendam como se elabora um gráfico.    

 

fonte: Ruth Regina Melo de Lima

 

3º MOMENTO – Observação e representação dos espaços da escola.

  • Converse com os alunos sobre os espaços da escola. Pergunte o nome da escola e convide-os para uma caminhada por esse local para observarem as suas dependências. Explique que irão observar os seguintes espaços: as salas de aula e dos professores, a diretoria, a secretaria, cozinha, refeitório, banheiro, parque entre outros espaços.
  •  Marque entrevistas com as pessoas que trabalham na escola. Organize com os alunos as perguntas para a entrevista.
  • Durante a visita às dependências da escola, pergunte os alunos: Qual a função de cada espaço?, Quem trabalha nele?, Quais os objetos e materiais importantes nesse ambiente? Formule questões com os alunos para entrevistar os funcionários – diretor/a, coordenador/a, professor/a, auxiliares da limpeza, bibliotecário/a, cozinheiro/a - que trabalham nesses espaços.
  • Ao retornar para a sala de aula, converse sobre o que observaram e peça para que representem estes espaços através do desenho e escrita.
  • Exponha os desenhos no mural da sala de aula.

 

fonte: http://www.projetomachuca.com.br/uploads/Dibujo-escuelas-4.jpg

 

4º MOMENTO – Construção de uma maquete e planta baixa da sala de aula.

  • Proponha aos alunos a construção de uma maquete para representar a sala de aula.
  • Pergunte se eles sabem o que é uma maquete, se já viram em algum lugar e o que é preciso para construir uma maquete da sala de aula.
  •  Faça com eles a lista dos elementos a serem representados e discuta quais os materiais (sucata) que servirá para representar os objetos existentes nesse espaço.
  •  Peça a colaboração dos alunos no sentido de trazerem de casa os materiais. Discuta com eles a responsabilidade de cada um, a divisão de trabalho: o que vai ser feito, quem faz o quê.
  • Organize grupos de trabalho. No primeiro momento, solicite a eles que experimentem várias formas de organização da sala, projetando outras possibilidades de arrumação através do uso de blocos lógicos e/ou desenhos que atendam as necessidades de trabalho individual, coletivo, cooperação, participação, autonomia, acessibilidade aos materiais, mobilidade, visualização dos objetos, alunos e professor/a.
  • Discuta com os alunos sobre o tamanho da representação da sala (maquete) em relação a sala de aula (proporcionalidade). Proponha a eles que meçam o tamanho da sala, utilizando uma medida padrão (pastas, livros, régua).
  • Em seguida solicite que eles registrem o tamanho obtido da sala. Depois, eles poderão utilizar outra medida (borracha, tampinhas) para elaborarem a maquete. 
  • Eles deverão utilizar a medida de menor escala (borracha) para representar a sala, para tanto terão que utilizar a mesma quantidade de vezes, para alcançar a medida utilizada para medição da sala (pastas, livros, régua).
  • Após os alunos terem explorado diversas formas de medição e organização do espaço da sala de aula, proponha que façam a maquete numa caixa, e colem o mobiliário (também feito com caixas) sobre a planta da sala, conforme se pode ver na figura abaixo.

 

Fonte: Profa. Nayde Solange Garcia Fonseca - NEI/CAP?UFRN

 

fonte: http://2.bp.blogspot.com/_ckkzkgNU0R8/TBPW1D00KkI/AAAAAAAAAWo/BqehGvYneKY/s1600/100_0655.jpg

 

5º MOMENTO – Elaboração da planta baixa da sala de aula.   

  • Ofereça a cada grupo uma folha de papel celofane, e coloquem sobre a caixa (maquete), prendendo-a com fita gomada nas laterais da caixa. Em seguida, entregue uma caneta piloto para contornarem os objetos nela contidos na caixa, vista aérea.  Ao terminarem, pergunte: O que vocês desenharam? Alguém já tinha feito um desenho destes? Informe que este desenho é a planta baixa da sala. Explique que é um mapa, de um espaço, com uma vista aérea representada num plano (folha).
  • Para leitura desta planta, existe uma legenda construída com símbolos para identificar cada espaço contido na planta ou mapa.
  • Distribua cópias de plantas baixa de apartamentos e casas. Peça para cada um indicar a localização de cada compartimento, utilizando-se da legenda. Você pode encontrar essas plantas em jornais, revistas e panfletos.
  • Proponha aos grupos a elaboração de uma legenda para a planta baixa da sala de aula.
  • Organize com os alunos uma exposição das maquetes. Durante a exposição, cada grupo deverá apresentar o processo de construção da maquete e planta baixa.   

 

fonte: http://ensa.org.br/blog/wp-content/uploads/2010/03/DSC05326.jpg

 

fonte: http://lucelebolzan.pbworks.com/f/sala.jpg

Recursos Complementares
Avaliação

·         Perceberam a dimensão corporal;

·         Observaram os espaços da escola;

·         Localizaram-se em cada um dos espaços da escola;

·         Registraram o que observaram, através de desenhos e ou por escrito;

·         Compreenderam  a dimensão entre ele (aluno) e o espaço que representa;

·         Elaboraram a noção de proporcionalidade;

·         Perceberam que o espaço é organizado a partir das necessidades humanas podendo ser reorganizado.

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