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Texto Instrucional para o preparo da culinária

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Compreender os usos e funções sociais da leitura e da escrita;
  •   Aprender a utilizar o texto instrucional para preparar uma receita;
  •   Identificar o gênero textual, com base na estrutura do texto e outros elementos. 
  •   Produzir pratos da culinária regional;
  •   Registrar as receitas.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1ºMOMENTO – Compreensão da estrutura do texto instrucional: Receita.

  • Apresente aos alunos uma receita de salgadinhos de queijo. Faça perguntas do tipo: - Vocês sabem o que está escrito?

RECEITA DE SALGADINHO DE QUEIJO:

1 envelope de sopa de queijo

2 xícaras de chá de farinha de trigo

200 g de margarina derretida

1 ovo

MODO DE PREPARO:

Misture todos os ingredientes muito bem e deixe descansar por 30 minutos na geladeira

Abra a massa com as mãos e corte em quadradinhos ou círculos

Pincele com gema

Coloque em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno

Assa rapidinho

fonte: http://zefinhasnacozinha.files.wordpress.com/2010/11/100_2081.jpg 

  • Mediante as resposta dos alunos, indague: - Como foi que vocês descobriram?
  • Explique que, para fazer salgadinho, bolo ou outro prato, as pessoas seguem instruções da receita, seja lendo ou lembrando (memória) passo a passo dos ingredientes e modo de fazer.
  • Provavelmente, há no texto muitas palavras e expressões que os alunos desconhecem. Pergunte ou explique o seu significado.
  • Chame atenção dos alunos para a organização do texto: Título, ingredientes e modo de fazer.
  • Discuta com os alunos a função texto instrucional e sua organização (que serve para orientar uma pessoa a executar uma ação seguindo cada passo)
  • Solicite aos alunos que identifiquem onde está escrito o título, o nome ingredientes e o modo de preparo.
  • Peça para que expliquem como foi que descobriram.
  • Leia com os alunos a receita de salgadinho de queijo. Peça que acompanhem a leitura passando o dedo abaixo das palavras.

2ºMOMENTO – Arrumando a receita.

  • Entregue a receita de salgadinhos aos alunos.
  • Peça que observem a receita desordenada.
  • Leia com eles e solicite que recortem e montem a receita observando a seguinte organização: Título, ingredientes e modo de fazer.

INGREDIENTES

FARINHA DE TRIGO

RECORTE EM QUADRADINHOS OU REDONDOS

QUEIJO

MISTURA TUDO E DEIXA DESCANÇAR

PINCELE COM GEMA

OVOS

ABRA A MASSA COM AS MÃOS

COLOQUE NUMA ASSADEIRA

MARGARINA

MODO DE PREPARO

ASSA RAPIDINHO

  • Se os alunos ainda não estão alfabetizados, escreva a receita de um lado da folha de papel madeira desordenada contendo ilustrações e através de perguntas e “dicas” como, por exemplo: começa com B e termina com O, ajude-os a descobrir onde está escrito a palavra ingredientes e assim por diante. Na outra metade do papel, escreva a receita com letra maiúscula, na ordem correta. Leia e mostre uma frase de cada vez, solicitando que escrevam a receita.

3º MOMENTO – Preparação da receita.

 

fonte: Professora Ruth Regina Melo de Lima

  • Faça com eles salgadinhos de queijo. Veja com eles os ingredientes que cada um pode contribuir.
  • Discuta as quantidades que cada um vai trazer, de modo que todos possam comer.
  • No dia do preparo da receita, discutam as quantidades dos ingredientes e as medidas que serão utilizadas.
  • Problematize, deixe os alunos pensarem e expressarem suas estimativas e soluções para as situações problemas da seguinte forma:

                         - Quantos salgadinhos são possíveis de fazer com as medidas de uma receita?

                         - Se uma receita dá para fazer 50 salgadinhos e cada aluno deseja comer 5 salgadinhos o que devemos fazer? Quantos salgadinhos farão ao todo?

                         - Durante o preparo do prato, levante questões relativas as medições dos ingredientes: Quais são os instrumentos que iremos utilizar para medir a quantidade  dos ingredientes? Como podemos saber se estamos usando a quantidade certa? Observe a embalagem dos produtos, identifiquem onde está escrito as quantidades de farinha de trigo, manteiga e queijo.

  • Depois de feito e saboreado os salgadinhos, peça aos alunos que lembrem e digam os passos que foram seguidos para o preparo do prato.
  • Escreva na lousa a receita. Solicite que os alunos copiem no livro de receita.

4ºMOMENTO – Pesquisando e escolhendo as receitas.

  • Envie pelos alunos um bilhete solicitando aos pais e avós receitas gostosas para produzir um livro.
  • A medida que as receitas forem sendo enviadas pelos alunos, organize grupos para analisarem as receitas.
  • Verifiquem se obedecem a estrutura desse tipo de texto, se contêm todas as informações necessárias.
  • Após a revisão, peça para que copiem no caderno ou folha de papel.
  • Se os alunos ainda não estiverem alfabetizados, digite a receita com letra maiúscula, peça para ilustrarem e colarem no caderno ou folha que comporá o livro de receitas.
  • Discuta com os alunos a organização do livro de receitas: O nome do livro, o agrupamento dos pratos (frios, quentes, doces e salgados), o índice em ordem alfabética, a numeração das páginas, a dedicatória e organizadores.

fonte: http://bp3.blogger.com/_PLLaMRSMy1k/SHivUc94hYI/AAAAAAAAAGw/P2QDxS6z07A/s400/receitas.JPG 

Recursos Complementares
Avaliação

·         Compreenderam os usos e funções sociais da leitura e da escrita;

·         Utilizaram o texto instrucional para preparar uma receita;

·         Identificaram o gênero textual, com base na estrutura do texto e outros elementos presentes no mesmo;

·         Registraram as quantidades dos ingredientes de forma convencional.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Alessandra Regina da Cunha Mação, DIRCE DA SILVA DIAS PROFESSORA ESCOLA MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    allecunha@hotmail.com

    27/05/2011

    Quatro estrelas

    Essa aula foi realmente importante e traz para os aulunos a compreensão sobre os usos e funções sociais da leitura e da escrita.


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