Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Você conhece a história da Internet?

 

17/12/2010

Autor y Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história do surgimento da Internet;
  • Aprender sobre o surgimento da Internet no Brasil;
  • Conhecer fatos que marcaram a história da Internet no Brasil e no mundo;
  • Compreender como a Internet funciona e quais os recursos tecnológicos necessários para o seu funcionamento;
  • Aprender sobre de que forma ela beneficia as nossas vidas.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.

Motivação:

 Estando os alunos no laboratório de informática organizados em duplas, o professor deverá mostrar para eles a tirinha postada no link abaixo (Fig.1).

Link da Tirinha:

http://universomutum.blogspot.com/2009/08/tirinha-0077.html    Acessado em: 23 Novembro de 2010      

Figura 1: Tirinha       

Sugestão 

O professor poderá imprimir a tirinha e distribuir para cada dupla um exemplar, permitindo uma maior autonomia para a realização da atividade.     

Após a apresentação da tirinha em questão, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta, por meio do roteiro abaixo.   

Roteiro de Discussão   

1.      Qual o principal assunto abordado na tirinha?

2.      O que Mutum faz durante o dia ?

3.      O que a mãe de Mutum falou para ele sobre a internet?

4.      Mutum é estudioso?

5.      Por que Mutum não tem tempo para estudar?

6.      Quais sites Mutum visita quando está acessando à internet?

7.      Vocês sabem o que é a internet, como e quando foi criada?       

Ao término da discussão, o professor deverá dizer que o  tema da aula será a “História da Internet”.   

Atividade 1    

Dando prosseguimento à aula, os alunos (em duplas) deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa acerca da Internet.

           

Temas para a pesquisa  

  • Origem da Internet.
  • História da internet no Brasil.
  • Definição e significado de Web ou  www
  • Recursos necessários para o funcionamento da internet.
  • Descrição de como funciona a internet.
  • Definição de Link. Citar exemplos.
  • Definição de Website. Citar exemplos.
  • Definição de redes sociais. Citar exemplos.
  • Definição de browsers. Citar exemplos.
  • Perigos relacionados à Internet.
  • Internet Segura: o que é e como funciona.       

É importante que todos os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla. Abaixo seguem sugestões de sites para a realização das pesquisas.                   

Sugestão de sites para a pesquisa: 

http://www.aisa.com.br/basico.html  

http://www.brasilescola.com/informatica/internet.htm  

http://ciencis.blogspot.com/2009/01/voc-sabe-qual-origem-da-internet.html  

http://danillonunes.net/curriculo-dos-padroes-web/a-historia-da-internet-e-da-web-e-a-evolucao-dos-padroes-web/  

http://pt.kioskea.net/contents/internet/internet.php3  

http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/silviab/public_html/espieufrgs/espie00004/nossainternet.html  

http://www.resumos.net/files/internetfuncionamentoeservicos.PDF  

http://odia.terra.com.br/especial/tecnologia/tiamonica/aula16.htm  (Fig.2)  

http://www.safernet.org.br/site/sid/o-que-e            

Figura 2:Imagem do site “O dia”           

Atividade 2 

Ao término da pesquisa, os alunos deverão se organizar em grupo da seguinte forma: junção de duas duplas que pesquisaram temas distintos.  

Após discutirem sobre suas pesquisas, os alunos deverão anotar em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos dos itens pesquisados – apresentando estes, posteriormente, a todos da sala de aula.   

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.

Observamos que este momento é importante por propiciar que os alunos compartilhem suas pesquisas, pontos de vista etc., bem como por favorecer o desenvolvimento da oralidade, portanto, deverá ser dirigido pelo professor. Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.         

Atividade 3   

Neste momento, cada grupo  deverá ler e discutir a letra da música “Paródia de Internet - É uma partida de Futebol” (Fig.3), do grupo Skank, conforme link abaixo.   

Link da música “Paródia de Internet - É uma partida de Futebol”: 

http://letras.galerarox.net/skank-10634.htm                   Acessado em: 23 Novembro de 2010            

Figura 3: Letra da música         

Sugestão:

O professor poderá imprimir a letra da música e disponibilizar um exemplar para cada grupo, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura e discussão.     

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão da letra da música, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura e discussão: 

1.      Qual o principal assunto abordado na música?

2.      Segundo a música, o que é a Internet?

3.      O que vocês entendem por “navegar” na internet?

4.      O que o mouse faz?

5.      Para que serve o computador?

6.      Qual a finalidade do teclado?

7.      Segundo a letra da música, o que podemos fazer quando estamos na internet?

8.      Quais sites de relacionamentos são citados na música?

9.      Mutum fazia parte dos sites de relacionamento citados na música? Quais?

10.   Na pesquisa que realizaram o que descobriram sobre os sites de relacionamento citados na música em questão?                                   

Após os alunos discutirem em grupo a letra da música o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com todos, baseando-se no roteiro de leitura e discussão, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da letra da música em questão.    

Atividade 4 

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá mostrar para a classe o vídeo “Sua senha é sua Identidade Digital - Criança Mais Segura na Internet” (Fig. 4), com duração 01  minuto e 45 segundos, conforme postado abaixo. O vídeo conta a história de Carol uma garota que participa de vários sites de relacionamento e que, em uma brincadeira, decide fornecer a senha do seu email para um colega da escola. Os dois (Carol e seu colega de escola)  têm um desentendimento e o colega envia um email  para os amigos de Carol fingindo ser ela. A finalidade do vídeo é mostrar que não devemos fornecer a nossa senha de email e de outros sites para ninguém.  

Link do vídeo “Sua senha é sua Identidade Digital - Criança Mais Segura na Internet ”    

http://www.youtube.com/watch?v=jwV8SmYWHmQ&feature=related     Acessado em: 23 Novembro de 2010.    

Figura 4: Imagem do vídeo       

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.        

Em seguida, o professor deverá iniciar uma conversa sobre o vídeo de forma que os alunos deem suas opiniões sobre este – o que acharam etc. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.       

Roteiro de conversa

1.      Qual o principal assunto abordado no vídeo?

2.      Com o que é comparada a nossa senha de e-mail, sites de relacionamentos, entre outros?

3.      Vocês acham que podemos contar para nossos amigos as nossas senhas dos sites da internet? Por quê?

4.      Vocês acham que a internet é segura? Por quê?

5.      Quando vocês acessam a internet, contam para os seus pais os sites que visitam?

6.      Quais os cuidados necessários que devemos ter quando utilizamos a internet?           

Atividade 5 

Nesta etapa, os alunos deverão sistematizar as informações adquiridas nas atividades anteriores. Para a elaboração do painel, cada grupo deverá utilizar  os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das atividades anteriores – nas pesquisas, nas discussões etc.Para isto, sugerimos a montagem de um painel com o título: “A história da Internet”.

Finalizada a elaboração do painel, cada grupo deverá expor o mesmo para os colegas de classe e, em seguida, fixá-lo em local de grande circulação de alunos, de forma que toda a escola tenha acesso a tais informações.                 

Ao término da aula é importante que todos os alunos tenham compreendido a origem e história da Internet, bem como, o que é Internet.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a internet é um conjunto de computadores conectados e que por meio desta conexão as pessoas podem obter informações, conhecimentos, compartilhar arquivos, manter amizades, criar novas amizades etc. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Stéphanie Christien, Colégio Universitário - UFMA , Maranhão - dijo:
    stephanie.christien@gmail.com

    02/12/2011

    Duas estrelas

    Há visivelmente um esforço em trazer vários textos e, ainda, de diferentes mídias (texto, vídeo, tirinha), mas esses são rasos. Não exploram a zona de desenvolvimento proximal. A maioria das perguntas q dirijam a leitura são mto superficiais. De todos os textos, o melhor, no sentido de ao menos informativo, foi o audiovisual, acerca da senha. E sua atividade foi a mais benéfica posto que traz a possibilidade de se discutir, debater de fato e traz uma aprendizagem. Os anteriores só dão voltas.


  • Paula Gibbert, Escola Municipal Selvino Damian Preve , Mato Grosso - dijo:
    paula.gibbert2011@gmail.com

    03/02/2011

    Cinco estrelas

    Super legal. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.