12/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
DESENVOLVIMENTO
1ª ATIVIDADE:
1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos digam:
a-O que ela representa?
b-Qual a importância da água em sua vida?
A bela obra de Diego Rivera (1885-1957) intitulada “Água, a origem da vida”
http://www.diegorivera.com/indexesp.php
2) Após ouvir a opinião da turma, o professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
A ÁGUA E O AMBIENTE
A quantidade de água líquida que existe hoje no planeta é a mesma que existia há pelo menos três bilhões de anos (quando a crosta da Terra já estava completamente resfriada). Sua distribuição, no entanto, se alterou ao longo do período geológico devido aos fenômenos climáticos (como os ciclos glaciais) e aos movimentos tectônicos que formam as montanhas ou abrem fissuras na crosta. Atualmente a água encontra-se distribuída pelo globo conforme representado na figura 2.
Figura 2. Proporção de água salgada e doce (superficial e subterrânea) na Terra
Fonte: SRH-MMA
Considerando a distribuição de água doce e salgada pelo planeta, podemos notar dois pontos importantes. O primeiro deles relaciona-se com a pouca disponibilidade de água doce, importante para o consumo direto e o desenvolvimento de diversas atividades humanas. Outro ponto que merece destaque refere-se à grande extensão dos oceanos (que cobrem 71% da superfície da Terra) e sua importância no ciclo da água e na regulação do clima da Terra. Além disso, ambientes marinhos, por terem sido o berço da vida e serem o tipo de hábitat mais abundante na Terra, abrigam uma imensa biodiversidade, ainda não completamente conhecida e seriamente ameaçada.
http://seed.lcc.ufmg.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=14760
3) Após a leitura, o professor propõe que os alunos discutam:
a) Que informações novas o texto trouxe para cada um de vocês?
b) A quais conclusões podemos chegar ao observarmos a distribuição das águas doces e salgadas pelo planeta?
c) Que relações podemos estabelecer quando analisamos a distribuição das águas doces pelo planeta e as diversas campanhas de controle do consumo dessas águas?
4) Após a atividade anterior, o professor, com o objetivo de trabalhar o conceito e a importância das águas, propõe que os grupos identifiquem e preencham o quadro abaixo apontando a importância e utilização das mesmas:
Água Doce |
Água Salgada |
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5) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, gravuras sobre água e sua preservação.
6) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles a orientação abaixo:
O grupo deverá, utilizando as gravuras trazidas pela equipe, criar uma notícia que será colocada no jornal mural da sala.
OBS: É importante orientar os alunos que a notícia deverá ter a imagem, uma frase sobre a mesma e que no texto deverão contemplar as perguntas: o quê? quando? onde? porque? quem? como?
7) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das mesmas no mural da sala.
2ª ATIVIDADE:
1) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
O uso da água pelas sociedades humanas
A água é utilizada pelas sociedades humanas para diversas finalidades e, por isso, dizemos que ela possui “múltiplos usos”. Caso esses usos requeiram a captação da água, resultando em redução do volume do rio ou dos lagos, este é chamado uso consuntivo (ex: consumo direto pela população humana ou criação animal, irrigação, etc.). Quando a atividade desenvolvida com o uso da água não implica consumo direto ou alteração do volume, este é denominado uso não consuntivo, como por exemplo: navegação, lazer, geração de energia, etc. (VIEIRA, 2006).
Por ser considerado um elemento essencial em todos os processos vitais e importante fonte de energia renovável, a água possui posição central em diversos aspectos relacionados às sociedades humanas (ex: energia, alimentos e consumo direto) e ao ambiente (clima, biodiversidade) (figura 5). Da mesma forma, todas essas demandas podem influir na quantidade e na qualidade de água disponível, tanto para a sociedade como para o ecossistema.
Figura 5. A água em relação às sociedades humanas (azul) e ao ambiente natural (verde)
Elaborado a partir de Tundisi (2008).
http://seed.lcc.ufmg.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=14761
2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo:
a) Como a sociedade humana utiliza a água?
b) O que você entende por chamado uso consuntivo?
c) O que você entende por uso não consuntivo?
d) Por que a água é considerada grande fonte de energia?
3) O professor retoma as situações e formas do consumo da água em diversas atividades desenvolvidas pelos seres humanos, discutindo os principais riscos do uso inadequado desse bem precioso.
4) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe uma das instruções abaixo:
1º grupo:
Uso da Água |
Atividades desenvolvidas |
Riscos associados |
Doméstico |
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2º grupo:
Uso da Água |
Atividades desenvolvidas |
Riscos associados |
Agricultura/Pecuária |
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3º grupo:
Uso da Água |
Atividades desenvolvidas |
Riscos associados |
Pesca/Agricultura |
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4º grupo:
Uso da Água |
Atividades desenvolvidas |
Riscos associados |
Industrial |
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5º grupo:
Uso da Água |
Atividades desenvolvidas |
Riscos associados |
Geração de Energia |
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6º grupo:
Uso da Água |
Atividades desenvolvidas |
Riscos associados |
Turismo/Lazer |
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5) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das mesmas no espaço da sala.
6) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, uma conta de água.
3ª ATIVIDADE:
1) O professor inicia essa parte da aula propondo uma discussão a partir das questões:
a) Você acha que é uma pessoa que gasta muita água?
b) Você acha importante economizar água? Por quê?
c) Será que um dia a água pode acabar?
d) Será que, se apenas algumas pessoas economizarem água, isso fará alguma diferença?
e) Como gastar menos água?
2) O professor, utilizando a conta de água trazida pelos alunos, propõe a leitura da mesma e uma discussão a partir das questões abaixo:
a) Que informações importantes esse texto traz ao leitor?
b) Que outras informações estão nesse texto? Por que elas foram colocadas nele?
c) Que texto é esse?
d) Como as informações são organizadas nele?
e) Quem é o provável leitor desse texto?
f) Para que as informações foram colocadas no texto?
g) Onde encontramos outros textos iguais a esse?
h) Que informações estão contidas no verso desse texto?
i) O que representa o gráfico apresentado nesse texto?
3) Após a discussão anterior, o professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.
A água e os impactos causados pelas atividades humanas
Segundo Tundisi (2008) os principais problemas associados à crise da água são: 1) urbanização, devido ao aumento de consumo e à descarga concentrada de resíduos; 2) distribuição desigual da água no planeta; 3) infraestrutura inadequada para minimização de perdas; 4) alteração dos padrões de chuvas/secas, em conseqüência das mudanças climáticas globais; e 5) falta de ações governamentais eficientes para a correta gestão das águas. De acordo com o autor, todos esses problemas levam ao aumento da poluição, à exaustão de mananciais e a maior risco de disseminação de doenças, fatores que reduzem a qualidade de vida das populações humanas, principalmente a da parcela economicamente menos privilegiada.
http://seed.lcc.ufmg.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=14762
4) O professor solicita que os alunos identifiquem a idéia principal do texto, citando os principais problemas associados a crise da água .
5) O professor organiza a turma em grupos, entrega a cada um deles uma cartolina e solicita que apresentem, em um cartaz, a sua contribuição para redução do consumo de água, gastar menos para viver mais e melhor.
OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.
6) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos cartazes no espaço da sala de aula.
http://ga.water.usgs.gov/edu/watercycleportuguese.html
Para saber mais sobre o ciclo da água na Terra acesse
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões apresentadas pelo educador, os cartazes, as situações problemas, somadas às intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
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