Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ALGUNS NÚMEROS DO CONSUMO DE ÁGUA: GASTAR MENOS PARA VIVER MAIS E MELHOR

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar estratégias para quantificar: contagem, estimativa, emparelhamento, comparação entre agrupamentos etc;
  • Compreender o gênero textual conta de água, sua forma composicional, função, linguagem e contexto discursivo;
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções;
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte;
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura;
  • Reconhecer, descrever, ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples, tabelas de dupla entrada, gráficos de barra, gráficos de linha, gráficos de setor;
  • Comparar e estabelecer relações entre dados apresentados em diferentes tabelas ou gráficos;
  • Identificar características dos acontecimentos previsíveis e utilizar as informações para fazer previsões.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o processo da leitura.
  • Conhecimentos básicos da escrita.
Estratégias e recursos da aula
  •  Leitura de texto;
  •  Discussão;
  •  Trabalho em grupos;
  •  Leitura de imagens;
  •  Produção de textos.

DESENVOLVIMENTO    

 1ª ATIVIDADE:

1) O professor apresenta a imagem abaixo solicitando que os alunos digam:

a-O que ela representa?

b-Qual a importância da água em sua vida?  

A bela obra de Diego Rivera (1885-1957) intitulada “Água, a origem da vida”

http://www.diegorivera.com/indexesp.php 

2) Após ouvir a opinião da turma, o professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

A ÁGUA E O AMBIENTE

A quantidade de água líquida que existe hoje no planeta é a mesma que existia há pelo menos três bilhões de anos (quando a crosta da Terra já estava completamente resfriada). Sua distribuição, no entanto, se alterou ao longo do período geológico devido aos fenômenos climáticos (como os ciclos glaciais) e aos movimentos tectônicos que formam as montanhas ou abrem fissuras na crosta. Atualmente a água encontra-se distribuída pelo globo conforme representado na figura 2.

Figura 2. Proporção de água salgada e doce (superficial e subterrânea) na Terra

Fonte: SRH-MMA

Considerando a distribuição de água doce e salgada pelo planeta, podemos notar dois pontos importantes. O primeiro deles relaciona-se com a pouca disponibilidade de água doce, importante para o consumo direto e o desenvolvimento de diversas atividades humanas. Outro ponto que merece destaque refere-se à grande extensão dos oceanos (que cobrem 71% da superfície da Terra) e sua importância no ciclo da água e na regulação do clima da Terra. Além disso, ambientes marinhos, por terem sido o berço da vida e serem o tipo de hábitat mais abundante na Terra, abrigam uma imensa biodiversidade, ainda não completamente conhecida e seriamente ameaçada.

 http://seed.lcc.ufmg.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=14760     

3) Após a leitura, o professor propõe que os alunos discutam:  

a) Que informações novas o texto trouxe para cada um de vocês?

b) A quais conclusões podemos chegar ao observarmos a distribuição das águas doces e salgadas pelo planeta?

c) Que  relações podemos estabelecer quando analisamos a distribuição das águas doces pelo planeta e as diversas campanhas de controle do consumo dessas águas?    

4) Após a atividade anterior, o professor, com o objetivo de trabalhar o conceito e a importância das águas, propõe que os grupos identifiquem e preencham o quadro abaixo apontando a importância e utilização das mesmas:

Água Doce

Água Salgada

5) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, gravuras sobre água e sua preservação.  

6) O professor organiza a turma em grupos e entrega a cada um deles a orientação abaixo:   

O grupo deverá, utilizando as gravuras trazidas pela equipe, criar uma notícia que será colocada no jornal mural da sala.   

OBS: É importante orientar os alunos que a notícia deverá ter a imagem, uma frase sobre a mesma e que no texto deverão contemplar as perguntas: o quê?  quando?  onde?  porque? quem? como?       

7) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das mesmas no mural da sala.    

2ª ATIVIDADE:

   

1) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.

O uso da água pelas sociedades humanas

A água é utilizada pelas sociedades humanas para diversas finalidades e, por isso, dizemos que ela possui “múltiplos usos”. Caso esses usos requeiram a captação da água, resultando em redução do volume do rio ou dos lagos, este é chamado uso consuntivo (ex: consumo direto pela população humana ou criação animal, irrigação, etc.). Quando a atividade desenvolvida com o uso da água não implica consumo direto ou alteração do volume, este é denominado uso não consuntivo, como por exemplo: navegação, lazer, geração de energia, etc. (VIEIRA, 2006).

Por ser considerado um elemento essencial em todos os processos vitais e importante fonte de energia renovável, a água possui posição central em diversos aspectos relacionados às sociedades humanas (ex: energia, alimentos e consumo direto) e ao ambiente (clima, biodiversidade) (figura 5). Da mesma forma, todas essas demandas podem influir na quantidade e na qualidade de água disponível, tanto para a sociedade como para o ecossistema.

Figura 5. A água em relação às sociedades humanas (azul) e ao ambiente natural (verde)

Elaborado a partir de Tundisi (2008).  

http://seed.lcc.ufmg.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=14761   

2) Em seguida, o professor propõe uma discussão a partir das questões abaixo:

a) Como a sociedade humana utiliza a água?

b) O que você entende por chamado uso consuntivo?             

c) O que você entende por  uso não consuntivo?    

d) Por que a água é considerada grande fonte de energia?

3) O professor retoma as situações e  formas do consumo  da água em diversas atividades desenvolvidas pelos seres humanos, discutindo os  principais riscos do uso inadequado  desse bem precioso.

4) Após a discussão anterior, o professor organiza a turma em grupos e entrega a cada equipe uma das instruções abaixo:

1º grupo:

Uso da Água

Atividades desenvolvidas

Riscos associados

Doméstico

2º grupo:

Uso da Água

Atividades desenvolvidas

Riscos associados

Agricultura/Pecuária

3º grupo:

Uso da Água

Atividades desenvolvidas

Riscos associados

Pesca/Agricultura

4º grupo:

Uso da Água

Atividades desenvolvidas

Riscos associados

Industrial

5º grupo:

Uso da Água

Atividades desenvolvidas

Riscos associados

Geração de Energia

6º grupo:

Uso da Água

Atividades desenvolvidas

Riscos associados

Turismo/Lazer

5) O professor socializa as produções, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição das mesmas no espaço da sala.   

6) O professor solicita que os alunos tragam, para a próxima etapa da aula, uma conta de água.

3ª ATIVIDADE:   

1) O professor inicia essa parte da aula propondo uma discussão a partir das questões:

a) Você acha que é uma pessoa que gasta muita água?

b) Você acha importante economizar água? Por quê?

c) Será que um dia a água pode acabar?

d) Será que, se apenas algumas pessoas economizarem água, isso fará alguma diferença?

e) Como gastar menos água?

2)  O professor, utilizando a conta de água trazida pelos alunos, propõe  a leitura da mesma e uma discussão a partir das questões abaixo:   

a) Que informações importantes esse texto traz ao leitor?

b) Que outras informações estão nesse texto? Por que elas foram colocadas nele?

c) Que texto é esse?

d) Como as informações são organizadas nele?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Para que as informações foram colocadas no texto?

g) Onde encontramos outros textos iguais a esse?

h) Que informações estão contidas no verso desse texto?

i) O que representa o gráfico apresentado nesse texto?   

3) Após a discussão anterior, o professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.  

 A água e os impactos causados pelas atividades humanas   

Segundo Tundisi (2008) os principais problemas associados à crise da água são: 1) urbanização, devido ao aumento de consumo e à descarga concentrada de resíduos; 2) distribuição desigual da água no planeta; 3) infraestrutura inadequada para minimização de perdas; 4) alteração dos padrões de chuvas/secas, em conseqüência das mudanças climáticas globais; e 5) falta de ações governamentais eficientes para a correta gestão das águas. De acordo com o autor, todos esses problemas levam ao aumento da poluição, à exaustão de mananciais e a maior risco de disseminação de doenças, fatores que reduzem a qualidade de vida das populações humanas, principalmente a da parcela economicamente menos privilegiada.

http://seed.lcc.ufmg.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=14762 

4) O professor solicita que os alunos identifiquem a idéia principal do texto, citando os principais problemas associados a crise da água .   

5) O professor organiza a turma em grupos, entrega a cada um deles uma cartolina  e solicita que apresentem, em um cartaz, a sua contribuição para redução do consumo de água, gastar menos para viver mais e melhor.

 OBS: É bom lembrar que além de textos escritos, o grupo deve ilustrar o cartaz.

6) O professor socializa as produções dos grupos, faz os comentários necessários, propõe a correção textual e organiza a exposição dos cartazes no espaço da sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões apresentadas pelo educador, os cartazes, as situações problemas, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.