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JOGO DA VELHA

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Cristiane Martins Júlio
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.  
  • Apreciar o caráter de jogo intelectual da Matemática, reconhecendo-o como estímulo à resolução de problemas.   
  • Reconhecer sua própria capacidade de raciocínio matemático, desenvolver o interesse e o respeito pelos conhecimentos desenvolvidos pelos companheiros.  
  • Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos.
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.   
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.  
  • Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.  
  • Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Compreender o gênero textual regra de jogo, sua forma composicional, função, linguagem e contexto discursivo.
Duração das atividades
04 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar o processo da leitura.
  • Conhecimentos básicos da escrita
Estratégias e recursos da aula
  •  Leitura de texto;
  •  Discussão;
  •  Trabalho em grupos.

DESENVOLVIMENTO    

1ª ATIVIDADE:   

1) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.  

   A História do Jogo da Velha

O jogo da velha é um jogo e passatempo popular. É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.

Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da "velha". Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha              

2) Após a leitura, o professor propõe a discussão a partir das questões:  

a) Qual o tema desse texto?

b) Qual a origem e o  significado do nome “ JOGO DA VELHA”?

c) Na História Antiga como surgiu este jogo?

d) Qual era sua finalidade?

3) O professor entrega o texto abaixo solicitando a leitura .  

Jogo da Velha

Objetivo:

Conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal e,  ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.

Preparação:

O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos.

Exemplos:

1 Jogador xis (X) ganha:

2 Empate :  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_da_velha 

Como Jogar:

O jogo da velha é jogado em turnos alternados entre dois jogadores:

  • jogador humano;
  •  jogador artificial;  

O jogo passa-se num tabuleiro de 3x3 posições nas quais os jogadores fazem suas marcas em uma das posições durante as rodadas, como mostrado na Figura 1. O jogador que inicia a partida utiliza o símbolo “X”, enquanto que o segundo jogador utiliza o símbolo “O”.

Figura 1 - Tabuleiro do jogo da velha.    

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/engracadas/2002/05/psicotecnico_para_loiras/loira4.jpg&imgrefurl=http://bacaninha.uol.com.br/home/mensagens/engracadas/2002/05/psicotecnico_para_loiras/psicotecnico_para_loiras.htm&usg=__5fMsis9hpF5UsYMyTtZxKuGIkMw=&h=320&w=350&sz=10&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=98Qb_qLi1xSYzM:&tbnh=121 &tbnw=132&prev=/images%3Fq%3Djogo%2Bda%2Bvelha%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=729&vpy=94&dur=1093&hovh=215&hovw=235&tx=98&ty=116

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 Cada jogador é livre para colocar uma marca em qualquer posição no seu turno, desde que a posição esteja vazia (sem marcas). Ao colocar uma marca no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, aonde o processo é repetido até que um dos jogadores vença, ou até o tabuleiro ser completamente preenchido, situação na qual ocorre empate.   

Final da Partida:   

A vitória ocorre quando um jogador consegue colocar três símbolos em seqüência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro, de acordo com a Figura 2 e a Figura 3. O objetivo dos jogadores, então, é colocar três marcas numa das configurações válidas, enquanto evitam que o seu oponente consiga fazer as três marcas antes dele.

  Figura 2

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.gartic.com.br/imgs/mural/ma/manulucena/1241374604.png&imgrefurl=http://www.gartic.com.br/manulucena/gallery/335582&usg=__eNGANnbsgzOMlg1EcTGzihYvkA4=&h=304&w=321&sz=33&hl=pt-br&start=23&zoom=1&tbnid=gJkW2Twc6JBDzM:&tbnh=122&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Djogo%2Bda%2 Bvelha%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:10%2C666&itbs=1&iact=hc&vpx=299&vpy=133&dur=266&hovh=218&hovw=

231&tx=108&ty=127&ei=pending&oei=0pXvTJWMIIet8Abf26G0Cg&esq=2&page=2&ndsp=22&ved=1t:429,r:16,s:23&biw=1276&bih=555 

Figura 3  

 http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.humortadela.com.br/c/piadas/imagens/cont/09841.jpg&imgrefurl=http://www.humortadela.com.br/imagens/view_imagens.php%3Fnum %3D09841&usg=__5k45DX95Mg2rUM2BHuTqtZ5 KX-0=&h=481&w=600&sz=43&hl=pt-br&start=318&zoom=1&tbnid=xSc8YVqUUfrzKM:&tbnh=115&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Djogo%2Bda%2Bvelha%26hl%3Dpt-br%26biw%3 D1276%26bih%3D555%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=719&ei=ZZjvTK vsB4G8lQeo6NXwDA&oei=0pXvTJWMIIet8Abf26G0Cg&esq=17&page=16&ndsp=21&ved=1t:429,r:3,s:318&tx=56&ty=49 

OBS: Figura 2 e Figura 3- Situações de vitória no jogo da velha.  

Assim, os critérios de avaliação final de uma partida para o jogador humano são as seguintes:   

Vitória:

O jogador humano consegue colocar as três marcas numa das configurações válidas do jogo.

Empate:

O tabuleiro é completamente preenchido e nem o jogador humano, nem o oponente artificial, conseguem colocar as três marcas numa das configurações válidas.  

Derrota:

Oponente artificial consegue colocar as três marcas numa das configurações válidas.  

No decorrer da partida, o oponente artificial comenta a partida, de acordo com a situação. O comentário pode ser contra o jogador humano, caso o oponente artificial faça uma boa jogada, ou então criticando o jogador humano, caso este faça uma jogada que coloque o oponente artificial numa situação difícil.

http://www.ppgia.pucpr.br/~radtke/jogos/velha/projeto-jogo_da_velha.pdf   

4) O professor propõe uma discussão  a partir das questões:

a) Que informações importantes esse texto traz ao leitor?

b) Que outras informações estão nesse texto? Por que elas foram colocadas nele?

c) Que texto é esse?

d) Como as informações são organizadas nele?

e) Quem é o provável leitor desse texto?

f) Para que as informações foram colocadas no texto?

g) Onde encontramos outros textos iguais a esse?   

5)  Em seguida, o professor propõe que, coletivamente, reescrevam o texto lido anteriormente colocando as principais orientações para se jogar o Jogo da Velha. Para isso, deverão contemplar os itens:   

  • Objetivo:   
  • Preparação:  
  • Como jogar:   
  • Final de Partida:  

2ª ATIVIDADE:     

1) O professor organiza a turma em duplas e leva os alunos para o laboratório de informática onde  irão acessar online o jogo da velha abaixo:   

  1º grupo:

 http://www.jogosf5.com.br/online/jogo-da-velha-52.html;     

 2º Grupo:

http://sitededicas.uol.com.br/jogos/jogo_da_velha.htm#start;     

 3º Grupo:

http://elcio.com.br/velha/   .

2) Antes  de  acessarem, o professor entrega as questões abaixo para que sejam respondidas logo após.  

a) Qual a opinião sobre os jogos online?

b) O que representa este jogo no seu aprendizado?

c) Quais as características principais deste jogo?

d) Como se deve encarar, em um jogo, as situações de vitória, empate e derrota?     

3) O professor socializa as respostas e faz os comentários necessários.  

3ª ATIVIDADE:    

1) O professor organiza a turma em duplas e entrega as orientações abaixo:  

 A dupla deverá:  

a) Confeccionar o tabuleiro para o jogo da velha;

b) Recordar as regras para jogá-lo.

c) Jogar e registrar os resultados.   

OBS: O professor permite que as duplas joguem quantas vezes julgar necessário.   

2) O professor propõe que a dupla apresente o resultado final e que cada vencedor explique as estratégias usadas para se chegar à vitória.   

OBS: Nesse momento o professor faz os comentários necessários.

Recursos Complementares

     NÃO HÁ INDICAÇÃO

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante as discussões apresentadas pelo educador, as  situações problemas, as partidas do jogo, as leituras realizadas, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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